Mensalão do PSDB pode ser julgado no primeiro semestre de 2014

Da Folha

Mensalão tucano fica para início de 2014

Expectativa no gabinete de Luís Roberto Barroso é que o caso seja julgado no primeiro semestre do ano que vem
 
Deputado é acusado de desviar dinheiro público para financiar campanha a governador de Minas Gerais em 98
 
THAIS BILENKY
 
O mensalão tucano poderá ser julgado ainda no primeiro semestre de 2014. Segundo apurou a Folha, essa é a expectativa no gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, o relator do processo no STF (Supremo Tribunal Federal).
 
Diretamente consultado, Barroso evitou comprometer-se com prazos. “Vou julgar o mais rápido que o devido processo legal permitir”, disse.
 
O mensalão tucano, segundo a descrição do Ministério Público Federal, foi um esquema de desvio de dinheiro de empresas públicas de Minas Gerais para financiar a reeleição do então governador Eduardo Azeredo (PSDB) na eleição de 1998.
 
Apesar de os fatos descritos terem ocorrido antes, o caso só veio a tona depois da denúncia do mensalão petista (2005). Foi quando o nome do empresário Marcos Valério de Souza surgiu como um dos operadores do esquema petista. Valério também seria o pivô do esquema mineiro.

 
Segundo a acusação, duas estatais (Copasa e Comig) e um banco público (Bemge) repassaram, com aval de Azeredo, R$ 3,5 milhões em patrocínio a três eventos esportivos promovidos pela SMPB, uma das agências de Valério.
 
Para disfarçar o uso desses recursos na campanha do PSDB, Valério teria simulado empréstimos de R$ 11 milhões junto ao Banco Rural, o mesmo que apareceria depois no mensalão petista.
 
Para alguns, o mensalão tucano teria servido de modelo para o esquema petista.
 
Azeredo, hoje deputado federal, acabou perdendo a disputa de 1998 pelo governo mineiro para o ex-presidente Itamar Franco (PMDB).
 
No Supremo, o julgamento do suposto desvio de recursos públicos em Minas está dividido em duas ações penais e um inquérito, que corre em segredo de Justiça.
 
A primeira ação penal é contra Azeredo. A segunda é contra o hoje senador Clésio Andrade (PMDB-MG), então candidato a vice na chapa tucana de 1998.
 
A defesa de Azeredo tem até a próxima sexta-feira, 22, para pedir providências do relator. Depois, o relator abrirá prazo para as alegações finais da defesa de Azeredo e do Ministério Público Federal.
 
Caso ele não requeira novas provas, poderá então elaborar o relatório e enviá-lo ao revisor, Celso de Mello.
 
Com o voto feito, o revisor encaminha o caso ao presidente do Supremo, que definirá a data em que a ação será posta na pauta do plenário.
 
O mandato de Joaquim Barbosa na presidência do Supremo termina em novembro de 2014. O próximo presidente será Ricardo Lewandowski.
 
A ação contra Andrade está pendente no Ministério Público, por conta de uma testemunha que ainda não foi ouvida. Será preciso que o órgão defina se a substituirá ou se desistirá para que Barroso dê continuidade à ação.
 
Outros processos sobre o caso correm em instâncias inferiores da Justiça mineira, onde são processados Marcos Valério e Walfrido dos Mares Guia, que coordenou a campanha de Azeredo em 1998.

 

Redação

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pergunta ao ministro Barroso

    Qual o motivo de:

    “No Supremo, o julgamento do suposto desvio de recursos públicos em Minas está dividido em duas ações penais e um inquérito, que corre em segredo de Justiça.”?

    1. Pergunta

      Porque na reportagem, no meio do nada, é informado que o mandato de Presidente de Joaquim Barbosa termina em dezembro de 2014 e em seguida o Presidente será Lewandovski? Qual era a intenção do repórter com esta informação?

  2. 2014? Ano eleitoral. rsrsrsrsrsrs

    Está chegando a hora de muitos mudarem de lado. Como votarão Barbosa, Marco Aurélio, etc? O que a grande imprensa dirá? Dirão que o “empréstimo” de Valério foi de dinheiro público ou privado? E o garantismo, tão debatido, e criticado por não ter sido respeitado? Criticarão o STF por fazer o julgamento em ano eleitoral?

      1. Blindagem

        Só tem o Azeredo, os demais tiveram o direito ao duplo grau de jurisdição, de forma que se perderem na 1a. instância, poderão recorrer ao STJ, STF, etc. Esse direito foi negado aos petistas, que aliás, não sangraram as estatais, não usaram dinheiro público, como fizeram os tucanos, mas estes são blindados pela imprensa ne

      2. Assim como o outro, o do PT,

        Assim como o outro, o do PT, só sevirá para saciar a sanha udenista contra políticos. É possível que o STF apoiado pelo pig mande o Azeredo para o calabouço, para mostrar que são imparciais em sua cruzada moralizadora.

        A partir daí considerarão o jogo empatado, o que os absolverá de ficar emcima do caso da Alstom/Siemens e dos auditores de SP.

        A condenação de Dirceu, Genoino e Azeredo não vai resolver nada, pois não tocará nos financiadores privados de campanha, tipo Daniel Dantas.

        E voces, udenistas ‘pagadores de impostos” se indignarão ad infinitum

  3. Alguem saberia dizer quanto

    Alguem saberia dizer quanto do processo ja vai ter expirado ate entao?

    Mas eh obvio que eu vou pensar isso, nao sobra nada mais pra pensar, sobra?

  4. Mensalão Tucano Light

    Eu já sou da opinião que, em breve – depois que nada adiantou o exagero midiático acima do PT – as penas irão ser suavizadas, mediante os embargos infringentes, etc., e, logo de voltar todo ao nível “light”, que foi apenas caixa 2, o mensalão tucano será julgado então, rapidinho, sem tortura de imprensa, com a “mesma vara” que o PT.

    Ou seja, depois de um prisioneiro (PT) ser torturado barbaramente durante 7 anos, finalmente o verdugo oferece a ele um copo de água e faz uma única pergunta simples e este responde. Logo disso, é chamado um novo prisioneiro (PSDB) e o verdugo oferece o mesmo copo de água e faz a mesma pergunta, antes de libertá-lo. Isso é que chamarão “a mesma vara”!!!!

    1. Sobre o uso de recursos públicos no mensalão tucano

      E o crime cometido pelos tucanos é gravíssimo pq eles sangraram as estatais mineiras, mas a blindagem é total, foram os tucanos os pais do valerioduto que acabou caindo no colo do PT com outras matizes, ou seja, de forma menos grave, uma vez que não usaram recursos públicos no esquema de caixa 2 eleitoral. A campanha do tucano Azeredo, em 1998,  ficou sob a dministração das empresas SMP&B COMUNICAÇÃO LTDA, e DNA PROPAGANDA LTDA. DEMONSTRAÇÃO DE RECURSOS …Vejam neste documento a sangria das estatais mineiras, o uso do dinheiro público que não ocorreu no caixa 2 petista que, como sabemos, virou crime hediondo nas mãos da imprensa que conduziu o processo do começo ao fim, e como se tratava de crime inventado, sem provas de cometimento de crimes, instalaram um tribunal de exceção

      http://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2012/07/arquivo_01.pdf

       

  5. A ver

    Poderemos então constatar o quão volátil e casuísticas são as convicções da militância petista.

    Sua opinião sobre o STF sofrerá as mesmas mutações que sofreram suas convicções quanto a privatizações, acordos políticos, etc ?

    1. Sua insistência em frequentar

      Sua insistência em frequentar um espaço com o qual o senhor nada tem a ver demonstra profundo transtorno mental. Sugiro procurar ajuda de um especialista. Passar bem.

    2. Me inclua fora dessa

      Pode até ter ‘miltantes petistas’ que queiram vingança. Eu não, não engrosso o coro dos linchadores. O meu problema maior é com o eterno udenismo que assola a cultura política do país.

      Mesmo porque tenho certeza de que o Azeredo e mais alguns tucanos de segunda linha serão sacrificados para “provar” que o AP 470 não foi perseguição política.

      Isso para mim é nada, tendo em vista que até reforçará a blindagem da privataria tucana, esse sim, a maior sangria de patrimonio público de todos os tempos. 

      Para mim o julgamento dos dois mensalões não vai resover nada pois o que une os dois, o Dantas é ignorado solenemente e vergonhosamente

  6. Sonho

    Para ser justo, os dois processos tinham que ser juntados num só, pois o mensalão tucano foi a gênese de tudo, apesar que que o caso tucano tem a agravante de ter sangrado as estatais mineiras, sendo que os petistas fizeram empréstimos junto a rede bancária e os quitou, e o Visanet é fundo privado, sendo que os serviços contratados foram prestados, conforme atestou o TCU. Mas seria interesse ver as duas turmas sendo julgadas juntas e com o mesmo tratamento, assim teríamos 80 tucanos rodando num avião prá lá e prá cá e sendo submetidos a regime de prisão fechado mesmo tendo sido condenados no semi-aberto, eu até queria ver os tucanos sendo exibidos como troféus, ah como vou me biliscar prá ver se não tô é sonhando:

    Eh mesmo, eu tava era sonhando com essa coisa de julgamento equânime, o titio Janot já foi devidamente enquadrado pelo pitbull da Veja:

    Por Reinaldo Azevedo, na Veja, em 22/092013

    Mensalão: Alguns absurdos do novo procurador-geral da República. Ou: Assim não, companheiro Janot! Ou ainda: E Lula? Por que ele não é réu do mensalão?

    Rodrigo Janot: que o procurador-geral se atenha aos fatos, sem ficar olhando para “o lado” e o “outro lado”

    Rodrigo Janot, novo procurador-geral da República, pode apenas ter se expressado mal. Mais: pode não ter se dado conta das implicações lógicas de uma afirmação que fez e da aberração histórica — e, em certo sentido, processual — de outra. Em suma, o companheiro Janot talvez tenha se atrapalhado um pouco. Mas sempre há o risco — e, em dias estranhos, cumpre ficar atento — de que, mais do que distraído, ele seja metódico. Aí as coisas se complicam bem.

    Janot concedeu uma entrevista a Felipe Recondo e Andreza Matais, do Estadão. A resposta à primeira pergunta que lhe foi dirigida (ou que foi publicada) chega a ser escandalosa. Vamos a elas (em vermelho).
    O processo do mensalão está acabando. O senhor vai acelerar o processo do mensalão mineiro?
    Pau que dá em Chico dá em Francisco. O que posso dizer é que, aqui na minha mão, todos os processos, de natureza penal ou não, vão ter tratamento isonômico e profissional. Procuradores, membros do Ministério Público e juízes não têm processo da vida deles. Quem tem processo da vida é advogado. Para qualquer juiz e para o Ministério Público todo processo é importante.

    Como é que é, doutor?

    Péssima resposta! Pau que dá em Chico dá em Francisco? Em que livro de direito doutor Janot aprendeu essa máxima? A que corrente do pensamento jurídico pertence essa maravilha? Há várias questões aí, doutor, e nenhuma delas é boa.

    Em primeiro lugar, as condenações do mensalão não constituíram “pau no Chico” coisa nenhuma, mas exercício da lei. Ou Janot discorda?

    Em segundo lugar, o fato de réus de uma ação penal terem sido condenados não implica que os de outra também devam sê-lo, tenha esta o nome que for. NÃO, AO MENOS, COMO PRINCÍPIO. Se forem culpados, que paguem. Ou doutor Janot defende que um processo se deixe contaminar pelo outro? Ou doutor Janot defende que os autos de um sirvam para instruir os do outro?

    Em terceiro lugar, espera-se que a Procuradoria-Geral da República não faça o seu trabalho pensando em “dar pau no Francisco” já que seus antecessores deram “pau no Chico”, ou não estará empenhado em fazer justiça, mas em fazer política.

    Em quarto lugar, sua afirmação sugere que o trabalho da Procuradoria-Geral da República é, agora, pedir a punição de tucanos, já que os que o antecederam pediram a punição de petistas.

    Em quinto lugar, deve-se inferir de seu clichê bem pouco jurídico que, caso não se tivesse dado “pau no Chico”, ele, agora, não se empenharia a “dar pau no Francisco”, uma vez que qualquer ser lógico sabe que a tolice a que recorreu pode ser lida em sentido inverso, mantendo a equivalência, a saber: “Pau que não dá no Chico também não dá no Francisco”.

    Em sexto lugar, um procurador-geral da República tem de ser isento não porque trate igualmente todos os partidos, independentemente de suas respectivas culpas, mas porque trata os partidos segundo as suas respectivas culpas. Acho que fui claro, não é, doutor Janot?

    Em sétimo lugar — e agora vem o mais importante: os dois casos não são diferentes apenas por suas respectivas particularidades (volto ao assunto em outra hora). Eles são diferentes, doutor, porque, no mensalão petista, o “pau não bateu em Chico”, mas, no mensalão mineiro, pretende-se “bater no Francisco”. Explico: Eduardo Azeredo, então candidato à reeleição ao governo de Minas quando se deram os eventos batizados de “mensalão mineiro”, é réu no processo. A suposição é que os fatos apontados, que fundamentaram a denúncia da Procuradoria-Geral da República, o tinham como beneficiário último. É? E quem era o beneficiário último do mensalão petista? Não terá sido, por acaso, Lula? E por que ele não se tornou um dos réus?

    Mas ainda há tempo. Eu confio na isenção do Gabinete do Doutor Janot. Eu confio na sua divisa de “pau em Chico e no Francisco”. Já que o “Francisco” do PSDB é réu, o novo procurador-geral certamente dará um jeito de fazer o pau acertar o “Chico do PT”.

    Aberração histórica
    Talvez o substituto de Roberto Gurgel não tenha tido tempo de ler o calhamaço. Quem sabe não tenha prestado atenção aos votos de alguns ministros do Supremo. Por que digo isso? Leiam mais um trecho da entrevista:
    O senhor comunga da ideia de que [o mensalão petista] foi o maior escândalo da história do País?
    O que é maior? Receber um volume de dinheiro de uma vez só ou fazer uma sangria de dinheiro da saúde, por exemplo. São igualmente graves, mas eu não consigo quantificar isso. Não sei o que é pior. Não sei se este é o maior caso de corrupção, não. Toda corrupção é ruim.
    Talvez pelo envolvimento da cúpula de um governo.
    E a (corrupção) difusa? Envolve também muita gente. Dinheiro que sai na corrupção falta para o atendimento básico de saúde, educação e segurança pública. Toda corrupção é ruim.

    Comento
    Hein? O doutor está a fim de debater, sei lá, o sentido profundo das palavras, o ser-mesmo das coisas, ontologia? Qualquer um que tenha acompanhado o julgamento do mensalão sabe que “o maior escândalo” da história republicana” não tem como referência os valores movimentados (R$ 170 milhões) — até porque, nesse particular, o mais provável é que não se tenha arranhado nem a superfície do caixa. Só a falcatrua recentemente descoberta no Ministério do Trabalho é estimada em R$ 400 milhões. O “maior escândalo” sempre quis dizer “o mais grave”. Afinal, não se tratou apenas de desviar dinheiro público em benefício desse ou daquele, mas também de montar uma máquina criminosa para tomar de assalto o estado, para tornar irrelevantes os Poderes da República; para fazer com que o país fosse governado por uma república paralela, das sombras. Os “marginais do poder”, como definiu o antigo Celso de Mello, estavam tentando aplicar um golpe.

    Ao dar essa resposta mixuruca, doutor Janot repete, diga-se, o ministro Roberto Barroso, o “novato” do Supremo, e acaba minimizando a gravidade do mensalão. De resto, que jeito é esse de lidar com as palavras? Afirmar que um escândalo é “o maior”, por acaso, exclui a evidência de que “toda corrupção é ruim”?

    A biruta do doutor Janot está desajustada. Espero também dele que não ceda ao “clamor das multidões”, que tanto horroriza Celso de Mello e Roberto Barroso. Mas igualmente espero que ele não ceda ao “cochichos dos corredores”. Costumam ser bem menos legítimos.

    Por Reinaldo Azevedo

     

    1. O operador foi o mesmo , ou

      O operador foi o mesmo , ou seja o mensalão tucano foi a matriz , o que de jeito nenhum alivia o mensalão ptista .

      O ideal seria coloca los em prisões diferentes , pois bandidos juntos desenvolvem  o aprimoramento dos métodos criminosos .  Esta história de que um é pior do que o outro é balela , ambos cometeram graves violações junto as leis eleitorais , as do PT comprovadas , isso segundo um colegiado de 11 juizes da ,maios alta côrte deste país.

      Quanto ao choro ptista , assim como quem ri por último ri melhor , o choro é o contrário , quem chora por último , é pior.

      Agora dizer que estes mensaleiros são presos politícos é abusar da jutiça e a própria liderança ptista ja esta pedindo moderação aos seus militantes , segundo notas nos jornais de hoje.  Uma coisa é preso político e outra muito diferente é politíco preso .

      1. Eles ficam armando esses trolls

        Esse Armando fica armando cada tese que nem Homer Simpson teria coragem de defender. Eu acho que é um troll, tudo indica. Finge-se de neutro para ver se encontra otários que lhe caiam na rede (Rede?). Aqui, Mr. Botelho, só tem cobra criada, vá lamentar suas agruras no boteco aí em frente. Desça na Estação Pinheiros do Metrô e siga pelo mau-cheiro. Vai dar de cara e nariz na Revista do Esgoto, que fica na Marginal Pinheiros, num prédio alugado pela PREVI desde os tempos imemoriais do Príncipe da Privataria. Sabe qual a vantagem de alugar em vez de comprar? Não faz parte do ativo fixo, desconta o aluguel no imposto de renda e ainda, quando a Abril falir, não haverá bens para penhorar. Esses economistas!

        1. Caro Tadeu , ai no meu

          Caro Tadeu , ai no meu comentário não tem nenhuma novidade , o mensalão ptista foi condenado por uma maioria dentro de um colegiado . Os réus tiveram todo o direito a defesa e com os melhores advogados da praça , o processo transcorreu durante sete anos , resta agora o outro mensalão ir a julgamento e ja esta na gaveta do Ministro Barrozo que prometeu agilidade . 

          Então amigo estamos numa democrácia e a civilidade nosdebates é importante para que continuemos a merecer esta liberdade de divergir e opinar , agora grossura e agressão ao se dirigir aos colegas de blog não é recomendado num ambiente de salutar como este , temos blog ai que é puro lixo , mas aqui no Nassif é outra categoria , então Sr. Tadeu vamos manter o nível. 

          Saudações ..

    2. Avatar, uma coisa é se

      Avatar, uma coisa é se justificar juridicamente.

      Outra coisa é vc acreditar nessa bobagem.

       

      Nunca houve empréstimo. Há um documento que justifica juridicamente a questão. Ponto

      O esquema era de caixa 2. Ou vc acha mesmo que a Visa ia ficar emprestando dinheiro pra partido político. Nem a Visa era, era um fundo uahauhauhauh.

      Parece até que vc não sabe como funciona o sistema político brasileiro. A justificativa das esquerdas contra o mensalão, admite que isso aí tudo é uma balela. A questão não é o sistema? Todo mundo não faz isso? O problema não é quem vai julgar quem já que todos fazem?

      Fica a pergunta…. todos fazem O QUE?

       

      Avatar, como diria o DIDI, menas.

  7. o julgamento vai ser em

    o julgamento vai ser em Marte? Pela fala do barroso, que evitou se comprometer com prazos, o mensalão tucano só será julgado depois de muita “dosimetria” sobre vantagens e desvantagens em relação à elição de outubro. 

  8. Mensalão mineiro já tem condenados…

    Mas quase ninguém viu….

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,primeiro-reu-do-mensalao-mineiro-e-condenado-em-minas-gerais,1079167,0.htm

     

    O ex-diretor do Banco Rural, Nélio Brant Magalhães, foi sentenciado pela Justiça Federal em Minas a nove anos e nove meses de prisão por participação no chamado mensalão mineiro. Trata-se da primeira condenação relativa ao esquema de desvio de recursos públicos para a campanha à reeleição do ex-governador de Minas Gerais e atual deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998, conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República.

     

    Brant foi condenado pelos crimes de gestão fraudulenta e gestão temerária de instituição financeira em um dos processos desmembrados do caso. Na sentença, a juíza Camila Franco e Silva Velano, da 4ª Vara Federal em Belo Horizonte, ressaltou a semelhança do esquema que funcionou em Minas com o mensalão federal julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

    “Mesmo que a fraude aqui narrada refira-se ao chamado mensalão mineiro, não se pode dissociar as condutas dos dirigentes do Banco Rural neste esquema daquelas descritas no mensalão apurado no STF. Isto porque o que se nota na narrativa do MPF é que aquela instituição, desde 1998, por meio do mesmo modus operandi, concedeu empréstimos fraudulentos às empresas ligadas ao empresário Marcos Valério Fernandes de Souza com vistas ao repasse de recursos a partidos políticos”, observou.

    Segundo o MPF, o mensalão mineiro envolveu empréstimos fraudulentos e desvio de recursos de órgãos e empresas estaduais para financiar a reeleição de Azeredo, então governador de Minas. A condenação ocorreu em uma das cinco ações que tramitam na Justiça Federal em Minas. O mensalão mineiro resultou ainda em ações penais na Justiça Estadual – entre os réus, Marcos Valério e o ex-ministro Walfrido dos Mares guia – e no STF – contra Azeredo e o senador Clésio Andrade (PMDB-MG), que possuem foro privilegiado. O ministro Luis Roberto Barroso é o relator do caso e pretende por o processo em pauta no ano que vem.

    Na sentença proferida pela Justiça Federal em Belo Horizonte no último dia 10 e divulgada nesta quinta-feira, 26, a juíza afirmou que pelo menos um dos contratos de empréstimo feito pelo Banco Rural que consta na denúncia foi “realmente empregado no custeio de despesas eleitorais realizadas na campanha de Eduardo Azeredo”. A instituição, da qual ex-dirigentes também foram condenados pelo STF por envolvimento no mensalão federal, foi liquidada em agosto pelo Banco Central (BC).

    Além de condenar Nélio Brant, a magistrada absolveu os réus José Geraldo Dontal, Paulo Roberto Grossi, Wellerson Antônio da Rocha e Caio Mário Álvares, que integravam o Comitê de Crédito do Rural, sob o fundamento da inexistência de provas de autoria ou de participação no caso. O MPF recorreu da absolvição e também solicitou ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) o aumento da pena imposta a Brant, que também pode recorrer. O Estado procurou o escritório Maurício Campos & Pacheco Sociedade de Advogados, responsável pela defesa do réu, mas, até a conclusão desta matéria não houve retorno.

  9. Este mensalão teve um

    Este mensalão teve um assassinato (http://www.novojornal.com/politica/noticia/juiza-do-mensalao-mineiro-manda-investigar-morte-de-modelo-08-10-2012.html), um Ministro do STF recebendo doação (http://www.cartacapital.com.br/politica/o-valerioduto-abasteceu-gilmar-mendes) e um candidato a Presidente em 2014, na época, candidato a Deputado Federal, cujo segurança pessoal, sacou quase 5 milhões de reais no banco Rural (http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2005/07/20/ult1913u33930.jhtm).

     

     

     

     

    1. “Outro que recebeu dinheiro

      “Outro que recebeu dinheiro de Valério durante a campanha é o deputado estadual João Leite, candidato do PSB a prefeito de Belo Horizonte apoiado pelos tucanos. O engenheiro Paulo Menecucci, que até então não tinha explicado saques na conta da SMP&B, admitiu ontem: o dinheiro foi usado para financiar a campanha de Leite. Menecucci sacou R$ 205 mil. Cristiano Paiva Nunes, concunhado de Ademir Lucas, assessor especial do governador Aécio Neves (PSDB), tirou R$ 300 mil. Dois inspetores da Polícia Civil de Minas (David Rodrigues Alves e Luiz Carlos Costa) fizeram saques.”

       

      http://www.deunojornal.org.br/materia.php?mat=44417&pl=George%20Hilton

      1. Não é de hoje

        O Paulo Minicucci era da Diretoria da ECT em Brasília quando caiu com toda essa Diretoria devido a denúncia/corrupção do Marinho. Era da cota do PTB. Isso foi o pivô da denúncia do Jefferson, o Roberto, que até hoje, penso, atirou no que viu e acertou no que não viu.

        Atualmente responde pela Diretoria de Loterias do Governo do Estado de Minas gestão do triplo A, vulgo, Anastasia.

  10. Infelizmente meus caros, o

    Infelizmente meus caros, o mensalão não acabou:

    No BLOG DO 247 :

    ‘Ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, disse acreditar que o ex-presidente sabia da existência do chamado mensalão, suposto esquema de compra de apoio parlamentar montado em sua gestão: “Eu não posso imaginar que alguém atilado como é o ex-presidente Lula, safo como eu disse, não tivesse conhecimento do que estava ocorrendo na República. Será que durante os oito anos [de mandato] ele delegou tanto a chefia do governo?” 31

    Temos uma democracia banguela.

    3 poderes: executivo, legislativo e judiciário.

    O executivo e o legislativo eleitos pelo povo num silencio ensurdecedor, enquanto num país de desdentados o judiciário escolhido pelas zelites midiáticas globais, deita e rola com o imperador joaquim passando por cima de tudo e rasgando o livrinho inútil da nossa constituição que só serve para defender intere$$$es da casa grande.

    A continuar essa balada de silencio do executivo e do legislativo não tenham dúvidas:  eleita a DILMA estaremos ameaçados de um golpe paraguaio via STF.

    1. Eu gostaria de que fosse

      Eu gostaria de que fosse perguntado ao Marco Aurélio, como é que um ministro safo e antigo como ele, não sabia que o dinheiro usado no mensalão não era do BB, mas sim do Visanet. E tb pq foi permitido o desmembramento do Mensalão do PSDB mineiro, não acontecendo o mesmo com o do PT. Agora estão cansados? Bem feito para eles !

  11. O X da questão neste julgamento será…

    “Segundo a acusação, duas estatais (Copasa e Comig) e um banco público (Bemge) repassaram, com aval de Azeredo, R$ 3,5 milhões em patrocínio a três eventos esportivos promovidos pela SMPB, uma das agências de Valério.

    Para disfarçar o uso desses recursos na campanha do PSDB, Valério teria simulado empréstimos de R$ 11 milhões junto ao Banco Rural, o mesmo que apareceria depois no mensalão petista.”

  12. País de jaboticabas

    O Brasil é um país de coisas exóticas mesmo, tem cada jaboticaba!

    Tem corruptor sem corrupto, tem corrupto sem corruptor…

    Quero ver como fica a teoria do domínio de fato aplicada no Governo do Estado de SP em relação à Siemens.

  13. Parem pessoal, isso

    Parem pessoal, isso (“mensalão” mineiro) vai demorar uns 10 anos, não vai punir ninguém, não sejam ingênuos.

    Vamos cair nesta armadilha do partido do judiciário? o que temos é denunciar que a direita hoje está reduzida ao aparato judiciário para perseguir os adversários/inimigos políticos.

    O problema é simplesmente político e não “jurídico”.

  14. Dora diz: Tudo está preparado para apenas o Azeredo sangrar.

    DORA DIZ QUE

     

     

    AZEREDO SERÁ

     

     

    EXPULSO DO PSDB

     

    Edição/247: joaquim barbosa e eduardo azeredo

     

    Colunista Dora Kramer afirma que tucanos têm antídoto preparado contra o julgamento do “mensalão mineiro” em 2014; Eduardo Azeredo, ex-governador de Minas, terá que deixar o partido; mas tudo vai depender da disposição do STF, comandado por Joaquim Barbosa, e colocar o caso em julgamento

     

    17 DE NOVEMBRO DE 2013 ÀS 09:27

     

    247 – A colunista Dora Kramer, do Estado de S. Paulo, antecipa a informação de que o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ex-goverandor de Minas e protagonista do “mensalão tucano”, terá que deixar o PSDB. Leia abaixo:

    Tampa da panela – DORA KRAMER

    Como tudo o que não tem remédio remediado está, o PT desistiu de protestar contra a condenação dos seus no mensalão. Dá graças a Deus de as prisões terem sido decretadas logo agora para decantar o efeito sobre as eleições de 2014 e se prepara para a volta do cipó de aroeira nas costas do PSDB.

    Os petistas não vão espernear pelo que não tem mais jeito; vão cobrar o que ainda não foi feito: o julgamento do mensalão mineiro, cujo réu mais conhecido é o deputado, ex-governador de Minas Gerais e ex-presidente do PSDB, Eduardo Azeredo.

    Os tucanos sabem o que os aguarda e já elaboram a receita do antídoto. A palavra de ordem é não reagir contra a eventualidade do julgamento em ano eleitoral, avisando que, se condenado, Azeredo terá de deixar o partido e dizendo que quanto mais cedo o processo for examinado melhor. Isso porque, segundo eles, levantada a “tampa da panela”, ficarão muito claras as diferenças entre os dois casos hoje abordados pelo viés da semelhança.

    O mensalão do PT foi um esquema em que os instrumentos e o dinheiro do Estado foram postos a serviço do projeto de poder de um partido, em âmbito nacional, para comprar apoios no Congresso.

    O do PSDB, dirão os tucanos, foi um episódio específico circunscrito a Minas onde três empresas estatais patrocinaram um evento oficial, pagaram à agência de publicidade de Cristiano Paz (agora condenado e sócio de Marcos Valério) que repassou parte dos recursos à campanha de Azeredo pela reeleição (perdida) em 1998.

     

  15. Terceira opção

    Devidamente desmascaradas as práticas pouco republicanas dos trabalhistas do PT de Lula e dos sociais-democratas tucanos do PSDB de FHC, restarão apenas e unicamente os incorruptíveis socialistas do PSB de Eduardo Campos.

    Quem sabe, depois do autofágico Fla-Flu, o título não caia no colo do simpático Bangu. Rede Globo no apito, auxiliada pela banca na bandeira amarela e o PMDB na bandeira vermelha.

  16. A “Nova República” de Joaquim Barbosa, PSTF, PGLOBO, PFOLHA…

    A “NOVA REPÚBLICA” DE JOAQUIM BARBOSA, PSTF, PGLOBO, PFOLHA, PVEJA, PSDB, PSB, PREDE, PDEM, PPS e POR AÍ VAI … (pausas para risos e gargalhadas).

     

     

    Comemoração aconteceu neste fim de semana, em Punta del Este, no Uruguai; com a idade, chega também a impunidade para ex-ministro do Turismo e das Relações Institucionais; acusado pelos crimes de lavagem de dinheiro e peculato no mensalão tucano, ele escapou da pena porque, embora ambos os crimes tenham prazo de prescrição de 16 anos, o mesmo é reduzido pela metade para réus com 70 anos

    18 de Novembro de 2013 às 18:22

    Minas 247 – Nada menos que US$ 3 milhões. Esse foi o valor destinado à festa de casamento da filha do ex-ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia, segundo a imprensa uruguaia. A celebração ocorreu neste fim de semana, em Punta del Este (Uruguai), um dos balneários mais luxuosos do mundo. A informação é do colunista de Veja Lauro Jardim (veja aqui).

    Com capital político em Minas Gerais, Mares Guia, que também já comandou a pasta de Relações Institucionais no governo federal, esteve entre as principais figuras do mensalão tucano, mas, ao completar 70 anos de idade no ano passado, conseguiu se livrar das acusações de peculato e lavagem de dinheiro.

    Isso porque, apesar de o prazo de prescrição para esses crimes ser de 16 anos, o mesmo é reduzido pela metade para réus com 70 anos. Em consequência, a denúncia contra o ex-ministro deveria ter sido apresentada até 2006, o que não aconteceu, tendo sido acatada pela Justiça mineira apenas em 2010.

    Segundo as acusações sobre o chamado mensalão tucano, o então governador de Minas, Eduardo Azeredo (PSDB), teria sido beneficiado, em 1998, com recursos públicos destinados à sua campanha para a reeleição e tinha como um dos participantes do esquema o empresário Marcos Valério, também considerado o operador do ‘mensalão’ ocorrido em 2005.

  17. Nada não

    Não vai acontecer nada de mais. Serão julgados para cumprir a tabela, para acalmar a petezada, como dizem, e é so.

    Ou alguém vera e ouvira ministro chamando Eduardo Azerado de picareta ? O PSDB de partido bandido ? De que o Brasil estava melhor sob a ditadura ou de que esta foi necessaria ? Ou todo o circo armado em conjunto entre a procuradoria-barbosa-mendes- pig ? 

    Sera tão somente um julgamento, como sempre procedeu o STF antes da maior “corrupção do Brasil”. 

    Como escreveu Drummmond:

    “Que século, meu Deus! Exclamaram os ratos. E continuaram a roer o edificio. “

     

     

  18. o povo precisa tomar as

    o povo precisa tomar as rédeas no julgamento do mensalão tucano , estão ficando muitos de fora , com provas robustas , no caso do pt foram anos para maquinar como seria o circo , e esconder os que não interressavam julgar , e no caso do psdb diminuiram grandemente o tamonho do mensalão tucano .

  19. Esses “sorteios” para

    Esses “sorteios” para distribuição de processos…

    Querem o que? Que o Barroso julgue “de acordo” com o precedente do domínio do fato, é? Que fatie o processo, é? Que ignore provas, é?

  20. O stf sai desmoralizado dessa

    O stf sai desmoralizado dessa patranha toda. Já deu.

    Se fosse apenas um espetáculo  circense, vá lá. Mas não, foi um espetáculo dantesco, de extremo mau gosto. Comandado por um senhor que agride mulher, ganha emprego pro filho em programa televisivo de baixíssimo nível, abre empresa de fachada em paraísos fiscais, e consegue apartamento de 10 dólares em Miami, a capital mundial da breguice. 

    A prisão no feriado com direito a avião fazendo um tour pelo Brasil, retira deles ( o stf ) até a simpatia de conservadores que primam pela decência.

    E o que acontecer ao PSDB, da minha parte, é indiferente. Azeredo, Aécio e o propinoduto tucano, entre outros, merecem um julgamento justo e não espetáculo. O Coliseu encerrou suas apresentações há dois mil anos, e só o stf não percebeu.

     

  21. Não tô nem aí, não

    Não tô nem aí, não participarei da platéia desse circo, cujo cabeça de um tucano de segundo escalão vai ser oferecida como “consolo” para os militantes do PT.

    Eu nem sou militante, e não é assim que eu vejo a política. O que eu estou vendo sim é uma armação para deixar tudo circunscrito a Minas. Aí nesse caso, me parece que o caixa 2 para os candidatos mineiros veio das estatais.

    Mas o grande lance foi a parte privada, do Valeriodantas que irrigou as campanhas nacionais do tucanos, Serra, FHC e Aécio incluídos. Esse foi o esquema que depois foi oferecido ao PT para quitar as dívidas e fazer as campanhas municipais de 2004

    1. É bem isso, Juliano. É

      É bem isso, Juliano. É imaginar que todo mundo é idiota. O mensalão do PSDB, esse sim, abastecido com o dinheiro público, ficou para depois pq o ” esquema”, deles foi tatuado na AP 470. Vão oferecer como vc disse, dois tucanos de bico pequeno, muito mais ligados a ” administração” do PSDB do que às urnas e as PROVAS dos tucanos servirão para legitimar o julgamento do petistas. Isso tudo com o aval e aparticipação fundamental e impescindível dos ministros do STF. O que fizeram foi usar o esquema do PSDB para tentar ferir de morte o PT. Tb não participo de mais essa novela, até pq não gostaria de assistir a outro espetáculo dantesco nos moldes da AP 470. Já sabemos que os ministros, nesse caso não vãom fazer muito esforço nem para aparecer na TV pq a TV vai estar pouco interessada no assunto mesmo sendo uma trama que até assassinato, envolve. Portanto, as AP’s não são sequer semelhantes. Essa aí só entra para legitimar a AP470 e mais nada. Mais um papel imundo a que se prestarão os ministros do STF. Pode-se entender o julgamento do Mensalão tucano como :” Mensalão do PT II – Enfim, as provas”. É óbvio que trata-se do caixa 2 tucano com $$$ público mas provas de um processo não servem para outro. E é isso que os ministros vão fazer.

      Como não estou a mínima interessada em mais uma palhaçada do STF, pouco me importa para qdo o ministro Barroso vai solicitar ao Barbosa a inclusão da AP tucana, em pauta. E nem acho que deva, só por conta da comoção por conta da patranha que armaram para JD, JG e delúbio, ficar dando pinta de gente fina, tipo, já tô pautando o dos tucanos tb para não parecer que a gente armou pq aí mesmo é que fica evidente a patranha.

      O que me interressa mesmo no post é a data em que JB sai do STF. Eu tb entendi que era novembro de 2014 mas um jornal chamado Metro, ontem, veiculou uma nota que dava conta de que a posse do Ministro Lewandowski no STF seria em Março/2014 e que JB teria dito que sairia do STF por ter ” verdadeiro horrror” ao Vice e, portanto, não ficaria um dia sob sua presidência. Parece revista de fofoca e pode ser que seja mas de qq forma, se sair em março não vai ser pq o Vice vai assumir e sim, o Vice assumirá pq ele vai sair e não sairá pelo ” verdadeiro horror” que nutre pelo Lewandowski e sim pq ou vai concorrer ( prazo/abril ) ou não tem mais clima na casa ou, quem sabe, as duas coisas.

      Apesar de ter certeza absoluta que o ministro Lewandowski  nem dorme mais de tanta dor depois dessa declaração pública de desamor de Barbosa, acho uma absurdo que os demais ministros e senado não tomem uma providencia em relação a JB, PARA ONTEM!  Se bem que, pelo que estamos vendo, o show tem que continuar  e lá vem agora outra farsa no STF, dessa vez, uma tentativa canhestra de valer-se de um julgamento para legitimar o outro. Preparem-se pois, para passar mais raiva no mensalão tucano do que já passamos na AP 470. É apenas, a CONTINUAÇÂO de uma farsa que continua tendo como alvo o PT; dessa vez, sob a relatoria do Ministro Barroso.

       

      OBS. Só para não perder a viagem, já tem gente na OAB pedindo a cassação da inscrição de José Dirceu; em 2005 foi a mesma coisa. A de Roberto Jefferson eles sempre esquecem…. tem tb o Tolentino, viu OAB?

      Não vejo a hora de Pizzolato soltar o verbo na Itália, quero ver a cara dos juízes  ao ouvir que a bandeira Visa é brasileira e mais ainda, é pública… Vamos ver se os magistrados europeus vão ter alguma dificuldade em entender, talvez a parte mais imbecil dessa AP. Bem, o mundo inteiro tem Visa e está prestes a descobrir que é uma empresa pública brasileira. Pelo menos uma parte, de acordo com Ayres Britto, “a parte do dinheiro que EU reputo pública”.

  22. Caras de pau

    A maioria das acusações estão para prescrever, e com o tempo de julgamento e embargos diversos, só sobrarão os casos resolvidos com multas irrisórias.

  23. http://www.blogdadilma.com/politica/189-bomba-barbosa-nao-mandou

    Tendo em vista as prisões “espetaculosas” que Joaquim Barbosa mandou fazer dos petistas, fica a pergunta: por que não mandou prender Azeredo PSDB? Pois pedido foi feito! No Mensalão do PSDB, valores maiores que a AP470. O mesmo Marcos Valério! Atentados! E morte! Ameaças de morte relatadas na Comissão de Direitos Humanos da AL-MG. Reportagem do Novo Jornal, que querem CENSURAR!

    Barbosa já analisa prisão preventiva de Azeredo, Clésio e Walfrido
    Pedido de prisão preventiva protocolado em final de janeiro já está concluso com o Ministro Joaquim Barbosa, que deve decidir ainda esta semana. 
    Tendo em vista que Clésio Andrade, Eduardo Azeredo, Walfrio dos Mares Guia, além de outros já indiciados no Inquérito 3530, continuam praticando crimes de toda natureza e a pena prevista neste fato em concreto é superior a 4 (quatro) anos, e as ameaças às vítimas, testemunhas e advogados já passaram e muito do limite aceitável, a acusação reiterou, no dia 15 de janeiro, o pedido de prisão preventiva dos indiciados.
    Trata-se de inquérito aberto pelo Ministério Público de Minas Gerais e encaminhado para o Supremo Tribunal Federal (STF), em função da prerrogativa de foro do senador Clésio Andrade (PMDB) e do deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB), com a acusação de tentativa de homicídio contra familiares do denunciante da “Lista de Furnas” e do Mensalão do PSDB, Nilton Monteiro.
    A expectativa sobre o andamento deste inquérito é muito grande, principalmente depois de juntado nos autos documentos que comprovam relação entre o investigado, os envolvidos com o assassinato da modelo mineira Cristiane Aparecida Ferreira e com a “Lista de Furnas”.
    Ambos os processos estão sujeitos a serem requisitados por Barbosa devido à conexão que enseja a reunião de processos, para processamento e julgamento simultâneo, com o escopo de evitar decisões contraditórias, tudo em conformidade com o princípio da economia processual.
    O processo relativo à “Lista de Furnas” vem tramitando na justiça do Rio de Janeiro, e o da morte da modelo em Belo Horizonte. Provas demonstram que a modelo, além de ter recebido sem qualquer justificativa comercial, na época, a importância de R$ 1.800.000,00 de Walfrido dos Mares Guia, atuou transportando valores milionários a serviço do esquema. 
    No entender de diversos criminalistas que se dedicam ao caso, a morte da modelo não foi um crime passional em relação ao seu namorado. Cristiane estaria jurada de morte por esposas de vários figurões da sociedade mineira.
    Segundo um dos criminalistas que atua no caso, o assassinato da modelo realmente foi cometido por Reinaldo Pacífico, conforme sua condenação, porém, provas e evidências demonstram que houve um ou mais mandantes, porque Cristiane tornara-se “perigosa” para o esquema, pois, além de conhecer toda operação, mantinha relação amorosa com os principais operadores do esquema, desta forma, no entendimento destes criminalistas, a morte da modelo foi uma queima de arquivo.
    Segundo o mesmo criminalista, “comprovadamente Cristiane mantinha um caso amoroso com o presidente da Cemig, Dijalma Moraes, com o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia e o ex-governador Newton Cardoso, entre outros operadores do esquema”.
    Azeredo, Clesio e Walfrido também são réus na ação penal relativa ao Mensalão do PSDB e, segundo um ministro aposentado, “será através deles que o judiciário, querendo, porá fim a mais de duas décadas de desmandos e corrupção em Minas Gerais.”
    Documentos e provas existentes nos autos demonstram como operou a organização criminosa em Minas Gerais, assassinando, fraudando, corrompendo e subornado juízes, desembargadores, promotores, procuradores, delegados e peritos. 
    Documentos que fundamentam esta matéria
    Movimentação perante o STF do Inquérito 3530.
    Ratificação do pedido de prisão preventiva no inquérito 3530, perante o STF

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador