O que não vazou dos grampos de Machado: acórdão entre PSDB e PMDB

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) admitiu encontro e apoio de nomes do PSDB para o “grande pacto nacional” de obstruir a Justiça e aceitar o impeachment de Dilma Rousseff. Mas jornais não divulgaram o trecho em 2016
 
 
Jornal GGN – A gravação das conversas do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, e caciques do PMDB, em maio do ano passado, paralisou o mundo político no ápice do impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Entre os áudios de Machado com José Sarney (AP), Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR), alguns não foram vazados: os que incriminam diretamente Aécio Neves (PSDB-MG), José Serra (PSDB), Tasso Jereissati (PSDB), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Cássio Cunha Lima (PSDB–PB) e Ricardo Ferraço (PSDB-ES).
 
O jornal que teve acesso aos áudios, a Folha de S. Paulo, divulgou outros trechos dos áudios e transcrições. O conteúdo polêmico, que dava conta de um “grande pacto nacional” entre membros do PMDB, articulando para “estancar a sangria” e obstruir a Operação Lava Jato, envolvendo ainda nomes do Judiciário, foi suficiente para alimentar as manchetes dos meses seguintes.
 
Até o momento, o nome do PSDB aparecia como o partido “interessado” na paralisação das investigações, indicando inclusive esquemas de campanha de Aécio Neves que contaram com caixa dois para o financiamento. Entretanto, não apontava nomes dos políticos que articularam, juntamente com Renan, Jucá, Sarney e Machado, na obstrução da Justiça, culminando no impeachment.
 
No mesmo arquivo entregue por Sérgio Machado aos investigadores e que vazou à imprensa há um trecho de conversa entre Jucá e o ex-presidente da Transpetro narrando um encontro, já então ocorrido, entre políticos do PSDB e do PMDB para apoiar a obstrução da Lava Jato.
 
O diálogo inicia com Romero Jucá informando que conversou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes de o Senado aceitar o impeachment. Lula intermediava junto a parlamentares do PMDB para que a sigla não rompesse com o partido, o PT, diante da crise política vivida pelo governo de Dilma Rousseff.
 
“A gente conversou um pouco com Lula sozinho, o Lula tentando uma saída [para a crise política]. Como é que sai, e como é que sai, porra, duma porra dessa? O governo nessa situação. O que a gente [PMDB] fez foi: nós não vamos romper [com o PT] no sábado, conseguimos segurar pra fazer o negócio sobreviver em unidade do partido”, disse.
 
Em seguida, Jucá avisava a Machado que com “o negócio [a situação política] meio amorfo, nós vamos receber as moções [de impeachment]”. “Mas não vamos votar essa porra [processo de impeachment], entendeu? Até num determinado momento poder reunir [os partidos interessados] pra votar, se precisar, então a gente fica num gatilho. Mas não tem que gastar [a armadilha] agora, nem queimar agora essa porra, nem o Michel [Temer], entendeu?”.
 
Ainda que com a intermediação de Lula para evitar que o Senado Federal recebesse o impeachment, Romero Jucá deixou claro a Machado que o partido concordou em esperar, mas aguardava apenas o momento certo para a aceitação do processo que culminaria na queda de Dilma Rousseff.
 
Após a explicação dada a Machado, o senador peemedebista admitiu que, apesar da conversa com o ex-presidente na tentativa de salvar o governo Dilma, os políticos se reuniram com o PSDB, em uma noite de jantar na casa do ex-governador e senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Na ocasião, decidiram que o PMDB e o PSDB iriam se unir, e fechariam o tal acórdão nacional, que dias após gerou a queda definitiva de Dilma.
 
“Marcamos de noite um jantar com TASSO, na casa do TASSO. Fui eu, RENAN, EUNÍCIO, o TASSO, o AÉCIO, o SERRA, o ALOYSIO, o CÁSSIO, o RICARDO FERRAÇO, que agora virou psdbista histórico, aí conversamos lá. O quê que a gente combinou? Nós vamos, nós temos que tá juntos pra dar uma saída pro Brasil. Se a gente não tiver unido aí, com um foco na saída pra essa porra [paralisação da Lava Jato], não vai ter. E se não tiver, eu disse lá, todos os políticos tradicionais estão fudidos. Porque os caras [tucanos] disse: ‘não no TSE, se cassar [a chapa Dilma e Temer]’. ‘Ô AÉCIO, deixa eu te falar uma coisa, se cassar [a Dilma] e tiver eleição, nem tu, nem SERRA nisso aí, nenhum político tradicional ganha essa eleição, não”.
 
Somente após narrar esse encontro, é que Sérgio Machado questionou a Jucá se realmente “tinha caído a ficha” do PSDB. E o senador peemedebista então respondeu: “Caiu a ficha! Ontem eles disseram isso” – trecho então vazado pelo jornal Folha de S. Paulo.
 
INTERPRETAÇÃO REVERSA DA PROCURADORIA
 
Entretanto, apesar da clara citação, não divulgada pela imprensa no último ano, a delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado – nome do PMDB, mas que também carrega histórico junto ao PSDB, como deputado federal e senador -, reverte as provas trazidas com os áudios e inclui o PT como suposto interessado na obstrução da Lava Jato.
 
Machado conta aos procuradores da República que “a estratégia para embaraçar e impedir o avanço da Operação Lava Jato passa por um acordo amplo, envolvendo diversos partidos políticos, em especial PMDB, PSDB e alguns integrantes do PT, como Dilma e Lula”.
 
Ainda que as transcrições e os áudios de conversas de Machado com Jucá, Renan e Sarney não mostrassem medidas de Lula ou de Dilma, ou sequer narrasse diálogos de interesse de ambos em paralisar a Operação, o procurador-geral Rodrigo Janot comprou a tese de Machado:
 
 
Os trechos que seguem foram os detalhados, acima, pelo GGN. Dessa vez, é Machado quem conta aos investigadores a sua versão: “que o senador Romero Jucá confidenciou sobre tratativas com o PSDB nesse sentido facilitadas pelo receio de todos os políticos com as implicações da Operação Lava Jato, que essas tratativas não se limitavam ao PSDB, pois quase todos os políticos estavam tratando disso, como ficou claro para o depoente”.
 
Além de citar direta e especificamente as tratativas de Romero Jucá, Renan Calheiros, José Sarney, com José Serra e Aécio Neves, Machado também menciona negociatas com José Agripino (DEM-RN) e Fernando Bezerra (PSB-PE), estes dois últimos o senador Renan Calheiros contou que “combinaram de botá-lo na roda [do acórdão]”. “Eu disse ao AÉCIO e ao SERRA que no próximo encontro que a gente tiver, tem que botar o Zé AGRIPINO e o FERNANDO BEZERRA”, disse Renan a Machado.
 
A única citação que o ex-presidente da Transpetro conseguiu realizar sobre o envolvimento do PT, foi uma conversa com os peemedebistas Renan e Sarney, em que Machado sugeriu o raciocínio, em sua opinião: “Não dá para ficar como tá. Nós temos que encontrar uma solução. Se não, vai todo mundo. Como moeda de troca é preservar o Lula. [Senão], vai todo mundo de roldão”. 
 
De forma generalizada, assim explicou Machado aos procuradores da República: “O depoente tem a esclarecer que se referia à necessidade de paralisar a Operação Lava Jato, inclusive em face do ex-presidente LULA, ou todos os políticos seriam alcançados, haja vista o modelo de financiamento de campanhas eleitorais praticado há décadas no Brasil”.
 
Leia mais: Janot alerta para obstrução após indicação de Moraes no STF, mas blinda PSDB
 
 
Abaixo, a íntegra do pedido da PGR de inquérito por obstrução da Justiça contra o PMDB:
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nas duas últimas linhas da

    Nas duas últimas linhas da matéria cuja foto abre este post a confirmação daquilo que afirmo desde que o golpe foi perpetrado: NÃO HAVERÁ ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE EM 2018.

  2. Está mais do que provado que

    Está mais do que provado que o brasil está sendo governado por bandidos. E os bandidos tomaram conta do legislativo, do executivo e do judiciário.

    Não vejo sáida para o brasil que não seja uma rebelião da população contra a quadrilha que se apossou do poder e está saqueando o país. Sem esquecer que temos de incendiar a globo com os marinho dentro.

    Achava que o golpe de 64 havia atrasado o brasil cinquenta anos. O de 2016 provavelmente acabará com qualquer esperança de desenvolvimento para os brasileiros.

    Estamos fodidos.

    1. Só uma nova constituinte ou

      Só uma nova constituinte ou uma revolução salvam o brasil,

       

      o resto é balela, não vão desapegar do poder tão facil, o judiciario vai perseguir petistas como se fossem cristãos-novos, a midia vai fechar os olhos e dizer que o Brasil está uma maravilha por que é quadrilheira e corrupta (desde sempre) e o povo ficará inerte por que acha que é o seu destino sofrer.

  3. O que mostrá é Jucá

    O que mostrá é Jucá preocupado em salvar a sua pelo e dos seus, mas também preocupado em salvar o País da Lava Jato que a Dilma não deu conta de conter.

    Essa é a realidade.

    E a verdade é que, bem ou mal, com muitos erros na economia, que pode terminar por afundá-lo, Temer, com a ajuda de Gilmar, está conseguindo fazer isso.

    Pelo visto, o PT continua não entendendo nada.

     

     

  4. Blindagem midiático-judicial dos Bandidos Tucanos

    Porque os Tucanos, tão sujos quanto os PMDBistas, ficam semrpe blindados?

    Porque os Tucanos nunca são os bois de piranha?

  5. Finalmente encontraram uma
    Finalmente encontraram uma fórmula para chegarem ao poder sem votos.
    É, piloto automático, pelos próximos 20 anos.
    Parece que puseram algum produto químico que transformou a sociedade brasileira em zumbis, amorfos, alienados e anômicos.
    Enquanto estivermos neste estado letárgico, perdemos a cada dia a possibilidade de reverter a alienação do nosso futuro e sepultamos a as esperanças das próximas gerações.
    Acordemos pois. Façamos a história, não sejamos meros coadjuvantes de uma tragédia brasiliana.
    Deus, onde estás? De férias em Miami?
    Se sois brasileiro, socorra-nos deste inferno dantesco.

    1. Deve ser o mesmo daquele

      Deve ser o mesmo daquele jogo/filme, Resident (em BSB) Evil: o T-Virus (no nosso caso T de tucano, é claro),   disseminado pela mídia, que transformou nosso povo numa multidão de zumbis cheios de ódio e sem controle…

  6. Lendo essa matéria percebe-se

    Lendo essa matéria percebe-se duas coisas: 1) Janot fez ou direcionou a investigação para o lado do PT;

                                                                                        2) Deve ser por isso que o MPF tem horror ao crime de “abuso de autoridade”.

  7. Parabéns ao GGN

    Com esta reportagem os que ainda duvidavam de que as verdadeiras organizações criminosas estão na PF, no MPF, no PJ, nas bancadas da direita golpistas (com destaque para as quadrilhas do PSDB e do PMDB) têm agora provas irrefutáveis, cabais, de que não eram o PT e os presidentes Lula e Dilma os que estavam a dilapidar o País, muito ao contrário. 

    Não há dúvidas de que a ORCRIM da Fraude a Jato está a serviço do alto comando internacional do golpe de Estado e que esse ACI tem no PSDB o sócio local para tocar o privatismo entreguista. Janot e os 14 patetas do MPF na Fraude a Jato, toda sediciosa PF e sesu delegados aecistas, sérgio moro e outros juízes criminosos da JF e do TRF4, GM no STF… Toda essa escumalha sempre esteve e está em defesa das oligarquias plutocráticas, escravocratas, privatistas e entreguistas.

  8. todos bandidos, verdadeira quadrilha…

    e a mídia  a descrever como desordeiros, ou inimigos, os que estão sofrendo nas mãos desses políticos safados sem poder fazer nada ou poder contar com a ajuda da justiça

    tudo indica que mídia será contratada, às nossas custas, para fazer as pessoas que sofrem ficarem inimigas uma das outras………………………..

    é o vazio que falta ser criado, dentro da sociedade

  9. bandidos gravando bandidos…

    juízes lendo bandidos

    bandidos tomando o poder com a ajuda de bandidos

    e o povo que sofre toda esta ilegalidade tomando porrada

  10. qual quadrilha escolher para proteção

    Puxa vida esta reunião/jantar na casa do jereissati com os supra indiciados é a mesma que assistimos no filma do Coppola “ o padrinho” onde as criminosos das varias famílias tentam um acordo para não atrapalhar os negócios.

    Talvez o dono do jantar num rasgo de sincero cinismo alertava a quadrilha que ali não tinha bandido melhor que outro e todos precisavam acertar o como salvar a indecência e nada mais.

    O que todo mundo, e até o mundo mineral desconfiavam, era sobre o verdadeiro corleone que agora está escancarado e como sempre tal qual o mordomo FORA TEMER é o plumado tucano.

    Pergunto eu, a situação é tão sem retorno que como nas cadeias para ter um mínimo de proteção todos precisam escolher uma facção.

    Preciso de algum aconselhamento…socorro.

  11. Já nem me lembro mais qual

    Já nem me lembro mais qual das duas do STF inquiriu Dilma sobre a palavra golpe. Aquela que, se ler este post, o que não creio, teria ainda dúvida ? 

  12. O Jogo continua pesado.

    Janot, antes da indicação de Moraes, já tinha em mãos o  indiciamento  dos caciques do PMDB. Na verdade este era o seu trunfo e o indiciamento  foi a forma de dizer, que OK, me incluam nos planos ou eu serei maligno.  Mas agora Janot continua mais forte do que nunca. Tem o Temer e o PMDB na mão, e sempre uma carta escondida na manga, o PSDB.

    Logo saberemos  se Moraes é Temer, ou Alckmin, ou em que medida  são todos  do mesmo grupo. Mas de uma forma ou de outra o Judiciário se divide de forma definitiva, pois nesta nova tentativa de tomar o poder, Temer deve ter incomodado alguns.  Em breve saberemos com certeza como estão as coisas, Mas se aparentemente  Moraes já tinha Temer em suas mãos, ( afinal porque com tantos erros e tanta oposição jamais caiu), quem terá Moraes. O PSDB de Alckmin, ou o do Serra ou o do Aécio. Janot é Aécio, e o seu recado inclui negociações com Aécio. Mas Aécio sem apetite para o trabalho,  não é Alckmim nem Serra.

    A base de Serra esta fora do país, e não se sabe se a cavalaria chega a tempo. Aécio parece enfraquecido, mas tem Janot. Alckmim briga por 2018 e não se interessa pelas ações no TSE, afinal ele não seria o indicado se houvesse a cassação. Serra prefere, até por problemas de saúde, o  silêncio das cochias, desde que os empreendimentos da família decolem, aqui ou no exterior, tende a  se acertar com Alckmin. Temer quer  findar o mandato, e pela sua própria natureza, sonha  em não desaparecer eleitoralmente, com o eterno sonho de ser eleito. Alckmim,  continua inodoro e por isso perigoso. E o imponderável está em Curitiba, e não se chama Moro, mas sim Cunha.  E seu fiel escudeiro Marum já está num cargo central para os objetivos golpistas. Cunha está de volta. Mas  Moro  também se acostumou ao poder  e será difícil   enquadrá-lo, embora saibamos que deve ter  recebido novas  ordens  em sua viagem  recente.  Isto tudo é motivo para mais um Xadrez do Nassif.

    1. a tristeza é grande

      Isso e desalentador demais muito triste assistir que eles são todos a fovor deles mesmo e que o nosso pais o povo em nenhum momento é considerado nessa conta

  13. no final restará a vergonha..

    .. eu acho que o janot tem 2 batatas quentes na mão: a primeira é que o alexandre moraes ministro do stf não vai ser bom prá ele.. em nenhum sentido.. a indicação, por si só, já é um desastre.. uma vergonha, enfim.. e a segunda é que deve estar rolando uma crise dentro do MP, a medida que fica mais claro o uso da justiça em benefício dos criminosos.. é muito simbólico.. acho que tem muito procuradorzinho por aí que achava que estava combatendo a corrupção, que fez discurso prá família e tal, e agora deve estar com cara de palhaço.. o que ficará registrado na história é que esses caras, regiamente pagos e bem tratados pelo povo brasileiro, foram caçar pedalinho que a Dona Marisa comprou para os netos.. enquanto deixaram a bandidagem tomar conta do país.. dureza.. é a mesma pressão que a classe média vai começar a sofrer.. e sendo assim, o janot resolveu fazer uma pirotecnia.. deu uma cambalhota.. mas a essa altura do campeonato, irmão, desconfio que ninguém pode fazer mais nada para salvar a república.. nem salvar todos esses cargos no judiciário.. de agora prá frente, vão tentar ganhar tempo até o vaticínio da Dilma: não ficará pedra sobre pedra..

  14.       O juiz Morco, depois da deposição de Dilma, havia dito que terminaria a lava jato até o fim de 2016, hoje os operadores da lava jato, diz que haverá um tempo muito maior para as investigações, por conta das delações da Odebracht, o que está ocorrendo é que Temer não está sendo satisfatório ao projeto do golpe, compreendo que o golpe não é a deposição de Dilma apenas, mas um conjunto de mudanças na estrutura do regime democrático, assim como da constituição, as questões sobre os direitos que imperram o projeto neoliberal, o fato é que Temer não tem substância para angariar apoio moral e político já que pmdb é um conjunto de interesses regionaís, o que acaba gerando certo confronto interno, o psdb por sua fez tem menos poder oligarquico direto nas regiões, o que faz dele um partido com uma imagem mais nacional e por isso se torna um alvo menor para deslegitimação por conta de confrontos internos e tbm por ser poupado pela imprensa que apoia incodicionalmente, esse é o perfil ideal para o setor financeiro, essa continuidade da lava jato tem como objetivo óbvio de retirada do Temer, o PMDB sendo um partido de interesses regionais vai confluir para a derrubada de Temer, já que bastaria algumas regalias dentro desse processo com um novo governo, receberia algumas vantagens para suas regiões e o PSDB tomará o poder com uma figura interna do partido que não é politico direto para não ser alvo, Nelson Jobim é um nome, e um grande problema são os partidos de esquerda aceitar essa situação, pois o desmonte do estado será inevitável, porém um novo personagem político poderá surgir com força nessa história, que são os partidos ligados a igreja evangélica, esses partidos carecem de presença no espaço da esquerda, Marcelo Crivella tentou o apoio do PSB no RJ, não conseguiu, mas conseguiu apoio do Romário, o governo do Estado do RJ está tentando privatizar a CEDAE, Crivella anunciou que se o governo estadual privatizar a CEDAE, ele vai criar uma CEDAE municipal, neste bojo todo, uma parte da direita, Crivella, está tentando ter algum espaço da esquerda, lembrando que Crivella não venceu as eleições, venceu a rede groco, eu não assisto tv mas qual tem sido o posionamento da rede record nas questõs politícas ??

    Ao meu ver estamos chegando a um ponto que certas tomadas de decisão dos partidos poderá mudar muita coisa no Brasil, se a esquerda não ficar uníssona no combate ao golpe ela vai perder um espaço que vai demorar muitas eleições para recuperar, porém a mascara do golpe está caindo, isso torna todo esse processo mais rápido, o juiz Morco está cada vez mais perdendo legitimidade, visto que ainda não conseguiu prender o Lula e o Lula aos poucos tem feito do juíz Morco um político ao invés de um juíz, se aos poucos Lula tem conseguido transformar o Morco em político, outras figuras políticas tbm tem a possibilidade de criar essa verdadeira imagem do juíz Morco, mas se a esquerda não estiver unida nesse processo o golpe vai se concretizar e o estado democrático de direito irá aos poucos sendo desconstruindo.

  15. Essa porra…
    O culpado por

    Essa porra…

    O culpado por essa PORRA é, mais que tudo, do modelo político

    Modelo político que agora foi CRIMINALIZADO na íntegra pela Justiça de nagistrados vitalícios  ..nela, aonde ATÉ qq tipo de defesa justa e lícita, de ideías e projetos bons para o país, viraram propina

    Essa PORRA também aumentou porque o povo brasileiro, sempre IDIOTIZADO, foi levado a crer que política é caridade  ..e que o homem público tem que por dinheiro do bolso pra defender interesse de si e dos outros  ..já que pra sacar da própria conta grana pra bancar a democracia,  99,99999% dos pindorameiros não se prontificam

    Claro que a PORRA não teria sido tão grave se o modelo tivesse sido reformado, se DILMA não tivesse sido tão inábil, se o povo fosse instruído  ..e se a MESQUINHEZ do bicho homem, sua vaidade e orgulho, seu egoísmo, não acabassem por tacar fogo na casa com as crianças dentro

     

  16. O bom disso aí tudinho é que

    O bom disso aí tudinho é que não restará nada pro mishellzinho continuar esse ciclo de roubos, nem ele nem sua curriola. Só restará a terra arrasada….

  17. Não caberia uma ação popular

    Não caberia uma ação popular com milhares de assinaturas e endereçada a PGR, indagando o porque o Janot não incluiu os caciques do PSDB nesse inquerito que pediu ao STF.

  18. Honestidade é ingenuidade?

    Pena… Nosso eleitor de classe média, seja lá o que isso signifique, ainda não está preparada para políticos como Lula, Dilma, Haddad…

    Para se dar bem aqui não basta saber do jogo sujo, enrustido e hipócrita, tem que dele participar. E de preferência – para ser realmente aceito tanto pelo eleitor quanto entre seus pares – dele se locupletar. Tá pensando que aqui é Islândia, estado se recusando a “salvar” banco privado? Suécia, ministro indo trabalhar de bicicleta? Aqui a gente só elege milionário… de vez em quando uma celebridade criada por programas de televisão de quinta categoria. Que surpreendentemente acaba sendo até menos lesiva a nós e a nosso estado que os milionários, banqueiros, industriais, latifundiários ou seus indicados, quase sempre sonegadores, contraventores, traficantes… bandidos, mesmo. Nossa classe média não vota em “pobre”, só em gente do poder econômico… A gente aplude e paparica milionário, por mais mau caráter que seja. Se partecer um lord, então, aí até se oferece para puxador de saco oficial. Aparências, poses, empostação de voz e de imagem, trejeitos “vitoriosos”, e não o que a pessoa efetivamente faz.

    Uma vez nosso colunista André Araújo disse que somos um país muito parecido com os EUA. Lembrei do milionário Trump, agora… Na ocasião eu não achava, acreditava que estávamos bem à frente daquele “faroeste terra-de-ninguém”, terra de derivativos de derivativos de derivativos de papéis prá lá de fraudados, de leis casuisticamente aplicadas. E tudo, claro, revestido de uma camada brilhosa de eficiência e fleuma. Mas hoje, tirando a “casca” da imagem hipócrita que essa turma cria para si e vende para bobo, penso que talvez AA tenha razão: somos uma bosta muito parecida com os EUA, com o México… Triste América, terra de ninguém mesmo, de aventureiros e bandidos, gente inconsequente, individualista, irresponsável socialmente falando.

    A gente precisava por a mão na consciência. Com seriedade e responsabilidade. Ter noção do que está fazendo, construindo… Digo prá ninguém…

    1. Renato Lazzari, diz e Eu leio
      Renato Lazzari, diz e Eu leio atrasada pela verdade crua das suas palavras, mas também aliviada pela verdade Dita! Precisamos desse choque de realidade pra fazermos escolhas conscientes, e pra separarmos o joio do trigo. Porque chega de hipocrisia… Não dá mais pra fingir q esse país é reconciliado. Não Somos!

  19. O Golpe foi “a favor” do

    O Golpe foi “a favor” do necessário afastamento da “pedra no meio do caminho” chamada Dilma Rousseff [para que o seu vice traíra assumisse],e em seguida levasse os maiores envolvidos em corrupção para o centro do poder executivo. Pois no poder legislativo federal os golpistas eram e continuam maioria.

    A prova final é a pretérita escolha de Alexandre de Moraes do PSDB para o Ministério da Justiça seguida, agora, da escolha do mesmo para substituir o Ministro Teori Zavaski.

     Como o Juiz Sérgio Moro também é do PSDB todos os tucanos ficam felizes. O PMDB está feliz, embora ansioso, desde o início da “operação impeachment” comandada por Eduardo Cunha na Câmara Federal, e encaminhada “a jato” para o Senado Federal onde os partidos contra o impeachment de Dilma levaram outra surra dos golpistas.

    Tudo é aceitável para Michel Temer: destruir a economia nacional, liquidar com os empregos de 5.000.000 em pouquíssimo tempo, retirar direitos inscritos na Constituição Federal e na Consolidação das Leis Trabalhistas, destruir a Petrobrás e entregar o gás e o petróleo nacionais e o futuro do Brasil nas mãos de multinacionais estrangeiras, desativar ao máximo o PAC, liquidar com o projeto em execução de um sistema público educacional de qualidade crescente e inclusivo, etc..

    Tudo é aceitável para o ex-vice-presidente Michel Temer: abrir mão do Brasil como nação cada vez menos injusta, mais soberana e mais desenvolvida.

    Tudo é aceitável, desde o início, para o Michel Temer e seus “assessores”, do PMDB e PSDB principalmente.

    Tudo, absolutamente tudo, era e é aceitável para essa turma, menos a continuidade imparcial das investigações da operação Lava Jato e de outras investigações. Por isso o Golpe travestido de impeachment. O objetivo era e é garantir a impunidade de Temer e companhia.

    Por isso já disse que “o golpe não foi propriamente contra o PT”.

    Está claríssimo que o principal objetivo do Golpe era a impunidade de quem não tinha outra saída. E para obter a impunidade era necessário afastar Dilma Rousseff da presidência pois o governo vinha fortalecendo institucional e orçamentariamente o Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

    José Bráulio Lopes de Almeida

    8 de fevereiro de 2017 – 19p8

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador