Paulo Roberto Costa e os primeiros passos da delação premiada

Jornal GGN – “Ex-diretor da Petrobras delata propina a deputados, senadores e governador” é o título da matéria do jornal Estadão, que diz que ele, à Polícia Federal, “menciona pagamento de comissão sobre contratos da estatal a pelo menos 32 parlamentares, um governador e cinco partidos”.

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, segundo o jornal, citou políticos de pelo menos 5 partidos políticos, incluindo PT e PMDB, “como supostos beneficiários de um esquema de propina na estatal.

O delator afirmou, diz a matéria, que as maiores empreiteiras do País, “das quais revelou os nomes, inclusive de diretores”, formaram um cartel dentro da Petrobras. Segundo o Estadão ele contou que os políticos e as agremiações recebiam 3% de comissão sobre o valor de cada contrato firmado durante sua passagem pela estatal – de 2004 a 2012. Essas informações teriam sido antecipadas pelo portal Estadão.

Costa presta depoimentos desde sexta-feira da semana passada, e como parte de seu acordo de delação premiada, disse que teve pagamento de propina na operação de compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.

Segundo o jornal, a intenção de Costa, na delação, era abrir o esquema de corrupção das empresas, mas passou a mencionar os políticos beneficiados com propinas. Ele teria declarado que “todo dia tinha político batendo” em sua porta e citou uma conta de um “operador do PMDB” em um banco europeu.

Com a citação de parlamentares, que têm foro privilegiado perante o Supremo Tribunal Federal, os depoimentos serão remetidos para a Procuradoria Geral da República.

A matéria informa que Costa citou outros dirigentes da Petrobras que teriam recebido dinheiro do esquema. Ele contou que os desvios nos contratos envolviam desde funcionários do terceiro escalão até a cúpula da empresa, nesses oito anos em que foi diretor. Ele chegou ao cargo com apoio de um consórcio de partidos: PT, PMDB e PP.

Sua empresa, a Costa Global, foi esmiuçada e todos os que tiveram relações com ela serão intimados a entregar cópias dos contratos.

Costa está depondo desde o dia 29 de agosto, ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal no Paraná no regime de delação premiada. Segundo o jornal, os depoimentos têm sido longos e que, no primeiro dia, foram mais de quatro horas.

Ele é alvo da Operação Lava Jato, da PF, que “desmantelou” uma trama de dinheiro e corrupção na Petrobras e outros órgãos públicos. Costa e Youssef, o doleiro, estão presos desde março. Youssef não aceitou a delação premiada porque teria que ficar preso pelo menos 3 anos em regime fechado, mesmo contando tudo o que sabe.

Segundo o jornal, Costa poderia pegar pena superior a 50 anos de cadeia se respondesse a todos os processos oriundos da Operação. Ele já é réu em duas ações penais, uma sobre lavagem de dinheiro desviado da Petrobras, outra sobre ocultação e destruição de documentos e é investigado em outros inquéritos. Com a delação, Costa deverá sofrer uma pena tão reduzida, que se “aproxima do perdão judicial”. Quando finalizar os depoimentos ele já deverá ganhar a liberdade como “prevê o pacto”, mas terá que ficar com tornozeleira eletrônica.

Ele faz depoimentos diários e a PF filma as sessões. Os Procuradores da República lacram os depoimentos que, depois de criptografados são enviados à Procuradoria Geral da República em Brasília, e as informações são do jornal Estadão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

88 comentários

    • Se o intuito é atingir a

      Se o intuito é atingir a Dilma essa TNT não passa de um traque, a Dilma não comunga com malfeito,ela não varre sujeira para debaixo do tapete e a PF é um instrumento importante no combate a corrupção no governo Dilma, portanto ponto para ela.

    • “Estou com a revista em mãos

      “Estou com a revista em mãos agora”, putz, que palhaço.

      Voce está lendo-a no trono? Então já sabe o que fazer com ela. Embora as páginas da dita cuja não sejam lá muito macias

    • E a Oia apresenta alguma

      E a Oia apresenta alguma prova ou é aquele velho blablabla de  3 ou 5 páginas com  ilações , frases de efeito, vários nomes e nada mais?  Se a revista apresenta provas seria um favor o sr. postar , não é?

  1. Conheço essa história a volta

    Conheço essa história a volta do mesalão, em plena eleição. Se é para apurar vamos aos outros casos também, doa a quem doer.

  2. Primeiros passos

    A negociação do prêmio, a seleção do período a ser considerado (embora sendo funcionário de carreira, já com cargo de Diretor, no período FHC) e dos partidos que serão “delatados”. Aí é aceita – ou não – a delação.

    Se pegam algum PT e escondem os tucanos, aí é aceita.

    • Possa ser que seja corrupto,

      Possa ser que seja corrupto, mas que não nasceu no governo Lula, isso ainda não temos. Se estava lá desde dos tempos de FHC, não acredito que do dia para noite resolveu se meter com o malfeito

  3. Some um bilhao (ou o que quer

    Some um bilhao (ou o que quer que seja nessa area) e o “delator” eh literalmente premiado com esse acordo?!

    Do Noblat, mais no link no titulo:

    Petrobras: A lista dos políticos delatados por Paulo Roberto Costa

    A edição da revista Veja que começou a circular traz o nome dos seguintes políticos envolvidos com negócios sujos da Petrobras:

    Edison Lobão, ministro das Minas e Energia, PMDB

    João Vaccari Neto, secretário nacional de finanças do PT

    Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, PMDB

    Renan Calheiros, presidente do Senado, PMDB

    Ciro Nogueira, senador e presidente nacional do PP

    Romero Jucá, senador do PMDB

    Cândido Vaccarezza, deputado federal do PT

    João Pizzolatti, deputado federal do PT

    Mario Negromonte, ex-ministro das Cidades, PP

    Sergio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, PMDB

    Roseana Sarney, governadora do Maranhão, PMDB

    Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, PSB – morto no mês passado em um acidente aéreo

    Na época em que era diretor da Petrobras Paulo Roberto conversava frequentemente com o então presidente Lula, segundo contou à Polícia Federal.

    Ignorando se o non-seq da ultima linha, ta  faltando gente DEMAIS nessa lista.  Nao bate com qualquer realidade que eu conheco, dado a quantidade de dinheiro que estao clamando como “desaparecido”.

    • Amigo, ele só será “premiado”

      Amigo, ele só será “premiado” caso o seu depoimento estejamde acordo com documentos apreendidos. A coisa não é tão fácil assim.

    • 1- O processo deve ser

      1- O processo deve ser sigiloso e ninguém deve saber com certeza de nada disto

       

      2- Só deveria  ser citado algum depois de condenado em último recurso

      3- Assim como toda empresa privada, estaral também precisa financiar campanhas, não apenas para ajudar no pleno  exercício da democracia pelo povo, como para ter uma bancada que defenda os seus interesse, pois sem isso irá falir

      • (Se entendi o que voce disse,

        (Se entendi o que voce disse, condenado em ultimo recurso nao “recorre” a delacao premiada, isso faria do judiciario uma palhacada menos engracada pois daria poder aa policia de anular sentencas.)

    • Uma lista de peso, até defunto….

      Deveríamos simplesmente ignorar a imprensa nos próximos 30 dias, simplesmente porque chegou o momento em que estão jogando Merda no Ventilador, até uma defunto e o Lula, que por ser Presidente da República e conversar com um diretor da Petrobrás (uma firmequinha fantasma que o governo federal não deveria se interessar), virou suspeito!

      • Por enquanto, Maestri, vou

        Por enquanto, Maestri, vou tomar a “reportagem” de Veja por seu face value -seu valor de cara.

        Digamos que a reportagem esta correta.  Ela omitiria pessoas especificas se a fonte fosse um dos futuros acusados.  E mencionaria que “fontes da PF/MP dizem que” se fosse verdade.  Mas nao eh.

        Entao…

         

        Ta bom, Veja, agora eu acredito piamente.  Quem foi o politico que vazou essa “noticia” e cujo involvimento no caso voces ja sabiam?

  4. E o jatinho do PSB????

    Denúncia a véspera da eleição não tem efeito nenhum,apenas estão percebendo que a Dilma subiu e Marina caiu…

    Em 2012 o Julgamento do Mensalão casou muito pouco efeito, agora com a audiência do JN perto das intenções de voto do Aécio, menos ainda…

    A única culpa que a Dilma tem é o Zé Eduardo Cardozo como ministro da Justiça.

      • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        Marina desaba em pesquisa do PSB

         Panorama Brasil

        Pesquisa realizada pelo PSB ontem (04/09) mostra o declínio das intenções de voto da candidata Marina Silva. Nessa pesquisa, Marina aparece com 28% das intenções de voto, já a candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, apareceu 10 pontos à frente de Marina com 38%. Aécio estaria com 11%.
        No Segundo turno, Dilma já aparece empatada tecnicamente com Marina, sendo que Dilma à frente numericamente com 47% contra 45% de Marina
        A pesquisa ouviu 6.585 eleitores por telefone.
        A pesquisa do próprio PSB mostra a queda de 5 pontos de Marina; Dilma sobe.
        A recuperação de Dilma se deve à presença da militância petista em massa nas redes sociais e nas ruas e a postura rígida adotada pela petista ao mostrar o “fracasso” que seria um eventual Governo Marina para o Brasil. Pela pesquisa, se Marina cair alguns pontos, Aécio se manter com o mesmo patamar e Dilma crescer mais um pouco, a petista pode vencer ainda no Primeiro Turno.

         

      • Eleição só acaba quando termina, colega

        Eleição não é apenas uma final de campeonato.

        A final termina e a nação segue.

        E por amor ao seu país, a si e aos seus, vote bem!

  5. A CORRUPÇÃO NASCE E É MANTIDA

    A CORRUPÇÃO NASCE E É MANTIDA PELAS EMPRESAS , AS GRANDES EMPREITEIRAS!! PORQUE NINGUÉM DA IMPRENSA TEM CORAGEM DE FALAR O NOME DESSES BANDIDOS??

  6. Mesmo expediente empregado
    Mesmo expediente empregado com as últimas acusações “bombásticas” de Marcos Valério contra Lula.

    A meta eh detonar Dilma e turbinar o Aécio.

  7. Já tem até nome: “Petrolão”

    É o nome que estão dando a esse suposto esquema. Se metade do que foi dito for verdade e existirem provas (a mera delação não é suficiente), o negócio vai ficar difícil para muita gente.

    É preciso aguardar as primeiras informações e se existem provas das gravíssimas acusações. Isso vale para qualquer um. Tem jornalista no Twitter saltando na frente e falando besteira.

    Eu prefiro aguardar. Tão errado quando acusar sem saber direito da situação é defender sem saber se existem provas etc. Se o cara denunciou, ele tem que ter como provar ou indicar onde se conseguem as provas.

    As denúncias são gravíssimas. Atinge muita gente dos dois governos do PT, Lula e Dilma. O secretário de finanças do PT foi citado, João Vaccari Neto. Renan Calheiros, Sergio Cabral, Eduardo Campos, os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Romero Jucá (PMDB-RR), e os deputados petistas João Pizzolatti (SC) e Candido Vaccarezza (SP). Até a Roseana Sarney foi envolvida. O delator disse que Lula sabia. Não acusou diretamente a Dilma. Mas as primeiras informações dizem que Lula foi acusado por ele como conhecedor do esquema de corrupção que supostamente haveria na Petrobrás consistente em fraudes a licitações.

    Eu prefiro aguardar. Vésperas de eleições e aparece isso. Está com cara de que seria usado no segundo turno. Como quem seria beneficiado corre o risco de não ir, soltaram antes. Pode ser isso.

     

  8. “Ele faz depoimentos diários

    “Ele faz depoimentos diários e a PF filma as sessões. Os Procuradores da República lacram os depoimentos que, depois de criptografados são enviados à….”

    …revista Veja que por sua vez distribui para o resto da quadrilha midiática.

    O cara deu nomes, mas pelas primeiras informações não mostrou as provas. A partir dos nomes, o PGR e PF deverão investigar e ver quem somente teve contato com o delator ou quem levou alguma vantagem.  Os vazamentos seletivos já começaram com a clara intenção de criar um clima de condenação mesmo sem julgamento ou provas cabais.

    É a teoria do Domínio do Fato em ação.

  9. A reação dos apoiadores de Dilma nas redes sociais é errada

    Querer jogar as acusações no colo da Marina é ridículo. Eduardo Campos é somente um dos denunciados.

    O cara está acusando muita gente, inclusive acusou diretamente o Lula, segundo informações preliminares.

    Existem supostamente 42 horas de depoimentos gravadas.

    Querer que a Marina pague o pato nessas eleições é simplesmente patético. É o que eu vi gente nas redes sociais que apoia Dilma fazendo. Não vai funcionar. Pega até mal isso.

    Tem que se defender antes. Sair acusando os adversários para se safar é uma coisa torpe demais.

    Complicou, porque não tem tempo de esclarecer isso. Vão ter que esperar para saber como o eleitor reagirá a isso. Não há nada mais a fazer além disso. Ou o povo se deixa influenciar ou não se deixa influenciar por isso.

    Virou loteria a eleição.

    • Moralismo não ganha eleição (ainda bem)

      Qual a novidade desses escândalos envolvendo financiamento de campanha??? Se todo mundo está cansado de saber que o dinheiro privado é o maior câncer da democracia.

      A Veja é a favor da corrupção, pois declarou ser favorável ao financiamento privado e teme pelo PT arrecadar mais pela militância que possui, por isso Gilmar Mendes atrasa o processo no STF.

      O sonho da Veja é a liberação total do dinheiro nas campanhas como ocorre nos EUA, que inviabiliza candidaturas populares.

      Se investigarem a fundo verão que no Metrô/SP e na Sabesp é muito pior, hilário é ver Beto Albuquerque e Roberto Freire na lista dos que receberam dinheiro de “fornecedores” da Petrobrás.

      • Propina é corrupção, só lembrando

        Se ganharam dinheiro nas transações das licitações viciadas, isso é crime.

        Eu quero saber se tem provas do que o delator disse. Se tem, aí é tampa de caixão.

        Mas não se desespere. A decisão está com o eleitor. Essa eleição vai ser loteria, pois não haverá tempo de mostrar as provas até o dia da eleição. O eleitor vai ter que confiar no que diz cada um dos lados. Vai votar às cegas.  Esse é um novo processo do tamanho do mensalão. E vai ser no STF de novo. Tudo indica isso.

    • Não sei dos outros

      Não sei dos outros apoiadores, Argolo, mas a minha reação é a de repúdio. Delação premiada em véspera de eleição deveria ser simplesmente proíbido. Que fique para depois. Se algum eleito for comprovadamente culpado com provas na delação, ele pode ser cassado, sem dúvida.

      E olha que está pegando diretamente o Eduardo Campos, o que juntando com o jatinho desgasta ainda mais a “nova política”. Se a Marina é assim tão rigorosa com “mal-feitos”, porque não procurou saber da legalidade do avião? Porque não se interessou em saber o que poderia estar acontecendo lá na refinaria em PE? O que se pode concluir é que, mesmo que ela seja honestíssima, em seu governo acontencerão negociatas ao seu redor, sem que tome conhecimento.

      Mas mesmo assim, não sou a favor de que se usa essa delação como arma eleitoral. Nem contra a Marina, de quem não gosto nem um pouco. Alias, me parece que o “premiado” por essa delação é o Aécio. Bem que teve gente no pig avisando que poderia surgir alguma “bomba” para salvar sua candidatura.

      Acho isso tudo lamentável. Ainda mais que quem está ameaçado a mais de 30 anos de prisão, fala qualquer coisa para livrar o pescoço. Nem se ele disser, “A marina sabia que a propina iria para a campanha do Eduardo”, eu concordo com isso

       

    • A grande derrotada é a imprensa.

      Argolito, meu caro, não tire conclusões sobre o carácter dos outros comparando com o teu!

      Estou vendo que a maioria das pessoas estão é ficando com nojo da imprensa, pois a violação de inquéritos só servem contra os princípios Republicanos. A partir do vazamento parcial e não confirmado de um inquérito em andamento, começam a jogar merda no ventilador, é bem diferente, por exemplo, de um trabalho investigativo em que o profissional da imprensa obtém informações que ninguém tinha.

      .

      Este denuncismo não serve a ninguém, a propaganda eleitoral deve ser feita através do debate de idéias dos candidatos, e pelo que veja aqui, a grande derrotada será a imprensa!

      • Eu jamais faço o que os ALOPRADOS fazem

        Não sou menino e tenho dignidade. Tua acusação é coisa de cretino a serviço de ladrão. Achava que vc fosse alguém com alguma seriedade. Mas vejo que é apenas mais um aloprado defensor de ladroagem, das maluquices dos cachorros loucos virtuais e outras coisas nefastas do mesmo quilate.

        O que eu quero saber é se o assim chamado “Petrolão” é mais um esquema de corrupção como foi o Mensalão, apropriação da estrutura do Estado como tática de permanência no poder via corrupção, peculato, lavagem de dinheiro, associação criminosa e coisas afins, ou se não passa de denúcia vazia feita às vésperas da eleição para gerar o efeito eleitoral desejado, qual seja, beneficiar Aécio Neves. É só isso o que eu quero saber mesmo.

        Eu, diferentemente de você, não aceito esse tipo de coisa, que versa na cartilha do “rouba, mas faz” ou, o que é pior e parece ser o que o PT inventou quando no poder, “se fazemos alguma coisa, temos o direito de roubar”.

        É só o que hoje me interessa. A candidatura do PT de Dilma Rousseff está hoje, no mínimo, sob suspeição. Assim como a do PSB-Rede de Marina. A do PSDB de Aécio sempre esteve.

        O eleitor brasileiro está perdido depois dessas denúncias. Ninguém mais sabe o que pode ser verdade. Sejam mentirosas ou não as notícias divulgadas pela grande imprensa, o cenário político brasileiro, como corretamente disse a revista inglesa The Economist, por motivos diferentes, já que eles nem sabiam ainda dessas denúncias todas, é o mais desalentador possível.

        Se for verdade, é podre.

        Se for mentira, é igualmente podre, pois temos uma imprensa que acusa num tom gravíssimo sem a menor base para afirmar que é verdade, tudo para beneficiar um candidato específico, Aécio Neves.

        Nesse cenário, ninguém se salva.

        Agora, querer justificar o que foi supostamente feito no assim denominado Petrolão é coisa que eu não vou fazer nunca. E sair para defender os acusados sem saber se as acusações são verdadeiras ou não é coisa de gente comprometida. No máximo, a postura indicada é a de presunção de inocência. São inocentes até que se prove o contrário. Mas dizer que são inocentes em qualquer hipótese, desacreditando as denúncias automaticamente, como muitos estão fazendo, aí não. Tem que haver sim investigação porque as denúncias são gravíssimas. Depois de apurados os fatos, aí nós veremos com quem está a razão.

        Portanto, o mais correto é manter um distanciamento disso, até que as coisas sejam esclarecidas. O que eu vejo é a mesma discussão política em cima de fatos que são, no mínimo em tese, criminosos. Só a possibilidade de parte das denúncias ser verdadeira já é motivo para manter a frieza. Não é o que eu vejo. Eu vejo a mesma postura que eu vi no Mensalão, o que serve para comprovar que sempre que o PT estiver envolvido em denúncias de prática de crimes na administração pública, os seus defensores tentarão legitimar isso. Como se cometer crimes graves como peculato, corrupção (ativa e passiva), lavagem de dinheiro, associação criminosa, fraude à licitação, etc, fosse algo normal ou tolerável.

        Quem pensa assim não tem caráter ou dignidade. E eu não uso essa régua como medida para julgar os outros. Quem usa é justamente quem defende que fazer o que está sendo denunciado a respeito do Petrolão é normal, como parece ser o teu caso.

         

        • Alessandre de Argolo pergunta

          Alessandre de Argolo pergunta para o dono do ITAU e a turma dele como funciona esta corrupção!

          Tudo que está sendo anunciado não passa de uma farsa com “cavalos de troia” plantados a anos para estourar agora por esta turma!

          Até acredito que vc seja mais um dos tolos que pensam que a corrupção é do PT. Meu amigo seria muito mais simples se assim fosse, mas na terra da casa grande, tudo que a casa grande inventa, vira verdade e lei para o povo.

          Eu não estou nem mais descutindo ideologia politica. As coisas ultrapassaram este conceito e foram para um nível muito pior. Pelo que sei, é o fim da democracia, da soberania nacional e da dignidade humana.

          Daqui há 8 anos verei que futuro nos reservaram. Do presente, posso dizer que é um futuro horrível apesar da promessa de uma “Nova Era Mundial”. Tomará que eu esteja enganado, e que eles realmente estejam agindo com honestidade, levando a humanidade para uma era de prosperidade social e paz. Eu não acreditei na promessa e ainda continuo não acreditando.

          Tudo que vocês estão vendo na imprensa é teatro. Datas, denuncias, manifestações tudo que vem ocorrendo nos últimos anos foi programado e ensaiado para um proposito que se revelará em 2023. A coisa é maior do que todo mundo pensa!

           

           

          • Você não quer saber se houve ou não corrupção como denunciado?

            É isso mesmo que eu entendi??

            Para você, basta saber que outros fazem ou fizeram pior?

            Meu caro, caia na realidade. Isso que vc falou acima não resolve nada. É apenas escolher um dos lados, sem procurar saber quem é corrupto ou não.

            Vc corre o risco de estar aderindo, nas entrelinhas, ao lema “rouba, mas faz”.

            Creio que é dever de qualquer cidadão decente saber se as denúcias gravíssimas que foram feitas têm fundamento ou não. Isso é o que qualquer um minimamente decente deveria exigir.

        • Quanto ao cretino a serviço

          Quanto ao cretino a serviço de ladrão nem vou cair na provocação, pois bem sei que não sou cretino (um julgamento próprio) e certamente não estou a serviço de ninguém, nem de ladrões nem de honestos, logo coloco na gaveta dos destemperos e das bobagens escritas sem pensar.

          Porém se não entendesse o que disse, então é ainda mais grave, pois estou simplesmente falando o que escreves “Portanto, o mais correto é manter um distanciamento disso, até que as coisas sejam esclarecidas.”, mas parece que a campanha está tirando o teu rumo, pois do que escreveres fazes exatamente ao contrário. Se disse que não deves julgar os outros de acordo com o teu caráter, e ficaste ofendido é porque talvez ache que a tua métrica é algo que ofende a ti próprio, mas vamos deixar isto de lado.

          Levar a sério denúncias de uma mídia completamente envolvida na campanha, que no momento não se sabe em que direção ela está e quem é “A voz do dono”, uma denúncia originada de um vazamento seletivo de um inquérito em andamento é estar completamente sem rumo.

          O André que escreve logo a baixo tem mais ou menos a mesma opinião do que eu, talvez nós dois estejamos contagiados pela mesma paranoia, mas pensar no Brasil como algo isolado do mundo, um país que não é protagonista de nada e sem relevância estratégica em termos mundiais, é desconhecer o que é geopolítica.

          Há mais ou menos trinta e cinco anos, li uma revista francesa denominada “Géopolitique” que traçava qual seria o equilíbrio de forças no mundo no início do século XXI, e já naquela época eles colocavam a Rússia, Índia e Brasil como as potências deste século em função dos recursos naturais e humanos. Na época fiquei animado e até certo ponto orgulhoso, hoje em dia fico cada vez mais preocupado.

          Nos dias atuais deveríamos pensar de acordo com o que somos, não de acordo com o que éramos, as nossas eleições são bem mais importantes que a tomada de posse do Jango na década de sessenta, e os processos políticos que ocorrem no nosso país estão sujeitos a intervenção externa muito mais do que pensamos e para isto temos um ESTADO totalmente despreparado para detectá-los, denunciá-los e coibi-los.

          As reservas do pré-sal são muito mais importantes do que pensamos, pois a grande propaganda que os Estados Unidos estão fazendo do famoso óleo do xisto (uma expressão incorreta em termos técnicos) é uma grande farsa (estou preparando há algum tempo um trabalho técnico que demostra isto), e o valor de petróleo convencional aumenta cada dia.

          Logo, não devemos nos fixar em factoides, mas sim nas políticas reais de desenvolvimento e proteção de nossas riquezas e para mim se o Campos ou a Marina ou quem quer que seja tenha obtido propinas da Petrobrás é meramente um caso de polícia, mas o desenvolvimento do Brasil é bem maior do que isto, são coisas com ordens de grandeza que ultrapassam a mera alçada da polícia e justiça federal.

  10. Vai sobrar mesmo é pra Dilma …

    Essa formula ja é manjada. Não? Bala de prata. Escandalo de boce de urna. Antes de qualquerr investigação o partido da midia ja condena. E pronto. Não precisa investigar mais nada. E os vazamentos? Ah, os vazamentos. O depoimento é sigiloso e criptografado. Mas ja temos vazamentos, nomes de pessoas e partidos, todos aliados do governo. Renan, Collor, etc etc. Dizem que o PSB pode estar envolvido. Nunca saberemos. Vai sobrar mesmo épra Dilma…

  11. Ex-diretor da Petrobras

    Ex-diretor da Petrobras envolve Campos, Cabral e Roseana em esquema de propina, diz revista

    Reportagem revela ainda nomes de 32 parlamentares citados por Paulo Roberto Costa

     

    O ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência Eduardo Campos, morto em um acidente de avião no último dia 13 de agosto, e o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) estariam entre os beneficiários de um esquema de corrupção da Petrobras, segundo o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa.

    Os nomes dos dois ex-governadores e da atual governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), teriam sido mencionados por Costa em depoimento à Polícia Federal, informa reportagem publicada pela revista Veja em sua edição deste fim de semana.

    O ex-executivo da Petrobras foi preso em março deste ano sob a acusação de participar de um esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef e optou por colaborar com a polícia, concordando com a delação premiada.

    Nos depoimentos prestados à Polícia Federal desde o dia 29 de agosto, Paulo Roberto Costa teria dito que os três governadores mencionados (todos de Estados com grandes projetos da Petrobras), seis senadores, um ministro e pelo menos 25 deputados embolsaram dinheiro ou tiraram algum proveito da parte dos valores desviados dos cofres da Petrobras.

    Nomes

    Entre os nomes mencionados pelo ex-diretor, cujos depoimentos já contam mais de 40 horas, estariam os atuais presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB), além do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), e dos senadores Ciro Nogueira (PI), que é presidente nacional do PP, e Romero Jucá (PMDB-RR), ex-líder de governo.

    Leia mais notícias no R7

    Também aparecem na suposta lista de Paulo Roberto Costa os deputados Cândido Vaccarezza (PT-SP), ex-líder do governo na Câmara, e João Pizzolatti (PP-SC). O ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP) seria outro citado como beneficiário. Costa ainda teria dito à polícia que João Vaccari Neto, secretário nacional de finanças do PT, era quem fazia a ponte entre o partido e o esquema de propinas da Petrobras.

    Cabral, Roseana e Campos teriam sido mencionados por Costa Reprodução/Veja

    O esquema

    De acordo com os detalhes dos depoimentos de Costa revelados pela revista Veja, os responsáveis pelo esquema exigiam uma contrapartida das empreiteiras que queriam fechar negócio com a Petrobras. Essas empresas tinham de reverter parte dos lucros aos cofres da estatal. Depois de lavado por doleiros, o dinheiro era repassado a políticos da base do governo.

    O número de beneficiários do esquema varia de acordo com a fonte. Nesta sexta-feira (5), o jornal O Estado de S.Paulo informou que pelo menos 32 parlamentares foram citados por Costa. De acordo com a Folha de S.Paulo, contudo, o número de deputados envolvidos seria de 45, além de outros 12 senadores.

    Segundo Costa, o esquema teria funcionado ao longo dos dois governos Lula e durante parte do governo Dilma Rousseff, e o ex-diretor da Petrobras diz que chegou a despachar com o então presidente Lula várias vezes. Costa teria dito ainda, segundo a revista Veja, que a distribuição do dinheiro servia para garantir o apoio dos partidos aliados ao Palácio do Planalto no Congresso Nacional, assim como no esquema do mensalão.

    Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/ex-diretor-da-petrobras-envolve-campos-cabral-e-roseana-em-esquema-de-propina-diz-revista-06092014

  12. E daí? Desde quando é

    E daí? Desde quando é novidade que existe intensíssimo tráfico de influência entre os parlamentares, políticos, estatais e grandes empresas privadas?  Só os obtusos acham que a grande política é um mar de rosas, onde os únicos bandidos são os políticos. Pra mim é mais uma besteirada da Veja para influenciar as eleições. Até acho que vai funcionar porque todo mundo pensa que a Marina vai limpar tanta imundície. Vai ser presa fácil, isso sim, senão não governa e se endurecer não termina o mandato. 

  13. Eu vou curtir é o sábado que é o melhor que eu faço

    Se sobreviver ao mensalão foi difícil, imagine um petrolão desse. A queda de dois raios duas vezes no mesmo lugar é mais complicado de sustentar.

    Se as investigações mostrarem as provas, já era. Corrupção é moral e politicamente indefensável. Ladrão tem mais é que se ferrar mesmo.

    • Agora será muito mais fácil

      Agora será muito mais fácil de sobreviver, já que essa imprensa não tem mais credibilidade há muito tempo.

      Se o PSDB perde em SP, a Veja corre risco de falência/concordata.

    • Quantas vezes o raio caiu no PSDB e nunca deu nada?

      Espero que o povo brasileiro não seja tolo como você para cair neste papo da mídia. Apesar de nunca acreditar que você não tem nada de tolo. Hipócrita sim. 

      • Um fake escroto e safado como vc não tem moral para nada

        Só tenho isso a dizer sobre vc.

        Sobre o chamado Petrolão, eu não falei nada ainda. Continuo rindo com o desespero de quem acha que corrupção é caixa 2 de campanha. De novo isso? Nossa…As investigações mal começaram e já tem tese de defesa? Hahaha

        PS: Petrolão é de lascar rsrsrs. No Brasil, a imprensa criou um marketing da corrupção.

        • Hipócrita escroto

          Como cão de aluguel vem aqui latir aos quatros cantos que uma denucia vinda de um corrupto demitido pela nossa Presidenta Dilma, em pleno período eleitoral e por uma mídia porca e escrota como você que sabemos manipula a verdade de forma mentirosa como você assim como inventou a mentira do mensalão, é a mais pura e cristalina verdade. Se você fosse honesto não faria o papel de palhaço que faz aqui. Nunca vi você vir aqui, neste blog honesto falar um A sobre a corrupção do PSDB que como raio no Brasil, desaba de norte a sul. Um advogadozinho de porta de cadeia que se fosse mais competente e conhecesse o código jurídico brasileiro, criticaria a teoria de domínio do fato que condenou o José Dirceu que está na cadeia por que é do PT e é uma dos maiores cerebro do partido. Se conhecesse uma merda que fosse de lei saberia que não pode condenar alguem como chefe de quadrilha se a própria condenação de quadrilha caiu. Mas como babaca vem sempre aqui, neste blog de pessoas sérias, o que você não é, falar do mensalão, unica denucia contra o PT em toda sua história, mas que fica mudinho com todo escândalo do PSDB provado e publicado, a começar da privatização do FHC, a compra de voto da reeleição e do metrô paulista. Tu não é fake por que é apenas um cão de aluguel. E cachorro late mas a caravana passa. E a Dilma vai se reeleger novamente se o povo brasileiro for sério e honesto, Se for estúpido que pague pela estupidez. E volte a cretinice do PSDB enclhada em você para esplorar por mais alguns anos este país miseravel.

  14. E pensar que já tivemos a CPI

    E pensar que já tivemos a CPI das empreiteiras.

    E o modus é sempre o mesmo. Véspera de eleições de eleições que começa na Veja como balão de ensaio

    Desta vez o interesse é dar uma cacetada além do PT para atingir Campos e de sobra Marina no desespero de levar Aécio ao segundo turno.

    Nassif já tinha alertada essa manobra em:

    Campos e a delação premiada de Paulo Roberto Costa

  15. Tem que fechar esta imprensa

    Tem que fechar esta imprensa golpista que só sabe denunciar corrupção contra o governo.

    Tem que criar uma lei que impeça a imprensa de fazer denuncias contra o governo.

    Corrupção sempre existiu e nunca vai acabar, o que adinta denunciar membros do governo só para atrapalhar a reeleição da presidente  Dilma.

    Eu não acredito em nada que sai na imprensa, eu só  acredito  no governo ele é bom pra o povo e é isso que importa.

    O que importa e que ele faz se rouba não é importante.

    Tem que roubar mesmo os empresário são sonegadores, os banqueiros roubam e ninguém faz nada.

    Pode ver daqui a pouco vão querer envolver Dilma  nas denuncias , tudo pq ela criou o bolsa familia, os mais médicos, minha casa minha vida.

    Tudo isso pode estar em risco por causa das denuncias de corrupção, que são falsas com certeza.

    • Lewandowski está com a faca e o queijo na mão

      Ele foi vítima desse jornalismo bandido e pode desferir um golpe na imprensa hegemônica.

      A constituição oferece base jurídica para evitar a monopolização da imprensa.

      Como o Congresso não legisla (pela fragmentação partidária), o STF pode adotar a regulação da mídia como fez em relação ao casamento de pessoas do mesmo sexo e a proibição da doação de empresas nas campanhas políticas (medidas que não foram em votação ou rejeitadas pelo parlamento).

  16. Se pensam que essa denúncia

    Se pensam que essa denúncia vai prejudicar a Dilma estão enganados:

    – Marina se mostrou um desatre, sem convicção nenhuma ou ideia própria e incapaz de lidar com pressões;

    – Aécio se beneficiar delas???? E os aeroportos particulares? E o helicóptero do Pó? etc…

    O maior efeito que esse denuncismo traria é aumentar o número de indecisos, brancos e nulos (beneficiando a candidata que está na 1ª posição), lembrando que o eleitor da Dilma é o mais convicto na sua escolha e o menos disposto a não comparecer a urna.

  17. Ele se esqueceu do tucano

    Ele se esqueceu do tucano Francisccini, pelo que sei a lista é de 90 deputados, muitos deles tucanos, como é bom ser tucano nesse pais, poidem roubar no atacado que nada de ruim lhes acontece

  18. Um dos principais operadores

    Um dos principais operadores de um esquema bilionário de corrupção resolve abrir a boca para salvar o pescoço. 

    Entrega todo o elo político do esquema, envolvendo caciques graúdos do PT e base aliada.

    A militância, ao invés de se indignar contra a corrupção daquele que outrora se vendia como o mais ético dos partidos, faz o que? Atira para todos os lados, acusando a tudo e a todos (a “mídia”, as “elites”, o “golpismo” etc).

    Ninguém aguenta mais essas manobras diversionistas. Isso só convence a quem já está convencido, i.e., a própria militância. Por isso que uma candidata completamente anódina como Marina cresceu tanto, as pessoas não querem a volta dos tucanos, mas não aguentam mais essa tática de auto-vitimização do PT, de se fazer de vítima quando é pego com a boca na botija. Não cola mais.

  19. Mídia e delação premiada. A opinião de Eduado Guimarães

    Midia e delação premiada: a matéria de Eduardo Guimarães publicada no blog da cidadania.

    http://www.blogdacidadania.com.br/2014/09/midia-usa-delacao-para-atingir-dilma-e-marina-e-tentar-ajudar-aecio/

    Mídia usa “delação” para atingir Dilma e Marina e tentar ajudar Aécio


    A última sexta-feira foi permeada por especulações e até pânico da classe política por conta do conteúdo dos depoimentos que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto da Costa – preso em março pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato – vem dando após acordo de “delação premiada” que fez com o Ministério Público e a Justiça.

    Costa propôs acordo de “delação premiada” que pode lhe valer a quase absolvição dos crimes cometidos. Por esse acordo, tem que denunciar envolvidos em um suposto esquema de corrupção que haveria na Petrobrás. Tem que denunciar, sobretudo, políticos envolvidos.

    O vazamento do que Costa está afirmando em sua “delação premiada” é uma irresponsabilidade da mídia, com destaque para o papel da Veja – sempre ela – no que, aliás, é uma ilegalidade.

    Para os que acham que contra o PT vale-tudo, porém, convém refletir sobre o denunciante.

    Quando Costa foi preso, em março, a Polícia Federal encontrou com em sua residência 180 mil dólares e 720 mil reais – tudo em espécie. Além disso, o ex-executivo da Petrobrás ganhou um caro automóvel Land Rover do doleiro Alberto Yousseff, também preso nessa operação da PF e condenado no caso Banestado.

    Costa teme acabar como Marcos Valério, que pode terminar seus dias na cadeia. O acordo de delação premiada pode salvá-lo desse destino; sua pena seria praticamente extinta. Porém, delatando supostos comparsas ou não esse indivíduo é um criminoso e tudo que disser no âmbito do acordo que fez com as autoridades é suspeito até prova em contrário.

    O que Costa está dizendo terá que ser tudo muito bem checado porque alguém como ele pode mentir para prejudicar quem ele julga que não o apoiou ou para preservar quem acha que vale a pena, por esta ou aquela razão. Ou seja: enquanto as “delações” do sujeito não forem verificadas, tudo que está dizendo é suspeito.

    O processo de verificação dessas informações deve levar meses e terminará muito depois das eleições em segundo turno. Neste momento, portanto, os meios de comunicação que estão divulgando nomes e partidos dos acusados por Costa estão sendo irresponsáveis e agindo com claro objetivo eleitoral.

    Como sempre, coube à Veja, de forma criminosa e eleitoreira, divulgar o conteúdo não verificado das denúncias do ex-diretor da Petrobrás. E para saber o que Veja pretende o leitor nem precisa se submeter à pena de ler aquele lixo de publicação. Na porta da Veja há uma lixeira que chamam de blog do Reinaldo Azevedo que já delata a intenção da revista.

    Por contraditório que pareça, as denúncias de Veja são sempre muito “transparentes” quanto a suas intenções, ainda que esse não seja o objetivo da revista. Nesse caso em particular, a “transparência” é gritante. Um outro trecho do post de Azevedo sobre a denúncia da revista que o emprega, deixa tudo ainda mais claro.

    “(…) VEJA teve acesso a parte do depoimento de Paulo Roberto e traz reportagens exclusivas na edição desta semana, com a lista dos nomes citados por Paulo Roberto. Entre eles, estão cabeças coroadas da política brasileira, como o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que morreu numa acidente aéreo no dia 13 de agosto (…) Uma coisa é certa: as revelações de Paulo Roberto atingem em cheio as duas candidatas que lideram a disputa pela Presidência da República: Dilma, por razões óbvias, e Marina, por razões menos óbvias, mas ainda assim evidentes. Ela é a atual candidata do PSB à Presidência. Confirmadas as acusações de Paulo Roberto, é de se supor que o esquema ajudou a financiar as ambições políticas de Campos, de que ela se tornou a herdeira (…)”

    Precisa dizer mais? É óbvio que o vazamento de supostas declarações de Costa às autoridades visa matar dois coelhos com uma cajadada só.

    Não se tem garantia de não haver tucanos ou demos envolvidos nas “denúncias” de Costa. O vazamento das informações pode ser seletivo ou, pior, Costa pode estar mentindo, inventando acusações para ter o que oferecer às autoridades em troca de sua liberdade.

    Essa é a última cartada que a mídia tucana tem para tentar reverter o que lhe constitui um verdadeiro desastre político, ou seja, a eleição presidencial ficar restrita entre duas candidatas que, por razões distintas, não lhe interessa.

    Não, Marina não interessa à mídia. Aliás, a tucanérrima imprensa paulista tem produzido crescentes colunas, artigos e editoriais anti Marina. O Estadão já divulgou editorial atacando a “fadinha da floresta”, Reinaldo Azevedo e congêneres vêm batendo pesado nela, dizendo-a “até pior” do que Dilma. Neste sábado, a Folha, em editorial, também atacou a candidata do PSB.

    As razões da tucanérrima imprensa paulista para temer Marina explicam-se pela charge do blogueiro, no alto da página. Ainda que o banco Itaú tenha escrito o programa de governo de Marina, ela, assim como o PSOL e o PSTU, esteve por trás dos protestos tresloucados de 2013 e deste ano. No fim, os sócios “de esquerda” desse consórcio ficaram a ver navios e Marina foi quem lucrou.

    Seja como for, as relações pretéritas de Marina com a esquerda e suas sistemáticas idas e vindas sobre vários assuntos estão metendo medo na direita midiática, apesar do aval do Itaú e de um economista cabeça-de-planilha que assessora a candidata do PSB.

    Por que Veja cuidou de atingir Dilma e Marina? Porque se focasse só em Dilma a beneficiária seria Marina. Atacando a ambas, a mídia acredita que o beneficiário natural será Aécio. Pode até não ser suficiente para levá-lo de volta ao segundo lugar, mas a ideia é vitaminar o tucano para que o PSDB não eleja só meia dúzia de deputados. É simples assim.

     

      • Tu quoque

        Tá lindo de se ver rsrs

        Mas e o Petrolão? Vale roubar na Petrobras, mas não pode construir aeroporto, não pode roubar no metrô nem na saúde?

        Negócio constrangedor. É disputa para ver quem rouba menos, só pode.

        • constrangedor Argolo é voce

          constrangedor Argolo é voce já querendo implacar petrolão aqui com cinismo,

          constrangedor é saber que trensalão,mensalão tucano…..aecioporto não vão ser investigados,por conivencia de hipocritas que nem voce que acha que fazer cumprir a lei serve apenas para Petistas,pois o PT pode andar de cabeça erguida pois seus mal feitos foram pagos,e deram exemplo,ao contratrio de tucanos e afins que sempre vão se valer de cinismo,e de rabo preso com a midia para continuar assaltando o Pais.

          • Eu não estou querendo emplacar nada

            É o que está saindo na imprensa. Ainda vou aguardar as provas. Quem emplacou o petrolão foi o cara que respondeu ao comentário citando casos de corrupção dos tucanos. Ou seja, ele toma o Petrolão como verdadeiro e passa a citar casos de corrupção dos tucanos para defender o governo Dilma e o PT. Daí o tu quoque.

        • O problema não é o valor roubado e sim quem rouba.

          O problema não é o valor roubado e sim quem rouba. Se for tucano tá liberado, esses podem roubar no atacado que a midia e judiciario não estão nem ai, simples assim

      • Não dá mais pra segurar…

        E olha que essa é a unica foto que conheço do Alien rindo!

        Todas as outras ele tá com ressaca de vinho barato e figado estourado!

        Não dá pra aguentar mais cidadão. Não esqueci nada, não entendeu a ironia?

        Tá tudo bichado!

        Só uma solução: estilo chines de combate a corrupção…talvez ajude!

        Pior ainda é aguentar veja e globo pousando de éticas…não dá mais pra aturar!!

    • Tu acha que é só o PSDB que

      Tu acha que é só o PSDB que tem direito de roubar o PT tem todo direito foi eleito também da mesma forma que o PSDB .

      É direito adquirido ta incorporado.

  20. Falar, esse cidadão pode

    Falar, esse cidadão pode falar o que quiser, até que o Lula e a Dilma recebiam uma merreca por fora.

    Agora, tem que ter provas documentais, provas reais, e não venham com esse papo de “teoria do dominios dos fatos”.

    Esse caso lembra aquela senhora que comandava a Anac, não lembro do nome, que foi prestar depoimento no Senado, carregando uma mala, dizendo que ali continham documento que iriam acabar com a república, que depois do seu depoimento não restaria pedra sobre pedra.

    Putz !

    Falar, pode-se falar o que quiser, o negócio é provar.

  21. As joías da Coroa

    Vamos lembrar que Dilma, pôs pra fora o “ex-diretor da Petrobrás”.a duras e coligadas penas! 

    (pena que a miRdia não vai querer “lembrar” disso, né?);

    Se existe um real interesse a destacar nestas eleições, ele envolve a Petrobrás e o pré-sal.

    (o resto á está marromeno dominado há séculos).

    Embora ela seja permanentemente amaldiçoada pelos mesmos,locais e não locais, já desde antes de sua criação, o trabalho iniciado na era fernandista ainda não acabou (comeram pelas beiradas).

    Faltam pelo menos 3 jóias para aleijar completamente o estado brasileiro. Torná-lo uma mera repartição, um puro balcão de negócios para os corretores que elegermos a cada vez.

    O trabalho preliminar, sabemos, é desconstruir a estatal, destruir sua imagem, deixar os ingênuos “fartos” de tanta “corrupção” com “seu dinheiro”.

    Convencê-los, estranhamente que, melhor do que supostamente perder “escandalosos” 3% do seu é dar certamente 100% a alguns ávidos pares de mãos privadas sem nenhum compromisso com o país, apenas com os seus lucros e bem “contabilizados” ou sonegados impostos, que as estatais também pagam, com mais compromisso.

    Manter as empresas saudáveis, competitivas e lucrativas (como a Petrobrás “do PT”) é o verdadeiro papel essencial dos prepostos (governos) que os donos (o povo) põem em sua direção.

    Para os descompromissados com a nação (traíra é mais curto), nem pensar!

    Memso porque, ao invés de saneá-la de eventuais sanguessugas, eles os colocam lá, para sugar-lhes ao máximo, vendendo-lhes a valiosa e rentável operação a preço de carcaça.

    O que mais deixa perplexo é ver parte da própria população deixar-se convencer de que é “melhor”.

    Urge esclarecer-lhes …

    Pra quem?

  22.  
     
     
    E as empreiteiras

     

     

     

    E as empreiteiras ?

    Desespero para vitaminar aécioporto .

    A 2474 e a Satiagraha não vazam . Por que ?

     

    O PSB jogou Campos na vala . Tão cedo .

  23. .

    Ninguém pode considerar fato consumado uma matéria de uma revista suspeita e duvidosa como a Veja. Já é suspeita a data para as revelações como também o periodo de tempo que é conteúdo da suposta delação, de 2004 a 2012, quando se sabe que o autor é funcionário concursado e com cargos de chefia desde o inicio de sua carreira profissional em 1977 na empresa. Também paira sobre tudo o fator seletivo da potencial denúncia, por se saber que mais de 90 autoridades estariam envolvidas. Muito mais, portanto, do que o divulgado até agora. 

    Da mesma forma, não se pode ignorar que há evidências para o escândalo. Apenas se espera que policia e justiça sejam corretas, imparciais e justas nas investigações. Até lá, todo acusado tem que ter o direito da presunção de inocência.

    Por fim, uma coisa tem que ser dita: Pois mais amores ou discordância política que tenhamos de uma ou de outra, querer envolver Marina ou Dilma na enrascada é uma coisa moral e políticamente  duvidosa. As duas pegaram o trem andando e até agora têm tido condutas ilibadas e uma forma decente de se comportar diante dos casos. Vamos ser mais cuidadosos, porque o telhado é de vidro para todos os lados, principalmente em se tratando de enfrentar uma imprensa sinistra como a nossa.

     

    • Toni, esse é um dos maiores

      Toni, esse é um dos maiores problemas dos depoimentos confidenciais : os vazamentos seletivos.

      No caso, o depoimento tem que ser sigiloso, até porque os benefícios da delação só valem após a comprovação das denúncias. Mas até lá, já correram as águas da eleição, e no atual clima de bang bang cada um vai usar a munição que sua falta de consciência permitir.

      E tome polka !

  24. Coisas sobre as quais

    Coisas sobre as quais precisamos conversar quando se fala em corrupção envolvendo estatais:

    1) as diversas formas de corrupção, propinas e desvios existem em TODOS os governos, de todos os países do mundo, sem exceção. A diferença fundamental é que alguns apuram essas práticas; outros, escondem debaixo do tapete, como aconteceu no governo FHC e como acontece nos governos estaduais tucanos;

    2) a corrupção e as propinas NÃO podem servir de pretexto para privatizar estatais que são estratégicas para o país. Primeiro, porque as perdas com atos de propina e corrupção são imensamente menores do que as perdas com a privatização. Portanto, do ponto de vista econômico, o país perde muito mais com a privatização do que com corrupção, ainda que não se deva fazer uma escolha entre uma e outra. O país  perde muito mais ainda com a sonegação de impostos, que a mídia e a oposição golpista abafam e nem tocam neste assunto;

    3) os supostos atos de corrupção e de propinas e desvios podem, a qualquer tempo, ser apurados, seus envolvidos podem ser punidos e seus bens expropriados em favor da União. A privatização não. É uma perda de receita permanente em favor de grupos privados, quase sempre estrangeiros, com seus associados locais. Um prejuízo eterno para o país;

    4) a corrupção envolve sempre empresas privadas que aceitam participar do crime para se beneficiarem, além de políticos e agentes de estado. Contudo, a mídia quase sempre mostra a corrupção associada apenas aos políticos, livrando a cara das empresas privadas que participaram dos supostos atos de corrupção, desvios e propinas. Quase sempre são as mesmas empresas que financiam a mídia tucana. A mídia nem fala nos inúmeros casos envolvendo grandes grupos nacionais e estrangeiros com todo tipo de práticas de propinas, corrupção e desvios. Um exemplo recente: envolvendo milhões de dólares com o propinoduto dos metrôs de SP. Muitos outros casos envolvendo os tucanos foram TODOS abafados pela mídia: mensalão tucano, lista de Furnas, compra de votos por FHC, privatização (privataria) na era FHC, e dezenas de outros casos envolvendo demos, tucanos e marineiros de muitas viagens;

    5) no Brasil, especificamente, a corrupção envolvendo agentes do estado e empresas está ligada ao processo eleitoral, ao chamado caixa dois de campanha. Claro que os envolvidos, quase sempre, usam tais recursos para fins privados, para enriquecimento ilícito. Mas, a causa principal é o financiamento privado das eleições. Isto coloca o financiamento público e transparente das eleições como bandeira essencial no combate à corrupção e propinas;

    6) finalmente, tão importante quanto o combate à corrupção e desvios outros, é o combate à SONEGAÇÃO de impostos. O Itaú, por exemplo, apoiador de Marina Silva, deve 18 bilhões ao fisco; a Globo, apoiadora de Marina e Aécio, deve quase 1 bilhão à receita federal. E por aí vai. É grande a lista de sonegadores, cujos recursos fazem muita falta para as políticas públicas de Educação, Saúde, segurança, saneamento, etc.

  25. Decepção com Lula

    Nassif, sempre acompanho seu blog ele nos mostra todos os lados da notícia.

    O que escrevo aqui neste momento não gostaria de nunca ter que reconhecer,

    hoje é um dos dias mais triste da minha vida, pois o único politico que respeitava

    me decepcionou profundamente, como ele deixou o PT chegar a esse ponto, como

    ele deixou se contaminar pelo que a de mais sujo na política brasileira.

    Defendi os governos Lula e o governo Dilma como nínguem, mas hj tenho que concordar

    com meus amigos o PT é tão igual ou pior do que os partidos da direita “PSDB” e “DEM”.

    Infelizmente hj o PT jogou todo o seu passado no lixo. Não acredito mais em política.

    Lamento profundamente que o único partido que acreditava me decepcionou.

    Tenho pena do povo brasileiro, pois não tem opção hj que possa realmente mudar o Brasil,

    na data de hj todos se igualaram.

  26. O vazamento é obra do PSDB

    O vazamento é obra do PSDB para ver se revitaliza o candidato dele, pois se tudo correr bem, até a eleição o Aécio vai ficar devendo votos. Pelo que o Procurador disse, ainda não foi investigado, não se sabe o quanto pode ser provado, então esse vazamento lá na terra do ora deputado e ex-PF do Paraná está parecendo aquela operação do Serra contra a Roseana Sarney. É típico do PSDB.

  27. Dois anos e meio atrás!

    No dia 27 de abril de 2012, Graça Foster, indicada diretamente por Dilma Rousseff para o comando da Petrobras, demitiu Paulo Roberto Costa, até então o todo-poderoso diretor da área de refino na companhia. Ao falar com os jornalistas, Costa, que havia sido um dos mais influentes executivos da estatal, disse não ter compreendido os motivos da demissão. Agora, dois anos depois, eles estão expostos 

  28. Basta! chega de hipocrisia ,

    Basta! chega de hipocrisia , chega de ver todo dia uma denuncia de corrupção contra o governo do PT.

    Já passou da hora da sociedade  aceitar esta situação, já é passou do tempo de se criar um estatuto do corrupto.

    Regulamentar a corrupção fará a corrupção deixar de ser um crime e vai regular a propina para um nível aceitável, 3% não paga nem  uma tapioca.

    Todos nós sabemos que a corrupção é inerente ao ser humano, a guerra contra a corrupção não se mostrou eficaz e apenas enche as cadeias ,gasta se milhões de reais que teria mais utilidade no bolso dos corruptos.

    Sabem quantos empregos a corrupção emprega, milhões neste país, que hoje estão marginalizados pela atual lei.

    Tem que liberar a corrupção, descriminalize já, vote PT, vote Dilma.

  29. Na minha opinião se o PT

    Na minha opinião se o PT souber usar esse esquema midia aecio,é ponto para Dilma,pois se de 42 sei la quantos envolvidos,eles conseguiram vazar apenas 2 nomes Petistas.

    já tem a reportagem da revista epoca  afirmando que foi Dilma que pois o Paulo Roberto Costa para fora da Petrobras,

    e nomeada Graça o demitindo assim que assumiu o cargo de presidente,para comprovar.

    Dilma deixou o supremo e policia federal cumprir suas funções,não enfiou nada debaixo do tapete,agora é só ela propagar,

    o lema corrupção comigo e apurada e punida doa a quem doer e fazer o eleitor se questionar por que isso não aconteceu,no caso do aecioperto,trensalão,mensalão tucano,roubanel…

    ai ela chama a marina e prova essa é a nova politica,não é prometer qualquer coisa ao gosto do Fregues,

    Agora que ´Paixão é essa que Midia tem pelo ninho tucano,não respeitaram nem Imagem que eles mesmo incensaram do Falecido Eduardo Campos,a Viuva e os Filhos na dor do recente Luto.

     

  30. Saiu na velhaca imprensa? Nem

    Saiu na velhaca imprensa? Nem um do psdb? Nosssaaaaa! E tem gente que ainda crê em imprensa “vejaca”? É muito otário, sinceramente. Eu já tenho uma estratégia para ficar bem na foto se eu for, por qualquer coisa, persseguida pela mídia e justiça: dou um depoimento contra o PT e viro a maior heroína dessa manada de otários e, ainda, ganho uma grana beleza.

  31.  Para que ser presidente da

     Para que ser presidente da república se nem para se defender serve ????? Vejo um bom governo tanto da Lula quanto da Dilma. É inegável o avanço do Brasil nesses últimos anos em todos os setores, menos a violência que parece ser cada vez mais maior. Tudo que é ruim, tudo que abate o espírito do brasileiro deixando-o fraco e predisposto a achar que a mudança de governo é a única alternativa possível é divulgado sem trégua, dia e noite. Ora, o (a)  presidente pode mudar tudo isso ou nâo? Se pode, por que não faz ? Se não pode, por que não deixa isso claro à população ?? Todos prometem mudanças necessárias e urgentes e é justamente o que o povo deseja. Eles  aparecem como os salvadores da pátria para resolver esses impasses, seja com congresso  ou sem ele.  Está cansando um pouco essa submissão da Dilma a tudo e a todos como se ela não pudesse fazer para desmentir ataques e boatos que são propagados diariamente. Se a autoridade máxima do Brasil pouco pode fazer diante de tantos mandos e desmandos  da mídia, que dirá a população indefesa. 

  32. PSDB desviou R$ 60 bi através do Banestado com ajuda de Youssef
    Youssef é velho conhecido do PSDB, até Álvaro Dias fez campanha no Paraná usando avião do doleiro. Recentemente o governador Beto Richa deu aos juízes do Paraná o benefício de auxílio-moradia que vai acrescentar ao salário dos magistrados cerca de 4 mil reais. A Justiça do Paraná é corrupta como qualquer outra neste país e hoje presta serviço para o PSDB.

  33. Já disse um rapper que

    Já disse um rapper que alegria de palhaço é botar fogo no circo. Vai aqui uma singela homenagem aos Costas e Vejas de vésperas de eleições:

    Cara de palhaço
    Pinta de palhaço
    Roupa de palhaço
    Foi este o meu amargo fim;
    Cara de gaiato,
    Pinta de gaiato,
    Roupa de gaiato,
    Foi o que eu arranjei pra mim.

    Estavas roxa por um trouxa
    Pra fazer cartaz,
    Na tua lista de golpista
    Tem um bobo a mais
    Quando a chanchada deu em nada
    Eu até gostei
    E a fantasia foi aquela que esperei.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome