Marco Aurélio Mello é novo relator do inquérito sobre cartel dos trens

Do Estadão
 
 
O processo, que inicialmente estava nas mãos da ministra Rosa Weber, foi redistribuído porque o ministro já tinha decidido sobre o caso
 
Valmar Hupsel Filho
 
São Paulo – O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, é o novo relator do inquérito que investiga a formação de cartel e fraudes em licitações no sistema de trens e metrôs de São Paulo. A relatoria do processo, remetido ao STF no último dia 12, inicialmente era de Rosa Weber mas foi redistribuído após a rejeição da ministra. As informações são da Agência Brasil.

A investigação foi remetida ao Supremo porque deputados federais, que possuem prerrogativa de foro, foram citados pelo ex-diretor da Siemens, Everton Rheinheimer, durante a delação premiada feita à Polícia Federal em 14 de outubro e ratificada ao Ministério Público no início de dezembro.

Rheinheimer descreveu “contatos e reunião pessoais”, além de “acordos financeiros” com parlamentares. Ele apontou como recebedores de propina o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) e Edson Aparecido (PSDB) – que também é deputado federal, mas está licenciado para exercer o cargo de secretário estadual da Casa Civil do estado de São Paulo.

O ex-diretor da Siemens, falou ainda sobre “políticos envolvidos com a Procint” – consultoria de Arthur Teixeira, apontado pela PF como lobista. Entre os citados estão o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e os deputados federais licenciados e secretários estaduais de São Paulo, Jurandir Fernandes (Transportes), José Aníbal (PSDB), de Energia, e Rodrigo Garcia (DEM), de Desenvolvimento Social.

Rheinheimer cita ainda que Arthur Teixeira mantinha relação muito próxima com o deputado federal Walter Feldman (PSB) e o deputado estadual Campos Machado (PTB. Todos os citados negam as acusações.

Ao remeter os 15 volumes do inquérito ao STF, que investiga crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro; a Justiça Federal ressalvou que isso não significa “reconhecimento de que há indícios concretos de práticas criminosas pelas autoridades referidas”.

Ao receber o processo, Rosa Weber encaminhou os autos para o presidente do STF, Joaquim Barbosa, afirmando que Marco Aurélio deveria ser o relator porque ele já havia proferido decisão sobre o caso – um pedido de acesso à investigação que foi encaminhado ao ministro. De acordo com Regimento Interno da Corte, ministro fica prevento (prevenido) para os demais processos sobre o mesmo assunto quando analisa o primeiro pedido.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

27 comentários

  1. Esses juizes do STF só

    Esses juizes do STF só crescem em cima do PT. Quando é tucano, colocam o rabo entre as pernas e se recolhem às suas insignificâncias. O judiciário brasileiro é uma coisa medonha. E não venham falar que o Lula e a Dilma é que não souberam escolher. Como encontrar uma virgem num puteiro?

    • então ninguém é culpado??

      não precisa ser uma virgem, mas pelo menos uma puta honesta.

      e isso eu te garanto que não é tão dificil assim.

      mas como precisa da governabilidade, então o negócio é aceitar qualquer m….

  2. Como ele somente se preocupa

    Como ele somente se preocupa com o que sai nos jornalões a coisa desandou, vai para a G.G. (grande gaveta) escandalo do PSDB/DEM raramente são noticiados, e quando são, somente é mostrado o cume do Iceberg, então… não dando holofote bai, bai!

    • Os corruptos tucanos estão

      Os corruptos tucanos estão bem protegidos pelo MP e pelo STF. Tá tudo dominado. Os tucanos tem licença para roubar. É a festa da cocada com a tucanalha metendo a mão adoidado sem o menor medo, graças à proteção do judiciário.

  3. Muito estranho, muito

    Muito estranho, muito estranho.

    O setor de distribuição ao enviar o inquérito para Rosa Weber não sabia da prevenção?

    E essa redistribuição ocorrer depois que Rosa Weber e o STF terem sido bombardeados pela Globo e a sua manchete:

    “STF inflou números de seu plano de saúde para receber mais verba da União”

    Rosa Weber, segundo Stanley Burburinho, a presidente do Conselho Deliberativo do STF-Med.

    E redistribuído exatamente para o camaleônico Marco Aurélio.

  4. Vai dar em nada.  Mas se o

    Vai dar em nada.  Mas se o ministro é tucano de carteirinha.

    Justo ele que nas eleições de 2006 não anunciou o vencedor, só disse que “Alckim não tem mais condições de vencer o pleito”. Justo ele que diz que Lula é safo. 

    A atitude da ministra Rosa Webber é de um funcionário público covarde ou de um funcionário público preguiçoso? Também uma ministra que disse “não tenho prova cabal contra Dirceu mas vou condena-lo porque a literatura juridica me permite” deve se assustar ao ter de condenar num inquérito que tem provas cabais contra  tucanos e pode-se condena-los sem a “permissão da literatura jurídica”.

  5. relator

    Este vaidoso senhor, Luiz quinze sem salto e nobreza, pediu vista do processo do AMIANTO. Este assunto na velha Europa foi julgado e os donos das empresas eternit e similares condenados. Agora esperar o que do trensalão!

    • O PT tem nome de juristas em

      O PT tem nome de juristas em seu meio. Mas quis ser “republicano”, olha no que deu.

      O pior é que os grotescos personagens que condenam inocentes, fazem perseguição política, cometem arbitrariedades ilegais, fazem caixa dois, abrem empresas fantasmas que ganham apartamentos no exterior “doados” não se sabe por quem e protegem corruptos de todos os tipos, principalmente os tucanos, representam o que se encontra no judiciário.

      Será que existe alguém no judiciário que não tenha o RABO PRESO?

      Tudo indica que não.

  6. A Borra Weber afinou. Mais

    A Borra Weber afinou. Mais uma vez. Temos que aplaudir as escolhas do PT para o Supremo. Só gente de caráter e corajosa. As exceções só confirmam a regra.

  7.  
    A globo sabemos que fará

     

    A globo sabemos que fará tudo para engavetar esse processo, mas a Rede Record poderia destacar esse assunto e fazer um pouco de pressão.

  8. Em meus comentários eu

    Em meus comentários eu afirmei que a ministra iria proteger os corruptos tucanos, coisa que todos sabemos que eles vão fazer mesmo, pois já protegem os corruptos envolvidos no mensalão tucano.

    Para não dar na vista ela resolveu passar a bola para outro ministro (um tucano assumido) em vez de devolver para o Grandis prevaricador do MP paulista.

    Agora o bicudíssimo Mello vai seguir o exemplo do Fux (nome adequado a um desentupidor de privadas, embora o dono do nome referenciado esteja mais para a matéria que a entope) e vai “matar no peito ” essa fatura garantindo a impunidade dos corruptos tucanos.

    Tudo isso com varios inocente presos e perseguidos por motivação político-eleitoral.

    Parafraseando o parente do juiz agora encarregado de proteger os tucanos, o judiciário também é um coito de bandidos.

     

      • agora entendi

        o descaso do governo com indicações ao supremo deve-se ao plano de ridicularação do judiciário, com a finalidade de mostrar quão inuteis os juizes são em nossa sociedade. depois de desmoralizado o judiciário só sobrará a poderosa rede lodo, que não pode falir, nem falhar em sua missão. se houver a menor possibilidade disto o governo do pt aumentará as verbas de propaganda para que a globo continue a falar bem do pt!!

  9. chegou a vez!!!!!

    ele NÃO é novato!            !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    o juiz Marco Aurélio vai poder provar a sua eficácia e isenção!

    veremos do que ele é feito.

  10. Puxa! A mulher desiste de

    Puxa! A mulher desiste de relatar a maior roubalheira da história. Se relatando um ‘mentirão’ o outro ministro vendeu máscaras de carnaval . Com esse inquérito dá pra ficar mais famoso que o Neymar.

  11. Pergunta importante

    “O processo, que inicialmente estava nas mãos da ministra Rosa Weber, foi redistribuído porque o ministro já tinha decidido sobre o caso”.

    Pergunta que não quer calar: – O que MAM decidiu sobre o caso?

  12. Pergunta importante

    “O processo, que inicialmente estava nas mãos da ministra Rosa Weber, foi redistribuído porque o ministro já tinha decidido sobre o caso”.

    Pergunta que não quer calar: – O que MAM decidiu sobre o caso?

  13. ……………    diz a

    ……………    diz a letra do nosso hino:  veras q um filho teu nao foge aa luta  !!!

    tem brasileiro (a) q nao merece compor o STF.

     

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome