Moro diz que defesa de Lula quer produzir provas demais, só para adiar o julgamento

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Atualizada às 14h10, para corrigir informação sobre a presença de Lula nas audiências conduzidas por Moro

Jornal GGN – O juiz Sergio Moro voltou a negar uma série de pedidos da defesa do ex-presidente Lula, na ação em que o petista é acusado de receber propina da OAS em contrapartida aos contratos firmados entre a empreiteira com a Petrobras. No caso, Lula seria o dono oculto de um triplex que está em nome da OAS e nunca foi usado, além de ter sido beneficiado pelo custeio da manutenção do acervo presidencial pela Granero, terceirizada pela OAS.

Em despacho assinado na última quinta (17), Moro revê sua posição ante alguns pedidos de produção de provas feitos pelos advogados, mas nega várias demandas que considera desnecessárias, trabalhosas ou despendiosas. Entre elas, o acesso integral às delações premiadas dos acusadores de Lula, que, segundo Moro, estão sob “sigilo”.

Em alguns casos, o magistrado afirma que os advogados fogem do objeto da acusação quando pedem para produzir provas que seriam “irrelevantes” para o julgamento de Lula, com o intuito de adiar a decisão final. É o caso da inclusão, nos autos, de todas as viagens que o ex-presidente fez com empresários ao exterior, que poderiam confrontar o argumento de que ele beneficiava companhias seletivamente.

O juiz justifica as negativas apontando que “é uma quantidade muita expressiva de requerimentos probatórios da defesa de Luiz Inácio e Marisa Letícia, muitos dos quais custosos e demorados, inclusive afetando terceiros, sem que eles guardem relação com o objeto da acusação ou se revelem pertinentes ou relevantes para o julgamento.”

Para Moro, “a ampla defesa, direito fundamental, não significa um direito amplo e irrestrito à produção de qualquer prova, mesmo as impossíveis, as custosas e as protelatórias. Cabe ao julgador (…) um controle sobre a pertinência, relevância e necessidade da prova. Conquanto o controle deva ser exercido com cautela, não se justifica a produção de provas manifestamente desnecessárias ou impertinentes ou com intuito protelatório.”

Em outubro, o GGN mostrou que entre os pedidos da defesa negados por Moro está uma perícia que comprovaria que Lula nunca recebeu dinheiro da OAS, muito menos recursos que suspostamente teriam sido desviados dos esquemas na Petrobras. Leia mais aqui.

Moro reafirma em sua última decisão que o Ministério Público Federal não identificou qualquer rastro de dinheiro da Petrobras abastecendo as contas de Lula. Por isso, ele é acusado de ter se beneficiado de favores, como o triplex – que teria sido reformado pela OAS para, depois, ser transferido à família do ex-presidente – e a manutenção do acervo presidencial.

A defesa de Lula nega as acusações e recorreu à ONU contra os abusos da Lava Jato e a parcialidade de Moro.

JULGAMENTO COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA

Na decisão de quinta (17), Moro também reafirma que Lula e Marisa Letícia, sua esposa, estão autorizados a fazer o acompanhamento presencial dos depoimentos das testemunhas. A defesa solicitou, porém, que Lula e Marisa fossem dispensados e substituídos por um advogado, que deverá ser intimado nas próximas audiências. 

“Decisão proferida em 28/10/2016 pelo juiz da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba dispensou o comparecimento de todos os acusados, desde que as respectivas defesas concordassem em receber as intimares para as próximas audiências. Na condição de advogados de Lula, informamos, no processo, que ele não iria comparecer,  sendo, portanto, improcedentes as notícias sobre a existência de decisão em contrário do juiz de primeiro grau de Curitiba”, disse a defesa, em nota nesta sexta.

As oitivas começam na próxima segunda (21), com os delatores Delcídio do Amaral, Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, Dalton Avancini e Eduardo Leite.

Na quarta (23), será a vez do ex-deputado Pedro Corrêa, dos ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, e do ex-gerente da estatal Pedro Barusco.

Na sexta (25), depões o doleiro Alberto Youssef, o pecuarista José Carlos Bumlai e os lobistas Fernando Baiano e Milton Pascowitch.

Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, também deve comparecer nas audiências da semana que vem.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Na atual ditadura judiciaria

      Na atual ditadura judiciaria o Sérgio Moro jamais será preso, já Lula está condenado, o juiz só espera o momento oportuno para efetuar a sentença. 

  1. É evidente que Moro já

    É evidente que Moro já condenou Lula.

    Mas não creio que ele vá cadastrar a sentença com centenas de folhas antes das alegações finais.

    Isto não ficaria mal.

    Vem daí a necessidade dele de cercear o direito à prova de Lula.

    Caso contrário, ele terá que retificar a sentença que já produziu para repelir as provas que forem feitas.

    Ha, ha, ha…

    Em qualquer dos casos, todavia, a sentença será nula. 

  2. Alem da justiça inverter a ordem das coisas

    não é a acusação que tem que provar a culpa do Lula , ele é que tem que provar que é inocente , ainda acham ruim de ele apresentar as provas para justificar a sua inocência?

    Já passou da hora de dar um basta nessa bagunça toda. Será que não tem nenhum juiz do supremo com a coragem do gilmar e que tenha um mínimo de preocupação com a justiça e a constituição?

    Ele pode ser um péssimo ministro mas tem coragem suficiente para proteger os amigos dele.

     

     

    1. Se não tivesse havido essa tempestade imoral de corrupção, sem dúvidas essa ‘bagunça não haveria… A conta chega pra qualquer um. É a conta do karma. 

    2.  
      Carlo B. Por favor,

       

      Carlo B. Por favor, verifique a possibilidade de uma pequena correção em seu comentário; o juiz do stf, Dr. Beiçola, conhecido também como atucanado proprietário de uma batelada de jagunços lá no meio do mato Grosso. O referido cabra, não tem amigos: toffoli, a dona presidenta do stf,  e mais alguns acovardados se submetem ao GM por puro medo e covardia. Outros,  por interesses difusos, no cursinho dele. No mais, não fazem porra nenhuma de importante. E entre um pedido de vista do beiçola e um comentário idiota da dona presidenta pra agradar aos Marinhos da Globo, aproveitam o resto do tempo que sobra para dormir e roncar que nem porcos gordos na sombra.

      Orlando

  3. Só pode ser

    Só pode ser pegadinha…

    Depois das prisões dos ex-governadores do RIO, dos quais Cabral se aliou ao golpe por que se sentiu ameaçado, ele acha que fez grande coisa!

    E por isso pode prender quem ele quiser…

    Pelos motivos que bem entender…

    É preciso cair na REAL amigo…

    Durante 8 meses de Jornal Nacional – praticamente 1 mês foi dedicado a desconstruir o LULA!

    Sendo ele um ex-presidente dentro de um contexto de golpe!

    Por isso mesmo foi alvo de vigorosa desconstrução feita pelo JN!

    Era preciso quebrar as pernas de possível liderança por parte dos golpistas!

    Essa é uma das provas do GOLPE FEITO PELA MÍDIA!

    A ONU vai achar o mesmo…

  4. sérgio moro é um rematado criminoso

    Prezados,

    Temos de ser claros, não cerimoniosos: o juiz sérgio moro é um rematado criminoso, um fascista, om torquemada tupiniquuim de 3ª categoria. Na CF está expresso que qualquer cidadão tem direito a ampla defesa; mas para sérgio moro – a quem o trf4 concede plenos e absolutos poderes, admitindo Estado de Exceção – esse direito não vale para o ex-presidente Lula. Moro é tão canalha que se negou a atender o pedido da defesa de Lula, para que fosse feita perícia, a fim de se levantar provas de que Lula não cometeu nenhum dos ilícitos de que o mpf e  sérgio moro lhe acusam. Que juiz é esse que se nega a apreciar provas periciais que beneficiem um réu? Ora, sérgio moro não age como juiz, mas como um investigador e acusador, quando não um inquiridor. 

    Se no Brasil de fato houvessse um sistema de justiça e aplicação da lei para que esssa justiça fosse alcançada, a trupe da Fraude a Jato, com sérgio moro à frente, é que deveria estar no banco dos réus. 

    Se, e quando, a Democracia for restabelecida, um tribunal como o de Nüremberg deve ser instalado e julgar de forma implacável TODOS os integrantes do sistema de justiça (PF, MP e PJ) que hoje agem em conluio, formando uma ORCRIM institucional, a qual é responsável pelo golpe de Estado e pela perseguição e tentativa de aniquilamento da Esquerda Política Brasileira.

     

    1. Perfeito. Apenas o fato
      Perfeito. Apenas o fato absurdo de Moro negar o direito à ampla defesa deveria ser o suficiente para afastá-lo do caso, e em um país sério ele seria imediatamente afastado do cargo por não ter coisa mais absurda do que um juiz que julga sem aceitar provas da inocência do réu.

  5. juizeco de m….

    A única coisa em discussão por este esquizofrênico juiz é a data do encarceramento condenação e pena de morte, o resto já está decidido desde o primeiro mandato presidencial.

  6. Faz sentido a declaração de

    Faz sentido a declaração de Moro, está coerente com os estupros que ele vem cometendo contra o Estado de direito. Afinal para que perder tempo produzindo provas, se a sentença desse juizinho está pronta desde qdo se formou em Direito?

  7. Faz sentido a declaração de

    Faz sentido a declaração de Moro, está coerente com os estupros que ele vem cometendo contra o Estado de direito. Afinal para que perder tempo produzindo provas, se a sentença desse juizinho está pronta desde qdo se formou em Direito?

  8. Youssef x Lula

    Não há provas contra Lula. As que existem não se sustentam são frágeis. Crime. Um apartamento que não é dele pois tem escritura em nome de outro. Um sítio Idem. Segundo o próprio Juiz “não há dinheiro da Petrobras na conta do Lula”. Youssef. Moro perdoa ele sabendo que o carar era um trmendo ladrão com provas no BANESTADO num dos maiores escândalos de desvio de dinheiro da história. Perdoa(ou quase) outra vez agora no escândalo da Petrobras com mais provas cristalinas quando não deveria perdoar pois ele é re-incidente. No entento persegue o Lula por crimes que não existiram de um cara que só fez coisas boas na sua administração para todo os brasileiros. Moro precisa ser internado!

  9. Moro cerceia o direito de defesa de Lula

    Isso faz lembrar-me o episódio ocorrido na Reunião do Comitê Central do Partido Bolchevique. Na reunião analisava-se o “pedido” de Kerensky para que Lenin se apresentasse as cortes de Justiça. Haviam dois posicionamentos: um lado a favor que Lenin se apresentasse a Suprema Corte de Kerensky e o outro contrário, num momento em que os Bolcheviques estavam na defensiva. Ganhou a posição contrária a Lenin se entregar, Stalin foi um articulador para que Lenin não fosse até Kerensky, Trotsky votou a favorável a que Lenin se entregasse. Nesses momentos é que devemos ter atitudes de leitura correta da disputa estratégica e não ficar prisioneiro de análises idealistas, legalistas e…Republicanas, como fizeram Lula e Dilma, até instantes antes do Golpe, caminhando pelo gramado do Congresso Nacional e pelos gabinetes dos traídores.

  10. Isso faz lembrar-me o
    Isso faz lembrar-me o episódio ocorrido na Reunião do Comitê Central do Partido Bolchevique. Na reunião analisava-se o “pedido” de Kerensky para que Lenin se apresentasse as cortes de Justiça. Haviam dois posicionamentos: um lado a favor que Lenin se apresentasse a Suprema Corte de Kerensky e o outro contrário, num momento em que os Bolcheviques estavam na defensiva. Ganhou a posição contrária a Lenin se entregar, Stalin foi um articulador para que Lenin não fosse até Kerensky, Trotsky votou a favorável a que Lenin se entregasse. Nesses momentos é que devemos ter atitudes de leitura correta da disputa estratégica e não ficar prisioneiro de análises idealistas, legalistas e…Republicanas, como fizeram Lula e Dilma, até instantes antes do Golpe, caminhando pelo gramado do Congresso Nacional e pelos gabinetes dos traídores.

  11. Isso faz lembrar-me o
    Isso faz lembrar-me o episódio ocorrido na Reunião do Comitê Central do Partido Bolchevique. Na reunião analisava-se o “pedido” de Kerensky para que Lenin se apresentasse as cortes de Justiça. Haviam dois posicionamentos: um lado a favor que Lenin se apresentasse a Suprema Corte de Kerensky e o outro contrário, num momento em que os Bolcheviques estavam na defensiva. Ganhou a posição contrária a Lenin se entregar, Stalin foi um articulador para que Lenin não fosse até Kerensky, Trotsky votou a favorável a que Lenin se entregasse. Nesses momentos é que devemos ter atitudes de leitura correta da disputa estratégica e não ficar prisioneiro de análises idealistas, legalistas e…Republicanas, como fizeram Lula e Dilma, até instantes antes do Golpe, caminhando pelo gramado do Congresso Nacional e pelos gabinetes dos traídores.

  12. Moro…sidade

    Repararam que o delator retirou a acusação contra Dilma – 1 milhão – e também retificou o dinheiro entregue ao Aécio , de 16 para 19 milhões?  Esse dinheiro não merece investigação, não é mesmo? Por falar nisso, soube que o Yussef foi solto – mesmo depois da burla ao compromisso no caso Banestado- por uma nova revelação que o eximiu de qualquer culpa: ele filiou-se ao PSDB.

  13. Se vcs observarem bem, nenhum

    Se vcs observarem bem, nenhum Fernando que chegou a algum cargo público importante contribuiu positivamente para o desenvolvimento “Dessa Porra”. Vou citar só dois: Fernando Collor e Fernando Henrique. Por favor, continuem listando os outros. Eu também sou Fernando, mas nunca tive vontade de entrar na vida pública, não tenho uma natureza tão ordinária…Mas, mudando de assunto e continuando no mesmo, quando vão começar a distribuir as passagens para quem quiser ir embora d”Essa Porra”, Ame-a ou Deixe-a???

    1. na ajuda

      fernando MORO

      fernando GILMAR DANTAS MENDES

      fernando JANOT

      fernando STF MPF PF

      fernando FORA TEMER PMDB

      fernando AECIO PSDB

      cansei, mas que tem de montão ainda…

  14. Moro

    Duas perguntas: 01 – A atidude do juiz Moro, não é antecipação de sentença, negando o principio da ampla defesa? 02 – A Súmula Vinculante 12, foi, revogada?

  15. A celeridade do Moro constrata com a Morosidade do Gilmar Mendes

    Enquanto o Sérgio Moro está tão apressadinho em condenar o Lula, o Gilmar Mendes pede vista de processo mesmo já tendo proferido o seu voto.

  16. ESTADO DE CIRCO

     

    O pior que tudo isso, é ficar vendo o estado de direito sendo jogado fora, por um juiz que quer fama, e um supremo numa inercia.

  17. Responsabilidade

    Se a condenação de Lula for formalizada, a responsabilidade maior é do Ministro Teori Zavascki, encarregado no STF da Lava Jato. Explico: formalizada porque tudo indica que o juiz Moro está apenas cumprindo um arremedo de rito processual para compor a condenação decidida desde sempre; o Ministro é responsável porque, diante das carradas de evidências de parcialidade do juiz e do TRF4, mantém ali o julgamento das denúncias vazias. Lula, portanto, não tem a quem reclamar, no âmbito da “justiça” brasileira. Mas do escândalo mundial o Brasil e, sobretudo, o governo golpista não escaparão.

  18. Sigilo na Vaza Jato? Só se for Siglo de Polichinelo

    Ao proferir decisão aceitando a denúncia contra Lula, o Sérgio Moro disse:

    “É durante o trâmite da ação penal que o ex-Presidente poderá EXERCER LIVREMENTE A SUA DEFESA, assim como será durante ele que caberá à Acusação produzir a prova acima de qualquer dúvida razoável de suas alegações caso pretenda a condenação.”

    Será que o processo parou de tramitar, já que o Lula não está podendo exercer livremente a sua defesa?

    Não, não foi isso, a Acusação é que produziu provas acima de qualquer dúvida razoável de suas CONVICÇÕES, já tendo Moro formado seu CONVENCIMENTO. Em sendo assim, a produção de provas pelo Lula se tornaram desnecessárias e impertinentes.

  19. Que esse juiz cometa essa

    Que esse juiz cometa essa injustiça e verá como agirá grande parte da sociedade. Chega de perseguição a uma pessoa íntegra. Esse juíz sabe que o presidente Lula é uma pessoa honesta. Chega dessas acusações sem nexo que a mídia transforma em ilusões de verdades. O judiciário não merece isso. O STF tem que preservar o poder judiciário e evitar que esse juiz use e abuse de poder. Todo o poder tem o seu tempo limitado. O Moro não é herói e vai passar. Cabe a ele entrar para a história como um juiz sensato ou não? 

  20. O sonho de moro é acabar com

    O sonho de moro é acabar com o direito de ampla defesa e instituir o dever de ser condenado sem provas e ficar calado para não atrapalhar o juiz.

    1. O care tem uma certa razão.

      Ora, o sujeito já fez toda a encenação. Até concordou em soltar o NINE depois da prisão política no Aeroporto de Congonhas. Agora que ele já está com a sentença encomendada escrita, independentemente das oitivas irrelevantes que venham a ocorrer na semana que vem, a partir do dia 21, e vem a defesa do NINE pretender produzir provas com base em argumentação forjada em simples direito de defesa? Assim fica claro que estão querendo tumultuar todo o processo e cercear a independência do poder judiciário, porra! A Vaza a Jato tem uma agenda a cumprir e não pode por isso admitir manobras e firulas de advogados contratados sabe-se lá com dinheiro vindo de onde. Como diz o Janot, a Vaza a Jato é maior do que todos nós, gente!! Ponham isso nas suas cabeças!!

      (…)

      “Da última vez que o abordei sobre esse assunto, em sua casa, o Senhor desqualificou qualquer esforço para salvar a indústria da construção civil, sugerindo-me que não deveria me meter nisso, porque a Lava Jato era “muito maior” do que nós.”

      (…)

      – See more at: http://marceloauler.com.br/de-eugenio-aragao-a-rodrigo-janot-amigo-nao-trai-amigo-e-critico-sem-machucar-amigo-e-solidario/#sthash.QJlVorFp.dpuf

  21. Mas como a defesa ousa

    Mas como a defesa ousa apresentar provas da inocência de Lula, se para Moro não é preciso provar nada?

    PS: Nada, além da culpa.

  22. Avant-Première

    “E o Palhaço o que é? Ladrão de mulher!” — Propaganda Circense

     

    Nassif: você manja do riscado. E sabe bem que Savonarola do Pinhais (essa reencarnação de Percival Farquhar) poderia até admitir que Nove Dedos apresentasse 1.000 provas. E dai? Basta umazinha para condenar, jogando fora as 999. E ele já tem, pelo que dizem, 3, na manga da toga.

    Portanto, concordo com o Verdugo. Prá quê protelar? O jogo é de carta marcadas. Condena na República de Curitiba e confirma-se na Corte de Suplicação dos Pampas, onde o colegiado já tem Verdugo-Mor sorteado. 

    Veja o Xadrez do ensaio —

    1) Cunha já foi, apesar das mordomias que tem recebido. Dizem que ele não é preso. É visita. Até a mulher dele conseguiu transformar uma audiência de instrução numa entrevista midiática, com direito a autógrafo.

    2) Garotinho também. Os esperneios no hospital ouvi dizer foi combinado, para dar mais audiência pro pessoal da grande mídia. E até feição de parcial imparcialidade. O pessoal dos Pampas vão abrir exceção e conceder um Canguru, tipo daqueles do Carrasco de Diamantino.

    3) Cabral dizem que tá de cabeça raspada, na provisória. Ainda não foi combinado como fica na cautelar. E nem se imagina se for condenado. Apesar de remota tal possibilidade, pois o combinado é outro. A prisão da mulher dele foi para justificar o que vão fazer com dona Marise, por causa daquele iate de alumínio que ela teimou em deixar ancorado na marina do Mar de Atibaia.

    A estreia dessa Farsa Jato, cujo script já foi vazado para o pessoal do Jardim Botânico, tá com data marcada — 21 de novembro de 2016, segunda feira. O Informante do Jaburu pensou até sugerir feriado nacional. Mas Kojak desaconselhou.

    Assim, ou se vai às ruas ou ou se compra ingresso para, na Sala PR, assistir de camarote essa ópera bufa, escrita a muitas mãos, daqui e de lá de fora. A escolha é, totalmente, sua.

    E vem você, novamente, com essa de “ONU”. Já esqueceu que os 6 do Delcídio garantem a parada?

  23. É mesmo fantástico: “Cabe ao

    É mesmo fantástico: “Cabe ao julgador (…) um controle sobre a pertinência, relevância e necessidade da prova. Conquanto o controle deva ser exercido com cautela, não se justifica a produção de provas manifestamente desnecessárias ou impertinentes ou com intuito protelatório.” CAbe ao julgador (Moro) dizer qual prova é pertinente, relevante. Cabe a ele, também, ler a alma do solicitante e decidir se ali se manifesta um “intuito” protelatório. A não ser que estejamos diante de Jeová encarnado, esse julgador só pode fazer isso a partir de uma conclusão já decidida sobre a culpa e a desonestidade do julgado. Juizes são bichos estranhos. Usam palavras estranhas, frases enroladas e frequentemente mal construídas, obscuras e circulares. E mesmo assim, ou talvez por isso, nós, os índios, enfiamos a cara no chão para saudar esses senhores. Esse mundo de bacharéis é uma fraude só. Quem leva a sério esse discurso tem sérios problemas mentais. Ou tem gosto pela subserviência. Não, melhor: temos que levar a sério, sim. Não como discurso racional e “científico”, mas como arma de guerra.  

  24. Prisão do Lula
    Previsibilidade demais, criada as condições, segundo a cabeça desse juiz do PSDB para a prisão do Lula, a isonômica prisão de Sergio Cabral e Garotinho.

  25.  
    Toda vez que contemplo um

     

    Toda vez que contemplo um retrato desse juizeco de merda, me vem a certeza de quando esse frangote engrossar mais o pescoço e crescer mais um bocadinho. Os filhos do falecido Dr. Roberto da Globo, seus patrocinadores, vão lhe presentear em retribuição a tanta dedicação e zelo com um garboso cavalo branco pro Moro se deslocar  lá pelas bandas da Guantánamo paranaense montado no bicho, exibindo como gosta, a carranca enfezada e o queixo empinado pra riba, bancando tipo valentão. Tal qual, fazia seu ídolo o fascista Mussolini.

    Cabe aos golpistas e amigos do juizeco observarem, para que, ao término das festividades carnavalescas em curso, cuidem com redobrada atenção, dos foliões que ora aplaudem e dançam em volta de Sua alteza o rei Momo, digo, Sua Excelência o juiz Moro.

    Atenção! O mesmo folião que ora apoia, pode se transformar ao se dar conta da trapaça da lava-bunda em que cairam,  vindo assim, a se transmutar numa rancorosa turba enfurecida, tal qual a que fuzilou e dependurou a carcaça do Il Dulce num varal de roupas, pondo  fim à carreira do ídolo do justiceiro do Paraná. Se o premiado da farsajato não se assuntar, se repetirá, agora, como tragédia, um final similar, ao ocorrido com o heroi salvador da Itália Benito Mussolini, Il Dulce.

    Orlando

     

  26. Justiça boa é justiça justa, o que não é o caso do TLC
    O Tribunal de Linchamento de Curitiba me lembra o de Nuremberg, se bem que este tribunal de exceção não poupou tempo na coleta de provas, mesmo se tratando de tribunal  instalado pelos vencedores de guerra insana. No caso do TLC, para ter este tratamento de vendeta politica que está tendo,..,.Lula matou quantos milhões de pessoas para ter esse tratamento baseado na sede de vingança e não naquilo que ele possa ter praticado?

     

     

    O TLC (Tribunal de Linchamento de Curitiba) é uma aberração, pelo simples fato de tratar-se de um tribunal de exceção, o que é expressamente inadmissível para qualquer pais “desenvolvido” ou “democrático” como gostam de afirmar os nematoides de Curitiba.

     

     

    Da mesma forma, não houve garantia ao exercício da ampla defesa nem do contraditório, sendo que foi negado a Lula a pericia que demonstraria sua inocência. Não pode existira aberração jurídica maior do que se negar as provas exculpatórias, foi exatamente por isso que nos EUA os promotores passaram a serem submetidos a controle externo e interno: estavam escondendo as provas da inocência dos acusados. No julgamento do “mensalão” do qual Moro participou como assessor de Rosa Weber, o relator Joaquim Barbosa chegou a abrir um processo sigiloso para o qual enviava as provas de inocencia dos reus que queria condenar a qualquer custo, sendo que tais provas não foram exibidas aos juizes ministros  que julgaram o caso, bem como fora da percepção do senso comum, ou seja, da população.

     

     

    Na Lava Jato a negação ao réu para que se junte aos autos as provas de  sua inocência é regra.  Sem falar que Moro tem obstruído os serviços de defesa dos advogados em campanha difamatória e de desconstrução da defesa na mídia, inclusive grampeando os telefones dos advogados, o que é contra a lei, de forma que Moro deixa de ser juiz para ser acusado. Pior ainda, é que, com relação os petistas, e de forma vergonhosa contra Lula,  se trata da aplicação do direito penal do inimigo, onde o réu é acusado pelo que ele pensa ou é (petista) e não pelo que supostamente fez. Situação gravíssima: a produção de provas foi totalmente unilateral, desprovida do crivo da legalidade, o que sem dúvida eivou com a mácula da imprestabilidade tudo o que foi apresentado.

     

    Somado a tudo isso, quem acusou, quem condenará Lula além de Moro com sua sede de afirmação de poder, são seus inimigos políticos à frente de Instituições como o MPF, sem falar de delegados declaradamente anti-petistas e pró-golpe, sem falar na maior interessada, a Globo, sendo que por trás desse conluio temos as famosas “forças ocultas” interessadas em dar o golpe de Estado, o que conseguiram, com o objetivo de abocanhar nossas riquezas, como o pré-sal, o  que alça a este julgamento tosco  ares de ridículo. Justiça boa é justiça justa, o que não é o caso do Tribunal de Linchamento de Curitiba.

    Posts relacionados

     

  27. O ilusionista

    Pois é! Quantas pessoas, levadas pela fascinação e ilusão, acreditavam fielmente serem verdadeiros, todos aqueles truques bem interpretados pelos grandes ilusionistas do planeta? E quantos são aqueles que estão fascinados com a grande interpretação que Moro conduz a lava jato? Quantos serão aqueles, que quando a verdade mostrar o seu poder absoluto irá experimentar a mesma frustração em Moro, que outros experimentaram ao ruir abruptamente o castelo do mosqueteiro da ética e da moral chamado Demóstenes Torres? Não precisa que ninguém seja da esquerda, da pobreza ou da destreza, a verdade não tem como ser escondida, abafada ou camuflada por muito tempo. “Se não queres que ninguém saiba, não faça” é o que eu digo sempre, e para dar uma pequena idéia de qual ilusionista poderá ser vítima de seu próprio cenário de ilusões, eu copio alguns poucos link de muitas das matérias que diversas mídias publicaram criticando de forma ácida e áspera, a postura fascista, imparcial e abusiva, dessa espécie de Houdini togado.

    Do site http://www.conjur.com.br

    http://www.ocafezinho.com/2015/05/05/sergio-moro-e-investigado-por-seus-abusos-desde-2005/

    http://www.sul21.com.br/jornal/abusos-de-moro-e-da-lava-jato-so-sao-compativeis-com-a-tirania-e-o-estado-de-excecao/

    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/04/03/documentos-indicam-grampo-ilegal-e-abusos-de-poder-na-origem-da-lava-jato.htm

    Nesse site há um trecho na matéria que diz:

    A reportagem ouviu nove profissionais do direito, dentre advogados sem relação com o caso e especialistas de renome em processo penal, e a eles submeteu a reclamação constitucional e os documentos obtidos. Os juristas afirmam que a Operação Lava Jato, já há algum tempo, deveria ter sido retirada da 13ª Vara Federal de Curitiba, além de ter sido palco de abusos de legalidade.

    http://www.valor.com.br/politica/4508772/documentos-indicam-grampo-ilegal-e-abusos-de-moro-na-lava-jato

    http://contratempo.info/principal/849/

    http://legislativonesp.blogspot.com.br/2016/08/marcelo-lavenere-abusos-de-moro-e-lava.html

    A chamada da matéria diz: Marcelo Lavenère: abusos de Moro e Lava Jato só são compatíveis com a tirania

    https://jlas.jusbrasil.com.br/noticias/302333831/sergio-moro-e-investigado-no-stf-e-no-cnj-desde-2005

    Etc, etc, etc, etc, ……………

     

     

  28. Lula pede a prisão de Moro o juizeco heroi da Globo

    O Conversa Afiada reproduz nota dos advogados do Presidente Lula:

    Na qualidade de advogados do ex-Presidente Luiz Inacio Lula da Silva, sua esposa e filhos ingressamos na data de hoje (18/11/2016) com queixa-crime subsidiária contra o agente público federal Sergio Fernando Moro, em virtude da prática de abuso de autoridade.

    Em 16/6/2016, Lula e seus familiares protocolaram na Procuradoria Geral da Republica uma representação, na forma do artigo 2º. da Lei 4.898/65, pedindo providências em relação a fatos penalmente relevantes praticados pelo citado agente público no exercício do cargo de juiz da 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba. Os fatos relatados são os seguintes:

    (i) a condução coercitiva do ex-Presidente, para prestar depoimento perante autoridade policial, privando-o de seu direito de liberdade por aproximadamente 6 (seis) horas;

    (ii) a busca e apreensão de bens e documentos de Lula e de seus familiares, nas suas respectivas residências e domicílios e, ainda, nos escritórios do ex-Presidente e de dois dos seus filhos (diligências ampla e estrepitosamente divulgadas pela mídia) e, mais,

    (iii) a interceptação das comunicações levadas a efeito através dos terminais telefônicos utilizados pelo ex-Presidente, seus familiares, colaboradores e até mesmo de alguns de seus advogados, com posterior e ampla divulgação do conteúdo dos diálogos para a imprensa.

    A ilegalidade e a gravidade dessa divulgação das conversas interceptadas foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, por meio de decisão proferida nos autos da Reclamação 23.457.

    Até a presente data, nenhuma providência foi tomada pelo Ministério Publico Federal após a citada representação. Essa situação está documentada em ata notarial lavrada pelo notário Marco Antonio Barreto De Azeredo Bastos Junior, do 1.º Ofício de Notas e Protesto de Brasília, Distrito Federal, que acompanhou advogados de Lula e seus familiares em diligências específicas para a obtenção de informações sobre a mencionada representação.

    Diante disso, o artigo 16 da Lei 4.898/65 autoriza que a vítima de abuso de autoridade, no caso Lula e seus familiares, possa propor diretamente a ação penal por meio de peça denominada “queixa-crime subsidiaria”, tal como a que foi protocolada nesta data perante o Tribunal Regional Federal da 4ª. Região, que tem competência originaria para conhecer e julgar ações penais contra agente público investido nas funções de juiz federal na circunscrição de Curitiba.

    Após expor todos os fatos que configuram abuso de autoridade, a petição pede que o agente público Sergio Fernando Moro seja condenado nas penas previstas no artigo 6º. da Lei 4.898/65, que pune o abuso de autoridade com detenção de dez dias a seis meses, além de outras sanções civis e administrativas, inclusive a suspensão do cargo e até mesmo a demissão.

    Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira

     

    http://www.conversaafiada.com.br/politica/lula-pede-prisao-de-moro

     

    1. Saca Essa…

      Clovis: é duro de se admitir, mas nada que o Savonarola dos Pinhais (e superiores) façam contra o Nove Dedos é ilegal. Explico.

      Para admiitr o ilegal, temos que reconhecer a presença do legal.

      Ora, num Pais onde a Corte Mor de Suplicação anda e caga para as Leis, por quê os subalternos têm de segui-las? É por isto que o Verdugo originário desfaz (da Lei) e faz as atrocidades, como se tudo fosse normal. Não há parâmetro para medir. Os defensores dos réus gastam latim com que só conhece ingles.

      Você assistiu o “show” (em forma de audiência) da mulher do Cunha? Os Promoters nem sabiam o que perguntar. Precisaram que o Verdugo lhe passem questionamentos. Isto é o retrato, corpo inteiro e preto e branco, do Judiciário atual. Essa é a maioria da magistratura!

      Portanto, num lugar onde a Lei não passa de um bibelô vulgar e barato, dizer que ouve “ilegalidade” é dar à corja julgadora uma importâncio que ela não merece nem faz jus.

       

  29. Faça a perícia

    Prezado Presidente LULA, faça a perícia assim mesmo, pagando do bolso e exponha na mídia, blogs e redes sociais e desbanque este juizeco de merda !!!

  30. Quando a sentença marmelada jatomorista será publicada?

    Quem terá sido que redigiu a sentença condenatória do Lula?

    Terá sido no Projac ou acima do Trópico de Cancer?

    E quando a tal marmelada será publicada?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador