Ministério Público cogita entrar com ação contra reforma trabalhista

reforma_trabalhista_antonio_cruz_abr_0.jpg
 
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
 
Jornal GGN – Após a aprovação da reforma trabalhista no Senado na noite de ontem (11), o Ministério Público do Trabalho pediu que o presidente Michel Temer vete o projeto e afirmou que estuda entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) caso a proposta seja sancionada.
 
Os procuradores do trabalho afirmam que 14 pontos da reforma violam a Constituição Federal e convenções internacionais que foram ratificadas pelo Brasil. Ronaldo Fleury, procurador-geral do Trabalho, também pediu coerência a Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados.
 
O parlamentar afirmou, através das redes sociais, que vai barrar uma eventual medida provisória que mude a reforma trabalhista. O procurador afirma que o senador Romero Jucá apresentou um documento assinado pelo presidente afirmando que haveria vetos e edição de medidas provisórias. 

 
Além de violar tratados de direitos humanos relacionados ao trabalho, a reforma também é inconstitucional porque não houve um amplo debate com a sociedade, diz o MP. 
 
O projeto causaria um “desvirtuamento inconstitucional do regime de emprego e a negação de incidência de direitos fundamentais”, além de violar o “direito fundamental à jornada compatível com as capacidades físicas e mentais do trabalhador”, e também o direito fundamental ao salário mínimo, aponta o órgão. 
 
Para aprovar a medida sem alterar o projeto que foi aprovado na Câmara dos Deputados, o governo fechou um acordo com senadores prevendo mudanças na lei a partir da edição de uma medida provisória. Desta maneira, Temer evitou que ele retornasse para os deputados, atrasando o cronograma. 
 
Os pontos que deverão ser modificados por medida provisória são as regras para o trabalho intermitente, de autônomos e o de gestantes e lactantes em locais insalubres, entre outros. 
 
Assine
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador