Não pautar ação só porque interessa a Lula também é “casuísmo”, responde Jânio à Cármen Lúcia

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O colunista Jânio de Freitas publicou na Folha deste domingo (11) artigo questionando a postura da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, que resiste a colocar em pauta a rediscussão sobre execução de pena a partir de condenação em segunda instância.

A tese de que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado interessaria à defesa de Lula na Lava Jato e dá sinais de que seria aprovada pela maioria dos ministros do Supremo, se uma nova votação for feita. Mas, sob pressão, Cármen Lúcia não colocou o assunto na pauta do plenário para abril.

“Foi dito que, a seu ver, rediscutir a decisão seria ‘como um casuísmo’, pelo interesse da defesa de Lula na questão. Mas também é casuísmo, este consumado, não agendar as ações por causa de Lula”, disparou Jânio em resposta à presidente da Corte.

Para o jornalista, “uma das funções do Supremo é tornar claro o que esteja sob dúvida nas relações entre cidadãos e leis.”

Ao contrário disso, o Supremo só tem ajudado a aumentar a “confusão”. “A rigor, perdeu-se a clareza sobre o regime em que estamos vivendo. De um regime de Constituição democrática lutando para enraizar-se e difundir-se, penetramos uma situação em que, nas palavras do decano do Supremo Tribunal Federal, ‘a Constituição está sendo reescrita de uma maneira que vai restringir o direito básico de qualquer pessoa’.”

Leia a coluna completa aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais uma vez, pergunto :

    Que tipo de material a NSA eCIA(audio, vídeo ou documento) repassaram para a subsidiária aqui no Brasil (Globosta) que faz com que os ministrinhos dos supreminhos etc..cumpram o que é exigido pela gerência do golpe ?

    Não posso acreditar que milhões ou bilhões de dólares consiga deixar as maiores autoridades da república de joelhos .

    1. É perigoso e haverá retaliações, mas…

      É fundamental que algum familiar, amante ou pessoas muito próximas dessas autoridades, denuncie os motivos para que as autoridades da república fiquem de joelhos e permitam a destruição do nosso país .

      Os nossos netos, bisnetos (centenas de milhões de inocentes) não merecem o que estão fazendo com o Brasil .  

  2. Foi um golpe “com o STF com
    Foi um golpe “com o STF com tudo” para excluir o povo brasileiro da política, entregar o petróleo, a Embraer e o Aquífero Guarani aos estrangeiros, preservando o poder do crime organizado dentro do Estado. – Nota de rodapé na biografia de Carmem Lúcia daqui a 100 anos.

  3. A mão que os alimenta

    A turma golpista e meritocrática teme perder privilégios num país “pobre”, governado por pobres. Em compensação, acham que fazem parte de um pedaço do Brasil rico, que poderia ser governado por ricos, e lhes continuar pagando (mantendo) bons salários e privilégios, mesmo que este país não seja nosso. Uma pequena parcela da população do andar de cima (e os alucinados e puxa sacos) prefere viver os privilégios de elite numa colônia rica que na responsabilidade de fazer uma nação para todos. A colônia garante o salário e privilégios; já o Brasil petista e bolivariano não.

  4. A celeridade processual da 1ª e 2ª Instâncias empacou no $TF

    Ora, uma ação deve ser pautada independentemente de interessar ou não a quem quer que seja. Aliás, não se pode acionar o judiciiário sem que se tenha interesse de agir, legitimidade. e haja possibilidade jurídica do pedido.

    Melhor a Ministreca Carmem Lúcia fazer o beiju para  o Mi$hel Temer.

    Jânio, você é o Cara. Eu sou seu fã. Queria escrever como você.

    1. a….

      O Brasil seria hilário se não fosse esta bárbarie da tragédia medieval. A Bipolaridade Tupiniquim é um assombro. “Cachorro atrás do rabo”. Queriam tanto pegar Paulo Maluf. A Base de Sustentção da nossa Esquerdopatia e Pseudo-Progressismo a partir de Terras Paulistas. Maquinaram todo o STF. Quando este jogou suas redes no Mar de Lama  Nacional, ao invés de peixões, só vieram ratos. Ratos Progressistas a AntiCapitalistas. Não é mesmo Serra, Azeredo, Paulo Preto, Aécio e outros prescritos? Juntamente com ratazanas mortadelas do nipe de Genoino, Dirceu, Pallocci,….Não foi para isto que te colocamos lá, ‘cumpanheiro’ Barbosa !!! (pausa para ataque de risos) Continuando. Para a coisa não ficar ainda mais ridicula prenderam o Ancião. Num Processo Criminal de Milhões de Dólares onde só existe um Réu. Advinha? Paulo Maluf. Mas não vemos indignações nem centenas de Artigos pelo Uso Político da Justiça Brasileira. Talvez devamos mudar a receita. Rivotril e Gardenal já não fazem mais efeito. Seria cômico, se depois de 1/4 de século progressista não fossemos o País dos 100.000 Assassinatos. Perdão. Bem arumadinhos na nossa Estatistica Oficial são “APENAS” uns 75 mil. O Brasil…. Bem,  o Brasil é isto.   

  5. O mais terrível disso tudo, é
    O mais terrível disso tudo, é que a ministra sequer é capaz de perceber que o uso do argumento pedestre, por si só, a expõe ao contra argumento igualmente pedestre.
    É algo extraordinário, que um cargo tão importante, e, nesse caso específico, tão decisivo, esteja nas mãos de uma pessoa intelectualmente tão pobre.

  6. De golpista para golpistas…

    Fazendo a “engenharia reversa” na lei que gerou a prisão após a segunda instância tem alvos específicos, que é LULA e Petistas!

    Basta voltar ler e ouvir o que dizia o então merval…

    Então quando a Carmem diz que pautar a segunda instância seria casuísmo é pura mentira!

    Pautar a segunda neste momento, para o golpe é tirar desta lei, o motivo pela qual ela foi criada!

    Pautar agora seria atuar contra os interesses de quem ideiou a sua criação!

    Ou seja os golpistas!

    Isso é quase como o “Dominio do Fato” do Barbosão lá no mensalão, ou seja, feito somente para pegar petistas!

    O Moro facilmente inventa qualquer motivo, o TRF4 confirma tudo e pronto!

    É legal, foi feita sob a mais conceituada e estrita justiça e créu – passa a régua…

    Tudo tem que passar pelo Moro – é mais confiável e rápido…

    E o TRF4 acha tudo o que ele faz lindo, maravilhoso e sem ler – Ele é um gênio desde o Banestado!

    Vamos acordar gente!

    Isso aqui já era…

    O que eles querem é que o Brasil caia no Buraco e com ele 200.000.000 de pessoas!

    Nem a elite isso já não é mais – são uns poucos arrastando um bando de seguidores trouxas fardados e civis ferrando milhões!

    Tem gente da elite se ferrando já…

    Só os escolhidos se darão bem!

    E você escuta ainda programas de rádio, lê artigos escritos por ai, vídeos na internet que ainda estão vivendo lá trás – em 2016 quando a perseguição erá só contra petistas!

    Nem evoluir dentro do golpe eles conseguiram, são incapazes de ver que até grandes batedores de panela estão se ferrando…

    Estamos ferrados e o que é pior, estamos cheios de cegos raivosos!

    1. O interessante é que não se

      O interessante é que não se fala mais (nem na globosfera) da denúncia contra a Globo no processo da FIFA nos U.S.

      Alí se diz que a GLOBO quando quer paga propina.

      Eu fosse um juiz já ficaria receoso de atender qualquer interesse da GLOBO pois ficaria a suspeita de eu ter recebido propina.

  7. Casuísmo?

    Os bandidos de togas do STF dão HCs para bandidos ricos e amigos políticos corruptos do PSDB, a qualquer hora do dia ou da noíte e já deram até dois HCs em menos de 24 horas, na calada noite, enquanto até os jornalistas amigos da mídia corrupta, dormiam.

    ISSO QUE ELSTÃO FAZENDO COM LULA, É CHAMADO NA LEGISLAÇÃO LEGAL CONSTITUCIONAL, DE “PREVARICAÇÃO” EM BENEFÍCIO DE OUTROS BANDIDOS DE TOGAS QUE QUEREM FAMA E DINHEIRO E DE AMIGOS POLÍTICOS CORRUPTOS EM TROCA DE MAIS BENESSES.

    PPREVARICAÇÃO É CRIME, PODE COLOCAR BANDIDO DE TOGA NA CADEIA.

    É ISSO QUE OS BRASILEIROS ESPERAM, MQUE ESSES BANDIDOS DE TOGAS SEJAM PRESOS, POR NÃO FAZER O QUE DEVIAM FAZER E POR BENEFICIAR BANDIDOS AMIGOS.

    SÓ ASSIM O BRASIL VAI VOLTAR A SER UM PAÍS DE GENTE FELIZ E LIVRE, SEM MEDO DE BANJDIDOS DE QUALQUER ESPÉCIE.

  8. Corporativismo

    Carmem Lucia, além da sua afinidade com o golpe contra o PT, está protegendo o judiciário de eventuais delações da tropa golpista (Com Supremo, com tudo!). Joesley e Wesley ameaçaram delatar juízes e já estão soltos. Cunha começou a falar que iria delatar e estão de olho com ele. Temer deve assegurar as delações (tem que manter isso viu?) enquanto o judiciário faz a sua parte para limpar a sua própria barra. A ação do judiciário está pautada na sua própria salvação, dos seus privilégios, da sua falsa moralidade. O judiciário já conspirou tanto contra o Brasil e deve ter entrado em tanta partilha de butim, que hoje está tentando premiar o silencio dos seus cúmplices de classe.

  9. Usurpador virou sinônimo de

    Usurpador virou sinônimo de presidente. Vagabunda deixou de ser antônimo de Ministra do . O golpe “com o STF com tudo” organizado pela opera efeitos não só na politica, na economia e no sistema constitucional. Até mesmo a Língua Portuguesa está em crise.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador