Moro se comporta mais de forma acusatória que judicante, avalia Pedro Serrano

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A relação do juiz federal Sergio Moro com os advogados de empresários investigados na Lava Jato tem sido boa e respeitosa, “no trato pessoal”, avalia o jurista Pedro Serrano. Mas, quanto mais o processo avanção, mais Moro “se comporta de uma forma acusatória e menos judicante”.

Em entrevista publicada pela Folha desta terça (5), Serrano indica que as opiniões que o juiz costuma emitir em seus despachos é parte de uma “estratégia punitivista que houve na operação Mãos Limpas, na Itália”. Essa estratégia consiste em usar “conscientemente o discurso acusatório da mídia para, com isso, condenar o réu”.

Para Serrano, essa postura de juiz acusador de Moro é ruim porque cria uma figura parcial no julgamento, no lugar de uma que deveria existir para garantir direitos. “É muito ruim ter um juiz parcial. Cria um processo stalinista, quando você sabe do resultado antes de começar um processo. Hoje, você já sabe que os réus, os principais, vão ser condenados a penas graves.”

O jurista, que defende a Odebrecht em processos na área civel, ainda avaliou que a pressão da mídia tem afetado a Lava Jato e criticou o uso da delação premiada como tem sido feito pela força-tarefa que investiga desvios na Petrobras.

“A delação é, antes de tudo, uma confissão. Se o preso é obrigado a confessar, acaba o direito de defesa. O único jeito de sair da prisão é abrir mão do direito de defesa, confessando”, apontou Serrano – para quem, por “intimidação da mídia”, o Judiciário tem recusado mais pedidos de habeas corpus do que parece crível.

“A mídia adula o juiz, ou o agente de investigação que atua de acordo com a visão punitivista que a imprensa tem hoje. E execra o ministro ou o juiz que decide contra essa visão. (…) O Judiciário sofre muita influência da mídia. E a mídia está numa maré acusatória punitivista”, comentou.

Leia mais: Pedro Serrano: “Judiciário se construindo como agente de Exceção”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Brasil estaria melhor se os

    O Brasil estaria melhor se os julgadores estivessem sendo julgados e os salvadores da pátria da oposição estivessem todos na cadeia.

  2. “A mídia adula o juiz, ou o

    “A mídia adula o juiz, ou o agente de investigação que atua de acordo com a visão punitivista que a imprensa tem hoje.”

    Pera, lá, caro jurista. Visão punitivista da mídia, aspas. A mídia é punitivista apenas contra os inimigos, porque para os amigos, os caciques do PSDB, por exemplo, não há qualquer visão punitivista. Há uma total blindagem. E quando são obrigados a citar alguma passagem envolvendo Aécio, Alckmin, Serra, Agripino, a mídia oferece TODO espaço e mais algum para o contraditório, além de colocar a informação como pé de página. Ao contrário do que faz contra Dilma, Lula, PT, MST, etc., quando colocam qualquer boato sem prova com letras garrafais durante vários dias ou meses, até. É o que chamamos de moralismo seletivo, ou sem moral.

    O mesmo jurista que acusa Moro de parcialidade, o que é fato, ao não citar a seletividade desta parcialidade, também comete equívoco de igual peso. Além de menos punitivista e mais JUIZ, o delegado / promotor Moro deveria ser também menos seletivo nos julgamentos e tratar os cidadãos com isonomia.

  3. Indícios de que teria sido gol.

    A tal  “grande mídia” acusa o réu. Com ou sem provas concretas, tanto faz. 

    Bastam as chamadas e manchetes para conduzir os julgamentos.

    Nem mais o subterfúgio do “indícios de que…” ou do “fortes indícios indicam” se usa mais. 

    Até mesmo o bom e velho truque do “teria dito” ou o “teria feito” já foi chutado pra escanteio.

    E a fila dos autógrafos e selfies, no aeroporto ou no shopping, é muito muito maior para

    o meritíssimo do que para a atual estrela da novela das dez ou do artilheiro do Brasileirão.

     

     

  4. Mano, na boa… O que mais
    Mano, na boa… O que mais assusta no Moro não é a conduta dele. Nem tampouco o apoio que ele arregimentou, sabe-se lá como, no respectivo Tribunal. O apoio que ele recebe da imprensa também é previsível. Todos sabem que a imprensa detesta a imprensa patrocinada pelo PT e adora a corrupção escondida debaixo do tapete em São Paulo pelo PSDB. De fato, o que causa espanto é a “oposição obsequiosa” que é feita a ele no CNJ. Que porra de órgão de controle externo é este que deixa um Juiz violar suas obrigações funcionais (excesso de exposição na mídia), que não o desanca quando ele tem a ousadia de peitar um Juiz do STF e que parece não se importar com o tratamento distinto que ele dá aos réus petistas (presos preventivamente sem prova) e os tucanos delatadas que nunca são incomodados por ele.  Se um juizinho mequetrefe é capaz de destruir a maior companhia do Brasil, de acarretar uma retração no PIB punindo empresas e empresários e de fazer tudo isto ao arrepio da Lei de Organização Judiciária e da CF/88, que ele interpreta como se fosse aquele jurista que inventou os Atos Institucionais para a Ditadura, há algo de podre no CNJ. E é justamente sobre a atuação do CNJ que nós deveríamos estar discutindo. 

    1. Realmente, Fábio…

      …desde o “mentirão”, tento encontrar alguma instituição capaz de encarar de frente a iniquidade, neste país ! Quase perdi as esperanças, o que só não ocorreu, porque parece haver muita gente – hoje –  a raciocinar com sensatez, percebendo o que vem sendo chamado pelos jovens juristas de “justiça do espetáculo” …

      1. taí, mandou bem…

        “justiça do espetáculo” que no passado resultava em castigo público

        e para quem direcionavam os aplausos…

        para o castigo ou para quem castigava?

        e pensar que até hoje temos gente aplaudindo carrascos

        na Alemanha também tivemos, e deu no que deu

      1. Fale-me mais sobre o dinheiro
        Fale-me mais sobre o dinheiro destas mesmas empreiteiras que foi recebido por tucanos graudos deixados em paz por Sérgio Moro?

  5. Nassif, o sistema de estrelinhas ainda funciona?

    Oi Nassif,

    eu sou cadastrado no blog e estou online, mas nao consigo ativar as estrelinhas dos comentarios. Aproveito para congratular o Fabio pelo comentario acima.

    1. Ricardo

      Quando o comentário tem continuação, como no caso do Fábio, vc tem de clicar primeiro  em Link permanente. Depois  é que consegue estrelar o comentário. OK ?

       

  6. Parece que o problema é o

    Parece que o problema é o juiz que condena corrupto e não o corrupto.

    Quando se fala mais no juiz que o réu desconfio que é coisa de cúmplice.

  7. Prezado Fábio,
    o  Judiciário

    Prezado Fábio,

    o  Judiciário brasileiro é corporatiista ao extremo. Não estranhe o comportamento do CNJ

  8. outro detalhe…

    não há delator inocente

    são criminosos que acusam os outros com o que o juiz quer ouvir,

    Moro confia no acaso e condena

    lei das probabilidades é que está regulando e direcionando tudo

      1. enfim…

        e sem entrar no mérito se são culpados ou inocentes

        é uma justiça do passado, ruim, feia, porca e podre

        que é do passado, até o próprio Moro já declarou que é ( mãos limpas )

        470 também foi buscar muitas coisas no lixo do passado

  9. Moro e a PF são preguiçosos

    Eles não usaram a deleção em último caso, usaram em primeiro caso. É mais fácil ter as coisas mastigadas do que sair para investigar, sem contar é claro com parcialidade dos mesmos. Moro não salvou o Brasil da corrupção quem salvou foram os deletadores que covardemente não pagaram pra ver se Moro e a PF sabia investigar  sem recorrer  a deleção. Se não fosse pelos deletadores o senhor holofotes não teria descoberto tantas coisas. Em minha modéstia opinião

    1º- a investigação deveria ter sido sigilosa o que não aconteceu e em

    2º a delação deveria ter sido aplicada em último caso e que tb  deveria ter sido sigilosa o que t b não aconteceu e por último e o mais importante não deveria ter sido uma investigação  parcial, mas…

    Os “HOLOFOTES” falaram mais alto.

  10. nessa maré acusatória

    nessa maré acusatória punitivista, cria-se um falso ambiente

    de redenção que hroiciza qualquer gesto – mesmo ilegal – desses

    operadores do tal direito punitivo e dos delatores de ocasião..

  11. Moro não engana, cara de tucano, bico de tucano,rapina de tucano

    Se Moro tivesse um pingo de caráter e ombridade já teria pedido para se afastar desse caso, que envolve políticos os quais ele mantem relações estreitas. Pela proximidade com meios de comunicação totalmente partidários, como globo, veja e falha, esse picareta mostra sua falta de isenção e ética. Opera para a máfia demotucana, omitindo seus aliados das investigações e perseguindo seus adversários, os petistas. 

  12. Moro. A pena de tucano não dá no couro.

    O que não faz um juiz que está no mundo das paixões? Etimológicamente, sempre achei que justiça tivesse a ver com equânime distribuicao. Se isso não ocorrer no que dá a libra? Em juiz desequilibrado. A  “A Picada da vÍbora” recomendo a leitura, uma lição de Zaratustra a certo tipo de juiz que desesta ter razão a qualquer custo.

  13. exercício

    vamos fazer um exercício de antropologia, ou de humildade. fui pesquisar quem é Pedro Serrano. Acho que todos aqui devem, antes de mais nada pesquisar a formação e as vinculações ideológicas do Dr Pedro. Há uma máxima em medicina que diz que vc pode encontrar na literatura o que você quiser, até porque é uma ciência não tão exata assim. Imaginem os senhores que o governo é de FHC. E um juíz qualquer levanta a lava-jato. Vcs estariam com esta mesma postura???

    Por favor, exercício de sinceridade, até porque isso vai embasar suas opiniões. Porque, se não houver este mesmo sentimento, seus comentários são dignos de vergonha.

    Se fosse FHC, Aécio, Sarney, Collor, etc, eu gostaria que fossem todos presos. Que apodreçam na cadeia. A verdadeira eltie deste país, a política, e a jornalística também, são muito protegidas e vcs querem aqui proteger ainda mais. Pois bem, como condenar essas pessoas???

    No fundo do coração de vcs, acreditam mesmo que Lula, Collor, Sarney, Serra, Alckminn, etc são edôneos???

  14. E as Instituições superiores

    E as Instituições superiores ao Moro; nada! Ele pinta e borda ao bel-prazer,LLS.Pra ele não vale o Domínio do Fato:vaza tudo a toda hora e ele nem aí.Alô Barbosa..ah, tá em Miami?Divirta-se,you deserve.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador