Moro diz que é “lamentável” que Lula processe um delegado da Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O juiz Sergio Moro escreveu em um despacho de quinta (8) que é “lamentável” que o ex-presidente Lula processe um delegado da Lava Jato por danos morais, após ter sido acusado de ser o “amigo” de Emílio Odebrecht numa lista que poderia indicar pagamento de propina. O delegado Filipe Hille Pace fez o apontamento sobre Lula sem sequer ser o responsável pelo inquérito.

Por conta disso, a defesa de Lula entrou com uma ação que Moro considerou inapropriada. “Lamentável que autoridades públicas, no exercício de seu dever legal, fiquem sujeitas a retaliações por parte de investigados ou acusados que confundem o exercício do dever funcional com ilícitos.”

Moro autorizou, no despacho, que a Advocacia Geral da União, que representa o delegado, tivesse acesso a dois procedimentos criminais que estão sob a guarda do juiz de Curitiba. “O interesse público reclama o deferimento do requerido para que a defesa da autoridade policial não fique prejudicada, já que a demanda não é apenas contra ela, mas também contra o serviço policial federal.”

A defesa de Lula quer que o delegado da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba pague R$ 100 mil por danos morais. “O réu inseriu em documento público afirmação ofensiva e mendaz relativa ao autor – sobre tema que sequer estava sob sua esfera funcional”, afirmam Roberto Teixeira, Cristiano Zanin Martins, Maria de Lourdes Lopes e Mauro Roberto G. Aziz, que defendem Lula.

A ação nº 1027158-14.2016.8.26.0564 tramita na 5ª Vara Cível, em São Bernardo do Campo (SP).
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

54 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que moral esse canalha tem

    Que moral esse canalha tem pra falar do Lula? Lamentável é sua parcialidade,lamentável é sua foto com seus tucanos de estimação!

  2. o que é lamentável mesmo,

    … é que esse traidor da pátria e do povo, fantasiado de “juiz”, … ainda esteja em liberdade, . .. o lugar do moro é na cadeia !

  3. Dever funcional requer

    Dever funcional requer responsabilidade funcional, ou não vale para o pessoal daquelas bandas?

    E logo vem ai o processo do diretor que teve a vida destruida pelas mesmas razões, ou esse pessoal acha que pode destruir a vida de alguem e a pessoa se conformar com o arbitrio?

    Perderam toda a noção do que deve ser a atuação da justiça e as prerrogativas do processo penal…..

  4. Lamentável é moro

    Como julgar lamentável quem defende sua honra? Para mim lamentável é este justiceiro que agride cidadãos inocentes, nossos diapositivos legais, nossa constituição, nossa economia, que se articula com autoridades estrangeiras na destruição de bens brasileiros

  5. Tendo ao fundo o som do Pink

    Tendo ao fundo o som do Pink Floyd, todos juntos, a plenos pulmões: “Hei Mouro, vai tomar no c………….”, e assim por diante.

  6. Vigarista

    Cada vez mais me convenço que esse cidadão não tem nem autoridade, nem respeito, nem moral e nem capacidade de ser um juiz.

     

    É um verdadeiro vigarista.

  7. O Pace, 
    qual é o histórico ?

    O Pace, 

    qual é o histórico ? Entrou quando na PF? Que concursos fez?

    O MPU –

    “MPU: Nomeações de Analistas no PI, PR, RJ e SP”

    (setembro de 2013)

    Seu nome está nele? 

  8. Do ponto de vista legal e moral, sérgio moro está morto, na lama

    Prezados,

    Com competentíssima atuação e táticas inteligentes, os advogados que fazem a defesa do ex-presidente Lula encurralaram sérgio moro e comparsas da Fraude a Jato de modo que eles fossem expostos, desmascarados, desnudados. Qualquer cidadão brasileiro bem informado e de boa índole sabe que a Fraude a Jato é uma ORCRIM institucional e que sérgio moro é um criminoso contumaz, que usa a capa de juiz, para fazer militância política pró-PSDB e contra a Esquerda (sobretudo contra o PT e contra Lula). Mais do que isso: com a criminosa parceria de sérgio moro e procuradores do MPF (num jogo combinado em que o “juiz” se coloca como integrante da equipe de acusação) ficou provado que a Fraude a Jato – com sérgio moro à frente – serve aos interesses econômicos e geopolíticos dos EUA. sérgio moro e comparsas da fraude a Jato são prepostos dos EUA; por isso atacaram e desmantelaram a Petrobrás, de modo a fatiá-la, privatizá-la e entregar o Pré-Sal aos gringos.

    Essa desesperada manifestação de sérgio moro em defesa do delegado aliado (aliás, delegado de polícia não pertence sequer ao PJ, que é a seara onde um juiz pode meter o bedelho), em virtude dos advogados do ex-presidente Lula moverem uma muito bem fundamentada (com provas irrefutáveis) ação contra o delegado que caluniou e difamou o ex-presidente, manifestando-se sobre investigação e processo que estavam fora de sua competência, é demonstração cabal de que sérgio moro vê o chão se esvair sob seus pés. Como escreveu o jornalista Paulo Nogueira, depois da surra que levou no Senado, há uma semana, sérgio moro nunca mais será o mesmo e seu caminho para o ostracismo é irreversível; o tempo dele acabou; a carne dele apodrece e exala fétido odor de carniça e esgoto.

    Sérgio moro percebe que, sem o Estado de Exceção, ele está técnica e jurìdicamente morto. As fotos registradas ao longo desta semana, com a participação dele em eventos políticos do PSDB ou recebendo prêmios da mídia tucana, trocando confidências, risos e affairs com políticos tucanos (como Aécio Neves, multidelatado na mesma Fraude a Jato e que pode vir a ser julgado pelo juizeco da guantánamo paranaense) DEMONSTRAM CABALMENTE as reclamações que os advogados do ex-presidente Lula protocolaram junto à ONU. As fotos foram anexadas também ao processo em que a defesa do ex-presidente pede ao TRF4 para que considere sérgio moro suspeito para julgar Lula.

    Em suma: sérgio moro e toda a quadrilha da Fraude a Jato são isso mesmo, uma organização criminosa institucional, uma fraude política, policial e jurídica. Somente na vigência do Estado de Exceção, em que as Leis e a CF/1988 são violadas e rasgadas sérgio moro e sua trupe podem prosperar. Do ponto de vista histórico sérgio moro e toda a quadrilha da Fraude a Jato estão irremediavelmente desmascarados, desnudados, condenados à lata do lixo.

  9. Eh lamentável.

    Realmente o lamentável é que um pais imenso em riquezas como o Brasil possa ser golpeado e mergulhado em crise por conta da atuação criminosa de agentes do judiciário que, em conjunto, consomem 1,8% do PIB nacional, arrancado do dinnheiro arrecadado em impostos, em montante constituído em cerca de 70% pela tarifação incidente sobre as camadas mais pobres da população, que nem sabem, e não podem mesmo saber, para que serve um juíz e nunca entrou e nem entrará com ação na justiça porque simplesmente não tem condição de arcar com as custas absurdas de um processo judicial. Só terá direito a acesso aos luxuosos palácios da justiça se for na condição de criminoso. Enquanto isso os bandidos togados gastam milhões de reais do erário público na realização de diligências e espetáculos midiáticos para produzir efeitos politicos para, justamente, barrar e destruir o governo que praticou e praticava políticas de inclusão, para levar de volta à miséria essa população pobre que sustenta e sempre sustentou os inúteis parasitas fantasiados de toga.

  10. juiz Moro

    Espera aí, até onde eu sei a Advocacia Geral da União (AGU) deve estar a serviço da defesa da união, portanto, autorizar que a AGU represente esse delegado, pelo fato dele, na condição de servidor público, ter cometido alguma imprudência ou leviandade, aí sim, é de se lamentar. Sou servidor público, se cometo qualquer deslize, eu que respondo pelos meus atos. 

  11. Lamentável é processar um ex presidente mais bem avaliado

    Por uma dúzia de tentativas ridículas de pedalinhos, triplex sem escritura, mansão em Punta, delações desmentidas, powerpoints vergonhosos, propina do primo do sobrinho do tio da avó do irmão do ex da falecida.

    Sem falar na tripla ilegalidade de divulgar uma gravação ilegal por não autorizada, por ser necessariamente sigilosa na investigação e por envolver a presidência da república.

    Sem fala no custo que pagamos, no fausto salário (por dentro), nos milhões de desempregados e na imagem do país.

    Mais do que lamentável, é vergonhoso.

    Mais do que vergonhoso, é nefasto à nação.

  12. Lamentavel

    Lamentavel mesmo é existir no Brasil um juiz federal plenipotenciario, de jurisdição universal e excessivamente falante, fora dos autos, como ele.

  13. Moro menino mimado

    Que andou de buzão pela primeira vez depois de mais de duas decadas de idade.

    Não suporta ser contrariado, como todo menino mimado.

    Vai tomar outra porrada dos advogados do Lula.

     

    E antes que eu me esqueça: Prezado Moro, VTNC.

    1. A primeira coisa que me veio

      A primeira coisa que me veio à cabeça mas não tive coragem de escrever, vc escrever kkk VTNC,Moro! Um molequinho mimado querendo esculachar um líder mundial… Vai brincar com aécim… Puta cara chato.

  14. Lamentável mesmo …
    É termos

    Lamentável mesmo …

    É termos um juizeco de quinta da primeira estância em um processo tão grande como estes que está em suas mãos.

    Já presidiu um maior o BANESTADO, com o mesmo delator mega-sena-premiado e não deu em nada. 

    Será que  porque incriminava toda a cupula do PSDB, empresários de todos os setores, artitstas, juizes e sabe-se mais quem?

    Bom a foto deste juizeco se bolinando com o múltiplamente-delatado Aécio contém a resposta.

    Não vem ao caso afinal ele nunca vai mesmo ir em frente contra um partidário.

    É este amontuado de célula em forma está mais para Torquemada do que para juiz.

    Será que ele se julgaria suspeito de julgar um tucano pego com a mão na botija?

    Claro que não, ele o absolveria sem o menor escrupulo.

    Isto sim é lamentável.

     

  15. Lamentável mesmo é…

    ….  termos juízes como moro,

    delegados como o tal filipe,

    procuradores como os três patetas,

    ministros como os do stf

    Só lamento…

    1. política

      Fica nervoso nãodr Alkmin, vc já está sendo contemplado, saindo nas fotos junto com sua turma!  Logo, logo , vai ganhar passagem para Curitiba!!!!!!

       

  16. Estou numa dimensão paralela….

    Li esta noticia depois de ter lido a entrevista do  jurista português Manuel Monteiro Guedes Valente……

    tive a sensação de ter mudado de planeta ou dimensão…….aqui me esborrachei na realidade nacional……evitem……leiam esta primeiro……..

  17. Hopocritas de beca
    Lamentável, além de imoral é exercer o cargo de Juiz Federal sendo um criminoso, inescrupuloso! O cidadão brasileiro com Lula, ao abrir a caixa preta do juficiário encontra nela homens deploráveis! Moro! A justiça divina te perdoará, mas o demônio não! Cumprirás pena no inferno!

  18. Nunca vimos um juiz bater

    Nunca vimos um juiz bater boca dêsse jeito. Isso é coisa de zé mané, mesmo estilo do seu chefe gilmar. A ditadura que estamos vivendo, com êsses ditadores orquestrados e blindados pelos eua, propicia o surgimento de figuras que agem ao arrepio de tudo o que é sensato, inteligente e dentro dos parâmetros normais de conduta. É que nem filhinho de papai com a mamãe por perto para sairem correndo para debaixo da saia déla. São figuras bizarras. Abaixo esses ditadores acéfalos que estão aí por conluio mafioso da pior espécie! Exigimos que as forças armadas deponham essa gente ditadora mafiósa e reestabeleçam a ordem democrática no Brasil! Avante forças armadas brasileiras!!! aonde vocês estão? 

  19. Música Tema do Moro

    Samba de Uma Nota Só, Lula

    Eis aqui este sambinha feito numa nota só,

    Outras notas vão entrar mas a base é uma só.

    Essa outra é consequência do que acabo de dizer,

    Como eu sou a consequência inevitável do PSDB.  

    Quanta gente existe por aí que fala fala e não diz nada, 

    Ou quase nada. 

    Já me utilizei de toda escala e no final não sobrou nada,

    Não deu em nada. 

    E voltei pra minha nota como eu volto pro PSDB,

    Vou dizer em uma nota como eu não gosto do PT.

    E quem quer todas as notas: Ré-Mi-Fá-Só-Lulá-Si-Dó.

    Fica sempre sem nenhuma, fique numa nota só, Lula. 

  20. Moro bicho tucano

     Em vez do tucano Moro investigar AEcio por 7 delaçoes premiadas esta confraternizando com golpistas e tucanos, um juiz que se preze preserva sua imagem e mantem distancia dos holofotes.

  21. Só os coxinhas mesmo !

    Daqueles que assinam a Veja/Isto é/Época. Adoram o Reinando Azevedo, Villa, Lobão, só assistem a Vênus platinada e Globo News e ainda assinam o Estadão, FSP e jornal O Globo, para terem como ídolo um ser vil e despresível como esse Juizeco vendido a mil patacas de ouro.

    1. Lenita, quando sai uma notícia destas eu passeio pela……

      Lenita, quando sai uma notícia destas eu passeio pela Internet para ver os comentários, só não entro no Folha e no Globo porque eles fecharam só para os assinantes (ainda bem, vão perder muita influência), o que vejo é que está caindo a ficha dos leitores, e os comentários estão ficando contra o Moro.

      Se cada um abrisse uma notícia deste tipo e comentasse em cinco ou seis locais diversos, seria uma boa partida.

      1. Usar o burlesco da Crome

        que tu consegues entrar no pig. Nos blogs progressistas eu não uso este artifício, mas nos dos golpistas eu uso e abuso do Burlesco.

      2. rdmaestri

        Já fui expulsa da folha/uol. As vezes, só para ver como andam os comentários por lá (os que aparecem na 1a. página), chego a ficar triste ao ver a pobreza dos mesmos. A maioria só consegue xingar, mais nada. Ainda bem que aqui temos várias pessoas (como vc) inteligentes e conhecedoras do assunto em pauta.

        Abração p/ vc e todos de casa.

         

        PS. Outro que não me conformo, é o Moro. Como fala mal, e age como um “mau-vado”. kkk

  22. APROPRIADO PARA MORO É SÓ SUA CLAQUE QUE LHE APLAUDINDO.

    O moro gosta é de fans, estilo Fagner, Suzana e coxinhas com suas blusas com seu retrato e máscaras, ele não gosta da lei que os faça pagar prejuizos com  vazamentos ilegais e ilações power point da vaza a ajato. Ele não tem medo da lei, porque já se acha acima do bem e do mal. Será como anda o ramance REAL com o principe de Minas, será que vai dá casamento? E esse cara é uma piada se não pai da tragédia brasileira com sua sanha de celebridade. Dava para pegar e prender os corruptos todos sem acabar com o Brasil e seus empregos. Alguém vai ter que pagar o prejuízo ao pais.

  23. Barbas de molho

    Ele que não se candidate para garantir um foro privlilegiado, pois  já está perdendo a serventia e a sua presença está começando a causar incômodo para a elite golpista.

    Vai ser cuspido e “enterrado vivo”, pois esta elite não vai querer conviver com  testemunha tão decisiva….

    Ou, vai ter que correr atrás de um green card que pode ser o seu prêmio de consolação.

  24. O otário

    É incrível, a ousadia desse, da 1ª instância, fazer o papel de advogado de defesa de um intrujão (peru de festa). É inacreditável, que ainda colabore com procedimentos que nada tem haver com o caso em questão. Além de também ser um intrujão, daquilo que não lhe diz respeito, reforça substancialmente a afirmação dos advogados de Lula de que é suspeito, inapto e que demonstra claramente o seu ódio pessoal por Lula. 

    Quanto mais Lula ataca, mais confuso e despreparado esse, da 1ª instância, se mostra aos olhos da nação e, ainda, mais ele produz provas contra si mesmo. Que otário!

     

    1. As respostas dele são

      As respostas dele são oficiais… Cada vez que ele responde se enrreda mais, facilita a denuncia do Lula, realmente não sabe lidar com o contraditório, cada vez mostrando a parcialidade dele e de seus auxiliares na força tarefa…

    1. empáfia pouca é bobagem.

      fazer o que, ele tá p(h)odendo mais que jack bauer!!

      ele não revela os textos do processo, que comprovam a teoria do delega. faz parte das sentenças já escritas.

  25. Isso só demonstra que é um

    Isso só demonstra que é um juiz que tem lado; por que ele tem que fazer comentário sobre ações judiciais que não lhe compete, nem muito menos se lhe está sobre sua tutela.

  26. David-Lula contra Golias-Moro

    Sabendo que Moro age na ilegalidade, pois já decidiu pela culpa de Lula, a defesa contra-ataca em diversos flancos jurídicos (ONU, suspeita de colaboracionismo, danos morais contra delegado etc.), sempre de forma consistente, gerando materialidade com base em fatos.

    Moro tem poder, mas não tem evidências, nem uma delaçãozinha, contra Lula. A impressão, que vem se confirmando aos poucos, é que recebeu pronta dos EUA as acusações, mas não pode usá-las sem revelar a traição lesa-pátria. Os 2 lados sabem disso, e a defesa explora esse Calcanhar de Aquiles com mestria impondo derrotas sucessivas às pretensões imperiais do juizeco paranaense, forçando-o a se expor.

    E é sempre bom lembrar o maior dos revezes até agora: Moro é réu em Genebra.

  27. Morinho, fique brabo não !

    Morinho, fique brabo não !  Cê sabe muito bem que vai dar em lucro pro Filipe. Os advogados do Lula é que são uns “meia-boca” desatualizados com o novo normal das leis. Dizer que o amigo é o “amigo” mesmo que não seja num inquerito onde não é o responsável é muito obvio que é exercicio do dever funcional, até um eremildo como eu sabe disso. E o Lula que vá se precavendo, a sentença a ser dada por qualquer juiz que esteja atualizado será de 100 mil mesmo, só que quem vai pagar é quem move a ação contra o delegado denegrindo o serviço policial federal. Acho que o melhor conselho que os advogados deveriam dar ao Lula é que ele vendesse umas ações da Friboi ou umas cotas do Itaquerão e se preparasse para a ferrada que vai levar.

  28. Já começaram a responder …..

    A pouco no uol ou G1, tanto faz,o MPF de Brasilia, requentou a acusação contra o filho de Lula, e Marcondes e Mautoni, e o proprio Lula com a singular acusação de que haveria feito trafico de influência  para, já fora da presidência, agir em favor de montadoras no CARF.

    Misturando tudo o mais, o procurador o acusa, ainda,  de fazer tráfico de influencia para que a Força Aérea optasse pela compra do Gripen.  Segundo a “profunda acusação”,  a  compra de 5.5 bilhões  foi feita a pedido de Lula para que pudesse, de forma assaz astuta e sorrateira, conseguir a quantia de 2 milhões e meio,   numa operação mais do que complexa, para  beneficiar  a seu filho, que na época promovia um torneio brasileiro de Futebol Americano. Provavelmente um disfarce, assaz astuto,  para encobrir esta transação .  A notícia diz ainda que não há provas contra Dilma (ah! ah! isto prova que foi golpe)

    Imaginando que uma peça jurídica destas não possa prosperar, como já não havia prosperado antes, eu suponho que isto é apenas “lawfare”, que agora foi terceirizado pelo grupo de Curitiba. Me parece que veremos mais e mais ações contra Lula em todos os estados. Veremos assim mais e mais acusação do MP de cada um dos estados. Acada ação de Lula contra Moro, Juizes e mais juízes iniciarão processos, mesmo os já engavetados pela Lava Jato  para inviabilizar a defesa de Lula. Me parece que a  exemplo do que fizeram no estado do Paraná, com os jornalistas  que ousaram publicar os salários de juízes, criarão uma avalanche de indiciamentos e processos, com anuência do Supremo, que ultimamente só se manifesta para defender o sindicato.

     

  29. Segredo

    As manifestações do moro deveriam ser mantidas em segredo absoluto. Se não, o que os portugueses vão pensar a respeito dos brasileiros? Lembro que, há tempos, perguntaram a um portuga se eles inventavam piadas sobre nós, para se  vingarem das que fazemos sobre eles. E precisa inventar? – foi a resposta. Imaginem que o moro ainda não estava no palco…

  30. Moro diz que é “lamentável” que Lula processe um delegado da Lav

    Esse juizeco de quinta categoria, precisava ter um minimo de noção. Esse mal caráter, golpista, safado, não tem um mínimo de dignidade, nem sabe o que é isto.  sr. ridículo: NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE E NEM BEM QUE NUNCA SE ACABE.O seu fim está próximo. Não brinque com a verdade. Você é um doente, vaidoso, pernóstico, se estas pensando que os USA lhe darão proteção depois que te usarem, estás enganado, você é NADA para eles, apenas um pau mandado e um lacaio da globobosta. Fora cretino e fuja enquanto é tempo…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador