Mercadante nega impedir delação e diz que fica no governo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Acusado pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS) de oferecer a ele vantagens para evitar a delação premiada, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que nunca tentou impedir a delação do parlamentar e anunciou que permanece no governo.
 
Em entrevista coletiva, após uma longa reunião com a presidente Dilma Rousseff, Mercadante rebateu as acusações, e disse que a conversa gravada com o assessor de Delcídio, José Eduardo Marzagão, partiu dele e não foi um pedido do Palácio do Planalto.
 
Aloizio afirmou, ainda, que trechos importantes da conversa entre os dois foram omitidos na transcrição do áudio divulgado pela imprensa hoje (15). “Se vocês olharem o áudio do que foi transcrito, tem trechos fundamentais que não foram devidamente relatados. Em um trecho eu digo ‘não estou nem aí se vai delatar ou não, não estou nem aí’ […] ‘tem que construir uma saída viável, eu não vou entrar nisso, ele faz o que achar que deve’”, defendeu-se.
 
Delcídio afirmou que Mercadante teria oferecido ajuda financeira para evitar a delação, entregando ao Ministério Público Federal gravações de dois encontros entre o ministro e seu assessor, Marzagão.
 
Aloizio disse que o procurou para prestar solidariedade às filhas do senador e alegou que acreditava que o Senado poderia rever a prisão de Delcídio por “alguma tese jurídica”. 
 
“A iniciativa do diálogo foi minha, eu me sensibilizei com a campanha que estão fazendo com as filhas dele. […] Por ser senador, achava que haveria uma tese jurídica em que o Senado se pronunciasse para ele ficar em prisão domiciliar”, afirmou o ministro, referindo-se ao fato de as filhas de Delcídio estarem sendo atacadas na internet. “Os valores que me inspiraram foram o da solidariedade e do companheirismo num momento de tragédia pessoal vivido pelo Delcídio”, disse.
 
Enfatizou, na coletiva, que “não está nem aí” sobre a decisão do parlamentar de fazer delação premiada. “Minha preocupação é zero. Não estou nem aí se vai delatar ou não. Não estou nem aí”, disse, completando que houve uma tentativa do assessor de Delcídio de “induzir” o tema da “delação”. ‘Não sou advogado, não sei do que se trata, não tenho que fazer’, eu disse”.
 
Mercadante disse que irá manifestar disponibilidade à Procuradoria-Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal (STF) para esclarecer o fato e disse que tomará providências legais contra o assessor. 
 
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ministro Marco Auréli já

    Ministro Marco Auréli já declarou que Mercadante deveria se afastar do cargo até o término das investigações, como fez algém no governo Itamar, e voltou livre de denúncias. 

    Non est mole não.

  2. Não duvido da seriedade, mas vá ser trapalhoprado assim lá na…

    PQP, digo na Conchinchina!

    O que dói é que ele e qualquer investigado, preso e condenado do “pêtê”  é melhor que 99,9% de qq. demotucano-ppsista.

    E por muito mais, nenhum deles sequer entra no rolo.

    Será que agora vão jogar o mineirin no rio para salvar o rebanho paulista?

    A ver!

     

    1. Perdão mas é muita estupidez

      Perdão mas é muita estupidez um ministro do governo nos dias de hoje procurar se solidarizar com um senador preso por corrupção e obstrução da justiça que esta disposto a tudo para  se safar da prisão. O senador   foi vitima de uma escuta  clandestina que provocou seu encarceramento é obvio que o cara iria usar qualquer recurso, até o mesmo que foi vitima,  para se livrar da prisão. E um ministro de um governo que está sob ataque  terrorista midiático  seria a pessoa ideal para entregar aos lobos, super dedicados   ao GOLPE, sendo este principal objetivo da malta que o levou a prisão.

      Mercadante,  tu deveria pedir para sair por ser BURRO demais.  Se queria se solidarizar que fizesse diretamente com a familia e não com um assessor. Eu mandava o assessor catar coquinho.

  3. A saída de mercadante seria

    A saída de mercadante seria uma limpeza boa de terreno pra chegada de Lula. Luta tem que se cercar de gente capaz, e não num idiota como mercadante. Que raios levou ele a falar com um aspone de Delcídio depois que ele foi pro xilindró? Ou é muita solidariedade ou ele tinha algo a propor pra Delcídio. Então, pro país não perder tempo, Mercadante, por favor, faça a melhor atitude política da sua vida = saia daí pro Lula chegar logo pra ver se consegue tirar o governo Dilma do coma.

  4. O Jornal da Gazeta já

    O Jornal da Gazeta já apresentou o áudio com a conversa entre Mercadante e o intermediário de Delcídio. Sinceramente, o que tinha o Ministro da Educação, por qualquer motivo, dialogar tanto com um senador que foi preso extamente por haver se envolvido num ato ilegal? Se foi fazer acordos com Serveró tinha algum rabo preso, e, por ser líder do Governo no Senado tinha tudo pra fazer o que hoje vemos. 

    Mercadante diz literalmente que vai tentar falar com Lewandwski pra favorecer Delcídio de alguma forma. Por que isso? Pra que isso?

    Aí, pela primeira vez eu sou obrigada a achar que a oposição, que atravessa a Preça dos Três Poderes pra solicitar prisão de quem nada fez de errado, isso quase todo dia: às vezes de braços dados como um pnhado de patetas, se forem agora para esculhambar com a figura de Mercandante, não será motivo de admiração, e, pensando bem, estivesse ele, Mercadante na oposção, fizesse o mesmo.

    Nunca vi nada demais na conduta de Mercadante. Pra mim, ele sempre pareceu estar acima de qualquer suspeita. Não parece agora o mesmo. Primeiro porque Delcídio, pra qualquer idiota, foi relator do mensalão petista muito mais como tucano do que petista. Ocupou aquela posição como se fosse homem ilibado e isento, mas pelas declarações dadas por ele, na delação, sobre aquele instante tenebroso, soube mesmo fazer cena. 

    Por isso é que eu digo sempre que o PT não se perdeu à toa. O PT se danou por fazer conchavos com gente da pior qualidade, como Roberto Jeffersom, por exemplo; como Moreira Franco, outro exemplo. Misturar-se com bandido dá nisso.

    Espero que Mercadante tenha como se safar dessas enrascada, mas por enquanto tô achando meio difícil. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador