Para Gilmar, TSE deve fazer “esforço” para evitar foto de Lula na urna

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes disse nesta segunda -feira (6) que a Justiça Eleitoral precisa fazer um “esforço” para evitar que a foto de Lula apareça na urna eletrônica.

Segundo o Estadão, Gilmar disse que o Tribunal Superior Eleitoral tem que decidir sobre o registro de candidatura de Lula o mais rápido possível, para evitar que a batalha jurídica em torno do petista, que foi condenado em segunda instância, se arraste até o dia da votação, como aconteceu no Distrito Federal.

“Acho que esse é um esforço que a justiça eleitoral faz para evitar todo aquele drama que vocês conhecem. Temos aqui antecedentes, aqui no próprio DF [Distrito Federal] tivemos o caso do Joaquim Roriz (ex-governador do Distrito Federal), que por conta de indefinição tivemos a foto indo para a urna. Há todo um esforço neste sentido de definição”, comentou o ministro.

Gilmar também comentou sobre a ação que está no Supremo Tribunal Federal, sob relatoria de Edson Fachin, que versa sobre pedido de liberdade de Lula. Sem que a defesa do ex-presidente tenha solicitado, Fachin decidiu que o recurso poderia ser ampliado para debater também a situação de inelegibilidade de Lula, minando a estratégia do PT em esticar a corda pelo máximo de tempo possível.

“Não houve ainda pauta sobre o assunto, de modo que eu não estou aguardando que a presidente [do STF] coloque isso nos próximos dias. A mim me parece que a questão vai se resolver inicialmente no âmbito do próprio TSE, e depois se for o caso no outro momento vamos nos debruçar sobre esta questão do pedido de relaxamento de prisão”, disse Gilmar.
 
“O relator afetou ao plenário, mas a questão básica é do relaxamento de prisão. Se discute a questão da segunda instância, mas isso já foi debatido num caso específico, no próprio HC. O que se poderia em tese, é o que ele busca, é dar efeito suspensivo para suspender o próprio acórdão, mas isso em parte o tribunal sobre ele já deliberou. Não me parece que isso se esteja se cogitando na atual circunstância, de modo que não me parece que seja, em princípio, o lócus para essa discussão sobre a inelegibilidade”, acrescentou.
 
O candidato a vice de Lula, Fernando Haddad, informou à imprensa no final da tarde desta segunda (6) que a defesa deve retirar o pedido no Supremo justamente para evitar que a Corte queira antecipar o debate sobre a candidatura.
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cinco estrelas?

    Um post com esse banana do Gilmar Mendes exigindo que o TSE interdite Lula de uma vez por toda?

    Eu dou para esse texto, menos cinco estrelas.

  2. Golpista é assim: “adequa” os

    Golpista é assim: “adequa” os procedimentos,os ritos e os códigos conforme a vontade do “dono”. Democracia é palavrão naquele stfétido.

  3. O mesmo que pedir ao juiz rapidez para condenar, e não julgar

    Com todas as letras: “impedir a foto”!

    Ele não considera rapidez para o julgamento da questão (do qual não deveria pré-manifestar-se), mas para a impugnação.

    Vindo da suprínfima corte, esta é a jusitissa brazileira, 

  4. Só numa jaboticabalandia um juiz se manifesta fora dos autos

    Gilmar manda toda a sua imparcialidade pro brejo ao se manifestar sobre questão que poderá vir a decidíeis.

    O Brasil nao êh famososo por seus juristas mas por suas dançarinas

  5. A isca está sendo mordida

    Gilmar já adiantou que o TSE deve atropelar seus prazos para impedir Lula de aparecer na urna. Pelo jeito, a isca de Lula de deslegitimar a eleição caso ele não possa sair candidato vai ser mordida com gosto pela aliança golpista.

  6. Da série Instituições
    Da série Instituições convertidas em Organizações Criminosas…..no mundo civilizado nem existe Justiça Eleitoral, isso para evitar que alguns cinco bufões e bufonas iluminadas fraudem a soberania do povo

  7. VOCÊS tem certeza que

    VOCÊS tem certeza que decisões judiciais (até ILEGAIS e inconstitucionais, incluídas) são pra serem cumpridas como nos AMEAÇOU Carminha ?

    ..em qq condição e sob qq autoridade ? olha  ..soube de muitos oficiais que acabaram executados ..basta passarem pro lado derrotado

     

  8. Brasil

    O Brasil realmente é um País suis generis.

    A colonização nos paises latinos diferentemente do anglo-saxão, excluiu o povo de sua genealogia.

    Somente no inicio do sec.XX a maior parte da população rural iniciou a migração para as cidades. O analfabetismo era generalizado no populacho.

    A gente comum, jamais teve direito a qualquer pedaço de terra, propriedade exclusiva do Estado, da elite. Muito diferente do ocorrido nos EUA. Até hoje, mesmo depois da esquerda ascender o Poder, a Terra é propriedade do Estado, o homem vulgar continua sem um lugar para descansar de tanta miséria.

    Depois de tantas idas e vindas, continuamos mantendo uma sociedade muito singular. Tentar explicar o Brasil no exterior, é tarefa extremamente desconcertante, imponderavel quase impossível, é a mesma coisa, vai explicar la fora o significado da palavra, saudade…

    Depois das mudanças de 2013, as instituições estão em rota de repaginação de reconstrução, passou o tsunami, uma nova realidade é apanágio e necessidade de aceitar e ou compreender o novo mundo, que chega vertiginosamente, ante a incredulidade daqueles que não acompanham o novo paradigma social que nasce no planeta. Morre o mundo velho, nasce o novo. Somente o homem, continua o mesmo. Da-lhe o mínimo para continuar a ser o que é, que ele lhe manterá no poder.

    Dentre os que lutam pelo Poder o povo não conta. As ideologias são ferramentas da guerra. Os fins justificam os meios. E ai não tem santo, estão todos no mesmo saco.

    Qual Pais no mundo contemporâneo, aceita um inimigo politico pleitear a disputa de qualquer cargo publico.

    Como seria na Russia, na China, na Siria, Turquia.  Na Alemanha ou EUA.

    Somos realmente um povo cordial.

    Que saudade das praias da minha juventude.

     

  9. Se o Lula fugisse e a Interpol fosse acionada pelo Gil Dantas…

    Se o Lula fugisse e o Gilmar Mendes acionasse a Interpol para prendê-lo, a Interpol faria o que fez com Moro, em razão de sua manifestação fora dos autos configurar sinal de eventual julgamento injusto e parcial.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador