Lula tem mais 3 recursos aos tribunais superiores, diz jornal

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Jornal GGN – “(…) as chances de o petista [Lula] estar livre da prisão até as eleições presidenciais, daqui a cinco meses, são cada vez mais reduzidas”, informou o jornal El País nesta sexta (11). Segundo o jornal, após várias derrotas consecutivas em tribunais superiores, o ex-presidente ainda tem 3 recursos pela frente: um extraordinário ao Supremo, um especial ao Superior Tribunal de Justiça e a possibilidade de apresentar mais um habeas corpus.
 
Ontem, a segunda turma do STF negou, por 5 votos a 0, o habeas corpus de Lula contra a prisão imposta no caso triplex. O ministro Celso de Mello teria taxado a antecipação da pena, sem que o processo tenha tramitado em julgado, de “esdrúxula”, mas votou com a maioria para manter a ordem contra o ex-presidente.
 
Segundo o El País, os próximos recursos de Lula podem não ser julgados a tempo da eleição. “Um levantamento do projeto Supremo em Números, da Fundação Getulio Vargas, constatou que o recurso extraordinário, por exemplo, leva em média 379 dias para ser analisado pelos ministros da Corte”, informou.
 
Mesmo sem esses recursos, a lei ainda não impede que Lula busque o registro de sua candidatura junto à Justiça Eleitoral. O que deve ocorrer após isso é a impugnação da candidatura com base na Lei da Ficha Lima. “Nesse tempo, o partido de Lula, o PT, ganha tempo na discussão sobre como participará do pleito presidencial.”
 
Fora os dois recursos ao STF e STJ, já protocolados pela defesa de Lula, “a qualquer momento [um novo HC pode ser apresentado], desde que contenha argumentos distintos do que já foi derrotado.”
 
Na semana passada, Gilmar Mendes disse que existe a possibilidade de um habeas corpus de ofício ser concedido a Lula. Na mesma entrevista, ele aventou ser improvável que Lula possa concorrer à presidência com uma liminar do STF. O ministro argumentou que a Lei da Ficha Limpa é questão pacificada na Corte.
 
 
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esses juízes só vão levar o
    Esses juízes só vão levar o caso do Lula a sério, quando algum deles sofrer um acidente de avião ou escorregar numa casca de banana .

    Enquanto isso não acontece, vão estrupando a Constituição.

  2. Em pleno regime de exceção
    Em pleno regime de exceção aonde todo tipo de ilegalidades podem ser verificadas partidas da justiça forças armadas e polícias ..chega a ser ofensivo termos matéria deste tipo que, por citar possibilidades numa sociedade de direito, hoje, aqui no Brasil, só nos serve como um paliativo enquanto nosso maior líder se encontra arbitrariamente detido

    Lula livre

    NT esqueçam ..a canalhada, incluso a turma da lava jato, não deu o golpe pra ver Lula eleito

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador