Moro mandou bloquear bens de um jeito que dificulta recurso de Lula, diz Aragão

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O fato de Sergio Moro ter usado um pedido de 2016 para bloquear os bens de Lula em vez de determinar essa medida na mesma sentença em que condenou o ex-presidente no caso triplex cria dificuldades na apelação. É o que aponta o ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão, em entrevista à RBA, publicada na noite de quarta (19).
 
Na quinta (18), a imprensa divulgou que Moro determinou o bloqueio de até 10 milhões de reais de Lula, mas só conseguiu confiscar cerca de R$ 600 mil. Aragão questionou as intenções de Moro por trás da decisão que só veio a público cinco dias após ter sido tomada – o juiz escondeu o fato da defesa do ex-presidente, que reclamou que, por isso, também não pôde recorrer antes da efetivação do bloqueio.
 
“Se é uma medida de natureza executória, caberia na sentença condenatória, e não num despacho posterior, que é para dificultar a apelação”, comenta o ex-ministro. Segundo ele, dificulta a apelação porque, se Moro tivesse adotado a medida antes da sentença, caberia recurso em sentido estrito (artigo 581 do Código de Processo Penal). “Agora não cabe mais. Provavelmente, (a defesa) vai ter que entrar com mandadode segurança. Isso deveria ter sido resolvido na sentença, mas ele resolve como medida de execução provisória de uma sentença que ainda não foi confirmada no segundo grau”, disse Aragão.
 
À RBA, o ex-ministro lembrou que o pedido do juiz de Curitiba de sequestro de bens foi requerido pelo Ministério Público Federal em 4 de outubro de 2016, muito antes da sentença do triplex, que saiu no último dia 12.
 
“Moro deixou isso encadernado lá, sem resolver. Foi arrastando esse pedido e agora resolve esse pedido depois da sentença. É um absurdo completo. Ou ele é um sujeito completamente desorganizado, ou está fazendo isso por chicana, ou por sadismo puro, para fazer as maldades aos pouquinhos.”
 
Para Aragão, Moro deveria ou ter colocado tal medida na sentença, ou ter resolvido o sequestro dos bens antes da sentença. “E então caberia recurso em sentido estrito. Mas fazer isso depois? Para ele ter por toda a semana os seus dez minutos de glória? Isso é tortura chinesa?”, ironizou.
 
Aragão disse ainda que o despacho que bloqueia contas “mostra que Moro tem lado. Isso não é coisa que se faça com um réu comum. Ele está fazendo isso porque é o Lula.”
 
“O que ele está fazendo, em bom juridiquês, é uma chicana. A coisa mais absurda de tudo isso é, primeiro, que a própria sentença reconhece que não houve nenhum prejuízo à Petrobras. Em segundo lugar, reconhece que o apartamento não é do Lula. Afinal de contas, o que ele quer? O Lula tem que indenizar o quê? Em terceiro lugar, ele está lançando mão das verbas alimentares, o que é um absurdo em relação à pessoa física, num valor que o Lula nunca teve na vida, e ele sabe disso. Esse Moro é um juiz chicaneiro, não tem outra expressão”, comentou.
 
Leia a reportagem completa aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Novo bloqueio agora atingiu 9

    Novo bloqueio agora atingiu 9 milhões em planos privados de aposentadoria de Lula. O interessante é que o aporte dos valores foi feito em uma única vez, em 2014.

    Quem aí tem 7 milhões para depoisitar em uma previdência privada de uma vez só…?

    1. Dá pra você, verme ordinário

      Dá pra você, verme ordinário e filho de uma égua de beira de estrada, aguardar os devidos esclarecimentos da assessoria do Lula ?  Ou vai fazer ilações dignas dos criminosos da máfia midiática ?  

  2. Sentença nula

    ou sentença Lula?

    O moro tem  acusadores, sentenças e leis  próprias, criadas especificamente para o Lula.

    Ele deveria se dedicar ao ofício de costureiro de madames.

    São elas que gostam de criações exclusivas.

  3. Pegadinha do Sergião

    Vejo este bloqueio de bens e finanças como uma tentaiva de pegadinha com LULA.

    Se LULA continuar a levar a vida que levava, Moro vai querer saber de onde vem o dinheiro.

    Provavelmente fez este bloqueio para ver se LULA movimenta alguma conta que eles não encontraram.

  4. Pô, hoje eu devo tá no limbo,

    Pô, hoje eu devo tá no limbo, mesmo. Nem o Eugênio Aragão conseguiu levantar a minha moral. Acho que vou concordar com o comentarista “somebody”, se não for na porrada, não vai. A verdade é que mesmo que todo o aparelho repressivo fosse usado para um massacre, pelo menos, a gente teria a sensação de estar lutando, de verdade.

    1. Não só te entendo, como sinto

      Não só te entendo, como sinto o mesmo…… É um estado de GUERRA, não vê quem não quer……   A questão é sempre a mesma: “o que fazer e como?”  Cadê os líderes para incitarem nossa turma a tomar as ruas de verdade?

  5. Este ato é puro ódio.

    Retirar os tablets dos netos, invadir a privacidade, liderar uma perseguição aos filhos e a todos que um dia foram amigos de Lula. Destruir profissionalmente o filho de Lula inventando uma acusação. Causar a prisão de uma mulher em cadeira de rodas pelo simples fato de serem compadres de Lula e amigos do filho de Lula. Expropriar a casa de uma senhora de 90 anos, e condenar Dirceu. Manter Vaccari preso, mesmo depois de absolvido.  Perseguir a mulher de Lula no mesmo momento em que libera a mulher de Cunha. Expropriar presentes do acervo presidencial. Tentar criminalizar e insinuar, através de processos jurídicos que Lula e Leticia teriam levado alguma coisa indevida do Palacio do Planalto. Criminalizar e colocar a Receita Federal contra o Instituto Lula destruindo  condições de funcionamento de um Instituto que tem trabalhos conta a fome em várias regióes carentes no mundo, apenas porque esta ligado a Lula. Processar os presidentes e diretores do Instituto Lula sem nenhuma justificativa plausivel. Incitar juizes a fecharem o Instituto Lula.

    Tudo isto só tem um nome: ódio.  E isto não vai parar por aí, pois agora Lula é uma testemunha e prova viva destes atos,  e  os linchadores vão querer queimar o arquivo. Então porque não retirar todos os meios de subsistência como tem feito contra Dirceu.

    1. O morisco está desmoralizando

      O morisco está desmoralizando de vez a “justiça” brasileira.

      Matérias em vários jornais do mundo estão mostrando isto que a imprensa daqui quer esconder a todo custo.

      Este juiz não tem a mínima condição de ser juiz e o que ele está fazendo poderá se tornar regra contra qualquer cidadão brasileiro de quem os coronéis não gostem em uma não tão distante ditadura dos juristocratas. E penso que é isto mesmo que o judiciário quer fazer e por isso as instâncias superiores nada fazem contra este jagunço das elites.

      Se o golpe sair vencedor ninguém que seja oposição a esta turma de filhos da puta estará seguro neste país. Estarão livres inclusive para roubar os bens de qualquer um através de sentenças judiciais.

  6. Eugênio Aragão, obrigado por

    Eugênio Aragão, obrigado por nos trazer esse conhecimento jurídico, que demonstra cabalmente o quanto Moro se distanciou da dignidade do cargo que ocupa usando-o para o cumprimento de sua obsessão pessoal, perseguir e destruir Lula. Que nenhuma autoridade se manifeste diante de tanto descalabro é desanimador….. Moro é o STF de si mesmo…..

  7. Sadismo

    A palavra é essa mesmo!

    E por que alguém se torna sádico? Por complexo de inferioridade, por ter se sentido maltratado antes e por não saber processar as ansiedades que os atormentam.

    O juizeco é um caipira do interior do Paraná, que enrola a letra R ao falar e não tem formação de base suficiente para redigir uma sentença judicial que não seja eivada de erros gramaticais. Sua insegurança se revela na voz de quase falsete. 

    Alçado a uma posição de poder após decorar umas apostilas e passar no concurso para juiz, percebeu a chance de se vingar. Em quem? Ora, em quem for possível. Os EUA e seus representantes em nossa elite jogaram Lula no seu colo; Moro, sentindo-se um autêntico membro do FBI, jogou para o alto tudo que aprendeu na faculdade de direito e caiu em cima dele com a fúria de uma hiena. 

    Simples assim…

  8. Sendo uma decisão totalmente

    Sendo uma decisão totalmente independente da sentença, não cabe um mandado de segurança? Pelo menos para desbloquear a aposentadoria e o apartamento onde Lula reside?

  9. A liberdade de Lula não está

    A liberdade de Lula não está em questão, portanto, não é caso de Habeas Corpus.

    A decisão vai perdurar até o julgamento do recurso antecipando efeitos deletérios da pena cuja execução não pode ocorrer em virtude da ausência de trânsito em julgado.

    Talvez seja um caso típico de Mandado de Segurança contra o ato praticado pelo juiz criminal. Lula não pode ser privado do patrimônio sem ser reduzido a condição de indigente, o mesmo vale para os herdeiros da metade qie pertencia a esposa dele. 

    Neste caso um MS poderia ser impetrado por Lula. Outro pelos herdeiros da dona Marisa.

     

  10. Qual foi o horário, do

    Qual foi o horário, do protocolo, da petição do MPF em 04 de outubro ?

    (este foi o dia em que Teori levou o caso do powerpoint do Dallagnol a julgamento na 2a turma do STF)

  11. AGENTE DA CIA…

    Ele não resolve nada…simples viagens nos ISTAITES…(((acho que é palestras)))…recebe ordens e foda-se o BRASIL e os trabalhadores…enquanto isso o Stfzinho dorme nas candongas…

  12. Moro tenta mostrar “força” depois de ter escancarado fraqueza

    Atualizado HOJE:

    Atualizado 15/7: MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU! – DE NOVO!

    Por Romulus

    Muitos leitores vieram me perguntar o que eu achei da condenação de Lula por Sergio Moro ontem. Queriam saber “quando eu ia publicar um artigo sobre isso”.

    Confesso que, assim que saiu a notícia, além de postagem sumária nas redes sociais, não pretendia escrever sobre isso não.

    E por quê?

    Ora, porque essa “notícia” foi uma…

    – … NÃO-notícia!

    Pior: foi uma não-notícia visando, justamente, a virar a pauta do noticiário em relação a notícias de verdade.

    Ia lá eu fazer o jogo da Globo/ Moro e ajudar a pauta fake a subir?

    Tratando dela especificamente?

    Não…

    Nada disso!

    Não que o (não) acontecimento seja irrelevante…

    Não é bem isso…

    A questão é a minha “pegada” como analista…

    Como os leitores já sabem, pensando ~estrategicamente~, meu foco costuma ser muito mais no ~subtexto~ do que nos textos disparados pelos diversos atores do jogo político.

    E em “atores do jogo político” entram, evidentemente, a Globo e Sergio Moro.

    Muito mais importante do que a condenação de Lula por Moro – per se – são:

     

    (i) a sua timidez!;

    (ii) o timing;

    (iii) as limitações técnicas; e

    (iv) os movimentos casados da Globo para tentar pautar os seus desdobramentos.

     

    Passemos, pois, à análise desse subtexto.
     

    LEIA MAIS »

    1. Moro quer dificultar a
      Moro quer dificultar a apelação. Hoje começava a contar o prazo para apresentar as razões de apelação e o chicaneiro sequestra até o dinheiro de ir na padaria. O advogado do Lula tem que entrar com mandado de segurança para reverter o sequestro e atrapalha o prazo para a confecção das razões de apelação.

  13. Doenças psicológicas e psiquiátricas

    Nassif. Estamos vivendo mundialmente numa cultura machista. Como tal, é a pior doença social que todas as outras. Ela é a mais opressora, a mais doentia, a mais depravada e a mais alienante que todas as outras doenças. Os diagnósticos, tanto sintomáticos e psicológicos, dos imensuráveis desvios compartamentais físicos e psicológicos apresentados diariamente  pelo indigitado juíz ( ou qualquer outra pessoa do gênero homem) são categóricos, quando estudados meticulosamente no campo da psicanálise (Freud). Estes desvios tentam esconder, consciente ou inconsciente, tudo que está introjetado dentro do seu ser e que se encontram reprimidos. Através das terapias pela psicanálise e pela psiquiatria, tais doenças tanto físicas quanto psicológicas  sempre reprimidas inconscientementes ou não, são obtidas até mesmo as suas curas, mesmo dependendo  da profundidade das mesmas..O nosso grande dramaturgo Nelson Rodrigues, sempre com a sua extrema profundidade sociológica, declara sabiamente de maneira indubitável: …se todos os homens(gênero) conhecessem a intimidade sexual de cada qual, ninguém se falaria”. E acrescenta: “…se todos os fatos provam tudo isso, pior para os fatos”.

  14. E já foi marcado novo

    E já foi marcado novo depoimento de Lula ao coiso para setembro, já com base em outro processo, do sítio. Até outubro mais e mais depoimentos, que agora Moro prefere que seja por vídeo conferência. por que será? 

  15. Tem mais

    Não é só sadismo ou chicana. Tem também o propósito de colocar logo o TRF 4 na mira da fascistada e da trouxinhada.

    Assim, se o Tribunal revoga essa decisão e desbloqueia os recursos, a matilha bota os caninos pra fora e os força a dar, na próxima, a outra martelada na ferradura.

    E ainda mais: se confirmar o bloqueio, já sinaliza logo pro mercado que fecharam com o estado de exceção.

    1. O juiz só pode agir se
      O juiz só pode agir se provocado. A execução provisória tem que ter pedido específico. Não pode ser um pedido aleatório na fase de conhecimento ( fase cognitiva, né Moro), para seja puxado da cartola quando o juiz quiser. Com a sentença se encerra a função do juiz de primeiro grau. Só cabe a ele receber as apelações. A execução provisória de Deus ser requerida pelo MP em um processo incidental com com as partes indicando peças do pro Esso a serem trasladadas.

  16. Sapo Barbudo Passando o Pires

    “Hei, você ai, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí” — marchinha carnavalhesca.

     

    Nassif: ouvi dizer que o Sapo Barbudo tá ferrado. Tem 2 equipes trabalhando a todo vapor, só prá, judicialmente, sacaneá-lo. Uma, no Inferior Tribunal de Justiça e a mais equipada, no Çu-premu. Na Corte Mor de Suplicação dos Pampas aquele compradre de Savonalora dos Pinhais disse não seria necessário, que ele sozinho daria conta do recado.

    O lema é “prá quê prendê-lo se podemos humilhar e sacaneá-lo?”. A grande mídia tá adorando.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador