Lula também tem foto com tucanos e ninguém acha que são aliados, diz Moro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Divulgação
 
 
Jornal GGN – O juiz Sergio Moro negou que seja suspeito para julgar Lula após ter aparecido em fotos ao lado de João Dória (PSDB), em evento do grupo Lide em Nova York. A defesa do petista moveu uma terceira exceção de suspeição, alegando que o magistrado está fazendo campanha para o pré-candidato tucano ao governo de São Paulo.
 
Em resposto, Moro escreveu que Lula também tem foto com tucanos e, nem por isso, considera que eles são aliados. “(…) na rede mundial de computadores, dezenas de fotos até mesmo do Excipiente com políticos oposicionistas, o que também não significa que, por conta da foto, eram ou se tornaram aliados políticos.”
 
O juiz admitiu que “seria de fato melhor para qualquer juiz evitar fotos com quaisquer agentes políticos”, “a fim de evitar interpretações equivocadas ou incidentes processuais infundados”, mas apelou para a fatalidade de que, “em eventos públicos ou sociais, fotografias podem ser tiradas.”
 
A foto com Doria e as esposas, contudo, não foi uma fatalidade, uma vez que foi posada e divulgada no instagram do ex-prefeito. 
 
Moro ainda alegou que “não tem este julgador qualquer relação especial com João Dória Jr., nem agiu de qualquer forma para promovê-lo eleitoralmente. O nome dele não foi mencionado pelo julgador na palestra ou no discurso até para evitar confusões da espécie. Os eventos em questão não tiveram natureza político-partidária. Aliás, rigorosamente, sequer foi iniciado o período legal de campanha, tendo a própria Defesa do Excipiente denominado-o de pré-candidato.”
 
Para se defender, Moro ainda argumentou que Doria não mais “figura na diretoria da Câmara de Comércio ou no quadro executivo [do grupo Lide]” e afirmou que o tucano só estava presente no evento que ocorreu em Nova York porque “havia recebido o mesmo prêmio no ano anterior”.
 
“Quanto às palestras não-remuneradas [que ocorreram em NY], não vislumbro motivo para suspeição ou impedimento na realização delas para associações ou organizações de empresários, sem que haja qualquer referência concreta aos casos pendentes e especialmente quando o objetivo é tratar do relevante papel do setor privado para redução da corrupção.” 
 
Moro ainda disse que não vê problema na Petrobras patrocinar o evento, já que é de se “imaginar que participou na condição de maior empresa brasileira e com a intenção de demonstrar, aos seus investidores e acionistas, o apoio às investigações anticorrupção.”
 
A imprensa divulgou que, juntos, bancos, escritórios de advocacia e a Petrobras doaram cerca de 1 milhão de dólares à organização do evento após participarem de jantar na presença de Moro.
 
Por fim, Moro ainda sustentou que ex-ministros do governo Lula também tiveram cargos na direção do grupo Lide. “No fundo, tais ligações pretéritas, assim como a participação do julgador no evento, nada significam de relevante para a ação penal.”
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro conseguiu a proeza de

    Moro conseguiu a proeza de fazer uma comparação ainda pior do que a de Pedro Parente em relação a “Padaria Petrobras”.

    Lula tem foto com Aécio porque ele é um POLÍTICO. E política se faz conversando, inclusive com a oposição.

    Lula não é JUIZ. Não tem obrigação de ser IMPARCIAL. Não julga ninguém. Não diz quem é culpado ou inocente. Não manda ninguém para a cadeia.

    Como eu já disse antes: Analogias retardadas para um público de patos amarelos retardados.

  2. Com esta afirmação ocamisa

    Com esta afirmação ocamisa preta do Paraná confirmou aquilo que todos sabíamos: É um político e não um juiz.

    Também demonstrou toda sua inveja em relação ao presidente Lula.

    Essa figura pode viver mais 100 anos que não terá um décimo das fotos que o presidente Lula tem com líderes epersonalidades mundiais,

    Vai morrer de inveja. 

  3. Ele tem muitos adeptos e

    Ele tem muitos adeptos e a maioria é raivosa e não liga para ética…

    Quem não liga para ética ou não se preocupa com coisas como honra – acha o que disse coisa normal…

    Isso só acontece por que é grande o número de interessados no espólio da esquerda, que o crime organizado se prepara para pegar uma boquinha na politica e no estado brasileiro e nada melhor que sobreviva a noite dos gatos pardos tucanos…

    O mundo do crime é solidário ao momento do nosso judiciário, haja visto que as queixas estão vindo de advogados, de humanistas, de filósofos…

    Pior para pessoas simples, para as pessoas honestas e para quem dá valor a família…

  4. Caro Nassif
    Engraçado, ele só

    Caro Nassif

    Engraçado, ele só tira fotos com tucanos e demais reacionários.

    Como seria ele tirar uma foto com Stedile, com o boné da CUT….

    Seria um ato de traição.

    Saudações

  5. As aparências!

    Bem, já citaram aqui da diferença entre um juiz e um agente político.

    Isso seria óbvio para qualquer imbecil, mas parece que o juiz em questão tem se aprimorado na “arte de falar asneiras”.

    Público e audiência não lhe falta.

    Se houvesse qualquer sombre de legalidade nos processos-sequestro tocados por ele, o argumento das “aparências enganam” (do tipo, tiro foto mas não sou ligado a ele) deveriam também servir para embasar as teses da defesa, de que um presidente não poderá ser incriminado por suspostos atos (de oficio?) de seus subordinados e até de órgãos colegiados (como o Congresso), apenas por tê-los nomeado por por tecer alianças políticas de governabilidade.

    Pois é.

  6. O argumento de Moro é

    O argumento de Moro é ridículo. Um político entre políticos está em casa. Um juiz entre juízes não está deslocado. Mas um juiz entre políticos, sempre do mesmo partido, está onde não devia e compromete sua isenção.

    O juiz tem o dever funcional de ser isento e de parecer isento.

    Se Sérgio Moro não sabe disso deveria ser exonerado porque não reune os conhecimentos indispensáveis ao exercício da função. Se sabe e ainda assim prefere ser sempre visto entre os políticos inimigos do réu que ele julgou me parece evidente que as decisões dele são nulas. 

    O réu tem direito ao julgamento por um juiz isento e que pareça isento. Esse requisito não foi cumprido pela condenação imposta a Lula por Moro e não adianta nada o juiz pedir desculpas por tirar fotos com tucanos e continuar a frequentar as rodas de discussões doa tucanos.

  7. É mais uma demonstração de

    É mais uma demonstração de que não tem a menor idéia do que é ser juiz. Não serve nem para primeira instância de província, ainda mais para “o juiz do Brasil”.

    Numa democracia, políticos conversam, com ou sem fotos, entre si, independente de partidos, de serem adversários ou aliados. Mesmo porque numa democracia é normal que o adversário de hoje possa vir a ser o aliado de amanhã. Depende não só do tempo mas do espaço. O partido pode ser adversário a nivel nacional e aliado a nivel estadual.

    Ou seja, demonstrou mais uma vez profunda ignorância sobre política. Político não julga ninguém. Não tem poder de alavancar ou acabar com a carreira de outro político. Quem julga político é o eleitor (antes da tutela judicial-midiática) 

    Já o juiz não pode ter aliado ou adversário. Imagina o Lewandovski tirando foto com a Gleise Hofman. Sendo que votou pelo habeas corpus do Lula. O mundo ia abaixo.

    Todos sabíamos que ele não iria se considerar impedido, mas a resposta superou as expectativas. E foram escritas oficialmente no despacho! O sujeito exerce seu cargo de juiz como de tivesse num bate-boca de boteco. “Ah é? Voce também mijou fora do privada”. Inacreditável

  8. Lula não é a Mulher de César

    Não basta à Esposa de César ser honesta. Ela também tem que parecer honesta. $érgio Moro é a esposa de César. Ele precisa parecer honesto.

    Em eventos públicos ou sociais, fotografias podem ser tiradas. Se o $érgio Moro e o Marcola participassem de um mesmo evento público, o $érgio Moro posaria para fotos ao lado do Marcola, assim como posou, deslumbrado, ao lado do Aécio Neves e do Dória?

  9. Sérgio Moro: um politico sádico travestido de juiz….

    Essa figura mimada perdeu totalmente a condição de exercer a magistratura….trata-se, quando não de acusador, de um politico alinhado a um partido, o que é normal  para um poltico como Lula mas, jamais para um juiz que, como sabemos, tem o poder de tirar a liberdade, ou seja, a vida de um opositor como ele fez com o ex-presidente….

    ….inacreditável como esse político travestido de juiz pode tudo,,, jamais lhe dão um corretivo, ele desobedece a Suprema Corte e fica por isso mesmo….também pudera: é um homem de Washington….quem nessa república bananeira tem coragem de por o guizo desse pitboy….num pais civilizado essa figura já teria sido demitida do cargo de juiz há muito tempo, pois uma pessoa deste naipe, rude como é,  que sente prazer em suas sessões de sadismo não pode, jamais ter o poder que tem…que ele guarde seu sadismo e cinismo para seu próprio deleite, que seja uma pessoa má entre 4 parredes, não às custas dos impostos que pagamos: para que mesmo….prá isso

    ???????

  10. Agora Moro se entregou completamente

    Cada frase pronunciada por Moro é um prego no caixão da imparcialidade do juiz:

    1-“Lula também tem foto com tucanos”

    Por que Moro se comparou a Lula? Se Moro e Lula não são “rivais”, apenas partes de um processo, por que o juiz cita o “lado oposto” como Lula. O correto seria Moro se comparar a outros juízes. Além disso, Lula é político e tirar fotos e receber opositores é o seu trabalho.

    Se estivesse julgando tráfico de drogas, Moro questionaria: “você também tem foto com o Comando Vermelho”.

    2-“não significa que, por conta da foto, eram ou se tornaram aliados”

    Uma foto de Lula no triplex foi anexada como prova de vínculo de Lula com o apartamento. Além disso, reportagens jornalísticas serviram de prova para Moro… reportagens idênticas às que mostram Moro confraternizando com Tucanos.

    3-“sequer foi iniciado o período legal de campanha”

    Lula “sequer” exercia cargo público, nem era candidato ou pre-candidato… isso não foi problema algum na hora de condena-lo. O juiz se mostra ingênuo quando é conveniente.

    4-“A Lide… é uma associação empresarial. A direção de seu cômite gestor …São pessoas que não se confundem com João Doria Júnior”

    Doria não é o Lide… porém o Instituto Lula é Lula… o PT é Lula… o governo é Lula. Qualquer decisão tomada pela Petrobrás recai em Lula, na hora de julgar, Moro se esquece que em uma empresa existe “direção e comitê”… indicações que passaram por dezenas de pessoas acabam virando prova contra Lula e Dilma. 

    Moro mais uma vez mostra que não é tao esperto quanto se acha.

    Eu, sinceramente acho que Moro é político e dissimulado, faz essas coisas para provocar. Ele não é um “juiz descuidado que não consegue esconder o partidarismo”… ele faz essas coisas de propósito, gosta da repercussão… finge de bobo… amplia os holofotes… gosta da conversa mole… da politicagem.

  11. Situações diferentes. Aécio e

    Situações diferentes. Aécio e Lula são de partidos de oposição. Já Moron e tucanos são do mesmo partido. Mesmo assim, não vejo problema algum correligionårios ou opositores políticos se confraternizarem. O que é estranho mesmo é um político usar toga e ter o poder de mandar prender todos os integrantes do partido opositor, inclusive seu principal líder, favorito nas eleições. 

  12. Ou é ingênuo ou ignorante mesmo

    Misturar a atuação de um político com a de um juiz é prova de que Moro é um analfabeto político, um ingênuo, ou nos toma por idiotas completos!

    1. Prá ser juiz basta ser burro

      Olha o trecho de uma ata de audiência presidida por uma juíza federal :

      “Encerrada a instrução, não celebrado o acordo, a Juíza proferiu o seguinte DESPACHO, intimados os presentes: “Concedo à Instituição Financeira requerida o prazo de dez dias para apresentar documentos referentes à natureza da amortização realizada em fevereiro de 2013, bem como para esclarecer os fundamentos da resposta apresentada. Inverto, pois, o ônus da prova do fato referente à natureza da amortização. Após a manifestação do réu, vistas ao autor pelo prazo de 15 dias. Em seguida façam os autos conclusos para sentença”.

      Puta caxorrada! Se a instrução processual foi encerrada, como é que a Meretas inverte o ônus da prova?

      O Brasil é famoso por suas dançarinas e jaboticabas, não por seus juristas.

       

  13. Marx, a respeito de Moro

    “Ele pode parecer um idiota e falar como um idiota, mas não se engane, ele realmente é um idiota.” 

    Groucho Marx

  14. Moro, lembre-se, você é juiz, não militante tucano

    É de causar nauseas a defesadesse magistrado para justificar sua militancia em favor do seu PSDB.

    Uma coisa é a participação de um politico proissional como Lula, que tem como função pricipal a articulação política com outros profissionais da politica.

    Uma outra coisa, completamente diferente á militancia de magistrados como Moro e Gilmar em favos deste ou daquele partido, que no caso específico delesses dois é a favor do PSDB.

    Moro é juiz, o que julga ou deveria julgar. Não pode se imiscuir em atividades partidárias em favor de quer quer que seja.

    Alguem precisa lebrá-lo disso, pois a vaidade e a luzes da ribalta o fizeraram esquecer.

  15. Ô juiz Moro,

    muitas justificativas … em meu blog, aqui no GGN, dias atrás, só botei reparo em seu desalinho. Guenta! Se eu fizar uma delação, você me premia com sua gravata-borboleta?

  16. UAI, mas LULA por acaso teve

    UAI, mas LULA por acaso teve em mãos o caso BANESTADO para, como JUÌZ, proferir sentença  ..ou apagar as evidências ?

    E o caso dos 10 MANGOS do Sergio Guerra, já é esquecimento ?

    Povo de memória curta

    nunca é demais testar – veja o código de ética da magistratura e desafie-se a descobrir em quantos artigos o tal MAL_gistrado não se enquadrA

    ..em tempo  ..e olha que o tal código – DE ORDEM corporativa –  não fala em CRIME DE LESA PATRIA que só pode ser acionado pelas Forças Armadas

    http://www.cnj.jus.br/publicacoes/codigo-de-etica-da-magistratura

  17. O juiz sergio moro (assim

    O juiz sergio moro (assim mesmo), tem razão quando fala que o Lula já tirou foto com o PSDB. O lula já tirou fotos com membros de todos os partidos, inclusive com membros do PT.

    Eu nunca ví uma foto do juiz sergio moro com NENHUM MEMBRO DO PT.  Essa é a diferença.

  18. #

    Moro vai ganhar o troféu Cínico da Década.

    Lula não é juiz e portanto não vai julgar seus aliados, tampouco seus adversários.

    Já um magistrado deve se dar respeito, sob pena de envergonhar sua classe, uma vez que age de modo a criar suspeição sobre suas sentenças.

    Justiça não deve ser confundida com política. São esferas totalmente antagônicas.

    .

     

  19. vamos lembrar

    que o amigo do traficante e esposo da ladra tem contra sí, varias denuncias de venda de sentenças por 5 milhões de dolares

     

    já o Lula, segundo o proprio amigo do traficante, tem apenas, o recebimento de vantagem indevida “indeterminada”.

     

    Muito bom ir ao estádio e gritar:

     

    EI JUIZ, VAI TOMAR NO CU

  20. Sr. Moro, Lula é um político

    Sr. Moro, Lula é um político e o fato de ter foto com qualquer pessoa não interfere na sua atuação. Já um julgador não tem o mesmo direito. Então se queres pousar na mídia candidate-se a um cargo político.

  21. #

    Moro vai ganhar o troféu Cínico da Década.

    Lula não é juiz e portanto não vai julgar seus aliados e tampouco seus adversários.

    Um magistrado deve inspirar respeito e, para isso tem de ser imparcial e discreto, sob pena de envergonhar toda a sua classe, uma vez que o juiz em questão age de modo a criar suspeição sobre as suas sentenças.

    Não se deve confundir deliberadamente justiça com política. São esferas totalmente antagônicas. Isso é muito cinismo.

     

  22. A Empáfia Togada, Confessa…

    Para o tosco terá ainda que evoluir muito.

    Afinal, qual a dificuldade em evitar proferir uma cretinice ‘tiro no pé”, tamanha?

    O retrato falado e escarrado, da mediocridade diplomada e concursada, sem freios.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador