Moro dá razão à defesa de Lula sobre perícia nos recibos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O juiz Sergio Moro resolveu dar razão à defesa de Lula sobre perícia nos recibos de aluguel de um apartamento que é de propriedade do engenheiro e réu na Lava Jato Glaucos da Costamarques. Moro concordou que é impossível à defesa apresentar quesitos e indicar assistente técnico enquanto o Ministério Público Federal em Curitiba não esclarecer se quer alguma perícia e qual o tipo de perícia.
 
A manifestação ocorreu na terça (25), após os advogados de Lula apresentaram embargos de declaração contra a decisão de Moro que determinou a indicação de assistente técnico para a perícia. A defesa do petista alegou que “não tem condições de apresentar os quesitos ou indicar
assistente técnico antes da definição pelo Juízo do objeto específico da perícia.”
 
“Tendo em vista a razoabilidade da reclamação, revogo o prazo concedido para a Defesa no evento 17 e que será então reaberto posteriormente à manifestação do MPF e nova
decisão do Juízo”, disse Moro.
 
A defesa de Lula também havia questionado nos embargos uma manifestação de Moro nos autos, na qual o juiz diz que Glaucos pode ter forjado uma parte ou todos os recibos apresentados pelos advogados do ex-presidente. Foi solicitado ao magistrado, no recurco, que a referência a “todos” os recibos fosse suprimida, já que a própria defesa de Glaucos nunca escreveu isso – ele alega que assinou todos os recibos de 2015, apenas, em um único dia.
 
“Quanto à referência de passagem a Glaucos Costamarques, consta na decisão ‘todos ou em parte’, não havendo o que retificar”, decidiu Moro.
 
Nos embargos, a defesa também solicitou que Moro “defina se irá ou não processar o incidente. E se o fizer, que observe o rito legal estabelecido no Código de Processo Penal. A Defesa apontou, ainda, a necessidade de o juiz definir se será feita perícia, qual será a modalidade e os documentos que farão parte, antes que haja necessidade de formulação de quesitos e indicação de assistente técnico.”
 
A peça ainda registrou que “além dos esclarecimentos já apresentados pela defesa técnica (evento 6), dos ofícios encaminhados pelo hospital Sírio-Libanês a estes autos (eventos 1163 – ação penal – doc. 1), na data de ontem, foi juntado a estes autos um e-mail do Sr. Glaucos da Costamarques de 7/04/2014, no qual ele relaciona os “aluguéis recebidos em 2013” (evento 1.224 – ação penal – doc. 02). Ainda na data de ontem foram apresentadas as vias originais do (i) contrato de locação, (ii) dos recibos e, ainda, (iii) de carta encaminhada pelo Sr. Glaucos a D. Marisa, a inquilina, sem qualquer ressalva ou indicação de pendência de pagamento”.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ME PASSA A IMPRESSÃO QUE O

    ME PASSA A IMPRESSÃO QUE O MORO ESTÁ TESTANDO A HONESTIDADE DO LULA. POR UM ÚNICO MOTIVO:

    PARA SER CABO ELEITORAL DO LULA MOTIVADO PELA ENORME ADMIRAÇÃO QUE ESTÁ CRIANDO COM A PESSOA DO LULA..

    AINDA VEREI O MORO PANFLETANDO EM CURITIBA A FAVOR DO LULA 2018..

    QUEM VIVER VERÁ..

  2. ME PASSA A IMPRESSÃO QUE O

    ME PASSA A IMPRESSÃO QUE O MORO ESTÁ TESTANDO A HONESTIDADE DO LULA. POR UM ÚNICO MOTIVO:

    PARA SER CABO ELEITORAL DO LULA MOTIVADO PELA ENORME ADMIRAÇÃO QUE ESTÁ CRIANDO COM A PESSOA DO LULA..

    AINDA VEREI O MORO PANFLETANDO EM CURITIBA A FAVOR DO LULA 2018..

    QUEM VIVER VERÁ..

  3. Moro se deixou fotografar e

    Moro se deixou fotografar e filmar com toda espécie de gente de segunda categoria. Ora com Aécio, com Temer, ou ambos; ora com os Marinhos; e até mesmo com o Japonês da Federal no dia do lançamento de um livro que nem sei se foi comprado por alguém. E já parece ter dado sua cota de aparições midiáticas, ao receber prêmios e dar palestras aqui e alhures. 

    Tudo fez em prol de bandidos, e em favor deles – bandidos-, ao mesmo tempo em que expunha a vergonha com as delações de diretores da Petrobrás, devolvendo-o às suas mansões livres e soltos como uns anjos do céu.

    A princípio, manter Lula debaixo de vara por um triplex vazio desde sua construção; por um sítio de um amigo do Cara com mais evidências de não ser dele do que o contrário; por um aluguel de um imóvel chinfrin, por uma carcaça de prédio como tendo sido elevado pra um instituto que nunca existiu, entre tantas baboseiras, eram, e são, até nossos dias uma mostra de pequenêz de um juíz aplaudido por ter sido o único, o principal, entre todos, a combater a corrupção no país, com garra e força,…

    A princípio, reitero, Moro brilhava como as estrelas, e sempre ao lado de reais estrelas da política, da Globo, etc. Só que nesses dias, que já lá se vão, Michel e sua quadrilha ainda mantinham no imaginário popular, a ideia de ser a salvação da Pátria a retirada de Dilma do poder para que eles, os quadrilheiros, que ninguém fazia ideia do que eram, trouxesse de volta ao Brasil a ordem e o progresso com a ponte para o futuro desenhada e materializada. 

    Aí, foram surgindo denúncias contra Jucá, Moreira, Renan e outros. Depois, esqueceram Machado, o delator primeiro, porque vieram outros e outros para estancarem a sangria, não apenas de Moro, mas da PGR de Janot. Aécio só não ficou atrás das grades por ser tucano, mas somente o fato da irmã e do primo, filmado pegando grana propinática, já diziam muita coisa, até que o próprio mineirin apareceu com sua autoridade em conversas escusas com os colegas e até ministro do STf, ora referindo-se aos prováveis desafetos como bandido, que mandaria matá-los, ora com expressões chulas, de baixíssimo calão, ratificando tudo que muitos já sabiam a seu respeito: de que esse senador não passa de um verme imundo, desprezível, que já não é aceito nem mesmo por parte de seus colegas tucanos. Quanto a Temer, nem precisa de ninguém mais para se saber, ao certo, o que ele é, de fato. As malas de dinheiro, os encontros furtivos, etc., dão a nota zero para ele como um cidadão de respeito que gostaria de ser (será?).

    Enfim, por mais que Moro insista em perseguir Lula com seus ódio, ou talvez nem raiva comum, mas porque precisa, agora mais do que nunca, provar o improvável, sob pena de descambar para um lugar comum, e não mais de um juiz estrelado, com certeza hoje envergonhado daquelas fotos, daqueles vídeos, o que antes podia até estar no imaginário coletivo, tem tudo pra não estar mais. O imaginário coletivo de antes vem dando lugar a outro, diametralmente oposto.

    As pesquisas sobre a popularidade de Temer e de Aécio dizem tudo. E Moro, coitado, não pode se sentir bem com essa realidade, que chegou pra ficar e fazer parte da História, e que, pra sua infelicidade, nada tem a ver com pedalinhos, nem bote de lata, mas com sala recheada de milhões, e malas, e conversas e tudo mais, porém por parte de quem ele admirava.

    O fato é que Moro anda muito desgastado com essa perseguição contra Lula, enquanto Lula, embora vítima de perseguição, só tem mostrado ser u gentlmann, enquanto não ofende ninguém diretamente, e tem saído pelo Brasil, acolhido pelas massas, que hoje, mais que nunca, sabe que se a felicidade dela não vier dele, de ninguém mais virá. 

    1. O histórico da atuação do

      O histórico da atuação do Dallagnol, Santos Lima e Sérgio Moro no processo exige a cautela de se cercar de todos os cuidados contra adulteração, ou rasura nos documentos entregues. Se eles seriam capazes disso? Tenho certeza.

  4. Moro resolveu NÃO TIRAR RAZÃO à defesa do Lula

    Em regra, o $érgio Moro não dá razão à defesa do Lula. Em geral, o Moro tira razão à defesa do Lula. Excepcionalmente, ele não tira.

  5. Todo Cuidado é Pouco!!!

    Muito cuidado com as canalhices do Moro, pois pode estar a aprontar alguma pra cima do Lula, como por exemplo, falsificação de algum documento junto com o Dallagnol…Sei lá!!! Estranho! Porque sempre faz questão de negar qualquer pedido à defesa deo ex presidente. Fiquem de olhos abertos!

  6. Sinceramente?

    Sinceramente?

    Pode o mar secar, ou o Saci cruzar as pernas, mas Lula será condenado, como foi antes. Não importam as provas, as alegações; essas palavrinhas que o juiz vai “deixando” nos autos serão o alicerce da condenação. Anotem aí, o apartamento virou propina e é isso. Se bobear, condenação na véspera do natal.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador