OAS reafirma que reportagem de Veja é “mentirosa e irresponsável”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A defesa do executivo da OAS Léo Pinheiro reafirmou em entrevista ao Estadão que a reportagem publicada pela Veja neste final de semana é “mentirosa e irresponsável”. A revista, mais uma vez, emplacou que Pinheiro, depois de ter passado pela carceragem da Polícia Federal de Curitiba e ser mandado para prisão domiciliar, refletiu melhor e autorizou seus advogados a negociarem um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal. Veja afirmou que Pinheiro prometeu entregar o que sabe sobre Lula à Lava Jato. Ao Estadão, os advogados disseram que sequer há a intenção de fazer o acordo de cooperação.

Advogado de executivo da OAS desmente acordo de delação premiada

Do Estadão

A defesa do ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, disse que o executivo não tem a intenção de fazer uma delação premiada e contestou a revista Veja desta semana que traz em matéria de capa a informação de que ele teria firmado tal acordo para contar o que sabe sobre a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no escândalo da Petrobras. “A reportagem é mentirosa e irresponsável”, disse Edward Carvalho, umdos advogados de defesa de Pinheiro, ao Broadcast Político, serviço de notícias Agência Estado.

Mais cedo, a defesa de Pinheiro já havia soltado uma nota reforçando que o executivo não tinha a intenção de fechar o acordo de delação premiada, em troca da redução de pena. “Sobre a reportagem da Veja deste final de semana, José Adelmário Pinheiro e seus defensores têm a dizer, respeitosamente, que ela não corresponde à verdade. Não há nenhuma conversa com o MPF sobre delação premiada, tampouco intenção nesse sentido.”

Carvalho afirmou ainda que “não há nenhuma chance” de Léo Pinheiro estar negociando com uma outra banca de advogados para poder aderir ao mecanismo de delação.

Léo Pinheiro é réu na Lava Jato, acusado de atuar no núcleo empresarial do esquema que cartelizava licitações de obras da estatal e pagava propina para diretores da petrolífera indicados por partidos da base do governo – PMDB, PP e o PT. Ele já esteve preso por seis meses, no âmbito desta operação, em uma cela em Curitiba.

Em maio, Pinheiro preferiu permanecer em silêncio em interrogatório no primeiro processo criminal da Operação Lava Jato, em que foi acusado por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa, no esquema que vigorou na Petrobras entre 2004 e 2014. “Por orientações dos meus advogados prefiro ficar em silêncio”, disse Léo Pinheiro diante do juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos desta operação.

Preso preventivamente no dia 14 de novembro de 2014, Pinheiro ficou quase seis meses encarcerado e conquistou o direito no Supremo Tribunal Federal (STF) de cumprir prisão em casa, embora monitorado com tornozeleira eletrônica.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    “A MORTE DA ‘veja’ SÓ

     

    “A MORTE DA ‘veja’ SÓ DEMONSTRA QUE O LULA ESTÁ MAIS VIVO DO QUE NUNCA ANTES!”

     

    … A cena do crime [impune] que interessa ao esgoto da fasciterrorista ‘veja’:

    no final de semana, a capa IMUNDA sendo vista nas gôndolas dos supermercados pelos clientes na fila do caixa;
    a fotografia ‘escolhida a dedo [IMUNDO]’ do [eterno] presidente Lula!
    A narrativa criminosa dos mafiosos Civitas reverberada e amplificada nos comentários do Alexandre Garcia!
    Durante toda a próxima semana “na espera da próxima edição do folhetim da MARGINAL”!
    Idem para o comportamento dos(as)  ‘penas amestradas’ a $oldo dos patrões barões da grande MÉRDIA nativa!
    (…)
    Há vários meses, o conspícuo e impávido jornalista Luís Nassif afirmou que “o estilo do antigo mercado consumidor de notícias dará uma sobrevida de alguns parcos e míseros anos à moribunda ‘veja'”!
    Portanto, a sobrevida da ‘veja’ se beneficiará do período em que o mercado jornalístico completará o ciclo da atual transformação!
    De modo que a capa e a matéria em tela nada mais são do que [mais] um réquiem à própria ‘veja’!
    Soluços esgarçados dos estertores de um folhetim em estado comatoso!…

     

    O [eterno] presidente Lula vive!

    Como nunca antes nesse país!

    Viva o [verdadeiro] Brasil!

  2.  
    [Ainda sobre “morte

     

    [Ainda sobre “morte encomendada”!]

    A campanha da mídia para destruir a Odebrecht

    Por jornalista Miguel do Rosário

    25 julho 2015

    (…)
    É algo que vai muito além das disputas ideológicas.
    Se perdermos a Odebrecht, perderemos boa parte do que investimos na África, por exemplo.
    A Odebrecht não será defendida por EUA ou China, ambos com interesses em avançar sobre seus despojos, na África, nas Américas, na Ásia, em toda parte.
    A grande mídia brasileira em peso, a começar pela Globo, iniciou uma grande campanha para destruir a Odebrecht.
    Esses ataques internos já começaram a alimentar ataques lá fora, e agora ambos se retroalimentam.
    A mídia brasileira quer destruir a Odebrecht para derrubar o governo. Se a Odebrecht for destruída, ela terá dificuldade para completar as obras em andamento e pagar os financiamentos contraídos junto ao BNDES.
    Essa é a bomba que os golpistas querem explodir para aniquilar Lula.
    Agem como terroristas da Al Qaeda:…
    (…)
    Temos que organizar a resistência.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.ocafezinho.com/2015/07/25/a-campanha-da-midia-para-destruir-a-odebrecht/#more-30290

  3. A Veja conseguiu. não há mais

    A Veja conseguiu. não há mais possibilidade de que ninguém de boa vontade acredite nela. Mesmo porque, para matérias como o boimate, há agora milhões de opções.

  4.  
    … CÂMBIO!Até este exato

     

    … CÂMBIO!
    Até este exato momento, a página principal do portal uol/folha, do site da ‘Folha’, do site do ‘Estadão’, pasme, do jornal ‘O Globo’ “não deram a mínima” para o penúltimo factoide criminoso da revista chinfrim do esgoto da MARGINAL dos fascistas Civita!

    Sim, o penúltimo factoide!
    O – temporário (sic) – último ainda está sendo forjado nas masmorras [IMUNDAS] das redações do folhetim golpista &$ terrorista!…

     

    EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS:

    o silêncio sepulcral do restante do PIGolpista significa mais um réquiem à moribunda ‘veja’ dos fascistas Civita da MARGINAL?!

     

    A conferir o féritro!

    1.  
       
      retificação:
       
      a conferir

       

       

      retificação:

       

      a conferir o féretro!

       

      (… féretro… em vez de … ‘féritro’…)

  5. Eu não gosto do Lula.
      E

    Eu não gosto do Lula.

      E deveria curtir com essa reportagem que recebi na manhã de hoje—eu só leio as 4 revistas que assino na segunda.

               Mas não curto.

        Porque sábado é dia internacional pra traições, Não é pra ler política

        E domingo é dia internacional da família.

           No meu domingo, de noite, costumo frtequentar bailes.–adoro dançar.

               Via de regra no Clube Ipiranga ou no Piratininga(pertinho aonde reside o Nassa, Reinaldo Azevedo, F H C , JÔ soares e tantos outros )

                      Convido a Master, e se ela faz doce, não me faço de rogado.

                      Vou ”’sozinho” mesmo.

                      Por isso não leio muito de questões políticas aos sábados e domingos.

                Conversamos de política na segunda,

                    Hoje irei no teatro assistir uma peça supimpa.–com a Master

                 Conto pra vcs na segunda.

                       E se não contar é porque não gostei.

                      Abraços a todos !

                      ps Ainda é cedo, se algum post me interessar, retorno.

  6. Veja
    A impressão que tenho é que a citada revista, diante de sua eminente falência jornalística, volta-se para um outro estilo, a realidade fantástica. Seus devaneios são uma salada de terror com humor. Ridículo.

  7. delatores e delatados ?

    Essa capa circula desde ontem a tarde e os ´´ PARCEIROS´´ da Veja nao redundaram a bomba ,portanto, na verdade quem foi delatado foi o  factóide criado pela Veja 

    1. Só pra quem é informado …

      Só pra quem é informado … Quem não é pode alimentar a dúvida sobre o verdadeiro papel do Lula na história do Brasil -os erros e acertos do sujeito politico e cidadão-. Este que é o grande crime de lesa pátria. A guerra da informação obscurecendo verdades .

      Noves fora é muito chato passear pela cidade e ver o Lula com cara de foragido da polícia em cartazes e mais cartazes.

      Ao menos, e esse é um alento, posso testemunhar um caso em que o tiro saiu pela culatra. Taxista aqui da Voluntarios da pátria observou : “caramba o cara nem é presidente mais e nao param de falar nele. Aí tem coisa, porque se fosse pra pegar já tinham pego.” Enfim, mesmo na falta de informação resta a esperança da sabedoria popular. De quem não tem absolutamente nenhum preconceito com o Lula. 

      Que venha 2018, seja ele o candidato ou o cabo eleitoral.

       

       

  8. Já que a Abril está quase

    Já que a Abril está quase fechando, com o perdão do trocadilho, a forma mais garantida da Veja conseguir o máximo possível de vendas é colocando o Lula na capa, nem que seja para falar da unha encravada do ex-presidente. Credibilidade? O que é isso?

  9.  
    … Mais uma pá de cal no

     

    … Mais uma pá de cal no defunto ‘veja’!
    O pênalti na marca da cal!
    E o ‘baixinho’ se agigantando!
    “E ensinando ao ‘[tíbio] PT da Governança’ como se marca atacantes desleais, desonestos e criminosos!”

    Golaço do ‘baixinho’!

    Viva o meu Vasco da Gama!
    Risos

    Entenda

    ################################

    ROMÁRIO DESANCA VEJA: “REVISTA CRETINA”

    Senador rebate ponto a ponto reportagem publicada contra ele na última edição da revista e ironiza: “fui informado por um repórter da Veja que eu tinha uma conta na Suíça com o saldo de alguns milhões (…). Obviamente, fiquei muito feliz com a notícia”; parlamentar anuncia que irá à Justiça contra os “repórteres que assinam mentiras”

    25 DE JULHO DE 2015 ÀS 15:15

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/rio247/190362/Rom%C3%A1rio-desanca-Veja-%E2%80%9Crevista-cretina%E2%80%9D.htm

  10.  
    … Mais uma pá de cal no

     

    … Mais uma pá de cal no defunto ‘veja’!
    O pênalti na marca da cal!
    E o ‘baixinho’ se agigantando!
    “E ensinando ao ‘[tíbio] PT da Governança’ como se marca atacantes desleais, desonestos e criminosos!”

    Golaço do ‘baixinho’!

    Viva o meu Vasco da Gama!
    Risos

    Entenda

    ################################

    ROMÁRIO DESANCA VEJA: “REVISTA CRETINA”

    Senador rebate ponto a ponto reportagem publicada contra ele na última edição da revista e ironiza: “fui informado por um repórter da Veja que eu tinha uma conta na Suíça com o saldo de alguns milhões (…). Obviamente, fiquei muito feliz com a notícia”; parlamentar anuncia que irá à Justiça contra os “repórteres que assinam mentiras”

    25 DE JULHO DE 2015 ÀS 15:15

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/rio247/190362/Rom%C3%A1rio-desanca-Veja-%E2%80%9Crevista-cretina%E2%80%9D.htm

  11. Não sei o que é pior..a

    Não sei o que é pior..a “Veja” mentir  na cara dura ou os

    imbecis que compram, sabem que é mentira e vem

    ventilar nos ouvidos.

    1. Os imbecis

      Os imbecis porque são a base de sustentação da revista mentirosa, como assinantes diretos e indiretos (através dos governos tucanos eleitos por eles). E ainda acham graça nisso, sempre estão rindo por aqui.

  12. ”’No Espirito Santo ,os

    ”’No Espirito Santo ,os legisladores proibiram os retaurantes de expor salediros nas mesas, A ideia por trás dessa decisão é que as pessoas são incapazes até de decidir se podem ingerir sal. O estado tem de decidir por elas ”

      Esse é o tal de BRUNO GARSCHAGEN QUE nunca ouvi falar , que escreveu nas pgns amarelas da revista,considerada ”nobre”

           Como escrevi por aí, leio pouco de política aos sábados e domingos—tenho outras prioridades. Só leio na segunda ou domingo à noite, depois que minha família volta pra suas respectivas residências.

              Mas a fogosa MASTER, em todos os sentidos, excitada ao extremo, leu e quase me impÓs a ler.

              Ao ler apenas apenas a CHAMADA da reportagem acima, perdi o tesão de ler a revista inteira.

                    Mas não contem pra Master. Psiu..segredo.

                Porque meus planos é leva-la pro teatro, depois jantar e depois,….todo mundo sabe.

                      A Master é uma paródia.

                         Pior do que eu. rs

  13. Secom

    Qualquer órgão público que veicule na veja , na globo , estadão , folha e associados , deveria ter suas diretorias imediatamente substituidas .

  14. Capa de uma morte anunciada e esperada com ansiedade.

    A “Veja” agoniza e estribucha. Nesse ritmo de insensatez não haverá ninguém para segurar a alça do caixão, aja visto a baixa repercussão do seu factóide em outras mídias.

  15. A rádio Jovem Ku Klux Pan

    A rádio Jovem Ku Klux Pan está dando a ficção da Veja como notícia e NÃO MENCIONA que a OAS já desmentiu completamente a farsa.

    Alguém precisa lligar para lá e informar os “jornalistas” da emissora…

    Liguem a cobrar, por favor….

    kkkkkkkkkkkkkkkk

     

  16. A revista diz respeito à uma

    A revista diz respeito à uma suposta delação premiada que estaria sendo feita pela OAS.

    Mas a notícia importante é a “delação” do governo X-9 da Suíça que entregou a movimentação bancária da Oderbrecht onde se vê contas controladas pela Oderbrecht abastecendo as offshores que distribuiam propina aqui no Brasil.

    E agora? Essas movimentações estão todas documentadas, são oficiais.

    Marcelinho Oderbrech não tem mais como se safar. Vai passar muitos e muitos anos em cana. Nem fugir ele pode porque o governo dos EUA e da Suiça estão atrás dele também.

    Essa história de que a Brasken pagou propina para Costa dar um abatimento do preço da Nafta causando um prejuízo à Petrobrás, com certeza será apreciada pelo órgão que está investigando as estripulias da petrobrás nos EUA.

     

  17. A tortura não deu resultado

    A tortura não deu resultado com esse.

    Quanto à Veja, é uma revista pra uma classe média reacionária, alienada e violenta.

    É uma revista mentirosa  e  perigosa ( caso Carlos Cachoeira )

    .

     

     

     

     

     

     

     

     

  18. Tenho uma dúvida: a VEJA

    Tenho uma dúvida: a VEJA merece os leitores que tem ou estes merecem uma revista como a VEJA? Ou, quem é pior dos dois?

    Espero que o Lula já tenha acionado seus advogados para processar a indigitada. 

    1. Não adianta, JB

      Cai na Vara de Pinheiros…

      Lembra do aprendiz de repórter (estagiário), a mando do Escosteguy, que invadiu o quarto de hotel do Dirceu e foi absolvido?

      Midia e Justiça estão tomados por demotucanos que odeiam o PT…

      No entanto, até concordo que se não fizer, a infâmia toma conta (se já não tomou).

  19. Eles estavam confiando no

    Eles estavam confiando no sigilo, que não há, de fato, da investigação da lava à jato, mas parece que o tiro saiu pela culatra, ao menos para maioria dos brasileiros, seus leitores continuarão acreditando piamente no que lêem.

  20.  
    PARECE QUE EU ESTAVA

     

    PARECE QUE EU ESTAVA ADIVINHANDO!

     

    [… A cena do crime [impune] que interessa ao esgoto da fasciterrorista ‘veja’:

    no final de semana, a capa IMUNDA sendo vista nas gôndolas dos supermercados pelos clientes na fila do caixa;]

    Parece que eu estava adivinhando!

    Por volta das 18h00 de hoje, estava na fila do caixa de supermercado!

    O relato contado, parece mentira!

    Mas, é a pura verdade!

    Um senhor se aproxima da fila!

    Um aposentado que se vangloria de estar sempre viajando ao exterior!

    E o filho “profissionalmente bem-sucedido”, segundo ele, também!

    E desanca:

    “Fulano de tal, você viu a cara do ‘bicho’ na capa da ‘veja’?”

    “Seu menino”, o sangue do matuto espumou de raiva e de indignação!

    E esbravejei:

    – O advogado do empreiteiro da OAS já desmentiu mais esse factoide da ‘veja’!

    Meu senhor, nem a ‘Folha de São Paulo’, nem o ‘Estadão’ e, pasme, nem o jornal ‘O Globo’ repercutiram esse factoide criminoso!

    De novo, o aposentado raivoso!

    “Lógico que a ‘veja’ não iria inventar uma coisa dessas!”

    – Senhor, o pior que inventou!

    E essa prática delinquente é algo trivial para esse panfleto golpista!

    E, repito, o advogado já desmoralizou a matéria da ‘veja’ dos fascistas Civita!

    “Como desmoralizou?

    A delação ainda vai ocorrer!”

    – Meu senhor, a editora Abril está fechando as portas! Ninguém mais acredita neste folhetim golpista!

    Nesse momento, um boçal da fila gritou:

    “Me dê, aí, um exemplar! Hoje, eu vou levar a ‘veja’!”

    Retruquei:

    – isso é uma revista criminosa, o esgoto do jornalismo! Melhor, [o esgoto] do pseudo-jornalismo…

    Nesse momento, fui chamado para passar as compras!

     

    RESCALDO: a inaceitável e abominável falta de comunicação do governo… A incapacidade de ‘o [tíbio] PT da Governança’ travar o lídimo, pedagógico, civilizatório e democrático debate…

    Tudo isso e muito mais, nos impinge a passar por situações constrangedoras a exemplo desta…

    Tendo que discutir, publicamente, com seres ‘midiotizados’ – e de essência reacionária, preconceituosa, retrógrada… Fariseus hipócritas…

     

    Messias Franca de Macedo – hoje, falando direto de Salvador-Ba

    República de ‘Nois’ Bananas

  21. A revista moribunda

    A revista moribunda entra na etapa de espasmos  e se contorse sabendo que, seu tempo de algoz da razão está se esvaindo na mesma velocidade que sua criadora vai caminhando para a falência econômica.

    Ainda festejaremos muito a morte de Veja e de sua criadora, o ralo é o futuro da Abril.

  22. Toda vez que sair essas
    Toda vez que sair essas mentiras na midia, o PT, Lula e todoa que se sentirem atacados injustamente, tem que processar essa revista mentirosa bandida mafiosa golpista corrupta e desgraçada!

  23. Pela enésima vez a Veja mata Lula numa capa

    Pela enésima vez a Veja mata Lula numa capa

    Postado em 25 de julho de 2015 às 10:18 amADVERTISEMENT

    Pela enésima vez, a Veja mata Lula numa capa.

    Agora, a causa mortis seria a delação premiada de Leo Pinheiro, presidente afastado da empreiteira OAS, envolvida no caso Petrobras.

     

    Pinheiro, para fugir a uma pena longa, estaria disposto a contar, segundo a Veja, “segredos devastadores”.

    Desnecessário dizer, a Veja já declarou como verdade absoluta qualquer acusação que Pinheiro tenha feito ou possa fazer.

    Não está claro ainda, no entanto, se essa alegada delação se transformará em realidade.

    Ontem à noite mesmo, a OAS “respeitosamente” desmentiu a Veja.

    “Não há nenhuma conversa com o MPF sobre delação premiada nem intenção neste sentido”, diz a nota.

    Sinal da perda de credibilidade da revista, na manhã de sábado os “segredos devastadores” não tinham ainda sido noticiados e repercutidos por portais como o UOL e o G1.

    Se se pode morrer duas vezes num único fim de semana, a revista Época também matou Lula neste sábado com a “descoberta” de uma conta no exterior.

    As duas revistas parecem estar num parque de diversões disputando quem atira mais vezes contra o boneco de Lula.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/pela-enesima-vez-a-veja-mata-lula-numa-capa/

     

  24. São uns jênios!

    E na Sala Oval de reuniões do panfleto #VejaEsgoto:

    – Xiiii! Apareceu o JS, o Tarja Preta no celular do Marcelo… A internet só fala nisso. E para complicar, continuam batendo no Cunha, logo agora que mais precisamos dele! Pelo menos até agosto….

    – Temos que achar uma pauta que mude o foco, urgente !

    Silêncio. Brainstorm em funcionamento…Mau cheiro na sala.  Após alguns minutos, todos gritam em uníssono ao mesmo tempo:

    – UMA CAPA COM LULA!!!

  25. Midia manipuladora

    A Revista veja deviria sair de sirculação, por varias reportagem distorcidas, querendo manipular a população, não podemos ser um pais levado por 9 FAMILIAS, QUE TEM A MAIORIA DO DÓMINIO DA MIDIA.

  26. Artigo mentiroso replicado pelo Yahoo do Estadão e Veja …

    Não aguentei , vi agora o Yahoo e eles replicaram a reportagem que o Estadão replicou da Veja e não deram um pio sobre o que nos é informado acima… Não pude me conter e comentei ….Caro reporter do Yahoo … ao replicar o Estadão  qual sua intenção , já que o advogado do suposto delator já declarou que a reportagem da Veja é mentirosa , assim como diversas que já foram publicadas…. mais uma barriga do seu jornalismo supostamente investigativo, sem nenhuma prova , pois o suposto delator já desmentiu a Veja … Aliás não esquecemos o que esta revista de Jornalismo de Esgoto andou fazendo nas prévias de diversas eleições… e o Estadão que dá furos sobre espionagem do Departamento de Estado Estadounidense para tentar incriminar o Lula e não dá um pio sobre as razões que levaram a espionagem de nossos interesses nacionais não merece também a mínima credibilidade … Aliás vocês do Yahoo só vêm com Jornalismo inútil e imbecilizante sobre futilidades , e estão provando que não são nada mais que uma grande assessoria de imprensa contra interesses nacionais e de subcelebridades acéfalas que interessam que tenham fama para estes mesmos interesses ao imbecilizar nossa população sobretudo nossa Juventude…. We are aware about the Coup d´Etat you want in my Country …. We are not stupid as you think we are……

    Aliás Jornalixitas como o Claudio Tognoli e o Matheus Pichionelli são desta linha do PiG na Internet Mainstream….

  27. Tinha certeza de que não

    Tinha certeza de que não liberariam meu comentário. Site petista não aceita crítica, só o que lhe convém. 

    Parabéns pelo “democrático” site.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador