Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Os limites do Paraná, por André Araújo

Os limites do Paraná, por André Araújo

A nova inflexão do Supremo Tribunal Federal no tratamento formal dos processos da operação Lava Jato indica uma mudança de rumo importante. A “Força Tarefa”, estrutura que deveria ser um grupo do Ministério Público Federal,  passou a ser vista pelo grande público como o conjunto todo – MPF,  Polícia e Juízo -, o que é incompatível com a separação de poderes do Estado de Direito. Pois que essa “força” agiu pelo sistema de “fases”, com o máximo de exposição midiática possível e completo desprezo pelas repercussões econômicas decorrentes de abalos em grandes empresas e demolição de setores inteiros, como estaleiros, a população aplaudiu sem maiores restrições e o STF manteve-se frio e deu “corda” total aos operadores a serviço de uma causa, fazendo de conta não ver que no ordenamento brasileiro, onde não há juiz de instrução, como na Itália, o juiz não pode ser paladino de causas porque sua função é julgar apenas e não combater o crime.

Quais as razões objetivas que fluem da mudança de rota do STF? Cada um pode ter sua interpretação. A minha, baseada no clima político e econômico, na dinâmica de nossa longa história de crises entre poderes, é a seguinte:

Enquanto a “Força Tarefa” argumenta que a experiência acumulada e o conhecimento das questões interligadas significa, com evidente coerência e racionalidade porque essa alegação é um fato da realidade observável, maior eficiência na condução dos processos, o STF entende que outro valor, mais alto do que eficiência que  se apresenta : construção de um poder excessivo e crescente enfeixado por um pequeno grupo de operadores, desbalanceando a própria maquina do Judiciário por centralizar numa só comarca o julgamento de casos que tem raízes em outros Estados que não o Paraná, praticamente nenhum investigado mora no Paraná e nem os fatos lá foram praticados.

Nesse contexto um caso como o da Eletronuclear não tem nenhum elo com o Paraná a não ser o doleiro, o que não justifica a vinculação do caso com uma Vara de Curitiba, onde não mora nenhum dos potenciais indiciados, nem a empresa, nem os supostos corruptores, nem a firma que recebeu a suposta corrupção. Não haveria então uma razão lógica para o caso ir parar em Curitiba, não há nenhuma vinculação nem remota com o local do Juízo.

A tese da “eficiência” da concentração de casos tão díspares numa só Vara de Curitiba não tem amparo no sistema judiciário brasileiro e decorre de uma narrativa de conexões que foi criada na base de opiniões, como a de que todos os casos se ligam pela Casa Civil. Trata-se de uma hipótese que não cabe dentro dos processos e sim no mundo das suposições lastreadas numa visão política equivalente por semelhança à teoria do “domínio do fato”.

Além disso aparece o problema do estrelismo, dos vazamentos continuados, o Juiz Moro deu ontem uma palestra no chamado LIDE, uma “soi disant” associação de empresários que é, na realidade, um negócio de eventos de João Doria Junior, empresário ligadíssimo ao PSDB, a ponto de ser pré-candidato do partido a Prefeito de São Paulo, cenário que o Juiz deveria ter evitado pela evidente conotação partidária desse ambiente e do evento criado pelo homem do PSDB.

O STF está rearranjando com cuidado o tabuleiro dessa operação, depois de ter adotado uma postura de absoluta não intervenção nas “operações” de Curitiba, onde há episódios altamente contraditórios no campo das garantias individuais, vazamentos, prisões preventivas de legalidade discutível, delações depois de longas prisões.

Há também em nível mais alto do que o jurídico,  a QUESTÃO DO PODER. Um grupo que pode prender sem contestação em qualquer ponto do País qualquer pessoa, mesmo as mais poderosas, passa a ter um Poder contrastante com todos os demais, o que a partir de certo ponto significa contestação aos demais poderes do País. Para complicar, o Tribunal que é a 2ª Instância da Justiça Federal de Curitiba é o 4º TRF de Porto Alegre, com merecida fama de dureza, onde nenhum habeas corpus relativo à Lava Jato teve resultado, fechando a blindagem da operação, que aparenta estar incomodando outros polos dentro da própria Justiça Federal onde o topo da pirâmide é o STF.

A registrar a postura da “força tarefa” da GLOBONEWS, Lo Prete, Merval, Camarotti, todos criticando o STF por agir como agiu, o mesmo STF que pela mesmíssima turma foi incensado quando julgou o Mensalão com suas sentenças de 40 anos de prisão.  Os argumentos de Merval pró-Curitiba baseiam-se exclusivamente na questão da EFICÁCIA, dos mais de 300 especialistas trabalhando nos processos (será tudo isso? ) sem lembrar que um Sistema Jurídico não se avalia apenas pela eficácia, existem outros parâmetros muito importantes e de natureza mais elevada e finalística que qualificam uma Justiça. E não é só a eficácia, um deles é a justiça, outro é o equilíbrio, outro são as garantias constitucionais e foi certamente usando mais parâmetros além da eficácia o que formou a decisão do STF.

Parece que agora haverá um movimento de jogar a opinião pública contra o Supremo, algo muito perigoso porque vai turvar ainda mais a crise política que já está de bom tamanho e está pondo em risco todas as Instituições.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

71 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bateram asas para receber prêmio do Tio Sam…

    “Esses procuradores da Lava Jato são incrivelmente coxinhas.

    E realmente acham que cumprem algum tipo de missão divina.

    Viajaram aos EUA, provavelmente às custas do erário (em plena crise econômica), para receber prêmio dos EUA, uma potência imperialista que patrocinou um golpe de Estado no Brasil e tem forte interesse geopolítico no desmantelamento da engenharia nacional promovido pela Lava Jato.

    Mas o rídiculo não pára aí.” Miguel do Rosário. Segue link para o texto na íntegra

    http://www.ocafezinho.com/2015/09/24/32145/

     

     

    1. O prêmio é de uma revista que

      O prêmio é de uma revista que cobre as várias áreas de direito internacional e global. Um dos nomes relacionados a ela, não sei se como sócio, entre várias empresas brasileiras, é o de Gandra Martins, presumo que é o já conhecido advogado tributarista de São Paulo. Como empresa global, tem relações com eventos, prêmios e com negócios, amplos negócios globais. Pode ser que, coincidentemente, tenha com a Lide, empresa do Dória Junior. Foi esse o prêmio que os personagens do lava jato receberam. Digamos, é uma espécie de Oscar para as melhores perfomances nas áreas contempladas. E está tudo em casa no Tucanistão, pelos personagens envolvidos.  É, como atores, parece que eles estão bem na fita. O problema é que eles são de uma área extremamente frágil no país que é a área da justiça. Além do mais são funcionários públicos. Ou será que Curitiba e seus justiceiros serão parte de uma nova Bollywood da AL?

  2. mais de 300 especialistas

    mais de 300 especialistas trabalhando nos processos (será tudo isso? )

    Merdal deve ter confundido estagiários de direito com os tais “especialistas”

  3. André, gostei de sua

    André, gostei de sua apreciação da lavajato e stf. Deploro a complacência do stf com os desmandos da “task force” inusitada, a serviço de quem?, que degradou violentamente nossa economia

  4. O jornal mais tradicional e

    O jornal mais tradicional e conservador do país, O Estado de Sao Paulo, publica hoje editorial sobre o tema. E apoia a medida do STF. Falem o que quiserem, mas o jornalão é coerente.

  5. Fascistas do Paraná

    O grupo do Paraná, chefiado por Sérgio Moro, é um grupo fascista.

    Seu objetivo político já era inferido por quem tem um mínimo de informação. Nesta semana, um sub-chefe do grupo fascista, explicitou: o objetivo é político-partidário. Criaram uma narrativa e estão forjanto os fatos para dar consistência a essa narrativa.

    Os que defendem o Estado Democrático de Direito defem incriminar esse grupo fascista antes que seja tarde.

     

  6. se os pseudo jornalistas criticaram então

    Se os pseudo  jornalistas criticaram então o stf está no caminho certo.

    Pelo foi relatado a globlonews continua o mesmo lixo de sempre.

  7. Nem tudo é negativo

    Aquela máxima de se falar se o copo est meio cheio ou meio vazio.Bom ele estava meio vazio,o que a oposição tem feito ultimamente é queimar todo seu arsenal,diria que de forma desesperadora,Agindo como os pitibulls que tirou do armario e que raivosamente indiscriminadamente atacam ,lideranças,simpatizantes,da esquerda a completos desconhecidos pelo simples fato de usar uma camisa vermelha,ou agora qualquer ciclista em sampa.Esta oposição tal qual suas crias,ataca tudo que lhe atrapalhe sua caminhada ao poder.Primeiro foi um setor que lhe foi um grande “benfeitor” para suas campanhas,as empreteitas,agora com a mais alta corte do país.Esta assustando a muitos e como resultado,ao contrario do que queriam,começam a ficar isolados,como seu escudeiro no supremo que rosna so.Dilma ganha folego,como se viu nas votações dos vetos.Seu mais fotrte aliado definha,a velha midia cai,e afunda em seu próprio lamaçal.Sem crédito,sua audiencia despenca vertiginosamente,suas manhetes esão virando piadas,anunciantes somem.E quem pensava como eu que ela não chegaria a 2018,parece que nãp chega ao ano que vem atolada em uma crise finaceira e de descrédito.E agora sem o dinheiro de empresas,e sem bases organicas,sem militancia a oposição,e mesmo qualquer outro partido,candidato que não consiga traduzir a vontade de seu eleitor vai ficar chupando dedo.

  8. Acho que….

    Concordo com sua visão e mais com a “absolvição”  de um condenado da Lava-jato pelo TRF-4, abre-se um problema: O “condenado” que passou meses preso e agora absolvido, pode cobrar do Estado.

    Acho que o Teori viu algum problema nos processo enviado para ele  e esta desarmando a bomba. 

     

  9. Propinas

    Parece óbvio que o STFatrasou-se demais na intervenção feita no Supremo de Curitiba.  Todos os processos do país poderiam ser julgados lá, se generalizarmos a idéia idiota desenvolvida por Moro e seus sequazes.  E esse atraso custou muito à econonia do Brasil.  Agora, ninguém vai dizer que é propina disfarçada esse “prêmio” nos USA? Afinal, eles merecem mais que os dirigentes desonestos da Petrobras, porque trabalharam duro em defesa dos interesses dos patrocinadores.

  10. O que está errado não é a

    O que está errado não é a postura do stf neste caso e sim a postura do ap 470 usando uma tese que nunca foi e nunca mais será utilizada; essa lava jato investigar a petrobras já acho uma forçacão de barra sem tamanho, nem isso deveria estar sendo investigado por lá.

  11. Parece que agora haverá um

    Parece que agora haverá um movimento de jogar a opinião pública contra o Supremo, algo muito perigoso porque vai turvar ainda mais a crise política que já está de bom tamanho e está pondo em risco todas as Instituições. 

    É ver para crer se os donos dos jornais vão apostar nesse caminho arriscado.

    Os membros do supremo não tem mandato nem cargo eletivo. As cadeiras são vitalícias logo de nada adianta soltar seus sabujos contra eles, todos ainda estarão lá amanhã, na semana que vem ou no ano que vem. As chicotadas de Merval e sua turma só vão provocar a irritação dos ministros e com certeza há um bom número de processos pendentes no tribunal que são de interesse dos Marinho, dos Civita, dos Mesquita. Arriscar que os ministros aproveitem a oportunidade de um julgamento desses para devolver a “gentileza” pagando na mesma moeda é uma estratégia temerária. Se baterem agora podem ser nocauteados em algum momento no futuro. O porrete do STF é muito pesado se eles decidirem usar.

    1. a radio itatiaia já está nesta critica dura

      a qualquer coisa ou qualquer um que OUSAR desafiar a narrativa fascista “delenda PT, delenda Lula” da República das Araucárias e seu chefe Moro.

      E tome PT corruto PT ladro dirceus vaccaris etc etc… nominalmente: mensalao petrolao pt pt pt.

       

      O PT inventou a corrução no mundo. E PONTO FINAL!

       

      E as amebas, acreditam. Assim caminha parte da humanidade em BHzte…

       

      :((

  12. Perfeito. Li o comentário do

    Perfeito. Li o comentário do AA com a máxima atenção, soberbo!  É a palavra.  Diria que foi a mais completa síntese sobre esse espetaculoso e esquisito caso. Peça, magistralmente dirigida por esse misto de artista&juiz do direito(?) que, isso não vem ao caso. Juiz Moro do Parana, ator, digo, juiz premiado pelos donos da Rede Globo. E isso pode Galvão Bueno?. (desculpe. Pelo chavão do inefável).

    Dado tratar-se de um assunto do qual, apenas recentente me aproximei, atraido que fui, pela espetacularização do Supremo show do afro-brasileiro togado, Joaquim Barbosa e sua trupe. Belo espetáculo de representação artístico-jurídica do grupo tetral do STF sob a batuta do maestro J. Barbosa na apresentação da opereta: O Mensalão do PT.

    De lá pra cá não perco um show desses caras. Se bem que, jamais desejaria estar na pele dos desgraçados do PT. Coadjuvantes desses espetáculos, sempre escalados para o papel do Bode Respiratório, digo, Expiatório. Vixe Maria! Credo em cruz!…Vai pra lá Yom Kippur.

    Orlando 

    1. André, seu comentário é de

      André, seu comentário é de uma clareza contundente. Você analisa com conhecimento de causa e precisão todo o “conjunto da obra” dessa pseudo-operação conduzida por um juiz sedento pelos holofotes da maioria da grande mídia.

      A indagação que faço é a seguinte: como foi possível que essa “Lava Jato” se estendesse por tanto tempo sem que nenhuma autoridade do mundo jurídico se manifestasse, denunciando tamanho festival de arbitrariedades?

  13. O principal desejo da

    O principal desejo da população e o combate a corrupção seja efetivo já para André e para os petistas por motivos diversos o interesse é se manter a coisa como esta.

     

    1. Sinceramente…

      … o modo como estão combatendo a corrupção está muito mais caro que ela em si, a busca do protagonismo midiático pelas autoridades envolvidas está destruindo setores inteiros da economia. Para o bem do brasileiro comum: soltem os presos, prendam a “força-tarefa”!

      1. pois é…concordo

        triste mesmo é o fato da gente, eu, ter de concordar também que tinha tudo para dar certo, a força tarefa

        ou muito me engano ou, com esta, já é a terceira operação que o tal diabo complicou para não da certo

        inacreditável isto acontecer e ninguém poder fazer nada

        triste mesmo

      2. O prejuizo com a corrupção é

        O prejuizo com a corrupção é N vezes maior que qualquer dano colateral que possa se ter com o combate.

        Só a sua argumentação já prova que um país que depende da corrupção para as coisas andarem já esta doente.

         

  14. Excepcional análise, professor André,

    Meus parabéns.

    Os curitibanos tinham a faca e o queijo nas mãos para terem se tornado unanimidade nacional absoluta, blindados até mesmo contra o STF, mas…. escolheram ser seletivos.

    Ao decidir acobertar, primeiramente os amigos de longa data do PSDB do Paraná, e depois o candidato derrotado à presidência Aécio Neves (mesmo tendo lançado às feras o senador Anastasia, para tentar salvar as aparências), os curitibanos podem ter-se credenciado junto a boa parte da opinião pública, mas acabaram por se descredenciar junto ao STF e ao restante do Poder Judiciário.

    Colhem agora os frutos.

  15. Maré virou para os verdadeiros bandidos

    No momento que pegaram mais um doleiro do PMDB, e que o Youssef denunciou ter dado R$10 milhões para o Aécio Neves por desvio em Furnas, o STF resolveu acordar para a legalidade dos fatos.

  16. Hoje pela manhã estava

    Hoje pela manhã estava ouvindo no rádio o mala do Boechat deitando falação por causa dessa decisão do supremo e clamando que se ouvisse a voz das ruas, que o supremo estava patrocinando uma chincana, que o “grande juiz Moro” manifestou preocupação, etc e tal. Um total desserviço à democracia e ao Estado de Direito. É por essas e outras que temos visto uma população altamente imbecilizada, que não sabe que existe uma constituição e muito menos o que é um Estado de Direito, aplaudindo justiçamentos, justiceiros e outros afins…

  17. Esses caras só vão parar de

    Esses caras só vão parar de cometer arbitrariedades quando toparem com alguém que pensa assim ” SÓ ABRO MÃO DE UM PARCELA DE PODER PRA CONSEGUIR UM PODER MAIOR AINDA” e que não se importe de ficar os mãos vermelhas de sangue se preciso for.

  18. Perfeito comentário, penso

    Perfeito comentário, penso que este é o caminho do STF. Pois, um juiz deve declarar-se inpetente para julgar quando:

    Art. 112. Argúi-se, por meio de exceção, a incompetência relativa.

    Parágrafo único. A nulidade da cláusula de eleição de foro, em contrato de adesão, pode ser declarada de ofício pelo juiz, que declinará de competência para o juízo de domicílio do réu.(Incluído pela Lei nº 11.280, de 2006)

    Art. 113. A incompetência absoluta deve ser declarada de ofício e pode ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdição, independentemente de exceção.

    § 1o Não sendo, porém, deduzida no prazo da contestação, ou na primeira oportunidade em que Ihe couber falar nos autos, a parte responderá integralmente pelas custas.

    § 2o Declarada a incompetência absoluta, somente os atos decisórios serão nulos, remetendo-se os autos ao juiz competente.

    Neste o juiz quando verificar o o processo é de outra vara deve se declara incopetente e remeter os autos ao juiz competente. É o caso das ações que deveriam estar no Rio de Janeiro.

  19. MIdia , Poder e Justiça

    Curiosamente nem Merval nem Lo Prete nem Camarotti, questionaram quando o juiz Moro e sua equipe,afirmaram que não poderiam investigar o caso de Furnas , pois não estava ligado a Petrobrás, embora esteja ligado a Youssef. Agora por conveniência estes senhores e senhora esquecem do passado. E’um cinismo de todo tamanho, como també é cinismo da parte de muitos que continuam incensando o insensato  grupo  que se arvora em defensor da Justica. O mesmo que fez o Banestado acabar em Pizza.

    1. Amos, fico a me perguntar se

      Amos, fico a me perguntar se estamos vivendo em Macondo. Pensei a mesma coisa quando começaram as críticas ao STF; tanto Moro como o PGR fatiam o que querem, mas o  STF não pode? 

  20. André Araújo: perfeito! Não

    André Araújo: perfeito! Não conheço país no mundo que destroi suas empresas para atender interesses de um partido e máfias desse país enlouquecudos pelo dólar que entra e suas contas bancárias por trairem essa nação . Moro é um filiado do psdb, como o é gilmar dantas. Isso é tão evidente que até nossos magistrados, menos doentios, perceberam e ficaram com vergonha por terem permanecido tão omissos até então.

  21. parabéns, Andre…

    mas o STF vai ter que se virar para sair dessa

    primeiros passos, muito promissores e só, pois uma vez mantidos os atos da rapaziada, não resta outra coisa senão muito poder já acumulado

    Teori bobeou, demorou, e só percebeu quando a rapaziada já estava entrando na sua área

    e mesmo assim só percebeu porque a rapaziada quis mostrar poder e………………………………….bem…veremos

    reparem bem, nada a ver com negação, nem ou reconhecimento, de poder independente

    coisa só pegou mesmo porque rapaziada entrou lá usando shorts, tênis, globonews e bíblia

    1. uma vez recomendei aqui que estudassem a falta de HCs…

      não é que a tarefa e os entendimentos em si estejam errados………………………………………..bem…mais uma vez,

      estudem como eles começaram acertando com os erros, a meu ver, do próprio STF

      1. apenas pequenas alterações…

        alterações em algo que deu na mesma e resultou como atalho para várias condenações

        formação de quadrilha

        em definições aceitas e reconhecidas nada se altera, acrescenta-se e todo mundo fica sem saber ao certo o que fazer

  22. o que se deve descobrir por jornalismo, investigar…

     e aí sim, para facilitar o trabalho de todos, com tudo às claras

    é quem realmente está fazendo a cabeça dessa rapaziada

    a constituição, deus ou o diabo?

    sem se esquecer, é claro, que a glória para o diabo é ele não ser reconhecido na função em que se mostra

  23. Um quadro surrealista…

    As peças não se encaixam: segundo o portal do próprio MPF, algo em torno de 2 bi de reais passaram de mão em mão num esqema de acerto entre empreiteiras….por conta disso a tal força-tarefa (!) impõe um prejuizo de centenas de bilhões de reais ao povo brasileiro…ai do outro lado da linha temos a Operação Zelotes que diz respeito a um montante de mais de meio de trilhão de reais surrupiados dos cofres públicos, ou seja, que não chegaram ao povo brasileiro por causa dos esquemas criminosos de sonegação dessa zelite zelote..,..enfim, um quadro surrealista pintado por uma mídia que, como sabemos,  dá um jeito de construir a narrativa a seu modo,  prá isso tem um grande cabedal de conhecimento acumulado, o que envolve técnicas de semiótica e manipulação de massas, se não fosse assim a mentira não colaria, mas um dia a casa cai…

    Por não ter nenhum petista a grande mídia esconde a Operação Zelotes

    http://limpinhoecheiroso.com/2015/09/13/por-nao-ter-nenhum-petista-a-grande-midia-esconde-operacao-zelotes/

    1. considero que é por aí também…

      saca só: pela forma com que condenam, fácil fácil de provar, segundo entendem, nunca foi tão fácil desviar tanta grana

      mas cadê os bilionários?

      estes aí, sendo condenados, com suas empresas quebrando pela simples parada dos contratos?

      duvido muito

      dediquem bastante atenção à ladainha : dinheiro lá fora

      acreditam mesmo, bilhões, que, segundo gilmar mendes, uma parte pode garantir as campanhas do PT até 2038

      acreditam mesmo? e nos da lista dos bilionários?

  24. Não perde por esperar

    O tiro do STF vai sair pela culatra.

    Vai haver uma onde de “juízes moros” por esse Brasil afora. Aguardem.

    A brincadeira acabou, gente fina. 

    1. Se surgirem juizes Moros que

      Se surgirem juizes Moros que prendam também a turma do PSDB e do DEM, que sejam bem vindos.

      Agora, se for para prender petistas e membros da base aliada, um só já basta.

        1. Quanta mentira! Toda a

          Quanta mentira! Toda a pedreira PSDB está intacta. Afinal de contas, quem começou a fatiar a Lava Jato? S. Exa. Moro! Ele que ignorou o depoimento de YOussef sobre Furnas. Por que ele não quis comer essa fatia? Ficou com medo da indigestão, o herói? Quer dizer que ele pode fatiar e o STF não? E as fatias que os diretores-ladrões da Petrobras, aqueles que roubam desde 1996? Por que Moro não quis essa fatia, já que é tudo Petrobras?

          O STF fez a mesma coisa com o mensalão tucano e vocês chorões ficaram caladinhos.  Guarde suas mentiras pro seu povo porque aqui não tem globais.

           

    2. PODE NÃO SER BEM ASSIM…

      Creio que o juiz Moro surtou ao levantar todas essas lebres na sua Comarca. A maioria dos juízes brasileiros, depois que passam nos concursos, querem mais é vida boa e sossego, folga  nos sábados, domingos e feriados, lecença-prêmio, viagens a serviço, palestras e estudos. Ainda com a prerrogativa de se manter na mesma Comarca pelo tempo que bem entenderem. Se a cidade oferece bom nível de vida, então, nunca mais sai. Moro, se ainda não pirou, vai pirar logo, logo!

       

       

       

    3. Todos participando do

      Todos participando do convescote com o pré-candidato da oposição? A verdade que sem o manto protetor dessa operação, todos estão com a bunda de fora.” Mas isso não vem ao caso”  Sérgio Fernando Moro.

    4. nem pense nisso Alex, como solução…

      se surgirem serão como os drones americanos que querem tomar conta do Brasil

      minha visão futura dessa força tarefa, caso ninguém a coloque no seu devido lugar e função

      ou melhor definição de drone, a meu ver: é lei, tribunal e verdugo

      e visão de futuro, para todas as operações, como entendo, é identificar prejuízos e/ou bebefícios diretos para a sociedade

      vamos ao caso da lava jato:

      quem são os beneficiados? poucos

      e os prejudicados? todos, o Brasil

      lava jato foi montada apenas para agradar os que não dependem diretamente das empresas

      ou do Estado

      1. Pronto

        Mais um fazendo o discurso de que a corrupção é uma dádiva para o país. André Araújo fazendo escola.

        Parece o corno ( ou a corna ) que prefere não flagar a espoa ou o marido para não prejudicar a harmonia do lar.

        Benza Deus ! 

        1. quem vê assim, pode pensar que você não sabe…

          que as dádivas, quando é para tucanos, dobram de valor

          deve ser por isso que no PSDB é tudo e sempre na base de paz e amor

          1. já que gostas tando de juiz…

            adianto que são dados e pareceres de uma porrada de juízes

            juízes, Alex, portanto in situ

  25. Na moral

    Tenho me associado à maior parte das críticas que AA têm feito à essa campanha da lavajato. Não por nenhum amor especial aos empresários presos, mas por ver o Direito e princípios da civilização serem atropelados na sanha de punir os “amantes de petistas”.

    Dito isso, noto dois descuidos recorrentes na argumentação. Primeiro, sobre a “visita” do juiz ao LIDE, “…cenário que o Juiz deveria ter evitado pela evidente conotação partidária desse ambiente e do evento criado pelo homem do PSDB.”

    Ora, eles não estão nem um pouco preocupados com isso. A esposa desse juiz, por exemplo, é ligadíssima ao grupo tucano que governa o estado do Paraná e pronto, jamais foi problema. Com toda uma máquina de propaganda à favor já está mais que clalro que não estão “nem aí” pra esses escrúpulos.

    Segundo, “…jogar a opinião pública contra o Supremo, algo muito perigoso porque vai turvar ainda mais a crise política que já está de bom tamanho e está pondo em risco todas as Instituições.”

    Concordo com o diagnóstico e com a compreensão da gravidade da situação, mas não nutro a menor ilusão de que na disputa pelo poder estarão esses setores preocupados com isso, mais uma vez.

    A questão, portanto, é: quantas provas mais essa oposiçao e essa imprensa precisarão dar pra serem tratadas como merecem, em vez de contarem com a “presunção de ‘cavalheirismo’ e civilidade”?

    Antes que algum provocador se assanhe, defendo medidas dentro da Lei, tal qual a que o STF acabou de tomar sem se intimidar por campanhas demagógicas e incivilizadas.

    1. Correia.

      Uma coisa que faltou: o que está mais incomodando no tal “fatiamento”, aliás, não é a “eficácia” do trabalho jurídico coisa nenhuma (arrogantemente, por sinal, verberada por essa turma da “força tarefa”): é a dificuldade de se montar uma linha de transmssão com a máquina de propaganda; pra fazer os vazamentos, combinar alvos, etc., etc.

      … Já estava “azeitadinha”…

      A ver, agora, como isso será montado; se os “bambambans” da “tioria” do “domínio do fato” e do “projeto de poder” vão ficar de “rolezinho” pelas comarcas do Brasil ou se a máquina de propaganda vai ter que ir atrás de outras “fontes”.

      … Sem falar no “sorteio” “aleatório” da distribuição dos Tribunais…

  26. circo dos horrores

    Andre,

    Este grupelho composto por procuradores ” abençoados por deus”, juiz pau mandado, facção da PF e juízes dos STF a formar um grupo com viés escandalosamente político, ao ponto de um procurador de quinta categoria declarar recente e abertamente o suposto e também escandaloso desvio da função da LavaJato, finalmente começa a ser enfrentado por alguém.

    Que os empregadinhos dos Marinho se sujeitem a qq coisa, isto já não é mais novidade, mas assistir ao silêncio de um ministro da Justiça em relação à atuação da PF a  ele subordinada, à apatia da Comunicação do governo federal para reprimir os flagrantes exageros que dizem respeito ao Executivo, o silêncio da Petrobras em relação ao incompeensível massacre sofrido por aquela empresa durante meses a fio, com repercussão negativa em nível internacional, este conjunto de inexplicáveis omissões advindas de diversos lados é que fica inteiramente sem resposta.

    Como podem ocorrer tantas condenações por parte do Palhaço do Ano, sem que existam provas concretas, condenações na base do “eu acho”, do  “tudo leva a crer”, da palavra de delator e mais nada ? Isto aqui parece ter deixado de ser um país para ter se transformado num circo dos horrores.

    Quanto ao Judiciário, é melhor o silêncio, pois foram quase dois anos de aberrações jurídicas sem que tivesse havido nenhuma atitude séria.

    O Palhaço do Ano é um pau mandado que, até aqui, conseguiu inverter a ordem do Direito ao seu gosto, vamos ver como será daqui prá frente, pois merval imortal, camarotti e toda aquela turma de cretinos precisam dele prá continuar a limentar o show dos irmãos patrãozinho.

     

     

     

  27. A reação do STF foi tardia e
    A reação do STF foi tardia e dará ainda mais poder aos justiceiros. Todas as sociedades desejam o fascismo e só o rejeitam após alguma experiência dolorosa. A “cordial” sociedade brasileira não é diferente. O STF já demonstrou que não tem força para resistir às pressões midiáticas. O impeachment de Dilma e a instalação de um regime policial acusatório fascista, sob as bênçãos do próprio STF e que na prática ja ocorre para as camadas mais pobres, é só uma questão de tempo.

  28. “Parece que agora haverá um

    “Parece que agora haverá um movimento de jogar a opinião pública contra o Supremo, algo muito perigoso porque vai turvar ainda mais a crise política que já está de bom tamanho e está pondo em risco todas as Instituições.”

    A ideia dessa turma, PSDB, Globo… dos conservadores, é essa mesma: aumentar a crise política e colocar as instituições democráticas abaixo.

  29. As duas faces de Gilmau

    BRASÍLIA – Pela segunda vez em dois dias, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, mandou soltar o banqueiro do Opportunity Daniel Dantas, investigado por tentativa de suborno e crimes financeiros. A decisão do ministro acirrou uma crise aberta entre o Supremo, a Polícia Federal, procuradores da República e juízes federais. Dantas já deixou a carceragem da Polícia federal em São Paulo.

    Nesta sexta-feira, mesmo antes de o ministro dar novo habeas corpus ao banqueiro, 45 procuradores e 130 juízes federais assinaram manifestos protestando contra a decisão do presidente do Supremo. Todos reclamam que o Supremo não poderia ter concedido a liberdade à Dantas já que o pedido não havia passado por outras instâncias superiores à 6ª Vara e inferiores ao STF. Após o segundo habeas corpus, outros nove juízes aderiram ao protesto.

    Por sua vez, Gilmar Mendes encaminhou denúncia contra o juiz Fausto de Sanctis, responsável pela prisão, ao Conselho Nacional de Justiça, ao Conselho da Justiça Federal e à Corregedoria Geral da Justiça Federal da Terceira Região.

    http://m.oglobo.globo.com/economia/gilmar-mendes-reclama-de-decisao-do-juiz-manda-soltar-pela-segunda-vez-daniel-dantas-3609178

  30. André, parabéns pela brilhante análise. . .

    André, parabéns pela excelente análise. Se não tivéssemos uma mídia desonesta e parcial publicariam na capa de seus períodicos esse texto.

  31. Muito bem. Espremendo com um

    Muito bem. Espremendo com um pano de algodão tudo o que você expôs exsurge uma questão ligada à História. E você, A.A., por ser expert nesse campo, poderia desenvolver boa tese sobre a seguinte indagação: De onde surgiu esse tal de juiz Moro? Dê nome ao Moro, dê nome ao boi, dê nome aos vaqueiros que o conduziram até a este lugar que você tão bem delimitou. Sobre a questão jurídica, qualquer pessoa que conheça esse mundo apartado sabe quase tudo que mencionou. Dê nome aos bois e aos que o tangem. Saber de onde eles vêm, ajuda a compreender para aonde eles irão. Continue A.A., não pare nas pedras do caminho.

  32. O STF está ameaçando mexer no

    O STF está ameaçando mexer no script do filme porduzido pelo consórcio pig/PSDB/República do Paraná. O estrondoso sucesso de mídia “Mensalão II – Lava a jato o PT, Juízo Final” pode não ter o happyend pretendido pela turma.

    Daí no roteiro dos Mervais e procuradores piguentos o STF virou o antro dos vilões. O Teori agora tem cara de vilão de James Bond 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador