Moraes é sorteado relator do recurso de Lula contra manobra de Fachin

Ministro Gilmar Mendes foi sorteado o relator da reclamação do PCdoB e PT contra Cármen Lúcia. A presidente já divulgou a pauta de julgamentos até o fim de sua gestão e não inseriu nenhum recurso de Lula 
 
 
Jornal GGN – O sistema de sorteio de processos do Supremo Tribunal Federal fez cair nas mãos do ministro Alexandre de Moraes a relatoria do recurso de Lula contra a manobra de Edson Fachin.
 
Na semana passada, em tabelinha com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Fachin retirou da pauta da segunda turma da Corte a medida cautelar com efeito suspensivo de pena relacionada ao caso triplex. Quando a defesa recorreu da decisão, a apelação foi jogada no plenário do STF, e não na segunda turma, que é a responsável por julgar os casos da Lava Jato.
 
Na quinta (28), Fachin liberou o recurso para julgamento no plenário, mas segundo informações das redes sociais do Jota, a presidente do Supremo Cármen Lúcia já divulgou a pauta que será apreciada até o fim de sua gestão e o “recurso do ex-presidente Lula insistindo no julgamento do pedido de liberdade não consta na previsão”.
 
No recurso em paralelo, apresentado contra Fachin, a defesa de Lula argumenta que o ministro escolhe o colegiado em que quer julgar os recursos do ex-presidente com o objetivo de obter resultado de acordo com suas convicções. Na segunda turma, Fachin tem sido vencido por uma maioria garantista. A banca que defende o petista quer um novo relator.
 
O ministro Alexandre de Moraes, relator da reclamação contra a manobra de Fachin, é integrante da Primeira Turma do Supremo e, em abril, durante o julgamento do habeas corpus preventivo de Lula, votou contra o petista.
 
RECLAMAÇÃO CONTRA CÁRMEN LÚCIA
 
Já o ministro Gilmar Mendes, que votou a favor do HC de Lula e é membro da Segunda Turma, foi sorteado relator da ação do PT e o PCdoB, protocolada na noite de quinta (28), contra a presidente do Supremo Cármen Lúcia.
 
Os partidos alegam que a ministra tem sido omissa por deliberadamente decidir não pautar as ações declaratórias de constitucionalidade que tratam da prisão em segunda instância. Elas estão há meses prontas para julgamento no plenário, mas Cármem resista em pautar o debate porque já existe uma maioria virtual contra a execução antecipada de pena.
 
Segundo o Jota, Gilmar não deve analisar a liminar requerida pelo PCdoB “para suspender em todo o País a execução provisória da pena após condenação em segunda instância. O ministro deve requerer informações antes.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

16 comentários

  1. “Sorteio” é? Sei

    Esse sistema de “distribuição” do STF é uma piada, nunquinha que Morais, indicado por Temer e cria do PSDB, vai decidir alguma coisa a favor de Lula ou do PT

     

  2. A corrupção do PSDB não existiria sem a justiça e a imprensa

    A corrupção do PSDB é como um animal em extinção ou como uma minoria oprimida… é tratada pelas instituições como um feto prematuro… todo cuidado é pouco!

    EU DESAFIO QUALQUER UM A VIR AQUI E COLOCAR ALGUM ATO DA JUSTIÇA BRASILEIRA CONTRA AÉCIO, SERRA E CIA. 

    A JUSTIÇA SEGUE APENAS RITOS BUROCRÁTICOS QUANDO SÃO OBRIGADOS A ACUSAR O PSDB… DEPOIS UTILIZAM TODOS OS RECURSOS POSSÍVEIS PARA TRAVAR ACUSAÇÕES E EXTINGUIR OS PROCESSOS!!!

    É UMA PIADA PRONTA!!! NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE PUDOR!!!

  3. E o Ministro sorteado foi…

    E o Ministro sorteado foi… Alexandre Moraes, um tucano da gema paulista ligado a Alckmin (aquele que não quer disputar as eleições contra Lula). O é uma maravilha: tucanos libertam tucanos; tucanos mantém petistas presos. Mas o Tribunal não é partidário.

  4. Cassar o mandato de Carmen Lúcia

    Se tivéssemos uma maioria de senadores dignos, o Senado já teria aberto um processo de impeachment contra a sra. Carmen Lúcia por ter traído o juramento que fez de ser guardiã da Constituição. Ela é hoje uma traidora do Brasil e uma usurpadora do poder legislativo, atuando em cumplicidade com os que defendem interesses estrangeiros.

  5. Agora é que o Lula não vai ser solto

    E o Lula ainda acredita que vai ter virada em outrubro. é estranho. O Lula só será solto com levante popular. É bom que o Lula convoque o povo para ir às ruas de imediato. Caso contrário ele vai morrer na prisão.

  6. A “roleta” utilizada nos

    A “roleta” utilizada nos sorteios do “Bahamas Club” de brasília, é a mesma “roleta” que será utilizada nas urnas eletrônicas na próxima eleição. Quem viver, verá.

  7. Passou de ser imoral!
    O

    Passou de ser imoral!

    O judiciário brasileiro legalizou o crime que os interessa…

    Só quem aceita corrupção acha isso normal!

    Estão matando a galinha dos ovos de ouro do Brasil…

    Não haverá valores na sociedade que resista a isso…

    Só trouxa aceita isso!

    Quando isso descer para a sociedade, só com bomba atômica!

  8. expurgo

    um judiciário com esses tipos de juízes não é apenas inútil: é pernicioso à sociedade:

    então, o que fazer?

    acabar com o judiciário ou mandar todos os juízes para o olho da rua sem direito a nada?

    é óbvio: um expurgo total no judiciário é a única solução para o brasil voltar a andar.

  9. É escancarado demais!!!

    Uma manipulação sem o mínimo pudor!  Vergonhosa, escancarada, ardilosa!  Estão subestimando a paciência de mais de 30 milhões de brasileiros, nos quais me incluo! Que a decisão seja levada à Segunda Turma, como estava previsto!  Uma vergonha que mais uma vez dá-nos a oportunidade de criticar essa Justiça! Alías a Justiça que já faz parte de “papos de botequim “.  Que resgatem a credibilidade!   

  10. Vaticínio

    Nasssif: não ponho a mão no fogo pela fonte. Mas ouvi de Brasilia que essa de distribuição eletrônica no Çú-premu (parece que no Judiciário como um todo) tem mutreta.

    Antigamente, quando se queria que um causo fosse para determinado Verdugo o homem do Protocolo tinha sempre uns processinhos para adiantar, até chegar a vez do escolhido. Parece qua a coisa continua, por métodos diferentes, da mesma forma. O cara desconversou quanto método, pois disse temer ser descoberto.

    Nesse caso do MelianteSapoBarbudo (versão Judiciário-Caserna) ele sifu. Kojak vai fritá-lo, pior de que anda fazendo o garantista de plantão, a mando (dizem) da Matriarca dos Addams. Inclusiv, essa modificação foi prá aliviar a dele, que já tá manjada. Não quiseram queimar a figura (que se bandeou prô lado obscuro da Luz), como fizeram com o Morcegão, que foi escorraçado como cão danado.

    E como a Çu-prema corte, hoje, muda mais de roupa que a moda, a interpretação (segundo o Dr. Ives Gandra, pai) depois que consolidar a cana do OperárioNordestino (versão EliteFIESP) as coisas tomam novo rumo.

    Qualquer mudança nos planos, que desagrade os ladrões e corruptos os da farda (agora que podem matar impunemnte) cuidam do caso. Os preparativos na Rocinha estão adiantados.

    E enquanto a Povalha não ouve Bilac (“anda, desperta, acorda se dormes, que teus filhos já chamam por ti!”), encantada com o futebol e outros ingredientes provindo do picadeiro, patrocinado pelo quartedo maldito (PSDB/DEM/PPS+MDB), a PátriaMãe é estuprada politicamente.

    Devagar, o passado se faz, constantemente, presente no Império dos Ladrões.

  11. O poder existe para ser

    O poder existe para ser exercido. E a direita faz isso muito bem. Azar do lado de cá que não sabia disso.

    Acredito que esteja nos planejamentos do PT todos os acontecimentos atuais.

    De nossa parte, temos que creditar em nosso líder. É inteligente e saberemos interpretar seus sinais.

    O momento da virada vai chegar.

    Na verdade, não nos restam muitas alternativas.
     

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome