Ministros do STF repudiam ataque e afirmam que não aceitarão ameaças

Em nota, Dias Toffoli explicitou que os ataques são de "integrantes do próprio Estado", em referência aos aliados do presidente Jair Bolsonaro.

Jornal GGN – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, deixou um claro recado aos ataques de aliados do presidente Jair Bolsonaro à Corte: afirmou que “jamais se sujeitará” a “nenhum tipo de ameaça” e que “se socorrerá de todos os remédios, constitucional e legalmente postos, para sua defesa, de seus Ministros e da democracia brasileira”.

A declaração foi dada por meio de nota oficial, logo após o prédio do STF sofrer ataques, na noite do último sábado (13) de fogos de artifício apontados contra a sede da Corte, em uma simulação a bombardeio (leia mais).

Nesta segunda (15), a líder do grupo “300 do Brasil”, Sara Winter, foi presa juntamente com outros integrantes do movimento armado, que teria sido o responsável pelo ato da noite de sábado. Mas na nota, Toffoli explicitou que os ataques são de “integrantes do próprio Estado”, em referência aos aliados do presidente Jair Bolsonaro.

O ministro afirmou que “apesar da tentativa de diálogo que o Supremo Tribunal Federal tenta estabelecer com todos, Poderes, instituições e sociedade civil”, as “atitudes têm sido reitaradas” e “estimuladas” por “uma minoria da população e por integrantes do próprio Estado” e “financiadas ilegalmente”.

“O Supremo jamais se sujeitará, como não se sujeitou em toda a sua história, a nenhum tipo de ameaça, seja velada, indireta ou direta e continuará cumprindo a sua missão”, disse o ministro.

Além de Toffoli, todos os ministros do Supremo se manifestaram, repudiando as atitudes do grupo. “Todo atentado a qualquer instituição democrática é um atentado à democracia”, disse Gilmar Mendes. Para Barroso, os atos são “irrelevantes na quantidade de integrantes e na qualidade das manifestações”, mas que isso não tornava “menos grave a sua atuação” e que “há diferença entre militância e bandidagem”.

“O STF jamais se curvará ante agressões covardes de verdadeiras organizações criminosas financiadas por grupos antidemocráticos que desrespeitam a Constituição Federal, a Democracia e o Estado de Direito. A lei será rigorosamente aplicada e a Justiça prevalecerá”, escreveu Alexandre de Moraes.

Leia a nota na íntegra do presidente do STF, Dias Toffoli:

Infelizmente, na noite de sábado, o Brasil vivenciou mais um ataque ao Supremo Tribunal Federal, que também simboliza um ataque a todas as instituições democraticamente constituídas.

Financiadas ilegalmente, essas atitudes têm sido reiteradas e estimuladas por uma minoria da população e por integrantes do próprio Estado, apesar da tentativa de diálogo que o Supremo Tribunal Federal tenta estabelecer com todos – Poderes, instituições e sociedade civil, em prol do progresso da nação brasileira.

O Supremo jamais se sujeitará, como não se sujeitou em toda a sua história, a nenhum tipo de ameaça, seja velada, indireta ou direta e continuará cumprindo a sua missão.

Guardião da Constituição, o Supremo Tribunal Federal repudia tais condutas e se socorrerá de todos os remédios, constitucional e legalmente postos, para sua defesa, de seus Ministros e da democracia brasileira.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “O Supremo jamais se sujeitará, como não se sujeitou em toda a sua história, a nenhum tipo de ameaça, seja velada, indireta ou direta e continuará cumprindo a sua missão.
    Guardião da Constituição, o Supremo Tribunal Federal repudia tais condutas e se socorrerá de todos os remédios, constitucional e legalmente postos, para sua defesa, de seus Ministros e da democracia brasileira.”

    Taí! Os parceiros neo-facistas golpistas estão dando de bandeja ao STF neo-fascista golpisa, como parças que são, motivos para o STF dar essa declaração do tipo “chuta aí que cabeceio aqui!!!

    E a novela continua. A cada dia que passa, um ajuda mais o outro na tentativa de tentarem livrarem-se do “GOLPISTAS” que são e sempre foram.

    Só com a ajuda de Deus livraremo-nos desses MAÇONS GOLPISTAS DOS INFERNOS, principalmente neo-fascistas MILICOS!!

  2. Carlos Bolsonaro não perde uma oportunidade de chamar os Ministros do Supremos de bandidos. Todos sabem que esses ataques são coordenados com proximos dos bolsonaro e o dinheiro de quem os apoia. Durante a campanha eleitoral, bolsonaro e filhos atacaram o Supremo direta e inderetamente e quase sempre se calaram. Saudades do PT, né, que todo mundo cuspia e a geni não reagia.

  3. O que Toffoli não revela é que está em negociação um ACORDÃO para livrar a cara dos filhos de Bolsonaro. As provas já estão em poder do ministro Alexandre. Serão usadas NÃO para fazer Justiça. Mas sim para “comprar a domesticação” do Bolsonaro.
    Essa mesma informação foi dada por dois jornalistas, de veículos diferentes, muito bem informados.
    Se isso ocorrer, será extinta qualquer legitimidade que ainda assegura o agonizante contrato social.

  4. Será que o $TF vai agir da mesma forma que o $érgio Moro e a Joice, que sabiam de muitos crimes mas ficavam calados, porque estavam do lado dos criminosos, só os denunciando após se desentenderem com eles?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador