Moro pode decretar prisão preventiva de Dilma e Zé Eduardo Cardoso, por Renato Rovai

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

na Revista Fórum

Moro pode decretar prisão preventiva de Dilma e Zé Eduardo Cardoso

por Renato Rovai

Há na delação de Mônica Moura, esposa do marqueteiro João Santana, um trecho que pode vir a ser utilizado pelo juiz Sérgio Moro para decretar a prisão preventiva da ex-presidente Dilma Rousseff e do ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, na opinião de um importante advogado criminalista ouvido ontem pelo blogue.

Ele entende que o mesmo argumento que levou à prisão Delcídio do Amaral pode ser utilizado contra ambos. Eles seriam acusados de ter tentado atrapalhar as investigações da Lava Jato por terem revelado ao casal de marqueteiros informações de que estariam na mira da Operação. E no caso de Dilma, por ela tê-los orientado a destruir provas.

O ministro Edson Fachin encaminhou ontem o envio de trechos das delações de João Santana e Mônica Moura ao juiz federal Sérgio Moro.

O mesmo advogado considera que seria muito grave essa decisão de Moro, já que as provas apresentadas pelos marqueteiros para embasar a denúncia são extremamente frágeis. Mas na sua opinião o juiz curitibano pode fazer isso exatamente para testar qual seria a reação do PT e dos movimentos sociais.

Ou seja, como num jogo de xadrez, primeiro avançaria sobre a rainha, pra depois dar o xeque mate no rei, que neste caso é o ex-presidente Lula.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Inacreditável
    Como que pode uma ilação dessa? Tem horas que parece que tudo é um circo e todos querem vê lo pegar fogo pra ter o que escrever

  2. Enquanto isso as contas secretas dos caciques do PSDB?

    Porquê os caras da justiça e seus cúmplices midiáticos não fazem o mesmo que fizeram com o Eduardo Cunha:revelar a papelada?

    Cadê os Marqueteiros do PSDB e do PMDB?

    Cadê os Tesoureiros do PSDB e do PMDB?

    Esse achincalhe eles começaram , mas ninguém sabe onde isso vai parar.

    Será que a violência , que apavora  a todos , ainda é pouca?

    Ninuém vive numa redoma de vidro, a não ser os nababos(corruptos,corruptores, assaltantes do dinheiro público, lobista milionário que se travestiu de não político, que tem residências no exterior.

    1. Estas questões(1 e 2)não vêm

      Estas questões(1 e 2)não vêm ao caso.

      As outras duas dependem da reação do povo. como a reação é nehuma eles contiuam com o desmonte.

      Acho que não há mais esperança para o Brasil.

  3. Menos. Ainda que fosse

    Menos. Ainda que fosse verdade essa patacoada. O que, claramente não é, a prisão por obstrução tem que ser dada no momento do ato. Esses depoimentos datam de mais de ano. Não vamos também ficar aumentando a loucura desses coxinhas, que eles não precisam. Nem Sérgio Moro no alto da sua arbitrariedade decretaria uma prisão maluca dessas. Lembrando que o imparcial de coritiba vem colecinando derrotas inclusive no STF. Uma prisão dessas iria jogar ele numa situação bastante, mas bastante complicada. Depois do depoimento de quarta, nem aquele imbecil do delegado da PF o do “timing” acredita mais em prisão do Lula.

  4. Acho errado

    No caso do Delcídio foi no ato e mediante gravação feita pelo filho de alguém (não lembro bem, acho que do Dunlai), e não por uma mera delação.

    Ainda, acho essa história muitissimo estranha e não passa de tentativa de reduzir pena, sabendo que esse tipo de delação não iria para frente.

    Acredito mais em Dilma.

  5. Xadrez neles

    Todos os delatados de todos os partidos negam propina, caixa 2, corrupção e outros malfeitos. Os delatores todos eles, declaram que houve circulação ilegal de valores em quantias imensas, milionárias. Na hipótese de que ambos estão falando a verdade, só resta ao povo pergunar: Cadê o dinheiro? Se for comprovado que os primeiros estiveram mentindo , por consequência os do outro lado falaram a verdade. Se os delatores  mentiram e não existiram pagamentos de caixa 2 e outros delitos pertinentes ,  os delatados falaram a verdade. E agora José?

  6. Como assim??

    se as provas apresentadas pelos marqueteiros para embasar a denúncia são extremamente frágeis, então não têm que se falar em prisão…  prisão é coisa séria…

    se fizerem isso (fizerem, Moro não age sozinho), é guerra civil…   talvez seja essa a ideia mesmo…

    1. Guerra civil com um povinho

      Guerra civil com um povinho bunda mole igual ao brasileiro? pode esquecer.

      Os que deram o golpe têm tanta certeza da falta de reação que destroem tudo o que vêem pela frente na certeza de que não serão incomodados pelo povo.

  7. Já que o Morô não quer chamar

    Já que o Morô não quer chamar o Çerra, Aócio, Alkmin par o baile, chamemos nós.

  8. Já vivemos num estado de exceção

    Os golpistas estão aprofundando o golpe aos poucos. Não vai demorar para que esse aprofundamento seja muito mais rápido. Por exemplo, as eleições de 2018 serão anuladas e isso é só o começo. Os golpistas não deram o golpe para que em seguida o Lula volte ao poder. Agora, eu vou ficar muito feliz em ver o tucanalha enrustido Zé da justiça preso.

     

  9. E finalmente a “criatura” se

    E finalmente a “criatura” se vira contra o “criador”…Avisados no início da “lava jato” de que ela não seria uma operação “jurídica” mas “política” o Triunvirato do Palácio veio com a seguinte pérola “…fique tranquila Presidenta no máximo pega no Lula e a senhora sai por cima disso”( trecho do depoimento de Delcídio do Amaral).

    Qual era o plano do Triunvirato??? Deixar queimar o velho PT e o Presidente Lula para assim sair “candidato em  2018?”

    Inexperiência…teu nome é Triunvirato!

  10. Preciso de ajuda

    De uns tempos para cá dei de ficar relembrando fatos do passado.

    Neste últimos dias, não sei por que, fiquei relembrando, feito um filme rebobinando e repassando infinitas vezes, aquelas velhas transmissões na TV Globo, nas quais um “subversivo arrependido” vinha, com a cara dura, vestido limpa e adequadamente, dizer a todos nós o quanto esteve equivocado em suas ações contra a ditadura; o quanto estavam equivocados todos aqueles que ainda persistiam em lutar contra a ditadura. Nenhum traço de que o “subversivo” havia sido torturado. O apresentador da Globo era, se não me falhe a memória, Rubens do Amaral que com sua eloquêvcia ajudava a reforçar a credibilidade daqueles depoimentos “expontâneos”.

    Então, agora, depois de tanto tempo, inexplicavelmente essas imagens se repetem em minha mente.

    Seria algum sinal de senilidade da minha parte? O que será? Ajudem-me.

  11. Tenho dito e repito: Moro é uma figura rude

    Tenho dito e repito: Moro é uma figura rude rdotada de poder e, como se sabe, dê poder/dinheiro a alguém para saber de quem se trata: caipira, não saca do Direito e muito menos da ortografia portuguesa, com lamentáveis tropeços nas palavras, sua voz siblina revela um dandi mimado, tal como “Dória” (aquele “trabalhador” era donos dos meios de produção, ou seja, trabalhava na fábrica da mami etc…) que tem raiva o PT…e deram-lhe o chicote pro açoite….e ele segue em frente sob aplausos da Globo e CIA….e as Instituições, todas, a reboque do facínora….voltamos aos tempos das sentenças medievais como aquelas decretadas como Bento Spinoza, Giordano Bruno, Joana D´Arc, Tiradentes….

    Direito Penal do Inimigo, da Alçada à Lava Jato

    https://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima-spin/direito-penal-do-inimigo-da-alcada-a-lava-jato

     

  12. Poder, o Bugalhudo pode fazer tudo. Mas ele deve?

    Poder, o Bugalhudo pode fazer tudo, até porque se uma prática é impossível, ela não é tipificada. O homicídio só é tipificado porque alguém pode matar. Mas alguem deve matar, exceto em legítima defesa? O Juiz que confunde alhos com bugalhos pode prender a Dilma e o Zé Cardoso, e ele fará isso para mostrar para a opinião pública que não está derrotado, mas, com base nas delações, ele só pode prender a Dilma preventivamente, mas não pode condená-la só com base nas palavras dos criminosos confessos.

  13. Novidade!!!

    Qualquer cidadão brasleiro pode ser preso a qualquer momento, que o diga o Eduardo Guimarães.

    Para um juiz decretar a prisão de alguém basta ele querer. Simples assim. Não devemos ter medo da verdade.

    E o que é a verdade?

    Os fatos. As evidências. Como ensinava Platão, nas suas tretas com os sofistas.

    Impera hoje no Brasil a lei do LIVRE CONVENCIMENTO, logo, se um juiz se convencer que alguém é criminoso, ele manda prender. Ponto. Precisamos entender que é assim que funciona o sistema judiciário vigente hoje no Brasil. Como muito bem explicou Luís Fernando Vitagliano o livre convencimento do juiz interpreta a alma do cidadão brasileiro e através desse método “hermeneutico” sobre a piscologia do “ser humano/cidadão” ele manda prender ou soltar.

    Só falta a fogueira em praça pública para queimar as bruxas e os hereges.

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-condenacao-de-lula-por-luis-fernando-vitagliano

     

     

  14. Só Prá Ilustrar

    Nassif: essa do Renato sobre prisões-ensaio, para que acompanha o caso da SujaJato, já é esperado. Primeiro foi a de Carangueijo, que não surtiu tanto efeito. Depois, do próprio Nove Dedos, no epsódio de Congonhas, segundo ro relato do ministro Marco Aurélio.

    Digamos, tá demorando, considerando que o Verdugo de Curitiva está sedento, desde que aquela de Congonhas saiu pela culatra. Dizem até que tá contratando um Pai Velho para poder interrogar, em Juízo, dona Marisa. O homem é fera.

    E a deduração dos meliantes marqueteiros foi tão oportuna que até já estão em casa. E a grana deles, no exterior, totalmente liberada. Melhor que a do Odebrecht e do Palocci. 

     

     

    1. Já estão em casa?
      Será?
      Tão

      Já estão em casa?

      Será?

      Tão rápido?

      Será que os caras não vão nem dar uma disfarçada?

      Tipo, somos imparciais, seguimos as leis. Ou, do lado lado que manda de verdade, temos apego aos fatos, ouvimos o outro lado, noticiamos tudo que acontece no Brasil e no mundo, compromisso com a verdade, etc.

  15. A implicância de Moro é com a conquista do poder pelo PT

    A implicância de Moro é com a conquista do poder pelo PT e não os prováveis erros que o partido possa ter cometido….a incoformidade de Moro é com o sucesso do PT à frente do governo por vários mandatos, isso ele, rude que é, não consegue digerir e, além disso, segue orientação do falcões americanos…

    Deu prá ver na audiencia de Lula que Moro focou em questões politicas, que não tinham nada a ver com o objeto da ação…a questão é politica e Moro, rude que é,  não entende que esta questão – a politica – deve  ser revolvida pelos povo nas urnas, se bem que a Lava Jato já se arvorou com a obrigação de “refundar a republica” para que brote a Republica Federativa da Delação…..é disso que se trata:  um juiz  rude  deu uma de  Delegado Fleury  interrogando/torturando Lula para deleite da Globo e CIA….

     

    Na audiencia, que foi mais uma seção de tortura, Moro  ficou a perguntar a Lula sobre questões politicas que envolveriam o partido dos trabalhadores e governo. A implicancia de Moro é porque o PT, fez caixa 2 no “mensalão” quando  isso (o caixa 2) não era crime e,tanto que  não era ilícito que o conluio midiático-penal demorou um bom tempo construindo sua versão como se fosse parte do processo……usaram de outros subterfúgios  e alegações que não o caixa 2, isso para criminalizar  os petistas condenados  sem provas, sem práticas de crimes:  alegaram que o dinheiro do Visanet era publico, quando isso não era verdade e mais: o dinheiro conseguido a titulo de emprestimos pelo PT para suas campanhas foram devidamente quitados…os serviços contratados, no caso os de publicidade, foram prestados…e Moro atuava no julgamento da AP 470 e a cabeça dele está presa à aquele julgamento com a agravante que na Lava Jato tem total e absoluto poder de exceção 

    Moro tem afirmado que caixa 2 é mais reprovável que enriquecimento ilicito, isso porque sabe que os tucanos  desviaram milhões de reais do caixa 2 e depositaram em contas no exterior…mas isso não vem ao caso…tucanos podem roubar no atacado, podem fazer caixa 2, 3, 4…por falar em caixa 2, os tucanos, tanto no mensalão como na lava jato, pegaram dinheiro e o pior: de estatais, e o fizeram não somente para as campanhas como para enriquecimento ilicito mas como disse o juiz dandi de voz sibilina, tudo bem…

  16. Delator é a figura desse

    Delator é a figura desse dramalhão a coisa mais nojenta que pode existir. Mas, infelizmente todos são a favor deles, tal como Moro, e tal como a imprensa. Eles se posicionam diante dos investigadores como se fossem uns santos manipulados por alguém, como se não existisse esse alguém a vida dele teria sifdo outra, e não estariam hoje presos, etc.

    Os brasileiros anti-petistas continuam comprando VEJA e lendo os demais veículos da imprensa, às vezes apenas a manchete, e vão na onda. Ninguém escreve ou dita uma linha contra um delator. Pelo contrário. Todos ficam à vontade diante das câmeras, sabendo o que devem dizer para o agrado geral, e danem-se provas. Depois, aumentado o estrago das imagens de alguns, paga uma multa de milhões; voltam para mansões bem localizadas em algum lugar do Brasil, e, por fim, tem por via de contrato uma porcentagem aparentemente pequena do que amealhou, contudo porcentagem suficente para prosseguirem numa vida nababesca, considerando o principal do amealhado nas bagaças. 

    A gente, de bem, quer ver atacada de frente toda a corrupção, para que se passe a limpo nosso país, mergulhado, não de hoje, mas desde sempre na mais imunda lama. Por mais que tenhamos um lado, se somos pessoas dignas, poderemos até ficar muito decepcionados e tristes se os nossos ídolos forem justiçados de acordo com a lei.

    O que não podemos aceitar, de forma nenhuma, é a seletividade com que imprensa e judiciário procedem. Por exemplo: Fachin divulga uma lista imensa de um monte de políticos de variados partidos, alguns tidos com cacifes de suas legendas. Fez-se um pequeno estardalhaço em cima do fato, mas logo em seguida voltou à tona o mesmod e sempre: Lula e o PT. 

    Foi mais ou menos o que aconteceu lá atrás com o julgamento do mensalão, que o mensalão tucano foi levado à primeira instância, com o fito dos ministos do STF de salvaguardar aquela turma do PSDB, como aconteceu, ao ponto de agora, nesses dias, podermos admitir que o processo tem tudo pra ser arquivado 

    A minha indignação é essa, de não acreditar na lisura dos trabalhos da justiça. É injusto o que fazem contra o PT, não porque o PT se constitui de santos, mas porque queremos ver militantes de outros partidos, em circunstâncias piores, terem o mesmo tratamento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador