Ministros apostam que Celso de Mello deve confrontar Cármen Lúcia sobre prisão

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Ministros do Supremo Tribunal Federal apostam que o decano Celso de Mello seria o único a tentar colocar em pauta a discussão sobre prisão antecipada, contrariando a presidente da Corte, Cármen Lúcia. A informação consta na Coluna do Estadão desta quarta (14).
 
Segundo o jornal, “mesmo os favoráveis à mudança no atual entendimento sobre o tema já sinalizaram que não vão pôr a discussão em mesa, deixando a expectativa sobre o colega, único a ainda não dar seu veredicto.”
 
“Não há dúvidas na Corte de que, se Celso entender que cabe a ele fazer esse sacrifício pelo tribunal, o fará. Mesmo contrariando a amiga Cármen Lúcia”, acrescentou a Coluna.
 
Nesta semana, ventilou-se na grande mídia que nenhum ministro do STF estaria disposto a enfrentar o desgaste de colocar o assunto na pauta. Pelo menos, não seria a intenção de Marco Aurélio Mello e Edson Fachin, que possuem ações em suas mesas que poderiam puxar a discussão.
 
Fachin, por exemplo, é relator do Habeas Corpus preventivo de Lula. Só que o entendimento dos ministros é de que a discussão sobre prisão a partir de condenação em segunda instância deveria ser mais genérica, e não alavancada por um pedido específico.
 
“Há um acordo tácito entre ministros do Supremo pelo qual, se Celso de Mello levantar o assunto no plenário, ele terá amplo apoio para tocar o debate. O ministro é contra a prisão após condenação em segunda instância”, acrescentou o Estadão.
 
A expectativa da defesa de Lula é de que o STF rediscuta a prisão a tempo de evitar a de Lula, que deve ter seus recursos julgados pelo TRF-4 até o final do mês.
 
Porém a ministra Cármen Lúcia já adiantou a pauta de abril, indicando que o assunto não está em vista.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vou acender uma vela de 7

    Vou acender uma vela de 7 dias pra Nossa Senhora Aparecida, vou na encruzilhada fazer um despacho para o Tranca Rua e depois fazer preces para Jeová, Alá, Buda e Krishna. Quem sabe com todas essas forças do Universo em convergência o STF toma vergonha e respeita os direitos de nós, brasileiros filhos de Deus. Lula incluso porque nasceu em Pernambuco.

    Mas não tenho esperanças não. Os juizes brasileiros pairam acima de todos os deuses e não tem compromisso com as criaturas filhas desses deuses que nunca foram juizes do Judiciário brasileiro..

    Mas milagres podem acontecer e o Celso de Mello, que vive citando os saudosos, quem sabe se lembre do saudoso Sobral Pinto, atuante defensor dos direitos humanos durante o Estado Novo e no regime militar de 64.

  2. E se pautar a discussão, e o
    E se pautar a discussão, e o placar continua o mesmo 6×5 pró cadeia.

    Sinceramente, duvido que alguns ministros mudem o voto.Principalmente se tratando de Lula sendo o principal beneficiário. Se fosse algum tucano que tivesse no sufoco, no olho do furacão .

    O PT tem que parar com essa mania de acreditar na justiça. Já está provado que não farão nada para ajudar o partido .

    Seus deputados e senadores tem que da tribuna incitar o povo a defender Lula nas ruas.

    Como fez ontem Humberto Costa. Propondo da sublevação do povo. Talvez, só assim , o meio jurídico pensem duas vezes antes de mandar prender o Lula.

    Povo nas ruas, e porrada comento. Só isso salva o Lula. O resto é conversa fiada. É acreditar em Duende.

    1. ôh inocente  ..os deputados,

      ôh inocente  ..os deputados, senadores, governadores do PT, os diyos porta vozes progressistas estão de olho em dividir o legado do MITO que haverá de ser preso  ..e com sorte morrer na cadeia

       

  3. MENTIRA ..por tudo o que já

    MENTIRA ..por tudo o que já se viu ISSO é mais uma mentira  ..uma dissimulação  ..mais um sossega opinião

    ESTE poder de NABABOS esta comprometido com o GOLPE  ..ele e as Forças Armadas  …fossem ambos dignos, tanto a mídia como desgarrados políticos não teriam se atrevido contra a democracia e a Constituição do país

    Só pra lembrar a “determinação” desse tal decano que só esta ali porque se permitiu auferir doutro GOLPE, o da bengala  ..fora da IMORAL vitalicidade Suprema, evidente ..seres que de tanta arrogância pensam ser imperadores ou reis

    ..uma historinha:

    — Doutor Saulo, o senhor deve ter estranhado o meu voto no caso do Presidente. (disse CELSO de Mello)

    — Claro! O que deu em você?

    — É que a Folha de S. Paulo, na véspera da votação, noticiou a afirmação de que o Presidente Sarney tinha os votos certos dos ministros que enumerou e citou meu nome como um deles. Quando chegou minha vez de votar, o Presidente já estava vitorioso pelo número de votos a seu favor. Não precisava mais do meu. Votei contra para desmentir a Folha de S. Paulo. Mas fique tranqüilo. Se meu voto fosse decisivo, eu teria votado a favor do Presidente.

    Não acreditei no que estava ouvindo. Recusei-me a engolir e perguntei:

    — Espere um pouco. Deixe-me ver se compreendi bem. Você votou contra o Sarney porque a Folha de S. Paulo noticiou que você votaria a favor?

    — Sim.

    — E se o Sarney já não houvesse ganhado, quando chegou sua vez de votar, você, nesse caso, votaria a favor dele?

    — Exatamente. O senhor entendeu?

    — Entendi. Entendi que você é um juiz de merda! Bati o telefone e nunca mais falei com ele.”

    (Saulo Ramos, “Código da Vida”, Ed. Planeta, 8ª reimpressão, 2007)

    1. Bem lembrada a história do Saulo Ramos!

      E concordo, caro Romanelli. Sabe aquela história de que para o domínio se manter é preciso sapatear sobre o cadáver do dominado? Então… De alguma forma se faz um consenso tácito, alimentar esperança de que Lula pode ser salvo só serve para que essa esperança seja frustrada e o pessoal seja mais uma vez derrotado, que a Democracia, a CF e o Direito sejam mais uma vez pisoteados. E serve também para tentar tirar a razão daqueles que clamam – e trabalham – por resistência imediata e urgente. Aleijar – e não matar – é o modo novo do golpe velho.

  4. Vejo,artigos e mais artigos

    Vejo,artigos e mais artigos onde não dão importância ao POVO principalmente a militância PETISTA quando trata-se de uma eventual prisão de LULA.pois terão uma surpresa diante da reação de homens e mulheres de luta.LULA não se pertence mais,LULA é a reserva política,moral e social do Brasil e milhares de nós estaremos na linha de frente e ninguém nem mesmo LULA irá nos impedir,se estão pagando pra ver irão pagar,nem todos são coelhos existem aqueles cujo ideal se sobrepõe a própria vida e sabem que situações extremas pedem medidas extremas,pensar e agir assim não é ter 16 anos é ter patriotismo mas principalmente vergonha na cara e sangue nas veias . Quem viver verá que o braço do POVO é longo e pesado.

  5. É política, não Direito

    Não há ilusão: a questão é puramente política. Não tem nada de técnico-jurídica. E se nem juiz novo… se nem estudante de Direito é ingênuo a ponto de achar que o técnico-jurídico se sobrepõe ao político, imagina esses veteranos. Sepúlveda Pertence não aderiu à causa porque conhece mais profundamente o Direito e sim porque conhece mais realisticamente o STF de forma geral e especificamente os seres pessoais da maioria de seus membros atuais. Acharia estranho se Pertence conhecesse bem o Toffoli, ou pior, o Moraes. Mas Celso de Mello, até a Carmén…

    Se fosse apenas técnico-jurídico qualquer um diria que não há prisão antes do trânsito em julgado e pronto.

    Pesoalmente acho que acatar essa alteração constitucional sem falar com o Congresso é encher a bola dos acusadores Moro, Dallagnol etc. demais. Se eu fosse congressista mandava prender esse Moro, rs…

  6. O stf não tem mais jeito.

    O stf já errou demais. Não haverá retorno. A desgraça está feita e sem retorno.

    Minha única esperança, e é o que peço, é a renúncia coletiva do stf por total descumpirmento da garntia a cb 88 e aos direitos humanos. Aponto fácil dezenas de erros crassos, como o “não tenho porvas mas condeno” até preso indefeso acorrentado e exibido.. Devemos ao stf o “brilhante” governo temer. Tudo o de ruim que aí está é de origem do stf. 

    Que o stf renuncie em bloco.

  7. “Desgaste” se pautar a

    “Desgaste” se pautar a discussão? Só no Brasil mesmo. Ministros do Supremo se preocupam mais em não ficar mal com a Globo e seus manifestoches do que com sua biografias. 

    Se preocupam mais com o que diria Merval, a mando dos Marinho, do que com suas responsabilidades frente à história, e ao juramento que fizeram de guardiões da constituição.

    A importância do supremo, que “teria” a última palavra, debruçar-se sobre algo que afeta o bem máximo da pessoa, o direito à liberdade, não só do Lula.

    E porque não o fazem? Porque pode impedir a Globo de ter as imagens do seu iimigo número um, humilhado, com a cabeça raspada e uniforme de presidiário. Que é uma exigência dos Marinho. Esse “desgaste” eles não querem, o outro de ignorar clausula pétrea da constituição, tudo bem, dá para passar.

    O Brasil virou um grande BBB. 

    PS: “Desgaste” pode ser também outro nome para chantagem. Afinal não andaram grampeando suas supremas excelências

  8. É COMO DIZEM OS ENTENDIDOS.

    É COMO DIZEM OS ENTENDIDOS. DE ONDE NÃO SE ESPERA, DAI É QUE NÃO SAI NADA.

    Logo o juiz de MERDA? Ainda bem que essa historia não tem dono. Pois os tais, “os ministros,” são parte de um coletivo de acovardados, incapazes para achar algo que contrarie os homi da globo.

    Orlando

  9. Esperança infantil

    Os democratas brasileiros são tão crédulos que às vezes parecem infantis…

    A constituição foi estuprada várias vezes, não há Estado de Direito, uma quadrilha governa o país por delegação do poder econômico, o fascismo ocupa cada vez mais espaço político… Essa é a situação real.

    Os traidores do Brasil providenciarão para que Lula seja preso e todos os democratas rebeldes eliminados da vida pública,  pois esse é o plano do golpe elaborado pelos EUA em conformidade com seus interesses geopolíticos.

  10. O Celso de Melo não passa de uma Carmem Lúcia de cueca

    E a Carmem Lúcia não passa de um Celso de Melo de fio dental.

    Eles se merecem. São a tampa e a panela.

  11. Carmem Lúcia dispensa tratamento isonomico a Temer e a Lula

    Ao receber o Sepúlveda Pertence, a $uprema Ministra Carmem Lúcia passará a idéia de que está assegurando ao Temer ao Lula igualdade de tratamento. Só que Lula será punido mesmo sendo inocente, enquanto Temer ficará na impunidade, mesmo tendo sido flagrado com a boca na botija do Joe$ley Bati$ta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador