Naturalização da propina é “fato assustador”, diz Sérgio Moro

Da Agência Brasil

O juiz Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato, disse hoje (24) que a naturalização da propina em contratos públicos é um fato assustador. O magistrado falou durante um almoço com empresários na capital paulista. “Às vezes, há uma certa dificuldade de se obter uma resposta muito clara de porque se pagava propina. As explicações recorrentes de alguns desses acusados confessos era de que, simplesmente, era a regra do jogo. Houve, simplesmente, uma naturalização do pagamento de propina. O que é extremamente assustador”, disse, em referência aos depoimentos tomados em diversos casos de corrupção em que atuou.

Na opinião de Moro, a corrupção no Brasil atingiu um nível sistêmico. “Em quatro casos julgados, envolvendo diferentes empresas e diferentes agentes públicos foi constatada uma prática que eu trabalhei como corrupção sistêmica, no sentido de que a acertação de um contrato público envolvia o pagamento, quase naturalizado, de um percentual de propina”, destacou, em referência a casos envolvendo corrupção na Petrobras e na Caixa Econômica Federal.

Para mudar essa situação, Moro defendeu uma nova postura, tanto do Poder Público, como dos agentes privados que negociam com o Estado. “No âmbito das instituições públicas, é extremamente necessário, não só uma postura firme por parte das autoridades públicas contra a corrupção, mas também a postura dos juízes e mais reformas no nosso sistema de justiça criminal. Nosso sistema de justiça criminal, como eu disse, tem muito do italiano, e é extremamente moroso”, ressaltou o magistrado, que tem teses acadêmicas sobre a Operação Mãos Limpas, que combateu a máfia na Itália durante a década de 1990.

Em relação aos empresários, o juiz disse que a iniciativa privada deve se recusar a pagar por benefícios, e denunciar quando houver extorsão. “A iniciativa privada tem um papel importante em dizer não ao pagamento de propina em casos de corrupção. É certo qu, muitas vezes, o empresário pode ser extorquido. Mas essas questões têm que ser levadas às autoridades, quando acontecerem”.

Moro evitou comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que tirou a competência da   13ª Vara de Curitiba, onde o juiz é titular, de julgar crimes descobertos na Operação Lava-Jato, não relacionados diretamente à Petrobras. A decisão foi tomada ontem (23), pelo plenário da Corte, em relação ao inquérito 4130, que investiga a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

A determinação, que deve se refletir em outros casos relativos à operação, foi de que o processo deve ser remetido à Justiça de São Paulo e a relatoria do caso, no STF, redistribuída aleatoriamente. Até o momento, todos os processos relativos à Lava-Jato eram relatados pelo ministro Teori Zavascki.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

61 comentários

  1. Verdade…
    A propina está tão

    Verdade…

    A propina está tão naturalizada, que Moro recebe acima do teto constitucional e não devolve a diferença à União. 

    Ha, ha, ha…

    Vai que é sua Moro….

    Suponho que ele já começou a receber o “auxílio moradia”, o “auxílio terno” e o “auxílio cocaína” criados com ajuda do STF e do CNJ?

    • Obrigadasso, eu ja ia notar

      Obrigadasso, eu ja ia notar isso mesmo no texto:

      “O magistrado falou durante um almoço com empresários na capital paulista”

      Uai, mas eles nao tem nome nao?  Nao era importante?

      Nao, nao era.  Era tudo extrema direita, nao precisam de nome.

  2. Lula amplia fortuna

    Nassif, somente hoje li o seu post “Lula diz que Dilma pode cair e garante que Dilma vai ficar”.

    Por coincidência, tinha escrito este ontem à noite e ponho aqui agora.

     

    Lula amplia fortuna

    Por Ronaldo Souza

    Segundo fontes ligadas a Lula, a revista Forbes, bíblia aqui no Brasil, irá publicar matéria em que mostra que ele está cada vez mais rico.

    Proprietário de muitas fazendas, jatinhos e da Friboi (tudo em nome do filho, Lulinha), cada vez mais ele trata de ampliar seu patrimônio.

    Mostrando a Fernando Henrique Cardoso que ele é um bobo e não soube aproveitar, Lula já vem há algum tempo atuando no ramo de petróleo.

    Quando FHC ainda era presidente do Brasil, vendeu boa parte da Petrobras a investidores internacionais, com promessa de que venderia o restante depois.

    Mal sabia ele, FHC, que na verdade quem estava por trás desses investidores era justamente… Lula.

    Tornou-se assim o maior acionista da Petrobras, empresa de capital aberto.

    Juntamente com outros investidores como George Soros, Lula é quem “trabalha” para as oscilações da Petrobras na Bolsa de Valores e com isso tem ganho muito dinheiro.

    Em conversas informais e por diversas vezes Soros tem demonstrado a sua surpresa com a habilidade de Lula como investidor internacional, com absoluto conhecimento e domínio das nuances das Bolsas.

    A mesma matéria da Forbes dirá que além da fortuna conseguida até agora, Lula vem diversificando bastante os seus negócios.

    Assim, tornou-se também um grande empresário de roupas, como venda de casacos de couro de leão na África e no resto do mundo, o que fará com que todos entendam finalmente o seu interesse, ainda como presidente, em abrir relações comerciais entre o Brasil e aquele continente.

    Isso, inclusive, configuraria a utilização da condição de presidente do Brasil para atender aos seus anseios particulares.

    Dizem até que Sérgio Moro, Deltan  Dallagnol, Carlos Fernando Lima e toda a equipe  que vai corrigir o mundo (a equipe da Lava Jato) estão babando à espera da reportagem e prometem que dessa vez pegam Lula.

    Já afirmam que agora não há como ele escapar, nem que Fidel Castro implore.

    A mais recente área de investimento de Lula, construção de navios, mostra-se cada vez mais promissora.

    Confirmei isso ao ver a manchete do Tijolaço, do dia 22/09/2015:

    “Novo navio-plataforma para o Campo de Lula chega ao Rio em 5 de novembro”.

    O que mostra também que a sua firme atuação para recuperar os estaleiros no Brasil tinha outros objetivos.

    A revista Forbes afirma que dentro de no máximo 3 anos a fortuna de Lula ultrapassará a dos três filhos de Roberto Marinho.

    Juntos.

    E o Pré-Sal desempenhará papel preponderante nesse sentido.

    Esse Lula realmente tem pacto com o Diabo.

    Sérgio Moro promete prender os dois.

  3. Quais autoridades? Gilmar Dantas (segundo Noblat)?

    Vou contar dois casos que aconteceram comigo, enquanto empresário

    1) Um fiscal da prefeitura veio analisar nossas contas (ISS). Olhou, olhou e olhou, depois chamos para “conversar” eu (sócio diretor) e o contador da empresa. Falou que “estavamos devendo” uns “R$100 mil”, pelo que ele tinha levantado “por cima”. E pediu pra eu sair da sala

    Ai falou pro meu contador que “resolveria” tudo por 10%. Ai meu contador puxou da gaveta uma decisao judicial onde contestavamos o imposto que ele alegava que nao tinhamos recolhido, com liminar (depois eu ganhei a causa, mas isso é outra história). E emendou que conheciamos o secretário das finanças do municipio e que iriamos contar a ele da tentativa de extorsão. O fiscal ficou pálido, começou a gagejar, pediu mil desculpas e que nao fizessemos isso “porque ele tinha família para sustentar”.

    Nunca mais fomos fiscalizados.

    2) Ideli Salvati disse, na CPI dos Correios (aquela do Roberto Jefferson) que “não entendia” porque “uma empresa se dispunha a pagar comissao para receber um valor contratado”. Deu raiva na hora, até parece que ela nunca tratou com o serviço público. Minha empresa tinha um contrato com a mesma prefeitura e todo mes o valor era empenhado e não recebiamos. Passavamos 4, 5, chegou a 8 meses de empenhos feitos e dinheiro nao pago. Ai veio alguém lá de dentro dizendo que, se “pagassemos 5%” “teriamos garantia de receber todo mês” “em dia”. Ai eu falei pro secretário das finanças, o meu conhecido do primeiro caso. Acredita que não aconteceu nada com o cara que pediu a comissão???

    Na renovaçao eu optei por cancelar o contrato. Isso mesmo, desisti de vender para o serviço público porque nao aceitei esse tipo de condiçao. Mas outro assumiu, inclusive cobrando mais caro que eu – provavelmente pagando as tais gorjetas que me recusei.

    (sobre a ação que eu ganhei, findou em 2006. Pedi de volta o que tinha pago antes de contestar e até hoje não recebi nada. Depois de vários “embargos” por parte da prefeitura, claramente protelatórios – a justiça PERDEU O MEU PROCESSO. Isso mesmo, o processo “sumiu” dentro da justiça, e tem mais de seis meses que ninguém o encontra. Será que se eu me filiar ao PSDB o Gilmar Dantas (segundo Noblat) me ajuda a receber de volta o que paguei indevidamente e que a “justiça” já decidiu que é meu por direito?)

  4. Ele é um gênio! Ele só faltou ler o livro a privataria tucana…

    Ele é um gênio! Ele só faltou ler o livro a privataria tucana para ver o que é propina de verdade. Se realmente ele se incomodasse tanto com propinas, ele nunca teria subido num palanque do PSDB, ainda mais em São Paulo que possui tantos escândalos envolvendo propinas nos contratos do Metrô.

  5. No lugar de estar

    No lugar de estar trabalhando, o Moro vai de evento em evento tucano. O que ele quer, se candidatar pela sigla? A toda hora ele está se exibindo na Globo, na Folha, com empresários, com candidatos tucanos. Está mostrando em que puleiro ele pousa ou repousa.

    • Geralmente os juízes no país reclamam da quantidade de processos

      Geralmente os juízes no país reclamam da quantidade de processos que tem para julgar. Enquanto isso o juiz Moro julga apenas um processo e fica passeando pelo país a fora em festas do PSDB. É um fanfarrão mesmo.

  6. Ô Moro, assustador é o fato

    Ô Moro, assustador é o fato do Vaccari ter 5 dias pra explicar p/Judiciário pq vc prendeu ele! Vacila e ainda vão cobrar dos petistas as diárias nos presídios ou denunciá-los por puxar cadeia desnecessariamente, ocupando cela de outros presos e gstando verba de alimentação, etc…

    Tremendo car de pau, esse Moro.

    • E para o Cunha, o Janot deu

      E para o Cunha, o Janot deu 30 dias para se defender, agora mais 30, daqui a pouco ele faz em pequenas prestações de 15 a perder de vista.

  7. Parece que a FSP já desceu do

    Parece que a FSP já desceu do bonde do Moro e defende em editorial a separação dos processos que estavam no lava jato. Ah, esses falsos heróis e suas fantasiosas operações. Sintomática foi a reação do promotor Delagnoll que diz que a lava jato é como a Alemanha depois das duas grandes guerras, voltará a ser reerguida. Será?

  8. Ingênuo esse rapaz…Será

    Ingênuo esse rapaz…

    Será que ele NUNCA estudou história não?

    Será que ele ouviu falar da Lei dos Sexagenários, a Lei 3.270 que libertava escravos com mais de 60 anos?
    Imagine voce ESCRAVOS E LIBERTO AOS 60 ANOS?
    Sem emprego, sem aposentadoria, sem casa, sem ter como comer, SEM EMPREGO por que você já está muito velho!
    Fizeram essa “Bondade(?)” no Brasil!

    Será que ele não sabe que o Brasil foi o ÚLTIMO PAÍS A LIBERTAR ESCRAVOS, assim mesmo por PRESSÃO EXTERNA?

    Este é UM CLARO SINAL ELITISTA do poder para com o seu POVO!

    Será que ele não sabe como foi a vida da casa da moeda durante a república?

    Será que ele ouviu histórias sobre a Elite e votos de cabresto?

    Mais recentemente ele ficou sabendo da PRIVATARIA TUCANA, DO BANESTADO?

    Por esse TIPO DE INGENUIDADE FAJUTA, PODE-SE AFIRMAR QUE O QUE ELES ESTÃO FAZENDO, SEMPRE FOI FEITO POR AQUI E TEM UM NOME SIMPLES – GOLPE!

  9. Espaguete ao moro de tomates

    Moro acha que foi para almoçar, mas foi almoçado pelo 0,01%.

    Orgia antropofágica.

    Um representante da justiça, funcionário público, falando de moralidade para essa turma…

     

  10. Ops,

    Convite

     

    Sr. Moro,

    Sendo Vossa Senhoria funcionário público, ou seja, trabalha para o povo, quero convida-lo para um almoço na favela do Heliopolis, aqui ao lado da minha casa, oportunidade para que o senhor possa se comunicar com os 99% que pagam o seu salário.

    Como um joão dória júnior dos pobres, prontifico-me a intermediar e organizar o evento na laje à sua escolha.

    Tubaína premium à vontade.

  11. Regra do jogo.

    “….extremamente moroso …”

    Hummmm! mais de um ano e o governo não cai….

    O fato é que defendem o sistema de financiamento empresarial mas querem acreditar que empresas “dão” dinheiro pra políticos e partidos por mera “tradição”; que o desvio é o PT, único partido que tem um “projeto de poder”.

    É um aleijamento intelectual quase físico. Similar aos casos em que o sujeito perde um membro, continua sentindo-o como se ele estivesse alí mas ele não está.

    O PT, o PT, o PT tinha mais é que continuar com o megafonezinho dele nas portas das fábricas enquanto a dinheirama toda corria solta pros partidos conservadores, aí o teatrinho todo da democracia ia parecer estar funcionando direitinho… “Maldito José Dirceu”, “estragou” a brincadeira!

  12. daí, acredito, podemos marcar outro ditado jurídico…

    …não sou eu, são os que dão as piruetas que me guiam…

    coisas mais fáceis de prever, nestas condições ou podendo guiar ao rodopiar sempre no mesmo lugar, são delações

    • mensalão foi assim também…

      aprenderam lá…………………………………………..atenção: a prova principal passa a ser o voto ou pronunciamento

      se liguem gente

      • não é a prova que condena…

        é o histórico preparado com a ajuda da Globo sobre formação de quadrilha

        bastou ter ligação, mesmo que plenamente legai, se ferrou, confirma o histórico

  13. O “Nosso” herói caçador de corruptos.

    Traduzindo:  “Houve, simplesmente, uma naturalização do pagamento de propina”, NO GOVERNO DO PT.

    Participando de tais eventos, “sem qualquer interesse político intrínseco”, demonstra que é um juiz dissimulado, posando de justiceiro vingador de todos os males da pátria brasilis.

    É o preço a pagar pelo período onde generais diziam o que era permitido pensar, resultando em gerações posteriores mal acostumadas e dependentes de quem os conduza.

  14. Me engana que eu gosto

    Me engana que eu gosto pilantra safado.,..temos é que nos organizar pra colocarmos pra correr pra bem longe essa elite zelote que se apoderou das Instituições para destilar seu ódio de classe..,.fiquem espertos pois a casa grande pode cair,.,ou parem de buscar o confronto e ponham na cadeia os verdadeiros corruptos poderosos deste pais e a lista de ratos impunes é de conhecimento publico apesar de nao dar no JN.,,,,..ou será que pensam que temos sangue de barata..,.

    Do “mensalão” ao “petrolão” o mesmo modus operandi da máfia midiático-penal para se vingar de seus inimigos políticos e de classe

    http://www.lexometro.blogspot.com.br/2014/10/o-mensalao-nao-existiu.html

     

     

     

  15. O que é propina?

    O Juiz Moro utiliza a palavra propina num só sentido etimológico da palavra, porém propina pode significar  aliciamento, corrompimento, emolumento, gorjeta, gratificação e suborno. Ou seja, no primeiro grande sentido desta palavra propina pode significar aliciamento (Ação ou consequência de envolver, de seduzir alguém para que esta pessoa faça alguma coisa, ou ainda, ação de atrair pessoas para certo propósito, causa, ideologia.).

    Logo se formos para o sentido amplo da palavra, ou seja, a utilização de meios ilegais para atrair alguém para fazer um ilícito, o juiz esta sendo aliciado ilegalmente para exercer atividades político-partidárias através de sedução de homenagens e outras, pois segundo a lei aos juízes é vedado, dedicar-se à atividade político-partidárias.

    Fica claro aqui que dentro de um sentido amplo o juiz Moro esta sendo corrompido por movimentos políticos, ou seja está recebendo propinas através de atos que satisfazem a sua vaidade.

  16. Pois é, né Moro.

    Jesus Maria José! Virou praxe no Pais as vestais irem a publico, geralmente na “imprensa-ilibada” que temos, falar com toda a gravidade do mar de lama em que se encontra o Brasil. Nem Lacerda, com aqueles discursos de uma hora, conseguiria encenar tão bem. Parabéns aos atores.

    Uma pergunta: se inspiram mais em quem? Aécio (esse é dos melhores), Alvaro Dias (aquele que a republica do parana não viu nada de mais!), FHC (que diz e desdiz todos os dias), Serra da cara lavada ou no sorrinho de escarnio do Alckmin ? Vou parar por aqui porque sei que a lista é longa.

    • Vira latas sem fronteiras

      Maria Luisa, se eles viessem a toda hora para falar a público apenas internamente, até daria para aguentar, porém eles vão para os EUA e o mundo propagar a corrupção do Brasil, quando é que nós já vimos autoridades estrangeiras virem aqui e ficar propagando que o país deles é corrupto? Se há corrupção aqui, é aqui que temos que resolver isso, é aqui que temos que brigar contra isso. Dá vergonha desse nosso MP e outras autoridades que fazem isso ou não dá?

  17. “O magistrado falou durante um almoço com empresários na capital

    e imagino que nenhum desses empresários tenham pago uma “propina” em momento algum das suas vidas.

     

    Alias o tal de J. Dória que organizou o tal almoço foi o chefe da delegação da CBF no Chile recentemente, e tudo mundo sabe que CBF nunca foi sinônimo de “propina”.

    Cada uma hein…

  18. O espírito de cruzada e a

    O espírito de cruzada e a encarnação de papel de reformador é contraproducente para qualquer agente público. Tal postura é ainda mais pertinente para os membros do Judiciário e do Ministério Público. 

    No caso específico do Juiz Moro: este está claramente ofuscado pelos holofotes depois de assumir sem nenhum pudor esse papel de justiceiro das galáxias. Como se explica sua presença num evento em São Paulo que em nada diz respeito ao seu cargo de magistrado? Pior: com verniz político-ideológico bem claro, se sopesarmos que quatro perguntas oriundas da plateia inquiriram-no acerca do “quando” da prisão do ex-presidente Lula. Não um “se”, de dúvida.

    Essa auto percepção de que é um predestinado também vem prejudicando o devido senso de equilíbrio que se exige de um magistrado que se olvidado resulta em apelos retóricos e demagógicos como se afere por essa exclamação se “surpresa” quanto à natureza da corrupção que grassa no país. 

    Pois parafraseando-o, proclamo que também é ASSUSTADORA ou a simploriedade desse Juiz ou a sua alienação digna de um “Chance”, personagem principal do ótimo filme “Álém  do Jardim” protagonizado pelo excelente Peter Sellers. Em que galáxia vivia o ilustre para só agora descobrir esse “fato assustador”? Claro que não seríamos maldosos ao ponto de apreendermos  essa perplexidade do Dr. Moro apenas como uma mensagem sub-reptícia para fixar no distinto público seu papel de “Hércules” tupiniquim no quinto trabalho que foi limpar as estrebarias de Áugias. Quantos aos outros onze, só o futuro dirá quais são. 

    Pois esse estriba, sem nenhum título de “doutor” no currículo e muito menos nada tendo de afinidade com deuses e que tais, sabe, desde que deixou de usar calças curtas e suspensórios, que o “doce” esporte da corrupção é jogado em todas as plagas e em todos os tempos neste país. Nem foi inventado pelo PT, nem muito menos “descoberta” sua generalização por agentes públicos a partir da condução de um simples processo judicial tendo por base esse delito. 

    Dado esse viés e as posturas adotadas à frente dessa Causa não lhe dou o benefício da dúvida com relação à neutralidade e o devido distanciamento requerido. 

     

     

     

  19. Assustador é juiz ganhar 77 mil por mês!

    Isso é que é realmente assustador, por que revela uma grande falha de caráter ou um desequilíbrio mental muito grande!

    Achar que é melhor que os outros juízes, que todo o funcionalismo público do Brasil é muito assustador. É terrível. É uma tremenda descaração. Coisa de doente mental!

    • Ué, então o governo (PT) está pagando para ser denunciado?

      Se Moro está satisfeito com seu salário de marajá, então o lógico seria ele fazer todo o possível para preservar o partido que está no poder e que permite que tal salário lhe seja pago.

      Se os vencimentos dos funcionários são acima do teto constitucional, a culpa é de quem os paga, e não de quem os recebe. Acaso Moro falsificou algum documento ou subornou alguém para receber o que recebe?

       

  20. Essa platéia dava umas 500

    Essa platéia dava umas 500 mil horas de delações ininterruptas para o Moro. Porém, devido à lei da seletividade moriana,  não acarretaria em um indiciamento sequer.

  21. A moral partidária tem lá suas filigranas…….

    Moro fala que a naturalização da propina é um fato assutador. Pôxa! dá para discordar? A verdade é que era mais cômodo deixar-se corromper em nome do interesse financeiro das empresas. Ora, seus dirigentes podiam “botar a boca no mundo” e paralizar todas as obras e denunciar os mafiosos. Por que não fizeram isso? Por que são imorais. A quem interessa a impunidade?  Aos que julgam que “a  imoralidade dos políticos de um partido simpático é menos lesiva e criminosa que a dos políticos dos demais partidos”. Se tudo recaísse somente sobre um partido aliado ou adversário, Sergio Moro seria condecorado pelo Governo, convidado à filiação ao PT e lançado à sucessão presidencial.

  22. Engano seu, seu juiz. O

    Engano seu, seu juiz. O problema maior do Brasil não é a corrupção, mas a desigualdade social, a diferença abissal entre o andar de cima (que o sr. juiz pertence e protege – é só ver sua atuação no caso Banestado) e o andar debaixo. Que a corrupção deve ser combatida, isso é óbvio, Que governo corrupto é o que não apura a corrupção, também é óbvio. Que a corrpução só passou a ser enfrentada no governo do PT, também é mais do que óbvio, porque no desgoverno do PSDB, nada era apurado, tudo era engavetado e finalmente arquivado. A Polícia Federal só tinha uma serventia: prender mula em aeroportos. 

    • engano seu,seu juiz.O

      O nosso juiz jovem deslumbrado,o sr OXI(Moro) descobriu o Brasil. Eu,Trabalhava de garçon na associaçao mineira de imprensa,naquele tempo que cipo e a arca de noe eram eleitos veiculo do ano. Outro garçom boa pinta,comia um medico gay diretor de hospital famoso e um juiz poderoso. Ganhavamos “propinas” monstro para virar mobiliario como todo bom garçon. Surdos,cegos,mudos.Um jornalista do estado de minas intermediava nossas robustas “propinas’,a menor nota era de um cruzeiro,dificil receber menos de 10 ou vinte dessas notas do visconde de tamandare,ao dia. O jornalista levava o dele, a melhor prostituta do nosso meio,era o homem das letras que tentava comer. Quem trabalah com ponto ,virgula,letras, nao é muito bom nisso.Com o meu ‘propinoduto’ comprei um fusca e ate livros frequentando nosso holocausto chamado escola por um bom periodo O OXIMORO nao sabe que Caim e Abel dentro da arca estavam planejando os mesmos golpes que originarm o diluvio,para quando chegassem na terra.

  23. Uma coisa temos que admitir,

    Uma coisa temos que admitir, ele é bem mais cauteloso que outros “juízes” moralizadores (nunca contra tucano). Sabe que ser histriônico como o Barbosão e o Gilmarzão joga contra sua causa.

    Sim a causa é sua, e não do país. Quando jovem descobriu que quando crescesse iria ser o Falconi brasileiro. Falconi, para quem não sabe, o “herói” que ferrou os grandes partidos italianos e abriu caminho para o Berlusconi, “uma nova era de moralidade” para a grande Italia, como se sabe 

    Mas o Moro se engana, não tem como ser o novo Falconi, pois este não sabia que seu messianismo moralista daria naquilo, no caso o “naquilo” é o Berlusconi. Era bem intencionado e deve ter morrido de novo de desgosto. Prova disso é que foi para cima do Partido socialista italiano mas também do Democracia Cristã, o PSDB da Itália.

    Já o Moro…não vem ao caso. E sabe muito bem que sua cruzada ao aliar-se ao pig, como admite abertamente, é um cruzada caolha, só vê um lado.

    • Chuteteu

      Então a diferença entre o Falconi e o Moro é que o primeiro era bem intencionado, e o segundo é mal intencionado. Como você sabe? Você conhece pessoalmente o Falcono e o Moro? Você lê os pensamentos dele? Isso que você escreveu é apenas um chute, ou melhor dizendo, um wishful thinking.

      Por que o Moro não investiga o PSDB? Porque para um partido poder roubar, é preciso que ele esteja no poder. Se o PSDB roubou muito quando estava no poder e não foi investigado, a culpa não é do Moro, mas dos que eram juízes na época.

  24. Faltou

    Faltou algo na fala do juiz  Mouro, deveria ter dito: “Houve, simplesmente, uma naturalização do pagamento de propina para o pt. O que é extremamente assustado.” Seria mais sincero e correto, afinal a corrupção nesse país já foi naturalizada a secúlos. 

  25. Garoto Bom-bril
    O Moro

    Garoto Bom-bril

    O Moro gostaria de ser o único juiz com mil e uma utilidades, mas o STF deu uma aparada nas asas dele, porém o MP disse que eles se “reinventam”, vamos ver como é que sai essa metamorfose. 

  26. É impossível haver corrupção …

    É impossível haver corrupção no setor público sem a cumplicidade do setor privado.

    E a corrupção Brasil é, sim, sistêmica e, muitas vezes, natural e culturamente aceita!

    Infelizmente!

  27. Prezado juiz, de qual propina

    Prezado juiz, de qual propina o senhor se refere ?

    Do PT ou do PSDB.

    Ou isso não vem ao caso ?

    Que cara de pau !

    //////

    É legal um juiz participar de um congresso num segmento social que é claramente contrário ao governo.

    E mais, com esse juiz julgando casos importante que podem mudar o destino de uma nação.

    Pode isso Arnaldo ?

  28. Não é difícil entender

    Não há nenhuma dificuldade em entender o que aconteceu. A propina sempre foi vista com naturalidade no Brasil, bem antes do PT assumir o poder. Só que antes seguia rituais diferentes.

    Como os partidos políticos são tradicionalmente fracos no Brasil, os candidatos tendiam a ser independentes de seus partidos. Então a roubalheira era um conluio privado entre candidatos, funcionários e empresários, e o dinheiro entrava em sua maioria em bolsos privados, e não em caixas de partidos. Collor e PC Farias roubavam para si próprios, e não para o PRN, o partido nanico que os elegeu. Com a entrada em cena do PT, o primeiro partido fortemente estruturado e disciplinado que surgiu no país em muitas décadas, os rituais mudaram: entramos em uma espécie de padrão-PRI Mexicano. O grosso do dinheiro desviado passou a ir direto para a caixa do PT, e os operadores do esquema ficaram só com o troco. Para que esse troco continuasse a ser uma quantia apetecível, é óbvio que o montante desviado tem que ser muito maior. Por isso a corrupção explodiu no país, no padrão PRI mexicano.

    De resto não faz o menior sentido afirmar que Joaquim Barbosa e Moro estão macomunados com os opositores do governo, sendo que foi o PT quem os colocou em seus respectivos cargos.

  29. Incrível!
    Sencaiciona!
    Parece

    Incrível!

    Sencaiciona!

    Parece que tem um troll aqui que nunca aparece em posts sobre corrupção do psdb e apoia que um juiz receba salários fora da lei, faça palestras no horário de trabalho para um partido político, receba prêmio de uma rede de tv sonegadora de impostos e permaneça com um processo de um parlamentar tucano engavetado por mais de 3 anos.

    Como é triste o fingimento apartidário.

     

    • Margarina,
      já me visse aqui

      Margarina,

      já me visse aqui defender o PSDB ou qualquer outro partido de opisição?

      faço aqui um contraponto à manada petista tentando salva-la da travessa do Rio Mara.

      Marfig, aqui no blog, os “reaças” de direita somos tão poucos que não dá tempo para comentar as falcatruas do PSDB, PMDB e DEM, isso vcs já fazem, minha missão, que acho mais nobre, é desmentir as mentiras que vocês petistas estão contando já faz 13 anos.

       

       

       

  30. Desde a primeira vez q vi

    Desde a primeira vez q vi sempre gontei daquele filme alemão “Good Bye, Lenin!”. Fico imaginado um cidadão (ou um petista) que tenha entrado em coma a 15 anos atrás e acordadesse agora vendo gentes de qual jamais se imaginaria defendendo empreiteiros corruptos contra um juiz.

    Melhor voltar pro coma.

     

     

  31. O aumento das demandas da

    O aumento das demandas da sociedade por melhores serviços leva também a gastos maiores, como por exemplo o reaparelhamento das polícias, reformas das estradas e portos, construção de casas populares, mais escolas, mais médicos e tudo isso é custo um novo que deve ser incorporado como despesas importantes. Diferentemente do período tucano que pouco gastou para melhorar o país. Preferiram privatizar setores estratégicos e pronto! Com o maior volume de recursos investidos neste período aguçou ainda corruptos e corruptores. De mãos dadas para nos lesar. Ainda pior é a consequencia desses desvios, que é a má qualidade das obras. Logo caem tetos de escolas, falta merenda de qualidade, afundam estradas e pontes…!

  32. E …………

    Todos, eu disse todos não ignoram o que este juiz relata, mas cabem nesta declaração, várias ressalvas.

    Que a corrupção é sistemica no Páis, todos sabemos, mas deveria acrescentar, se não fosse tão partidarizado, que isto ocorre há vários séculos, e não só, como gosta de ressaltar ou deixar transparecer que foi só nos governos do PT que isto ocorre.

    Assim, cabe tb ressaltar que ele perdeu uma ótima oportunidade de ficar na história, se não fosse seu estrelismo e sua vaidade, massageada pelos órgãos da imprensa prostituta que usa destes artíficios para cooptarem os incautos!!!

    Que a história faça seu julgamento, e neste presente caso, temos certeza que o fará, e com justiça. Ao contrário do Senhor “dono da verdade e pretenso salvador moral da Pátria” !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

    • Concordo, Wendel. O Moro

      Concordo, Wendel. O Moro perdeu a oportunidade de fazer uma inédita  e louvável apuração da corrupção neste país, porém o “isso não vem ao caso” e suas aparições nos meios tucanos detonaram sua credibilidade. É lamentável porque ao contrário do que os tucanos dizem, nós não queríamos a impunidade para petistas transgressores, mas exagerar nas culpas de petistas e blindar tucanos, é imperdoável.

  33. JUIZ?

    Nunca vi uma magistrado dando tanta entrevista. Recebendo tantos prêmios. Abanando e dando autógrafos para tanta gente. E tão low profile quando o assunto é PSDB. Nunca vi tantos setores da mídia “apoiando tanto um juiz”. Éhhh. Moro é um juiz “diferente” dos outros juízes. É um juiz muito rápido. Pá..pum. Mas, o “pá..pum” não é para todos ok?

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome