Operação da Polícia Federal chega em Silvio Santos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Em 2011, apresentador anunciava a venda completa do Panamericano e afirmava que “seu banco teve um bom comportamento”: “Não ganhei nada, não perdi nada”
 
Foto: Divulgação SBT – Roberto Nemanis
 
Jornal GGN – A Operação Conclave, deflagrada nesta quarta-feira (19) pela Polícia Federal, investiga a venda de ações do banco Panamericano, que era da família do apresentador Silvio Santos, para a Caixa Econômica Federal, no ano de 2009. O irmão do apresentador, o empresário Henrique Abravanel, é um dos alvos. 
 
A investigação apura se houve fraude na aquisição das ações do banco, após o caso de rombo nas contas da instituição, ocasionando um aporte, ainda em novembro de 2009, pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), e levando os bens do grupo Silvio Santos como Garantia. 
 
Á época, descobriu-se que o Panamericano matinha em seu balanço carteiras de créditos já vendidas a outras instituições, além de duplicar registros de venda de carteiras, inflando o resultado do banco. Em dezembro de 2009, a Caixa obteve 49% do capital votante e 35% do capital total por R$ 739,2 milhões.
 
Dois anos depois, a venda do restante das ações foi anunciada ao BTG Pactual, por R$ 450 milhões, que obteve 34,64% do Panamericano e o controle do banco com 51% das ações ordinárias. Ainda assim, a Caixa manteve a participação de 36,56% do capital social total da instituição.
 
Agora, a PF investiga justamente a atuação de agentes públicos na assinatura de pareceres que sustentaram a compra e venda de ações, tanto pela Caixa, quanto pelo BTG Pactual. Ainda estão na mira o núcleo de consultoria e o de empresários, que teriam conhecimento das situações das empresas e foram responsáveis por “dar aparência de legitimidade aos negócios”, segundo os investigadores.
 
Se no ano passado, em outubro, o Ministério Público Federal (MPF) concluiu que oito ex-diretores e o chefe de contabilidade do banco cometeram crimes financeiros e lavagem de dinheiro, entre 2007 e 2010, pedindo as suas condenações, agora, o próprio irmão de Silvio Santos é investigado.
 
Henrique Abravanel integrou o Conselho de Administração do banco, quando a instituição estava nas mãos da família e foram acertadas as vendas das ações. A Polícia Federal apura se houve a prática de crimes de gestão temerária e fraudulenta nos negócios, que podem gerar penas de até 12 anos de reclusão. Ainda, os investigadores analisam se o negócio acarretou prejuízo ao banco, a seus correntistas e clientes.
 
No fim de 2011, quando as últimas ações foram vendidas ao BTG Pactual, que era controlado por André Esteves, Silvio Santos anunciava que vendia o banco e que tudo estava dentro da legalidade: “Não podia deixar de vender o banco, porque o meu banco não deu prejuízo pra ninguém. O meu banco teve um bom comportamento. Talvez tivesse sido mal administrado, e essa má administração provocou aquilo que todos vocês conhecem. Não ganhei nada, não perdi nada”, afirmava, à época.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O nome…

    Curioso como bastou o Papa dizer que não vem ao que sobrou do Brasil para a PF aparecer com uma operação de nome “Conclave”, forma insidiosa de fazer que o imaginário popular associe o termo, que designa a reunião do sacro colégio de cardeais para eleger um novo pontífice, a ilicitudes.

     

    Na mesma seara, João Doria Jr. disse ter dito ao Papa que este deveria reconsiderar sua decisão e vir  visitar o Brasil. Aspas para a imprensa tradicional: “- Por fim, ao entregar a bandeira brasileira a ele, eu disse ‘Santo padre, eu gostaria de pedir, em nome do povo brasileiro, que o senhor pudesse revisar sua decisão de não ir ao Brasil no próximo mês de outubro’, contou.”

    Eu não sabia que o Doria tinha minha procuração…

     

    Novas aspas: ““- Talvez não tenha havido aí uma orientação adequada ao Santo Padre, porque não estar presente em uma data tão importante como essa, na maior nação católica do mundo, não me parece a melhor medida. Mas quem sou eu para julgar o Papa?”, explicou.

    Definitivamente, a humildade lhe subiu à cabeça, seu Dória! Não basta ensinar a missa ao padre, há que ensinar o Sumo Pontífice a conduzir a Igreja?

     

     

  2. Se o Janota montar força

    Se o Janota montar força tarefa para destruir os bancos publicos deve chamar o Procurador Helio Telho, lotado em Goias, pois trata-se de um “apartidário” que  confesou voto na “apartidáia”  Marina, e fez campanha anti-pt no seu facebook e twitter

  3. É uma história super mal

    É uma história super mal contada – como tantas outras aqui. O certo é que o Silvio Santos saiu sem perder nada. Me lembro até que os antipetistas diziam que a caixa entraria e assim faria um acordo para o governo comandar o SBT. Antes tivesse feito isso para ter um veículo forte para tentar combater a blitz da Globo. Mas não. Esse estilo republicano do PT ao invés de combater a Globo – via corte de verbas governamentais – deu mais dinheiro pra ela – achando que assim ela agiria com correção contra o governo petista. A esquerda teve 13 anos para colocar a Globo em seu lugar. Não o fez e a Globo via golpe tirou o PT do poder. Soberba ou burrice ou ingenuidade do partido? 

  4. Esse é um caso crucial,
    Me

    Esse é um caso crucial,

    Me lembro bem de ter comentado sobre ele aqui e dizer que o então Governo Dilma começava muito mal, acobertando um pilantra como este daí da foto.

    Deveria tê-lo deixado quebrar.

    Preferiu fazer uma operação obscura com o sempre Andre Estevez, ligado ao Palocci.

    Deu no que deu.

    Sem falar que o Governo Dilma acobertou esse pulha, salvou ele da miséria,  e ainda tomou facada dele pelas costas depois.

     

  5. Uma grande fortuna é antecedida por um crime maior do que ela

    Disse Honoré de Balzac, com sua mãozinho no peito, que por trás de uma grande fortuna há sempre um grande crime.

  6. Isso é um golpe na
    Isso é um golpe na Simba(empresa derivada dá união de Record,SBT e redetv!)
    Agora a Globo se lasca,com certeza tem o dedo dela, pois na PF e judiciário tem muito puxa saco dela, não valem dez centavos,mexeu com uma destas acima,mexeu com todas,huumm,bons ventos a caminho!!

    1. Achou!!

      Silvio, que aguardava um agasalho de madeira, vai adiar. Ele e a globo tem um passado de anil e Silvio adora um desafio.

      A globa num so golpe aliando-se `as transmissoras de sinais de tv a cabo e de internet, alijou as integrantes da Simba das transmissoes de seu sinal nos pacotes de TV a cabo.

      Record, SBT e Rede TV!  nao aparecem mais para os assinantes de tv a cabo, exceto na Vivo, que fechou acordo com a Simba.

      Com isso, as integrantes da Simba vem amargando a perda de anunciantes e de audiencia.

      O golpe de misericordia sera` a destruicao dos canais, apos o que, a globa reinara` absoluta.

      Ja` comecaram pelo Silvio, desenterrando um defunto que quase lhe causou a perda total do patrimonio.

      O proximo sera` o irmao da universal, que tem como a feridinha inicial o irmao silas, que nem e` de la` mas e` um interessado. Esse, quando apertado, vai cantar a harpa crista~ inteirinha e entregar os fieis com alegria.

      A Rede TV! ja anda mal das pernas, cair e` so uma questao de tempo.

      Silvio ressurgira` das cinzas para peitar a globo, acredito.

      Que venham os bons ventos.

  7. E a Deloitte Auditores “Independentes” ……

    que emitiu pareceres de auditoria limpinhos para o banco , por anos seguidos , não vai nada ?

  8. Essa notícia tá roando nas

    Essa notícia tá roando nas redes sociais; não sei se vai aparecer no resto da imprensa, afinal o nome Silvio Santos é quase de um santo. E eu nunca tive nada contra ele, apenas me refiro às questões da imprensa, sempre duvidosas.

    Essa matéria, envovendo o o Panamericano dos Abravanel e a Caixa, entre outros, me fez lembrar um dia meio distante em que Sílvio apareceu no Palácio do Planalto para falar com Lula, ou Dilma? Ficou distante pra mim. Lembro mais é dos repporteres perguntando o que ele teria pra fazer ali, no que o comunicador respondeu não ser nada demais, e saiu pela tangente. Depois surgiu a notícia da venda do banco de sua família. 

    Esse prefácio pra mostrar que já começo a pensar que de novo vão colocar os governantes petistas numa embolada. Será?

  9. Estranho: um evento ocorrido

    Estranho: um evento ocorrido há quase dez anos e só agora desponta essa operação. Como vivemos na Era dos Palpites, das Advinhações e dos Chutes, arriscaria que tem muito a ver com todo esse contexto policialesco. Já já aparece um liame qualquer com a Lava a Jato e envolvendo petistas. 

  10. De volta à historia do Banco Panamericano

    Brasil, em definitivo, virou o Pais dos processos judiciais. Não digo que o banco Panamericano não tenha praticado ilicitudes, mas agora todo dia sai-se com uma nova operação. Mas as coisas que realmente importam, as coisas graves neste Pais, eles fazem de conta que não existem.

  11. Acho que o sinal das

    Acho que o sinal das emissoras da SIMBA não estão no ar apenas em São Paulo. Aqui no Nordeste tá tudo funcionando.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador