Moro elogia deputado tucano acusado de desviar recursos da Educação para se eleger

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A página oficial e o site do ex-presidente Lula criticaram, nesta terça (6), a participação do juiz Sergio Moro em um evento no estado de Mato Grosso, ocasião em que teceu elogios a um deputado acusado de ter sido eleito com recursos desviados da Secretaria de Educação. A iniciativa de Moro se deu porque o parlamentar rejeitou uma proposta local de regular a atuação de juízes.

No Facebook, a página do ex-presidente publicou: “Magistrado que julga Lula é o mesmo que é chamado para dar palestra em evento do governo do PSDB e que elogia deputado tucano acusado de desviar dinheiro de secretaria estadual de Educação…”

Leia a nota completa abaixo:

Sérgio Moro participa de evento de governo do PSDB em Mato Grosso

O juiz Sérgio Moro, da primeira instância da Justiça Federal no Paraná, deixou o seu Estado e seu trabalho na última segunda-feira (5) para atender a uma agenda política em Cuiabá, capital de Mato Grosso. Ele foi ao Centro-Oeste do país atendendo a um convite do governador Pedro Taques (PSDB), e discursou em evento comemorativo de lançamento de um site da administração tucana local.

A secretária de Transparência do Estado, Adriana Vandoni, por sua vez também filiada ao PSDB, reuniu a equipe de seu gabinete para tirar fotos com o juiz paranaense, e publicou tudo em sua página pessoal no Facebook, com dizeres como “Orgulho, meu Deus, receber dr Sergio Moro em Cuiabá”.

A secretária de transparência mato-grossense não foi a única de sua família a postar fotos com Moro. O filho e a nora da tucana também foram ao encontro do juiz no evento governamental, que sofreu críticas da imprensa local pelo suposto alto custo. “Parabéns sogrita! O evento foi show!”, escreveu a nora da secretária da Transparência em sua página de Facebook, junto com uma foto com o marido e com Moro, sorrindo em um gabinete do Governo de Mato Grosso.

Já o juiz Moro aproveitou o palanque que o governador tucano lhe concedeu para criticar, mais uma vez, o projeto de lei que visa punir os abusos e erros cometidos por autoridades judiciais, policiais e do Ministério Público. Aproveitou, também, para elogiar um deputado tucano, Nilson Leitão (PSDB-MT), que votou contra o projeto de lei que visa regular a ação das autoridades.

“Não gosto de falar mal de ninguém, mas vendo a lista dos deputados federais desse Estado, um único deputado votou contra essa emenda de criminalização de juízes. Não é política partidária. Então, vou me permitir falar bem do Nilson Leitão”, disse o juiz. Moro só não disse que o parlamentar por ele elogiado foi recentemente citado em delação premiada do empresário Giovani Guizardi, que afirmou que o deputado recebeu dinheiro desviado de esquema fraudulento na Secretaria de Estado de Educação, em episódio investigado pela chamada Operação Rêmora, do Ministério Público em Mato Grosso.

Sérgio Moro palestrou no Espaço Ágora, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá. O governo estadual não informou quanto custou aos cofres públicos a ida do juiz de primeira instância a Mato Grosso.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nilson Leitão… Logo quem.

    Nilson Leitão… Logo quem. Sérgio Moro é uma grande hipocrita. Persegue o ex-presidente Lula, mas se pudesse colocaria quaisquer desses ladroezinhos do PSDB na presidência.

  2. Moro

    Esse juiz de Curitiba já vinha dando sinais de desequilíbrio, mas agora parece que endoidou de vez. Sem dizer nada, assume a evidente postura política de candidato ao lado de sua manada preferida, os golpistas do PSDB. Vai mal o Brasil.

  3. Permitam-me,comentar

    Permitam-me,comentar exatamente o que,de mais uma cretinice patrocinada pelo mesmo cretino.Não tem sentido,é extamente sobre isso o que foi colocado no meu humilde comentario matutino com ares de vespertino 5 estrelas,bom que se diga.

    1. CREDO!

      Vade retro!!!

      Ouvi na radia ontem que os tucanos de BH querem impedir a posse do Elias Kalil e TOMAR a Prefeitura de BH na marra pra eles…

       

      Tucanos, o Fluminense da política: perdem no VOTO, ganham no TAPETÃO… Triste país!

  4. Sós os

    batededores de panela / telespectadores da Globo acreditam na honestidade desse juizeco nazista. A propósito; batedor de panela é igual galinha, toma no c….. e ainda sai cantando.

  5. Parece menino!
    Não aprende

    Parece menino!

    Não aprende nunca!

    Foi o juiz do Banestado, o mesmo delator –  duas vezes premiado!

    Devia ser mais duro com aqueles que desviaram bilhões de dólares no caso do banestado e estão tirando self com ele hoje…

    Frequenta pagode ridicularizando o PT, vai a festas do PSDB, de réu de corrupção do PSDB e quer julgar o LULA!

    Basta explicar isso na ONU!

    Isso se chama INIMIGO DECLARADO!

    Juiz imparcial é meus ovo!

    Não tem outro nome não!

  6. Elogiado por Moro é investigado por invasão a terra indígena
    O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito contra o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), suspeito de incentivar a ocupação da reserva indígena da tribo Xavante, no nordeste do Mato Grosso. O parlamentar é presidente da comissão especial que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215/2000, que transfere para o Congresso Nacional a atribuição de demarcar terras indígenas. Atualmente, essa função é de responsabilidade do governo federal.O deputado é mencionado em escutas telefônicas do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) que apontam envolvimento de políticos e fazendeiros mato-grossenses na invasão e tentativa de reocupação da terra indígena Marãiwatsédé. Entre 2012 e 2013, o governo federal realizou uma grande operação para retirar agricultores e grileiros da área, mas eles voltaram ao lugar, o que levou a PF a retornar à área e a efetuar os grampos com autorização da Justiça. Num dos diálogos, investigados mencionam uma conversa atribuída a uma religiosa e ao deputado: “A pastora foi lá hoje e disse que conversou com Nilson Leitão e que o Nilson Leitão falou que é pro povo descer e entrar pra dentro da área mesmo, que é pra dá força. Que é pra voltar com máquina, voltar com gado e entrar pra dentro das terras”. Na conversa, o deputado é apontado como autor de um pedido de “30 escrituras para ele”.

  7. Deputado exemplar do Moro foi sanguessuga …

    Imagina se tucano seria ingrato com seus parças… Ou MPF só denunciou depois que prescreveu, ou o STF demorou a receber a denúncia até prescerver.

    Em 2013:

    A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou a extinção da punibilidade em relação ao deputado federal Nilson Leitão (PSDB) por dois crimes (fraude em licitações e quadrilha) em consequência da “prescrição da pretensão punitiva”. Trata-se de ação penal decorrente da operação Sanguessuga (deflagrada pela Polícia Federal em 2006) e movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que também reconheceu a prescrição. (…)“Transcorreram mais de oito anos da data dos fatos até a data do recebimento da denúncia contra Nilson Leitão, em 18 de junho de 2009. Quanto ao crime de quadrilha, a denúncia não precisa o período associativo. É necessário, nas circunstâncias, considerar, como termo final, os crimes concretos praticados pela associação criminosa, o que também leva à conclusão pela prescrição da imputação de quadrilha”, escreveu Weber.(…)A ministra determinou a reautuação da ação penal como inquérito considerando a ratificação da denúncia em relação à apropriação ou desvio de bens ou rendas públicas – crime não prescrito. Essa denúncia não teria sido apreciada judicialmente. “O crime restaria caracterizado pela aquisição, por meio das licitações 24, 25 e 26/ 2001, de bens por valores significativamente superiores ao de mercado, o que representaria ‘desvio de rendas públicas em direito alheio’”. O deputado era prefeito de Sinop (500 km de Cuiabá). Em 15 de setembro de 2015:

    Por maioria de votos, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal reconheceu a prescrição da pretensão punitiva e rejeitou denúncia contra o deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT), acusado de desvio de recursos públicos quando era prefeito de Sinop (MT). Segundo a acusação, o parlamentar teria participado de combinação com a empresa Planan para fraudar licitação e efetuar a compra de veículos para servirem de unidades móveis de saúde médico-odontológica. Os fatos estão relacionados à operação Sanguessuga, da Polícia Federal.

     

  8. Pensei que esse juiz Moro

    Pensei que esse juiz Moro fosse um cara mais esperto.

    Quem deve está gostando da postura e atitude do Moro são os advogados do Lula.

    É claro que todas declarações desse juiz bobo e coxinha Moro, devem está sendo arquivadas para serem anexadas ao processo do Lula na ONU.

    Esse cara é muito otário. só fala merda

  9. Qual é o nome?

    Entre todas as instâncias políticas, o juiz, de 1ª, Sérgio Moro mostra que está muito evoluido na primeira delas. Raríssimos são os políticos que sobrevivem ao cargo e ao eleitorado, por não serem, absolutamente, partidários dessa instância inicial que define o perfil e o caráter da grande maioria dos políticos. E qual é o nome dessa primeiríssima instância, na escadaria da política? Resposta: É a velha, gorda e indecente hipocrisia.

  10. Falando em corrupção, quem paga as despesas de Moro?

    Falando em corrupção, quem paga as despesas de viagem e estadia pra Moro ir fazer política no Mato Grosso, prestigiando um governador e um senador acusados de corrupção? O povo de Mato Grosso, via governos estadual, ou o povo brasileiro, via Justiça Federal do Paraná?

    Ele foi lá fazer política, já que não era um evento sobre administração da jutiça, nem um julgamento. Aliás, um evento sobre “transparência” liderado por um governador acusado de desviar verbas da educação para sua campanha tem jeito de ser mesmo um comício, com uma tremenda enganação. Mas como Moro está acima da lei e de qualquer princípio ético, não deve ser incomodado com miudezas como a proibição de juízes participarem de eventos político-partidários.

  11. Acho que Savonarola está apenas dando a senha

    Acabem com a Farsa a Jato! Já cumpri a minha missão! Tirei o PT do governo! Destruí a Petrobras e as empresas de engenharia que competiam com as americanas! A última tarefa tornou-se impossível. Lula é realmente honesto. Não dá para eu o prender apenas com o power point do xarope. Deixa eu voltar para meu país de coração, EUA! 

  12. Quem foi que disse que este

    Quem foi que disse que este morisco algum dia teve a intenção de combater a corrupção?

    muitos disseram e acreditaram.

    Hoje. só alguém muito estúpido(como os manifestantes de domingo) ou dotado de extrema má fé(como a globo) acredita nisso.

  13. Um juiz de direito participar

    Um juiz de direito participar de evento de um partido político é algo inconcebível. Acaba influenciando negativamente na legitimidade de sua atuação.

  14. Moro elogia deputado tucano acusado de desviar recursos da Educa

    Como toda pessoa que TEORICAMENTE tenta caçar, mais cedo ou mais tarde ele será caçado, comdenado e preso, é só uma questão de tempo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador