O previsível script do STF

Por Diogo Costa

UM PREVISÍVEL SCRIPT – Ontem escrevi¹ que, ao que tudo indicava, o STF iria decretar a prisão imediata da maioria dos réus do julgamento farsesco da AP 470. 

Mais especificamente, que iria decretar a prisão dos 13 réus que não tinham direito aos embargos infringentes e de 07 réus com direito aos embargos infringentes, pois para estes 07 réus o regime de cumprimento de pena não se alteraria de forma nenhuma após a apreciação dos já referidos embargos. 

Quanto aos outros 05 réus com direito aos embargos infringentes, disse também que 02 deles, Breno Fishberg e João Cláudio Genú, teriam suas penas convertidas em pena restritiva de direitos (multa e prestação de serviços comunitários). 

Quanto aos outros e restantes 03 réus com direito aos embargos infringentes, José Dirceu, João Paulo Cunha e Delúbio Soares, escrevi que os mesmos não seriam presos pois o exame dos recursos deles poderia alterar o regime de cumprimento de pena (regime fechado para regime semi-aberto). 

Portanto, confesso que o que aconteceu ontem no STF não foi surpresa alguma, salvo com relação a José Dirceu, João Paulo Cunha e Delúbio Soares (até agora não entendi o que deliberaram sobre João Paulo Cunha…). 

O meu ponto de total estranheza com relação aos 03 réus (J. D., J. P. C., e D. S.), é que os mesmos vão começar a cumprir pena em regime semi-aberto. Mas, e se o STF rejeitar os embargos dos mesmos no ano que vem? Eles passarão de um regime mais benéfico (semi-aberto) para um regime mais gravoso (regime fechado)? Nunca vi isso em lugar algum! 
Por fim, e tentando ser um pouco otimista em meio ao turbilhão deste inquisitorial e encomendado julgamento, pensemos o seguinte com relação a José Genoíno, até para citar um exemplo prático: 

Se o STF o absolver do delito de quadrilha no ano que vem (há uma possibilidade grande disto acontecer), ele então cumprirá 1/6 da pena em regime semi-aberto (09 meses e dez dias). 

Na verdade, como a sua pena ficaria em 04 anos e 08 meses, ao final de 08 meses ele já poderia solicitar a substituição da pena de prisão por uma pena restritiva de direitos (multa ou prestação de serviços comunitários), dado que as penas restritivas de direitos se aplicam aos delitos com pena igual ou inferior aos 04 anos. 

Resumindo, se a decretação da prisão de Genoíno for exarada hoje, dia 14 de novembro de 2013, ele pode sair da pena de prisão (semi-aberto) no dia 14 de julho do ano que vem. Ou até antes, se contarmos que os dias de trabalho abatem também os dias da pena em si. 

Não sei para os amigos e amigas, mas para mim seria lindo ver José Genoíno voltando, com todos os seus direitos políticos recuperados e preservados, e em tempo de concorrer e vencer, com a força do voto popular, já em outubro de 2014!

 

¹ EXPECTATIVA – Hoje o Supremo recomeça a apreciação d’alguns recursos da AP 470. Depois do julgamento farsesco da AP 470 no STF, quase tudo é possível… Arrisco a dizer que 13 dos 25 condenados, que não tem direito aos embargos infringentes, começarão a cumprir suas penas imediatamente. 

E dos 12 réus com direito aos embargos infringentes, apenas José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha, que podem ter as penas reduzidas na apreciação dos embargos, ocasionando a mudança no regime de cumprimento de pena (regime fechado para semi-aberto), ficarão em liberdade até o julgamento dos já referidos embargos infringentes, lá por 2014.

Dos restantes 09 réus com direito ao embargos infringentes, 07 começarão a cumprir pena imediatamente, pois mesmo que sejam absolvidos num ou noutro delito, isto não mudaria o regime de cumprimento de pena. 

E os 02 últimos, Breno Fischberg e João Cláudio Genú, não cumprirão pena alguma, pois ainda podem ser absolvidos integralmente, e, mesmo se não forem, ambos tem pena igual ou inferior a quatro anos e podem substituí-la por pena de multa ou de prestação de serviços comunitários. 

A conferir. (texto de ontem, 13 de novembro de 2013)

Redação

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Diogo. Sempre aprecio

    Caro Diogo. Sempre aprecio seus comentários, pela clareza com que são expostos. Entretanto, não entendo quando você diz que nunca viu um preso passar de um regime mais brando a outro mais severo. 

    Quantas coisas foram inéditas no espetáculo do “julgamento” da AP 470? Essa será apenas mais uma e de  única aplicação.

    E espero que você esteja certíssimo quanto à situação do Genoíno. Infelizmente, eu duvido que seja dada alguma justiça a qualquer réu do PT. Só mesmo os resultados das urnas. 

     

  2. A gaiola dos loucos

    Eh Dioguito, também acho que seria simbolico o Genoino concorrendo e ganhando apos a prisão. Mas sejamos graves. Nove meses de prisão na idade do Genoino ? Não são nove dias. Por isso, por toda a historia dele, por tudo que sabemos da Historia Politica deste Pais, entendo a revolta dele. 

    Espero que o Genoino escreva um livro contando sua historia de vida politica, o julgamento mais midiatico que se tem historia desde Nuremberg e sua condenação injusta. Acho que o mesmo vale para os outros.

    1. Estamos em um país que sempre

      Estamos em um país que sempre peseguiu, prendeu, torturou e matou os defensores das causas populares, essa farsa travestida de julgamento, palhaçada para justificar pérseguição política nos mais tenebrosos moldes da inquisição e da tradição do judiciário brasileiro, sempre disposto a ser usado como instrumento de repressão das elites.

      Nesse sentido essa perseguição injusta, descarada e revoltante contra o Genoino é apenas um reflexo dessa estrutura de poder podre que ainda domina as instituições brasileiras, principalmente o judiciário, o mais podre e corrupto dos três poderes.

      É absurdo o que estão fazendo com Genoino, mas essa injustiça e perseguição cometida contra ele constará nas páginas da História ao lado dos famosos IPMs da ditadura, responsáveis por colocar uma fantasia jurídica sobre as mais arbitrárias perseguições perpetradas pela ditadura.

      Joaquim Barbosa vai gravar seu nome na História do Brasil junto com outro joaquim, o Silvério dos Reis e como este será execrado e odiado em um futuro muito mais próximo do que o dublê de Torquemada imagina.

      1. Caro Rui , o esperneio é

        Caro Rui , o esperneio é livre. Todos ali julgados , tiveram os melhores advogados da praça , coisa que aqui em baixo com nós pobres mortais não teriamos condições de pagar ,até um ex ministro da justiça que tambem é conhecido no meio juridíco como “Deus”, la estava para defender seus amigos.

        Agora a vingança mesmo que tardia vira com a colocação no banco dos réus da turma da privataria , tão escomungada por voces , a brecha esta aberta , ai poderam dizer voces : Minha vingança sera maligna!

        1. Eu, a turma do mengo,

          Eu, a turma do mengo, curintia, fruminese etc sabemos que os mensalões verdadeiros do psdb serão instalado no dia daquele mês e daquele santo. Agora, no entanto com do Brasil passado a limpo, eliminandos todos os corruptos (faltam os da prefeitura de sp, os atuais, os de antanho nunca existiram) o judiciário entrará em recesso aguardando a dissolução.    

    2. Revoltado mesmo ele vai ficar

      Revoltado mesmo ele vai ficar qdo souber que os magistrados, após terem golpeado a Nação, ONTEM, hoje, perderam a tarde deliberando acerca de vencimentos de magistrados. ninguém tava nervoso, não teve briga, ninguém reclamou de recursos excessivos e/ou protelatórios, poucos magistrados ( não tem mensalão, não tem Globo, não tem ministro… ) e, para piorar mais um pouco, o Ministro Barroso, explicando que magistrado tem que ganhar bem para poder trabalhar em paz e mais um pouquinho, a remuneração tem que ser boa para que a carreira seja sedutora e atraia os melhores para a Magistratura… É, ministro eu quero saber desde qdo é que golpista precisa de paz e que alguém precisa ser bom para dar golpes…. Esse pessoal é feliz pra burro… jogaram o país no inferno e nem era com eles… tavam de boa, na lagoa. JB, se mandou aos 20 min do primeiro tempo… e eu, até agora esperando a proclamação do resultado de ONTEM, pq continuo sem entender de onde ( com base em que ) saírão os mandados de prisão.

  3. Anda, Frankenstein!

    Eu que pouco assisti a este espetáculo circense (prefiro os originais, de lona), liguei a TV e caiu direto no “show”, que acabou me prendendo pelos trejeitos paraepiléticos de Brabosa e dos ataques de fúria de Jilmau (com direito a artilharia de baba, brilhante apesar da distância da câmera).

    Aí me dei conta que os caras criaram uma farsa tão enorme, que propiciou e forçou a debates jurídico-filosóficos sobre sua criação.

    Não sabem o que usar especificamente para este processo e os danos que poderão propiciar em julgamentos futuros.

    Ou seja: o esbandalho que estão fazendo com a já ricamente aparelhada e mediocremente operada justiça brasileira é i.n.a.c.r.e.d.i.t.á.v.e.l.

    Enquanto isso, BILHÕES de nosso dinheiro público DIRETO (Alstom/Siemens, Espraiadas, Darf’s, ISS´s, privatarias, etc.) vão sendo consumidos e transferidos para refúgios fiscais pelos patrocinadores desta (in)Justiça.que astravanca o país.

    Vivemos sob Justiçadura!

  4. Uai, vão percorrer corredores

    Uai, vão percorrer corredores de Tribunais de Justiça que vocês verão aos montes. Basta que um juiz de primeiro grau sentencie um sujeito a uma pena e um regime de cumprimento de sanção. Se o Ministério Público recorrer e o recurso for acatado pelo TJ pedindo aumento de pena e este aumento atingir o mínimo para que se altere o regime para um mais severo é mais do que lógico e evidente e extremamente cotidiano que o sujeito vai de um regime mais brando para um mais severo. A dirença é que isso acontece com a pobraiada que ninguém se importa… agora vai acontecer com o rico salafrário… ahuauhuhauhuhauhuah como é bom vermos Justiça sendo feita. Mesmo que muito tardiamente…

  5. O meu ponto de total

    O meu ponto de total estranheza com relação aos 03 réus (J. D., J. P. C., e D. S.), é que os mesmos vão começar a cumprir pena em regime semi-aberto. Mas, e se o STF rejeitar os embargos dos mesmos no ano que vem? Eles passarão de um regime mais benéfico (semi-aberto) para um regime mais gravoso (regime fechado)? Nunca vi isso em lugar algum! 

     

    Perfeitamente comum você nunca ter visto isso. Isso se explica pelo fato do Sr. não conhecer e não estudar precedentes jurisprudenciais sobre situações analogas a esta.

    Porém, se começar a procurar irá achar. Alias, o mesmo acórdão que justificou o pedido do acatamento dos Embargos Infringentes, do Min. Sepulveda, chegou a conclusão da execução das penas relativas aos crime onde não seria cabível os embargos.

    Todavia, para alguns pau que dá em chico (aceitamento dos embargos, não dá em Francisco( nunca vi isso).

    Tendencioso ? Imagina … 

  6. Não estou entendendo nada

    Bom, mas o pig diz que tem que botar as algemas no Dirceu imediatamente. Como o Cardosão assiste o JN e acredita piamente no Bonner, já já a PF (quase tão tucana como ele) está batendo na porta do Dirceu.

    1. Puxa que injustiça.
      Sao todos

      Puxa que injustiça.

      Sao todos candidatos a santos.

      Deveriam fazer imagens destes inocentes.

      Milhoes e milhoes quemaram-se na corrupção e muita gente defendendo este tipo de comportamento.

      1. Caro amigo.
        Se vc não sabe do

        Caro amigo.

        Se vc não sabe do que está falando, por favor, nos poupe destas asneiras repetidas do PIG… Estás pagando mico à toa.

        1. Asneira é falar de PIG… a

          Asneira é falar de PIG… a não ser que Financial Times, The Economist e o STF façam parte…. aí é já não é nem teoria da conspiração…. é excesso de banana mesmo…..

          QUERO SABER QUEM VAI EXIGIR QUE O GILMAR MENDES RETIRE A SÚMULA DAS ALGEMAS, COMO QUISERAM QUANDO FOI ACUSADO DE BENEFICIAR BANQUEIRO… OU AGORA NÃO INTERESSA PORQUE VIRÁ BEM A CALHAR?

          1. Levando-se em conta que, na

            Levando-se em conta que, na época, essa súmula foi redigida, votada e aprovada EM UM DIA (recorde absoluto do STF), já que tratava-se do Daniel Dantas, não duvido nada que criem outra, específica para petistas, no prazo de algumas horas, afinal de contas, recordes estão aí para serem quebrados.

        2. Meu caro. Voce é que corre o

          Meu caro. Voce é que corre o risco de estar fazendo o papel de ingenuo ou bobo.

          Voce acha que o dinheiro público saiu voando e foi parar sozinho nas maos dos politicos aliados?  Voce sabe que a esposa do Joao Paulo cunha foi ao banco sacar 50.000 reais na boca do caixa e ele nao sabia que o dinheiro era ilegal????????  Voce sabia que milhoes foram pagos a agencia do Marcos Valerio sem prestação dos serviços???? Voce sabia que coincidentemente a agencia do Marcos Valério distribuia milhoes e milhoes para partidos e deputados aliados????

          Pára de ser hipocrita…

          O PT errou e tem que assumir e corrigir os erros. Isto nao sou eu quem está dizendo o próprio Tarso Genro deu muitas declarações neste sentido. Enquanto ficarem com a paranoia que tudo é culpa do PIG e dos ministros que o próprio PT colocou no STF o PT nao irá avançar.

           

          1. Marionete

            Voce acha que o dinheiro público saiu voando 

            Meu querido, que dinheiro público? Precisa dizer mais uma vez que a grana da Visanet, que os ministrins transformaram em dinheiro público, era privado privado, e que inclusive o Felipe, filho do Barbosa recebeu, a Globo recebeu, E olhe lá que o “mensaleiros” pagaram os empréstimos e prestaram os serviços contratados, o TCU provou isso, a PF provou isso mas o Barbosão escondeu as provas dos demais ministros. Houve uso de dinheiro sim, mas pelo mensalão tucano, tá provado, eles(tucanos) sangraram as estatais mineiras mas gente fina é outra coisa. Triste ver marionetes repetindo as mentiras do pigão. Ah, se vc tiver a paciência que os ministros não tiveram de conhecer o processo pq foram conduzidos por Merdal Pereira, leia isso sobre o fundo Visanet

            http://www.megacidadania.com.br/o-dinheiro-era-da-visanet-e-quem-pagava-a-dna-era-a-visanet-2/

            O Dinheiro era da Visanet e quem pagava a DNA era a Visanet

            16/12/2012 – Seis Aulas – Tagged:  – 1 commentO ERRO DO JULGAMENTO É ESCONDER A VERDADE DOS DOCUMENTOS: VISANET PAGAVA À DNAPOST 3

            O ERRO DO JULGAMENTO É ESCONDER A VERDADE DOS DOCUMENTOS: VISANET PAGAVA À DNA

            Em 2001, a CBMP/Visanet, decidiu criar um fundo. Separou uma pequena quantia sobre os ganhos com os cartões para ser utilizado exclusivamente para divulgação – propaganda – da marca Visa. A Visanet,composta por vários bancos concorrentes entre si, decidiu que não faria, ela própria, as campanhas publicitárias. Isto ficaria a cargo de cada banco.

            A DNA era agência contratada do Banco do Brasil desde 1994 e desde a criação do Fundo Visanet realizava campanhas publicitárias pagas pela Visanet.

            DOCUMENTO 6 Laudo de Exame Contábil 2828/2006-INC, 20/12/2006 (Apenso 142 fl 90) 1 PFimg1

             

            Quem pagava à DNA era a Visanet

            Os recursos/dinheiro do Fundo de Incentivo Visanet sempre estiveram em poder da CBMP/Visanet, em conta bancária em nome desta empresa. Os bancos associados não dispunham livremente sobre este dinheiro.

            Somente a CBMP/Visanet poderia decidir se pagava ou não às agências de publicidade fornecedores encarregados das ações de incentivo, campanhas publicitárias, com a marca Visa.

            DOCUMENTO 1 Regulamento do Fundo de Incentivo Visanet (Apenso 356 fls 9648 a 9640) 2 VISAEmpresa executora =DNA

            img2

            O Banco do Brasil também diz que a Visanet pagava à DNA

             O Banco do Brasil, para utilizar os recursos/dinheiro do Fundo Visanet, cumpria as regras determinadas pelo regulamento/contrato do fundo. O BB optou por que a Visanet pagasse diretamente às empresas executoras do projeto, campanhas publicitárias, “afastando qualquer interpretação de que tais recursos poderiam ter natureza privada.”

            DOCUMENTO 2 Nota jurídica DIJUR-COJUR/CONSU nº 004715, 30/08/2004 (Apenso 351 fls8817 a 8813) 1 BB

            Empresa executora =DNA

            img3

            DOCUMENTO 3 Parecer Contadoria-GETRI/Plano, 27/08/2004 (Apenso 351 fl 8795) 4 BB

            Empresa executora =DNA   Conglomerado=Banco do Brasil

            img4

            DOCUMENTO 4 Parecer DIJUR-COJUR/COTRI nº81, 31/08/2004 (Apenso 354 fl 9082) 2 BB

            Fornecedor =DNA e empresas prestadoras de serviços

            img5

            DOCUMENTO 5 Auditoria Interna do Banco do Brasil, 07/12/2006 subitem 5.2.1 (Volume 25 fl 5227A) 3 BB

            img6O Laudo 2828/2006 também diz que a Visanet pagava à DNA

             O Laudo 2828/2006 foi feito pela Polícia Federal dentro da Visanet na fase de inquérito. Os peritos entraram na Visanet em 17/01/2006 e concluíram o Laudo em 20 de dezembro de 2006. (Apenso 142 fls 77 a 119)

            Os peritos constataram que a Visanet pagava diretamente à DNA.

            DOCUMENTO 6 Laudo de Exame Contábil 2828/2006-INC, 20/12/2006 (Apenso 142 fl 85) 1 PF

            img7

            A VERDADE DOS DOCUMENTOS

            Todos estes documentos ESTÃO no processo AP 470.

            Todos estes documentos afirmam que a Visanet pagava diretamente à agência DNA Propaganda.

            Os recursos do Fundo de Incentivo Visanet, pertencem à Visanet, e NÃO transitavam pelo Banco do Brasil.

            Todos estes documentos afirmam que os recursos do Fundo de Incentivo Visanet, pertencem à Visanet, portanto, NÃO SÃO DO BANCO DO BRASIL, NÃO SÃO RECURSOS PÚBLICOS.

            POR QUE JOAQUIM BARBOSA NÃO LEU OS DOCUMENTOS?

            POR QUE  Joaquim Barbosa e todos os Ministros do STF desconsideram a verdade destes documentos? Teria JB “escondido” estes documentos?

            POR QUE Joaquim Barbosa e todos os Ministros do STF, diante destes documentos, MENTEM ao dizer que os recursos pertenciam ao Banco do Brasil? Teria JB “escondido” estes documentos?

            POR QUE Joaquim Barbosa e todos os Ministros do STF, diante destes documentos, MENTEM ao dizer que, o Diretor de Marketing do Banco do Brasil, “desviou” recursos do Banco do Brasil para a agência DNA de Marcos Valério? Só por ser petista?

            POR QUE Joaquim Barbosa e todos os Ministros do STF, diante destes documentos, MENTEM ao dizer que, o Diretor de Marketing do Banco do Brasil, “desviou” recursos, sobre os quais NÃO DETINHA A POSSE?

            POR QUE Joaquim Barbosa e todos os Ministros do STF, diante destes documentos, “não exergam” que o dinheiro, sendo da Visanet, somente a Visanet poderia  pagar à agência DNA de Marcos Valério?

            Joaquim Barbosa criou o “ar de legalidade”, falseando informações contidas nos documentos para condenar.

            Joaquim Barbosa não quer a justiça; Joaquim Barbosa só quer condenar.

            Joaquim Barbosa, rendendo-se às vaidades pessoais, rendendo-se às “glórias” proporcionadas pela imprensa golpista e desonesta, trai seu dever para com a JUSTIÇA, trai o cargo de respeito confiado pela sociedade brasileira.in

               http://www.megacidadania.com.br/Email

             

             

      2. A decisão do STF foi inquisitorial

        A decisão do STF foi inquisitorial: acusou e condenou sem provas e impediu o amplo direito à defesa dos réus.

        Em todas as sociedades modernas há resquícios de barbárie. No Brasil, a banda podre da nossa elite – e de seus capangas – é a ÚNICA coisa que impede esse país de avançar.

         

         

      3. Vai brincando… qdo isso

        Vai brincando… qdo isso chegar a nós, talvez não seja tão divertido. Até Carmem Lucia fez questão de lembrar que o STF funciona como regente de uma orquestra…. entendeu, né?

  7. Sessão super confusa, no

    Sessão super confusa, no final nem o Joaquim e nem seus pares pareciam estar entendendo nada. Nem a imprensa parece que entendeu direito pois houve logo após um silêncio sobre o assunto e quem se manifestou deu notícias erradas. Afinal, ninguém sabia definir direito o que se passou naquele circo. Ataques histéricos do Joaquim abundaram pela sessão afora. Chamou todos de “chicaneiros”, o Marco Aurélio de vaidoso, sentou, levantou, rodou, entortou a boca, vociferou, enfim era a própria baiana rodando. Hoje ele deve arrumar a confusão de ontem a seu gosto para que uma parte da imprensa e de abobados engulam e fiquem contentinhos com o final da apresentação circense.

  8. O previsível script do stf

    Sim, Diogo! Vecê previu tudo isso! Mas não previu o gráu de degradação dos supremos ministros, uma luta insensata de egos e a pior briga de botequim já vista ao vivo e à cores! Deprimente, em tudo e por tudo, amigo!

  9. Vandalos

    Parei de ver quando o Gilmar Mendaz entrou em cena dando xilique. Patético. Completamente desequilibrado. Repetindo que não está nem aí para “esse” processo mal disfarçando que está completamente absorvido pela luta política.

    Ele e JB julgam de acordo com a vontade deles; a Lei é mero pretexto. Uma coisa é ser contra esses recursos disponíveis nesse sistema bacharelesco. GM enviou projeto e tudo. Mas o projeto não passou, ora, ora. Fazer o quê? Legislar pelo Judiciário? Julgar contra a Lei?

  10. Dioguito, titia concorda com

    Dioguito, titia concorda com tudo o que você disse sobre a natureza farsesca do linchamento-farenheit 470…

    Porém a regressão de regime (do menos para o mais gravoso) é possível por vários aspectos:

    01- Há apenados em semi-aberto que são condenados por outros crimes com penas fechadas, que são recolhidos para tal cumprimento, embora a condição de semi-aberto persista para o crime sentenciado de forma menos grave;

    02- O regime semi-aberto pode ser regredido pelo descumprimento das suas condicionantes pelo apenado durante a execução;

    O problema, o angu de caroço, no raso e leigo entender de titia é definir se os crimes pelos quais foram condenados (e isto dá panos para manga até hoje aqui no blog) se os réus cometeram os crimes na forma continuada, em concuro material, ou formal, porque para cada forma de “acumulação” dos crimes, a soma das penas é de forma diferente, inclusive para consideração dos direitos subjetivos de cada réu na hora de definir como se dará o regime de execução penal…

    O melêlê feito pelo “fatiamento”(na verdade, esquertejamento dos direitos dos réus), desembocou em uma total impossibilidade de definir, de forma razoável, como serão cumpridas as penas…

    A falta de clareza das sentenças só é superada pela falta de, digamos, decoro dos senhores juízes…

    Titia imagina que aqueles que pensam que o debate termina com o julgamento dos embargos, ainda não viram nada…

     

    1. Eu ainda estou perplexa com

      Eu ainda estou perplexa com essa coisa de fatiamento. primeiro fatiaram o julgamento, depois o acórdão e, agora a execução! Caraca, mais duas sessões e chegariam ao fatiamento dos réus ( esquartejamento).

      Que coisa mais absurda! O sujeito vai cumprindo a pena por partes, até sair a sentença definitiva… Onde é que eu já vi isso??? Excias, o nome disso é consórcio! O sujeito vai pagando até ser contemplado!

      Esses caras tem que parar de inventar. Teve ministro vendendo o “consórcio penal”, como se fosse um negócio da China para réus condenados SEM PROVAS e SEM DEFESA! cara, como assim? Só faltou dizer que o negócio era tão bom que um réu, se fosse esperto, já estaria cumprindo pena desde 18 anos! É tipo um banco de horas na prisão; o sujeito fica lá recolhido, dorme, toma café, vai trabalhar, volta e aí… qdo sair a decisão faz uma conta de chegar e desconta o que já cumpriu… A ideia é boa, o sujeito pode fazer isso e, depois de dez anos, qdo já tiver cumprido a pena, comete o crime, quer dizer, vai atrás do gênio que teve essa ideia de merda.

      Os ministros tb podiam considerar a possibilidade de dividir a pena pelo número de familiares, amigos, vizinhos, correligionários, ou seja fatiar tb a pena, e aí cada um vai cumprindo um pouco, fica leve pra todo mundo.

      Se faltar alguma coisa, aí o réu pode deixar uma perna, um braço, uns dentes e fica tudo certo. Sinceramente, eu não sei o que ainda falta acontecer nesse julgamento, qdo a gente acha que acabou, eles inventam algo pior ainda.

      Alô, STF é o seguinte, já que fatiaram tudo, tem que fatiar as penas, tb

      1. Tudo fatiado, inclusive a pena

        kkkkkkkkkk Gostei e deveria virar post. Ainda não tinha percebido isso e muitos não atentaram ainda para essa coisa do pagamento de penas pelo sistema de fatiamento, apenas mais uma diabrite destes ministros ensandecidos pelo poder e brilho dos holofotes a qualquer custo. Triste.

        1. Esse “banco de penas” vai

          Esse “banco de penas” vai servir como uma luva para quem defende a redução da mioridade penal. Nascida sob determinadas circusntâncias, a criança começaria a cumprir pena a partir de 7 ou 8 anos. Daí quando atingisse a maioridade era só completar o que faltava. Genial!

          Mas, voltando ao que interessa. Nada, absolutamente nada que venha desse tribunal da fancaria em relação ao julgamento da AP 470, vai me surpreender. A criatividade deles e delas não tem limite. O jb precisa ser avisado que a globo só contrata pj. Logo, ele não terá nenhum direito quando for demitido, após cumprir a tarefa que lhe foi encomendada. 

  11. Com relação a Genoino também

    Com relação a Genoino também compartilho da imensa injustiça contra ele cometida, sem nenhuma dúvida.

    Mas creio que não terá como ele disputar as eleições do ano que vem por dois motivos: primeiro pela lei da ficha limpa, que provavelmente o inelegirá por alguns anos e, segundo, por que ele ja solicitou à camra, aposentadoria por invalidez.

  12. Tudo o que a oposição quer é

    Tudo o que a oposição quer é que essa sangria continue mais un 6 ou 8 meses… Aí vai aparecer no horário gratuito…

    1. Mas temos muitas respostas. E

      Mas temos muitas respostas. E horário eleitoral não é editado. A não ser, é claro, que o tse decida alguma coisa tipo “candidatos do PT não podem responder a ataques de adversários” ou qualquer coisa no gênero.

  13. Resultados das últimas

    Resultados das últimas pesquisas, caso Siemens /Alstom,fiscais da prefeitura de São Paulo,leilão de libra..

    bem ..eles sairam do “foco”.Algo me diz que há uma bomba muito maior a explodir e que  isso não passa  de

    antecipação , não tem dado muito certo de um jeito..vai de outro. O STF esta sim preparado para dar um

    golpe, estão com medo e confusos mas irão obedecer, resta saber se é um golpe de estado pois nos demais

    possíves eles já estão ” arrebentando”. O cidadão comum  ( eu..) esta ferrado.

     

    1. Sim. Acabo de postar algo no

      Sim. Acabo de postar algo no Twitter, nesse sentido. O enfrentamento não é com JB, GM e nem com os marinho testa-de-ferro… É a última cartada, vão para o tudo ou nada. Esses patetas do STF são apenas, marionetes. Os que ministros que estão comprando esse barulho, ou melhor, partiram para o enfrentamento, estão numa situação muito parecida com a de alguns réus há 40 anos atrás, com uma difereça, não são tão jovens qto eram Dirceu e Genoíno à Época.

      1. Não sou religioso mas, existe

        Não sou religioso mas, existe algo meio inexplicavel no ser humano, um tal “anjo exterminador”

        creio que alguem dali  ( um deles..) não irá aguentar, vai abrir o albúm de família, olhar o diploma

        ver o neto passar correndo etc..Esse alguem vai “abrir o bico” vai correr o risco a lá” Snowden,não

        que seja a melhor pessoa do mundo…ele existe, tem espirito de porco ok..mas uma alma de “raposa”

        pode ter ódios sinistros, mas tem “banzo”.

  14. Cadeia!

    Cadeia para os criminosos!

    E quanto ao Genoíno, por mais que tenha praticado atos heroicos ao longo da vida, escorregou na corrupção do PT e tem que pagar.

  15. Mais do que nunca tenho

    Mais do que nunca tenho orgulho de José Dirceu, Genoino e outros condenados por esta ‘farsa histórica’ que levou o STF (suprema corte)mostrar sua cara cruel , sórdida e injusta. Sou um cara extremamente honesto sempre lutei com suor para ter o parco patrimônio que tenho, más estou me sentido um pouco condenado por esta sentença vergonhosa, tenho nojo destes ministros, fracos, injustos, desonestos , politiqueiros que condenaram um partido, um projeto político,eles queriam a todo custo “pegar” também Lula, mas são covardes, teriam que mentir muito mais para indiciar Lula nesta farsa. Mais que nunca me orgulho do PT, Genoino, Dirceu, Pizzolato e João,Paulo.; A luta continua , mais do que nunca. O mensalão Tucano nunca será Julgado, o “Trensalão” que desviou meio Bilhoes, nunca chegará a responsabilizar a Alkimim, Serra ou algum tucano, O escandalo dos Fiscais da Prefeitura de São Paulo que existiu a decadas niunca vai chegar nos caciques tucanos o “MP” alivia para os tucanos. o GOVERNADOr de Goias o Tucano Marconi Perilo “ligado ate a alma” com um dos “piores bandidos do Brasil “carlinhos cachoeira” nunca será Indiciado, Este é o Brasil, a imprensa golpista, O STF que faz o jogo grande mídia e o “MP” cada vez mais politizado .

    1. Concordo com tudo, exceto com

      Concordo com tudo, exceto com a afirmação que o stf está politizado. Ele está é claramente partidarizado. E duvido muito que seja apenas por  convicção.

    2. A opinião do Sr. Clovis

      JUSTIÇAMENTO NÃO É JUSTIÇA – Hoje toquei no assunto com o Sr. Clovis, porteiro do prédio onde moro, e ele foi de uma clareza ímpar e disse:
      Se não fosse o mensalão tava todo mundo lascado. As reformas tinham que ser aprovadas. ACM e FHC nunca trabalharam pelo povo, os que resolvem trabalhar são presos.
      Foi quando me lembrei que Abraão Lincoln recorreu ao mensalão para por fim ao regime escravocrata
      E olhe lá que nem houve o tal mensalão e, como diz o sr. Clovis, se tivesse sido realidade, ou seja, se Lula, tal como Lincoln, tivesse comprado os parlamentares eleitos para aprovação das reformas que mudaram o Brasil, teria sido ótimo para o país. Mas isso não foi necessário, pois está provado que Lula não comprou parlamentares eleitos para votar em projeto A ou B, quem fez isso foi FHc, para aprovar a emenda para sua reeleição, mas é tucano, a mídia não pegou no pé e, consequentemente, o STF e PGR também não. 

      Visanet é fundo privado e ficou comprovado que os serviços prestados foram contratados, há caminhões de provas nestes sentido, o TCU provou tudo.

      O que houve foi caixa 2 eleitoral, empréstimos feito junto a rede bancária, e devidamente quitados, para financiamento de campanhas eleitorais de partidos da base, bem como para a quitação de débitos da campanha. Isso responde pelo nome de caixa 2 eleitoral, crime prescrito.  Se houve crime em alguma prática de caixa 2 isso ocorreu no mensalão tucano, que usou recursos públicos, ou seja, grana das estatais mineiras, mas é esquema tucano, né, deixa quieto, a mídia, STF e PGR sabe como diferenciar as coisas e arrumar justificativas para se esquecer dos tucanos, bem como lhe dar outro tratamento, como por exemplo o duplo grau de jurisdição, que negaram no julgamento farsesco do mensalão. 

      O certo é que,  quem trabalhou pelo Brasil responderá por penas de prisão após anos e anos de linchamento midiático. Parafraseando Cazuza, que estes ministrins saibam que o  tempo não pára e ainda estão rolando os dados, sem a menor sombra de dúvida  um dia será colocado em pratos limpos, o povo brasileiro não será eternamente iludido por essa mídia bandida e partidarizada até os dentes. A Justiça um dia será feita, pode demorar, como demorou para Jango, mas virá. Ou será que somente o Sr. Clóvis sabe que isso que está sendo feito é nada mais nada menos do que justiçamento de inimigos políticos. Justiça boa é justiça justa e baseada em provas, o que não foi o caso desse julgamento de exceção, que não deixou nada a desejar ao Tribunal da Alçada, instalado por Dona Maria, a Louca, para trucidar Tiradentes. Comissão da Verdade STF Já!

  16. é pressão para acontecer negociação…

    Na verdade, todo esse conjunto de ações gera uma pressão sobre o PT para que aconteça uma negociação que “alivie” a barra para os demo/tucanos nos escândalos de corrupção em São Paulo. O Metrô e agora o terrível esquema do ISS desnudaram a podridão que a décadas vem assolando nosso estado e nossa cidade.

    Vamos torcer para que o Haddad resista às pressões e não recue…

  17. direitos políticos

    Se Genoíno sair da prisão em julho, não terá seus direitos políticos restabelecidos e nem poderá concorrer. Ele continuará preso, com os direitos políticos suspensos, só que no regime aberto – prisão domiciliar, tendo que se recolher todos os dias à sua casa em certo horário.

  18. Os nobres ministros deveriam

    Os nobres ministros deveriam saber que a arte do Stand Up (no caso do JB, literalmente), não é para qualquer um. Quando executada na base do improviso, criando na hora teorias jurídicas (domínio do fato tupiniquim, o réu ter que provar a inocência) e provas, sempre existe o risco de acabarem se enrolando no enredo.

  19. Como se sentirão alguns

    Como se sentirão alguns cidadãos travestidos de Ministros (Juízes), aplicadores da lei, quando virem as manchetes e fotos nos jornais, revistas e imagens de TVs, de pessoas que eles sabem que não julgaram conforme os ditames legais, e que assim o fizeram para sairem bem nessas mesmas manchetes, ignorando que entre o caso que eles acabaram de julgar e condenar seus réus estão, de um lado o rumoroso escândalo do Mensalão do PSDB, e no outro lado a Satiagraha?

    Como olharão para os filhos, desde que os filhos não sejam iguais aos seus pais?

    Porque se os filhos forem iguais aos pais, comemorarão juntos, lendo as páginas dos jornais, de quem os réus são os verdadeiros inimigos.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador