Marco Aurélio Mello deve derrubar sigilo do inquérito da Siemens no STF

Da Folha
 
Marco Aurélio deve derrubar sigilo do caso Siemens nesta semana
 
SEVERINO MOTTA
GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA
 
03/02/2014  12h21 – Atualizado às 13h18
 
O ministro Marco Aurélio Mello, relator do inquérito da Siemens no STF (Supremo Tribunal Federal), disse nesta segunda-feira (3) que deve proferir nesta semana algumas decisões no processo relativas ao compartilhamento de provas e ao sigilo dos autos.
 
De acordo com ele, somente informações que ferem a privacidade dos investigados devem ser mantidas em segredo. “O sigilo eu vou preservar no que a lei impõe, agora, no mais, não. Vamos abrir inclusive os nomes dos envolvidos”, disse Mello durante sessão solene no Supremo.
 
Em julho de 2013, a Folha revelou que a multinacional Siemens delatou a autoridades antitruste a existência de um cartel em licitações para obras e serviços de manutenção do Metrô de São Paulo e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

 
Marco Aurélio também explicou que irá analisar um pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que provas dos autos sejam compartilhadas com uma comissão de sindicância que apura a atuação do procurador Rodrigo de Grandis, do Ministério Público Federal em São Paulo, suspeito de ter atrasado as investigações.
 
Em 2008, o Ministério Público da Suíça informou às autoridades brasileiras que havia indícios de que a multinacional francesa Alstom pagou propina a funcionários do governo do Estado de São Paulo para obter contratos nas áreas de energia e transporte. Em fevereiro de 2011, os suíços pediram ao Ministério Público Federal brasileiro que interrogasse quatro suspeitos do caso, analisasse sua movimentação financeira no Brasil e fizesse buscas na casa de um ex-diretor da CPTM, João Roberto Zaniboni.
 
Segundo o procurador Rodrigo de Grandis, responsável pelas investigações sobre a Alstom no Brasil, o pedido da Suíça foi arquivado numa pasta errada e isso só foi descoberto quase três anos depois, quando as autoridades brasileiras começaram a cobrar explicações sobre os pedidos. Grandis está sendo investigado por duas corregedorias por ter engavetado um pedido de cooperação da Justiça suíça no caso Alstom. Apesar disso, Grandis reassumiu o caso.
 
“O procurador preconizou que eu abra vista das peças a uma comissão de sindicância instaurada lá na Procuradoria de São Paulo para apurar possível desvio de conduta do procurador da República que atua no caso. Eu vou verificar a problemática do compartilhamento da prova”, disse Mello.
 
O ministro ainda voltou a dizer que irá desmembrar a investigação, mantendo no STF somente as autoridades com prerrogativa de foro, como deputados e senadores. O restante será enviado à Justiça de primeira instância.
 
Segundo Marco Aurélio, a medida será adotada para “evitar o que houve na AP 470 [processo do mensalão]”, quando todos os envolvidos foram julgados pelo STF. As declarações foram dadas por Marco Aurélio logo após a abertura do ano judiciário no STF.
 
Na sessão solene, o presidente da corte, Joaquim Barbosa, disse que em 2013 o tribunal julgou 45 processos com repercussão geral reconhecida. Esses processos refletem em decisões de cortes inferiores, uma vez que os casos com repercussão ficam suspensos nos tribunais até que o STF defina um entendimento sobre o tema. De acordo com Barbosa, as decisões do Supremo viabilizaram que os tribunais julgassem 116 mil processos que estavam sobrestados.
 
CARTEL
 
Em julho de 2013, a Folha revelou que a multinacional Siemens delatou a autoridades antitruste a existência de um cartel em licitações para obras e serviços de manutenção do Metrô de São Paulo e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
 
Documentos da Siemens entregues ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) mostravam que o governo de São Paulo, controlado pelo PSDB, teria dado aval ao conluio. A empresa fez acordo que lhe garantirá imunidade se as denúncias forem comprovadas. Além da Siemens, o cartel envolveria Alstom, Bombardier, CAF e Mitsui.
 
Em São Paulo, o esquema teria começado em 1998, no governo Mário Covas, e ido até 2008, passando pelos também tucanos Geraldo Alckmin e José Serra. Apesar de a Siemens negar pagamento de propinas a políticos, um ex-diretor da empresa disse nomes à Polícia Federal. A Justiça Federal enviou a investigação ao STF.
 
Ele diz ter ouvido de um diretor da CPTM que receberam propina Edson Aparecido (PSDB), chefe da Casa Civil de Alckmin, Rodrigo Garcia (DEM), secretário de Desenvolvimento Econômico, o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) e o deputado estadual Campos Machado (PTB). Todos negam.
 
O inquérito sobre a Siemens é desdobramento de outro, de 2008, sobre o pagamento de propina pela Alstom a políticos do PSDB e servidores de São Paulo. Entre os indiciados está o vereador Andrea Matarazzo (PSDB). Ele nega a prática de crime.
 
O caso foi reaberto após a Justiça da Suíça ficar três anos sem resposta do procurador Rodrigo de Grandis, que cuidava do assunto no Ministério Público Federal. Ele diz ter arquivado o pedido em uma pasta errada. 
Luis Nassif

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. depois de uma rápida sacudida na 2474…

    fichas de chumbo caindo pra tudo que é lado………………………

     

    sigilo, no Brasil, nunca deixou de ser a primeira impressão de um crime

    tanto é que, mantido o sigilo anterior, causou uma aberração estrutural em todo stf com a 470, provocado

    1. em Minas já fizeram…

      mas quero ver se alguém tem culhão de orelhudo para fazer o mesmo em São Paulo

       

      em Minas pode tudo, porque o menino nem nota, sempre ligadão nas madrugas cariocas

  2. ” Evitar o que houve na AP

    ” Evitar o que houve na AP 470″ ??????????? Isso é provocação, né? Só pode ser… Vou fingi que não li isso.

    Pior é que  Eduardo Guimarães disse que JB fica mesmo até novembro, ou seja, JB e Cia vão implodir o STF e o país junto. 

    1. A “explicação” é que o

      A “explicação” é que o ministro Marco Aurélio votou a favor do desmembramento na AP 470, mas foi voto perdido. A pergunta é: por que o desmembramento no caso da AP470 foi decidido em plenário, enquanto no mensalão tucano foi decidido por decisão monocrática?

      1. Mas essa será a explicação

        Mas essa será a explicação para tudo o que aconteceu na AP 470 pq cada hota votavam de um jeito; o próprio JB num primeiro momento tb votou pelo desmembramento. Isso não serve como desculpa para um julgamento ser diferente do outro. Sei não, viu… mas creio que em condições normais de temperatura e pressão, JB não voltaria ao STF; como voltou, tendo a acreditar que quem quer que esteja bancando essse jogo sujo, decidiu radicalizar. Vem chumbo grosso aí na frente.

  3. Marco Aurélio Mello deve derrubar sigilo do inquérito da Siemens

    Pessoal,

    Isto é um aviso para o pessoal se preparar. Isto é, ir juntando o dinheiro, senão o nome aparece.

  4. o problema todo é a problemática…

    afinal de contas só tem tucano na parada, entende!?

     

    tudo aponta para o tal “ponto fora da curva” do Min Barroso, porque na curva em si “tem mais gente”, segundo JB

  5. Parece que algumas  das

    Parece que algumas  das aberrações da AP 470 não vão se repetir: só serão julgados no stf os que tem o tal foro privilegiado (quero saber qual foi o privilégio do PT); não vai ter sigilo nem de nomes e nem de documentos, exceto daqueles que não sejam da alstom; a mídia velha já apelidou de inquérito da alstom e não dos tucanos. Então, tudo voltando ao normal para os de sempre.

  6. o ponto voltou à curva


    Obviamente, por se tratar da investigação de mais um escâncalo a envolver políticos tucanos de oposição ao Governo Federal, o Supremo voltou ao “legalismo” e ao “garantismo”.

    Enfim, a repetição das “exceções” e ‘exotismos’ da AP470, o farsalhão, nem pensar!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador