Opinião do Nassif: O depoimento de Lula na Lava Jato

Falta de visão estratégica dos agentes da força tarefa de Curitiba faz renascer o herói nacional 

https://www.youtube.com/watch?v=NsSN6V75id8 width:700

 
Estão conseguindo criar um herói, é impressionante a falta de visão estratégica dos coordenadores da Lava Jato, incluindo juízes e procuradores. O dia 10 de maio poderá ser marcado pelo renascimento do mito Lula. 
 
O ex-presidente chegou em Curitiba, recebido por uma multidão de pessoas, apaixonadas, montando uma cena consagradora nas ruas da cidade.
 
Em contraposição, no depoimento, o que se viu foi a verdadeira dimensão dos juízes e procuradores. De um lado, uma pessoa que se tornou, durante um certo período de tempo, o estatista mais festejado do mundo, por incluir milhões de pessoas na linha do consumo, sendo comparado a vários heróis pacifistas. E, de repente, por conta da perseguição política, perde a mulher, Marisa Letícia, por complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral, visivelmente abatida pelas pressões que vinha sofrendo nos últimos anos
 
O quadro é de uma pessoa – Lula – que saiu consagrada do governo, sendo criminalizada durante os últimos dois anos e meio, sem uma única prova das acusações as quais foi submetida. 
 
A Lava Jato entra, portanto, na mesma armadilha do PSDB: a mídia dá o endosso a uma denúncia, conferindo um poder muito grande de início, mas a falta de inteligência estratégica, tanto dos partidos que fizeram oposição aos governos petistas, quanto da Lava Jato, os levaram a seguir na onda da mídia, e a única coisa que a imprensa sabe fazer é destruir adversários.
 
Em nenhum momento da história a mídia foi capaz de construir a reputação de pessoas de peso. O papel da mídia é, meramente, destrutivo. Exemplo é o PSDB, que até anos 1990, tinha formuladores, pessoas que tentaram pensar linhas desenvolvimentistas para o país, que ficou à reboque por se aliar as estratégias da imprensa. 
 
A Lava Jato segue o mesmo caminho, tendo em vista a imaturidade, já apresentada por representantes da operação, achando que tinham ganhado uma dimensão pública como salvadores da pátria. Na verdade, viraram somente mais personagens da mídia. 
 
Essa é a elite do Ministério Público? Obviamente que não. O depoimento de Lula mostra que são personagens de dimensão menor, que jogaram perguntas genéricas, como pegadinhas, sem trazer nenhuma comprovação de que, como agentes da Lava Jato, tivessem material tangível para encurralar o ex-presidente. 
 
Lula saí do depoimento desse dia 10 de maio como herói nacional, o primeiro operário que chega ao poder, que fez um conjunto de inclusões sociais inéditas na história, e em termos globais, mas que se meteu no jogo político para garantir a governabilidade com as mesmas armas dos adversários e, por isso, acabou se enrolando e, fora do poder, é vitimizado. 
 
Em meio a essa pressão, não submetida sobre nenhum outro ex-presidente, Lula perde sua esposa, tem a sua casa e a dos filhos invadida de forma violenta pela Polícia Federal, no âmbito da Lava Jato. Toda essa estratégia irresponsável deverá comprometer por décadas todo o Judiciário, onde muitos setores que representam a categoria, incluindo a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), só se manifestaram quando os vazamentos ilegais de áudios da operação atingiram desembargadores.
 
Um ato mais eficiente contra corrupção seria o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) obrigar os juízes, desembargadores e ministros e revelar quanto cobram por cachês das palestras, especialmente de um juiz, diretor de um instituto de ensino em Brasília, que inventou uma denúncia para fechar o Instituto Lula. 
 
Lula Marques/Agência PT
Opinião do Nassif: A farsa do depoimento de Lula na Lava Jato  Lula Marques/Agência PT
 
Redação

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Alias, para os que não entendem francês,

        acho que a melhor tradução de “tant pis pour eux” seria ” que se fodam”.Acho que representa bem o que pensa quem usa a frase. e é muito apropriada ao momento atual.

  1. Momento que vai para a Historia

    Nassif, essa sua fala é historica, você sintetizou todo mal-estar que tomou conta daqueles que entendem e acompanham a politica. Bateu pesado la do outro lado, pois o video esta cheio de mensagens da direita raivosa, espumando de raiva e, claro, aproveitando que a politica passa por essa crise, para levantar nomes como do inimaginavel no mundo de hoje Bolsonaro.

  2. Segue o script

    E o pior dessa lambança toda é que, apesar da falta de prova, Moro vai condenar Lula.

    Moro tem que seguir o script determinado pelas forças que financiaram o golpe. Se os golpistas chegaram ao ponto de desrespeitar a Constituição Brasileira, ao afastar uma Presidente sem comprovação de crime de responsabilidade, com toda a insegurança que um ato como esse pode gerar, não vão parar agora e morrer na praia. Se não condenarem Lula, ele tem chance de ser o próximo Presidente, e isso é o que querem evitar a todo custo.

    O golpismo está controlando as instituições, especialmente o Poder Judiciário. Acho certo que Moro condenará Lula, em que pesem todas as fragilidades da acusação. O golpe nos fez lembrar que estamos numa República de Bananas.

  3. O pior que LULA poderia ter

    O pior que LULA poderia ter feito pra ele – por isso paga um preço altíssimo –  não foi a transposição ou a iNCLUSÂO SOCIAL

    Foi ter despertado, em seu tempo, o país para o seu verdadeiro destino, para a sua REAL dimensão

    LULA realinhou-nos ao mundo  ..LIBERTOU-nos dos grilhões do FMI/EUA  ..trilhou caminhos que não as picadas nos esmoladas pelos Europeus

    LULA nos fez BRICS  ..pagou o FMI  ..PELA PRIMEIRA VEZ LULA tonou-nos sujeitos e não objetos

    e quanto custou isso para os países tradicionalmente ricos ? Vocês acham que eles iam consentir passivamente aquilo ?

    e a nossa elite, falida, despreparada, NÃO viu  ..preferiu retornar e se realinhar ao antingo feitor  ..achou nos salários e no Estado os verdadeiros culpados por suas próprias INCOMPETÊNCIAS

    que triste !!!

    1. Trocando em miúdos.

      Lula mandou o Brasil pra frente.  A classe dominante nunca permitiu isso. O que lamento é ter visto a classe NÃO dominante aceitar.

  4. LULA elevou os investimentos

    LULA elevou os investimentos da Petrobrás de 3 para 30 BI ano durante década..

    ..e o MP (cujos membros ganham acima do TETO Constitucional) estão preocupados com trocados usados numa reforma de cozinha ???!!!!!!!!

     

  5. Cometem com Lula a mesma

    Cometem com Lula a mesma injustiça e cafajestagem que fizeram com José Dirceu, Genoíno, João Paulo, Delúbio, Vaccari, Palocci. É que com Lula a resistência popular é maior.

    Em contrapartida serra, aécio, alckmin, fhc, richa, perilo, tesoureiros do psdb, toda a corja do pmdb, dem, pps, seguem surrupiando os cofres públicos e soltinhos da silva.

  6. Espero sentado mas espero

    O dia em que vamos tomar conhecimento de quem realmente está por trás do Moro,  MPF, Globo…

    Os 50 anos eu não posso esperar. 😉

  7. Concordo com o Nassif que a estrada

    será bem longa ainda.

    No final o MPF será dizimado. Talvez o judiciário reformado, mas tenho lá minhas dúvidas. Mas uma coisa esta certa: esta “guerra” política iniciada pela Globo (o resto é mero resto) só acabará quando o grupo Globo será reduzida a cinzas.

  8. Nassif, mais uma vez a voz da razão !

    Este texto brilhante mostra porque Nassif é uma leitura indispensável . Pobre de quem se informa pelo jn .

  9. Lula “foi para a parede”. O que significa?

    Talvez o maior erro que todas as mídias de direita estão fazendo é não entender o que é a expressão “ir para a parede”, pois como geralmente seus interloctores tem uma “aparência” de serem ricos ou mesmo classe média jamais foram para a parede.

    A expressão “ir para a parede” significa a usual abordagem que a polícia brasileira faz com toda a população pobre, mais ainda se for pobre e preta, de mandar as pessoas irem se encostar numa parede para sofrer uma revista sem nenhum motivo justificado.

    A prática da polícia brasileira quando passa por um grupo de jovens pobres é simplesmente supor que são criminosos. Qualquer um que for branco de aspecto “confiável” provavelmente jamais foi parado numa abordagem policial, logo estas pessoas tem uma outra visão da polícia e do sistema judiciário que tem a imensa parte da população brasileira.

    Se um jovem trabalhador estiver voltando de seu emprego, sozinho ou acompanhado, e tiver de boné e uma mochila nas costas a chance de ser abordado por policiais é ainda mais maximizada, ser colocado em situação vexaminosa e ver seus pertences serem revolvidos, quando não atirados no chão, muitas vezes ser até chamado de coisas como “vagabundo”.

    Esta consciência que sendo de “origem humilde” (nordestino e metalúrgico, por exemplo!) de ser tomado e tratado, como um criminoso sem a mínima culpa está sendo despertada com a perseguição a Lula, e quanto mais a polícia e o judiciário perseguir ou até mesmo colocar provas falsas nas acusações contra Lula, mais farão que sua identificação com o povo trabalhador e oprimido aumente.

    A histeria da classe média que vê em cada esquina um ladrão ou um estuprador faz com que a polícia para deem respostas aos medos desta classe média, intensificando cada vez mais as revistas as agressões ao povo trabalhador. Chamo a atenção que a grande criminalidade é mais presente em bairros populares, mas como lá geralmente não tem polícia para defender o cidadão, a ação positiva da polícia na repressão ao crime simplesmente é inexistente.

    Devido ao que foi relatado, vê-se claramente que Lula é o representante desta população que vai para parede, é o próprio ex-presidente que vai para parede. Apesar de, por exemplo, pousarem sobre Sarney inúmeras desconfianças de problemas de corrupção jamais ele foi para a parede. Os Tucanos, como Aécio em que há sérias desconfianças de problemas bem mais sérios, Serra e outros nenhum “foi para a parede”. Mas Lula não, a mesma classe média que identifica qualquer trabalhador negro que passa a noite pela rua como um potencial criminoso, identifica Lula como um potencial criminoso.

    O que chamo a atenção acima de tudo, que quanto mais perseguirem o Lula, quanto mais ficar claro que não há provas, maior será a identificação do povo em geral com Lula, porém o mais importante de tudo seria simplesmente Lula dizer um basta a tudo isto, é simplesmente se revoltar contra esta perseguição e deixar claro que só aceitará algo se tiver alguma prova e não dizer que vai comparecer na polícia ou no judiciário simplesmente porque lhe chamaram, pois se fizer isto não passará a mensagem ao povo brasileiro que qualquer cidadão não pode simplesmente pela classe social que pertence e pela cor de sua pele deve ir para a parede.

  10. Saí do Rio às minhas custas,

    Saí do Rio às minhas custas, ( isso desespera a coxinhada, principalmente quando me chamam de “mortadela”, e respondo que sou “presunto de Parma”) no dia 1°/05 devido ao chove não molha do adiamento da audiência do Lula. Algo me dizia que seria um momento histórico. Adiamento saiu depois das compras avião/hotel. Retorno HOJE, 11/05, sabendo que presenciei algo ÚNICO NA VIDA POLÍTICA NACIONAL. Vivi momentos cívicos que se igualaram às DIRETAS JÁ. EMOCIONANTE! O BRASIL ESTAVA EM CURITIBA. #LulaEuConfio sem nenhum favor. 

  11. mesma opinião

    Opinião da amiga da minha filha:

    Eu gastei boa parte da minha madrugada de insônia ouvindo na íntegra o depoimento do Lula ao Moro.
    Ouvi praticamente TUDO. Não só as partes que a mídia mostrou e fez, todo mundo acreditar que o último havia intimidado o primeiro.
    Fato é que, na verdade, Lula esmagou Moro. Lula acusou Moro de vazar ilegalmente as gravações das conversas com Dona Maísa e de agora se esquivar das acusações de perseguição da imprensa levantadas pelo ex-presidente.
    Lula mandou Moro guardar documentos sem assinatura já que eles não são provas de nada (diferente das milhares de evidências contra Aécio, Cunha, Alckimin, Serra, lalala).
    Lula questinou o conhecimento de Moro. Por DIVERSAS VEZES.
    Lula foi, como sempre, sagaz.
    Ao mesmo passo, Moro foi, como sempre, patético. Foram 5 HORAS, 5 H-O-R-A-S de perguntas repetitivas e descabidas feitas por promotores desqualificados e pelo juizeco (sim, me processe!) vendido à imprensa e à oposição golpista.
    Aos golpistas que querem ver Lula preso por ter um tríplex, ou dois pedalinhos, ou seja lá pelo que for, eu tenho apenas uma observação: Foi um show de fatalitys, meus caros! E vcs são tão manipulados que vão passar o dia de hoje compartilhando trechos menosprezíveis nos seus grupinhos de Whatsapp.
    O juizinho de vcs gagejou e esperou Lula se contradizer. Não deu, sorry!

    Heloisa

  12. Talvez todos que aqui escrevem jamais foram para a parede!

    Por isto talvez nunca vão entender o porque da perseguição a Lula e o seu apoio da população!

  13. Mais um título de Dr. Honoris

    Mais um título de Dr. Honoris Causa foi conquistado ontem por LULA, em Curitiba. Enquanto o pessoal da lava jato recebe mais um título de concurseiros, sem capacidade nenhuma de exercer o cargo público para o qual foram admitidos. Se o judiciário n”ESSA PORRA” fosse uma empresa privada, juízes, promotores, desembargadores, ministros, etc, etc, etc, estariam demitidos por incompetência. Vc não acha, Dallagnol?

  14. Antropocentrismo

    O juiz e os procuradores viram em LULA o “pai” de toda corrupção na Petrobrás, apesar deles não encontrarem os milhões na conta do LULA, a semelhança dos milhões que foram parar nas contas dos sub dos sub dos sub na hierarquia da petroleira…

    Ai, com simplicidade o LULA arrebenta o “centro do universo justiceiro” e pergunta!

    Juiz, o senhor se sente responsável pela demissão de 600.000 trabalhadores?

    O juiz, disse: claro que não, o meu trabalho é acabar com a corrupção…

    É a mesma justificativa para o LULA e ainda com um agravante!

    O LULA pegou a Petrobrás em 2003 valendo 16 bilhões de dólares e ele a levou a se tornar a 2 maior empresa das Américas!

    A um valor quase 500 bilhões de dólares, após uma gigantesca oferta em bolsa!

    Os ladrões existirão em qualquer lugar onde haja valor que possa ser roubado…

    Então ele não é o chefe e não existe o tal chefe…

    O agravante contra os justiceiros, é que prende-se o bandido e salva-se a empresa para garantia de seus empregados!

    É muito sofrimento dentro de 600.000 desempregados!

    Vamos aprender a combater corrupção com os paises nórdicos!

    Educação será o caminho do futuro….

  15. Contradições

    Lendo a imprensa que apoia Lula e a imprensa que o ataca, não parece mesmo depoimento! Um lado diz que Lula saiu maior e outro diz que Lula assinou a sua sentença. De fato, é um país dividido com visões antagônicas de um mesmo fato. Estaria um lado certo? Estariam ambos errados? Os extremos é que falam? Cadê o equilíbrio?

    1. A diferença sutil, é que a

      A diferença sutil, é que a grande imprensa já apoiou um golpe!

      Já apoiaram 1964, eles têm experiência, enriqueceram…

      Não é uma imprensa que saiba viver na democracia, na liberdade…

      São a minoria com complexo de maioria…

      Eles perderam o direito de serem isentos, de falar em nome da verdade em qualquer circunstância…

      Coisa que o LULA ainda tem…

      É mole, ou quer mais…

    2. Lula não assinou sua sentença pois a sentença já tá assinada

      A sentença já foi assinada faz muito tempo, eles estão apenas buscando desesperadamente uma prova ou uma confissão, a fim de validarem suas convicções.

  16. Os irmãos Marinho e seus

    Os irmãos Marinho e seus comparsas bilionários finalmente entenderam que Lula é um mito, portanto, imortal. Por isso mesmo, darão continuidade ao massacre midiático e jurídico, cujo objetivo é o assassinato político ou físico do metalúrgico de carne e osso. Se como diz Nassif, presenciamos o 2º nascimento do mito Lula, temos que proclamar o nascimento de um mito do jornalismo mundial, nosso querido Nassif. Lula não pode esquecer de citar, em um próximo dircurso, a coragem, a lucidez, a inteligência e a defesa inabalável do direito à liberdade de expressão dos blogs independentes. 

  17. Subestimar

    Nassif,
    Subestimaram Lula e sua imagem pública. Só que isso aconteceu no episódio da fracassada tentativa de condução coercitiva, quando ficou demonstrado os limites da arbitrariedade em relação a ele.
    O depoimento serviu para dar uma exposição indejada à Lava Jato, pois favorável ao ex-presidente.

    Mas por causa dele não se deve subestimar o adversário:
    – A Lava Jato foi fundamental para radicalizar uma parte importante do eleitorado. Bolsonaro alcança em pesquisa cerca de 20% das intenções de voto. Também moveu à direita parte do empresariado (sim, os agentes econômicos corruptores), buscando nomes mais competitivos para apresentar à população como a política renovada – tipos como Dória, Hulk, Carmem Lúcia?
    – Além disso, reorganizou politicamente dois setores fundamentais à governabilidade. O primeiro é a mídia corporativa, entricheirada em uma posição explicitamente manipuladora e antidemocrática.  O segundo é o poder judiciário. Se o país possuía uma justiça comprometida com os interesses de quem tinha poder ou dinheiro, essa guinada política somente aprofundou esse comprometimento.
    – Finalmente, há as implicações políticas do impeachment de Dilma e do suporte de boa parte dos demais partidos a esse processo de perseguição ao PT.

    Se Lula não for impedido de concorrer por causa de um furo de meia, se concorrer e ganhar as próxima eleições, encontrará um cenário no qual a estabilidade estará comprometida. Terá o espaço para urdir coalizões políticas extremamente reduzido (sem Rio e São Paulo, p. ex.). Parte da população, do empresariado e toda a mídia corporativa reagirá como se fosse contra um inimigo. E a estrutura jurídica-policial investirá em perseguição ainda mais intensa.

    O presidencialismo de coalisão só continuará funcionando em um regime de direita mais autoritário, do tipo Bolsonaro ou Dória.

  18. Para a história não há dúvida

    Para a história não há dúvida de que o presidente Lula é o vencedor do embate de ontem. Sua defesa final vai para os anais da história do país como foi  a carta testamento de Getúlio Vargas. Mas… 

    Conversa que tive hoje com um amigo pequeno empresário: “se eu puder não pago imposto. Você viu o Lula ontem? Ficou lá na frente do juiz feito um ladrão gordo”. Quando eu objetei que o crime da posse do triplex não tem documento e que o imóvel esta no nome da OAS, que inclusive o incluiu para um acerto de dívidas, me perguntou se eu não estava enganada. Só parou pra pensar quando eu o alertei do perigo de se acusar alguém de ter posse de um imóvel sem registro  em cartório. Já que, conforme a Lava Jato, o resgistro em cartório não significa nada perante a lei e se alguém diz que é dono da minha casa e o juiz é seu amigo?

    O mesmo ocorreu no dia seguinte da libertação do José Dirceu: todas as pessoas com quem eu conversei vieram com o discurso de “começaram a soltar os ladrões”. Quando eu retrucava que a lei vigente no país dava direito a libertação de José Dirceu a resposta era no sentido: a lei, ora a lei. 

    Lamento, mas no momento presente o discurso vencedor é da mídia. A bandidagem dos proprietários dos grandes veículos de comunicação brasileiros aliado a desinformação da população e ao seu desprezo às estruturas institucionais na afirmação dos direitos civilizatórios e na dignidade humana acumpliciando as arbitrariedades garantem essa vitória. Esse país sempre aceitou a  aplicação da violência fisica e moral de nossas autoridades na busca do castigo para os ‘bandidos”. Fosse esse bandido o escravo, o preto, o pobre, o trabalhador grevista, a mulher, o homossexual e os “comunistas”.

    E a mídia continua a campanha para destruir ainda mais a imagem do Lula. Não é coincidência que todas as manchetes dos jornais de hoje atribuem ao presidente o objetivo de jogar sobre D. Marisa o “crime do triplex”. E 70% da população acredita nisso. Daqui 50 anos, quando não houver país nenhum com a maioria do seu povo hoje vivendo na miséria, talvez a verdade por trás do “crime do triplex” seja entendida pelos moralistas indignados de hoje . Esse foi o tempo que demorou para a verdade sobre o valente e patriota João Goulart, que preferiu renunciar à luta para não ver o país dividido ao meio como era objetivo dos americanos e foi feito na Coréia. 

    1. Infelizmente, você tem muita razão

      Eu vi vários trechos do depoimento assim como vi a fala final do lula. O sapo barbudo pegou o Moro, dobrou, amassou, pôs no bolso e ainda deu tapinha. Pra mi parece muito claro isto, ainda mais quando os trechos veiculados no Jornal Nacional da Globo não conseguem complicar um “a” na defesa do Lula.

      Mas eis que chego ao trablaho hoje e percebo muita gente comentando “lula mentiroso”, “lula cara de pau”, “se eu fosse o moro não tinah toda paciência com um ladrão tão mentiroso”. Ontem deu pra ver o Moro tentando interomper o Lula e o Lula se impondo sobre ele, o Moro baixando a voz, se intimidando e hoje, eis que ouço pessoas falando que “O Moro foi tão educado e paciente ontem com aquele vagabundo”…

      Infelizmente o anmal humano não é uma máquina que só trabalho com os fatos reais. Não, nós geralmente interpretamos os fatos de acordo com nossa preferências e ódios. E como o Brasile stá tomadod por pobres coxinhas qeu se acham classe me´dia alta e elite, todos odeiam o Lula e não querem saber, não se importam, já o condenaram.

      talvez Nassif, você esteja se empolgando equivocadamente. Sim, Lula se defendeu muito bem e  soube por Moro e os Procuradores no lugar deles. Mas o problema é que o Povo Brasileiro não é um espectador imparcial, um juiz justo: O povo tem partido, tem ódio, é burro e já condenou o Lula. o Povo simplesmente viu o depoimento ontem e não viu oq eu aconteceu, mas interpretou como seu estômago preferiu…

  19. Uma das coisas mais chocantes

    Uma das coisas mais chocantes no depoimento é a percepção de que não houve qualquer investigação dos fatos delatados. Moro e a Força Tarefa se limitam a repetir o que disseam A e B contra Lula, sem apresente um único e pequeno indício novo, conseguido numa efetiva investigação dos fatos.

    A delação premiada – e como é premiada no Brasil! – é uma desgraça, pois além de tudo leva a polícia e a Justiça a uma monumental preguiça de investigar seja lá o que for. 

    Isso nor torna ainda mais órfãos. Não temos Presidente, não temos Congresso, não temos Juízes e nem temos polícia. Somo um país de alcaguetes, o paraíso do X-9…

    1. Se a Delação Premiada existe

      Se a Delação Premiada existe hoje é porque a Justiça brasileira tem muitos entraves que tornam fácil a um criminoso evitar de ter provas formadas contra si. A prática já provou que dá frutos e é interessante ao País.

      Criticar a estratégia e alguma morosidade investigativa é algo válido, porém o único “além de tudo” que ela faz é levar criminosos ao banco dos réus. O crime de colarinho branco, em especial, é uma praga para a Nação e qualquer prática que torne-o menos interessante é válida.

      A Delação Premiada é bem-vinda.

       

       

  20. Boa, Luis Nassif!

    E sobre esses procuradores, faz um tempo ouvi o seguinte: essa turma, mesmo sendo de funcionários públicos, está tão impregnada de ideias liberais, privatistas, que precisa rejeitar qualquer traço de bons sentimentos em relação ao estado. Nenhum reconhecimento, nenhuma gratidão pode ocorrer a esses procuradores sob pena de desfazer o castelo de quimeras e ilusões relacionado à tal da “meritocracia”. Essa doença atingiria tão mais profundamente a pessoa quanto mais bem sucedida ela fosse em sua carreira. E a régua para o sucesso… adivinha? É quanto dinheiro  a pessoa consegue ganhar. Nada relacionado a genialidade ou à excelência no desempenho do trabalho. A realização do trabalho pode ser até medíocre. Desde que resulte em dinheiro, a vítima da doença ilude-se pensando que aquilo é sucesso. Perversamente, para manter a mentira de que é o estado que lhe proporciona seus ganhos, passa a ser necessário depreciar e destruir o que lhes proporciona oportunidade de sucesso… Na época, durante o julgamento do Mensalão, esse diagnóstico foi jocosamente chamado de Síndrome de Barbosão, aquele que, se for justo corre o risco de ser chamado de subserviente, senão pelos outros, por sua própria – e perversa – consciência. Ou melhor, pela sua inconsciência.

    Lembrei disso ontem quando vi Lula dizendo que nenhuma administração deu tanta moral, elevou tão alto o Ministério Pública e a Justiça quanto a sua administração. Fiquei pensando que Lula estava cutucando a onça com vara curta. O ex-presidente pode citar a ilegalidade dos vazamentos que os promotores e até o juiz não ligam Pode dizer que eles agem mais como pop stars que eles até gostam. Mas nem pense em dizer que é através do estado que eles ganham suas vidas, ou pior, dizer que o estado sob administração petista lhes favoreceu que aí as entranhas desses funcionários públicos se retorce, seus fígados jorram bile, ficam amarelos e vermelhos, de raiva.

    “Sou um self made man! EU é que me faço! Não devo nada ao estado, nem patriota brasileiro sou! Brasil pff… sou muito mais ‘americano’ que brasileiro! Falo inglês – e fui até elogiado por um ‘americano’ importantíssimo que disse que não tenho sotaque -, passo as férias em Miami, onde comprei apartamento até e onde meus filhos estudarão!”

    Com certeza Lula não quer e nem precisa que lhe digam “obrigado” pelo que fez. Parece que na visão de Lula, ele não fez mais do que a sua obrigação. Mas e na perversa visão dos privatistas?

    Essa “teoria” explicaria inclusive a violenta reação da coxinharada que, como todos no Brasil, só teve ganho durante a administração petista.

    Quando será que privatistas vão parar de tratar a coisa pública como se fosse meretriz? Quando será que os privatistas vão se libertar da dependência que têm do estado? Quando resolverão suas esquizofrenia e passarão a assumir que são mesmo brasileiros e que podem e devem participar da construção de um Brasil próspero, justo, soberano, independente? Não vêem que quando depreciam o Brasil estão depreciando a si mesmos?

    Coxinha a “americano”: “Mai pipou is pur, mai cântri is a chiti, rs…”

    “Americano”: “Yes, I can see that, rs… and I agree.”

  21. Se o Brasil tivesse um

    Se o Brasil tivesse um presidente como o Trump, com poder e coragem de demitir investigadores que investigam o presidente e outros poderosos, nada disso estaria acontecendo. É só por causa do impeachment que estamos caindo nessa ditadura da lei e da justiça.

  22. Audiência do Lula

    Que vexame , que desastre, que pantomima essa audiência promovida por aprendizes de procurador e juíz. Será que esses servidores, representam os bons  e sérios servidores do judiciário e MP? Será que esse juiz de quinta representa  toda a classe da magisratura brasileira? Se for positivo o povo está literalmente lascado, meu Deus. Será que esses procuradores que demonstram ser um fiasco, ter um  ordinário desempenho,  se equiparam  aos demais servidores publicos dessa  privilegiada casta?  Por que não mostraram que sabem e têm preparo profissional para fazer perguntas emblemáticas e puntuais? Que vergonha! Acredito que um jovem recém formado faria um trabalho bem mais elucidativo do que esse o qual foi abaixo de medíocre. E onde estava o incompetente procurador autor do fiasco show power point? Correu, ficou com medo de enfrentar o maior líder político da atalidade?

  23. Procuradores de nada + o justiceiro das araucárias

    Todos os depoimentos que assisto é a mesma coisa: eles tem uma lista de perguntas “preparadas” ( tenho total certeza que são os roteiristas e jornalixos da globo que preparam as perguntas é só comparar o teor da perguntas com as matérias da #GloboGolpista).

    Ai os procuradores e justiceiro, bem ordinários, considerando o salário que pagamos mais os extras que estão recebendo dos EUA e da industria da delação que parece ter se formado na República de Curitiba, fazem suas perguntas “chinfrim”, ouvem as respostas dos depoentes e……nada, não desenvolvem, não exploram, não aprofundam com perguntas do tipo: quando foi, onde foi, tinham mais alguém presente? Nada…nada…nada…..e nós vamos pagando as centenas de milhares de seus salários, sem falar nos seus MARQUETEIROS  para o espetáculo dantesco que destrói nossa política, nossa economia, nosso futuro, e eles dizem que combatem a corrupção, colocando e apoiando ( é só ver as fotos dos eventos que eles se sujeitam a comparecer e do lado de quem são fotografados sorrindo) no poder todos aqueles políticos que nós tínhamos a CONVICÇÃO de que são corruptos mas  não tínhamos provas, só que agora GRAÇAS AO MP DA Suíça, as provas em contas suíças estão ai, milhões de dólares, eu imagino dos outros mais de 30 paraisos fiscais fora a Suíça o que mais não se encontraria!

     

    PS.: em relação ao Lula então é sofrível, 3 anos de perseguição e nenhuma prova, qualquer um dos políticos do PSDB e PMDB que sofresse essa devassa já teria sido encontrada toneladas de contas em paraísos fiscais, malas de dinheiro em casa, escritório, e ainda laranjas proprietários de aptos, sítios, fazendas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador