O afastamento e o ‘foro íntimo’ do juiz da Vara de Execuções Penais

Sugerido por Webster Franklin

Do Tijolaço

O “foro íntimo” do juiz-carcereiro do mensalão só surgiu com o ocaso de Barbosa

Fernando Brito

 

Algo está acontecendo no mundo das togas que nós, mortais, temos dificuldade em entender.

Quatro meses depois de assumir a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal em lugar do titular,expelido do cargo pelos atritos com Joaquim Barbosa, o juiz-substituto Bruno André Silva Ribeirodeclarou-se impedido “por motivo de foro íntimo” de cuidar dos presos do chamado “mensalão”.

Coincidentemente – claro, não houve relação, não é? – o Dr. Bruno só foi encontrar “razões de consciência” para recusar a missão depois de afastado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal por ter pretendido inquirir (e grosseiramente) o Governador distrital, que é prerrogativa apenas do TJ, não de juiz de primeira instância.

E, claro, depois do início do outono de Joaquim Barbosa, derrotado nas últimas votações na Corte.

Oxalá não tenha sido o juiz descobrir que é filho de um ex-deputado tucano que o tenha levado e este arroubo tardio de decoro.

Ou que lhe tenha pesado o fato de trabalhar no IDP, instituto de direito de Gilmar Mendes.

Muito menos que ele esteja buscando dissolver com o gesto o atropelo jurisdicional que praticou e que o levou a ser afastado administrativamente.

Mas tomara, ao contrário, que o Judiciário – se o Dr. Joaquim Barbosa, finalmente, deixar, passe a viver um clima de normalidade, com os condenados cumprindo as penas a que foram atribuídas – se justa ou injustamente é outra história – no regime a que foram condenados: o semi-aberto, e não à clausura ilegal a que estiveram todos submetidos e na qual segue, ainda, José Dirceu.

Bom, sobretudo, para o Judiciário, que talvez tenha de purgar uma pena bem longa até que se veja redimido das suspeitas de manipulação e de perseguição a condenados.

Que é coisa para quem, como dizia Roberto Jefferson, quem tem despertos seus instintos mais primitivos.

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com todo respeito ao gênero

    Com todo respeito ao gênero masculino, eu acho acho que faltou mulher na montagem dessa patranha; eu nunca vi um troço mais mal feito; pra desfazer parece que tá pior do que foi para armar. A impressão que dá é que ninguém foi capaz de dez segundos de ponderação ou perdeu tempo calculando consequências, imprevistos ou mesmo traçando um plano B para eventuais emergências. É coisa é homem mesmo; mulher pega o sujeito na cama com outra e ele sai com um ” não é isso que vc tá pensando…” e acredita que se ficar repetindo o mantra, vai colar. Não tem ninguém pensando nada; tá todo mundo VENDO… Esse juiz da VEP é o tipo mais baixo que apareceu desde o início desse julgamento. Não sei se perde para o Ayres Britto pq aí o páreo é duro.

    1. Acho que é o isolamento em

      Acho que é o isolamento em que vivem os juízes brasileiros(com raríssimas exceções), vivem completamente alheios à realidade. Barbosa acreditou que faria tudo isso impunemente, aliado da Globo(lembra do Ricardo Teixeira?”só vou me preocupar se sair no Jornal Nacional”), enfim, é essa ilha da fantasia onde vive a elite brasileira, e os juízes, como classe, fazem parte da elite, dado os elevadíssimos salários e as extravagantes mordomias(recebem diária até pra fazer turismo).

      Deu tudo errado, acharam que a farsa do mentirão ia repercutir eleitoralmente, que o povão ia seguir como gado o discursinho moralista, que o PT ia ser confinado ao ostracismo(aqui Barbosa apenas repete o que disse Bornhausen, qaundo anunciou o fim dessa “raça”). O que está faltando é um choque de realidade para a consolidação da Democracia brasileira. Falta um desses deslumbrados no xilindró, a Globo forçada a pagar o mais de 1 bilhão que deve de impostos, um ministro do STF sofrer impeachment, etc.

  2. E mais uma vez se verifica …

     

    … quem produz o odor fétido que emana do Judiciário Brasileiro !!!

     

    Eleições para juizes e delegados!

     

    Ao menos, como ponto de partida. O resto, virá naturalmente

  3. Muito “oportuno” assumir o

    Muito “oportuno” assumir o foro intimo nesse momento.

    Depois de levar um coça do governar por insubordinação.

    Depois de Barbosa admitir publicamente que MANIPULOU a sentença para manter os réus presos em regime fechado… 

    É mais um que sai com o rabo entre as pernas feliz da vida por ter liberado todos os instintos de vingança!

    Fico curioso em sabe ro que foi que Dirceu fez a Joaquim Barbosa.

    1. o dirceu recebeu-o em

      o dirceu recebeu-o em “audiência”, quando jb pediu a dirceu que intercedesse por ele para que fosse nomeado pro stf…

  4. Faltou coragem.

    Agora que o mafioso mor (JB) está sendo abandonado pelo Pig, o filhote viu que não tem condições de bancar tudo sozinho. Então, resolveu pular do barco antes que afunde de vez. Tudo que ele fazia era com o aval de JB, e ele, graças a Deus, está perdendo força.

  5. O trio foi desmascarado

    O “foro íntimo’ é a falta de força para continuar mantendo Dirceu em situação de prisão ilegal, nem Barbosa nem esse juiz de merda nem as promotoras malas do MPF-DF tem mais condições de continuar com a farsa, chora Globo

    No video abaixo, um pouco sobre as promotoras do MPF-DF, essa deve ter-se aposentado com um gordo salário, se bem que não sei ao certo se ela integrou a força-tarefa para, em dobradinho com esse juiz da VEP, pasar a bola para Barbosa vingar-se nessa idéia fixa contra Dirceu

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=W9xdHfTiI58%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador