PF conclui perícia em áudio e Temer deve ser denunciado em 5 dias

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Lula Marques/PT

Jornal GGN – A Polícia Federal anunciou nesta sexta-feira (23) que concluiu a perícia no áudio entregue por Joesley Batista, da JBS, à Lava Jato. Na conversa, Michel Temer aparece possivelmente dando aval à compra do silêncio de Eduardo Cunha e Lúcio Funaro, operador de propina para o PMDB. Com a conclusão da perícia, a Procuradoria-Geral da República terá cinco dias para apresentar a denúncia contra o presidente e os demais envolvidos.

Segundo o Estadão, isso significa que Temer deverá ser denunciado por Rodrigo Janot na próxima quarta (28). Há expectativa de que o procurador-geral divida em dois o pedido de processo contra o presidente. Um indiciamento seria por obstrução de Justiça, a depender do resultado da perícia, e outro, por corrupção.

Na semana passada, os delegados já haviam concluído um relatório parcial apontando indícios de crime por parte de Temer, pois ele indicou a Joesley Batista o então deputado Rodrigo Rocha Loures para interceder pela JBS junto ao Cade. Após esse acordo, Loures foi gravado pela PF recebendo uma mala com R$ 500 mil em propina de Ricardo Saud, um dos delatores da empresa.

Em outra gravação, Saud explica a Loures que a manutenção do esquema de corrupção no governo poderia render a propina semanal de até R$ 500 mil ao longo de 25 anos, o que poderia ser considerado uma “aposentadoria” aos envolvidos.

O diálogo em que Temer diz a Joesley para “manter” a ajuda financeira a Funaro e Cunha enquanto ambos estão presos precisou passar por perícia após a defesa do presidente, com ajuda da Folha de S. Paulo, contestar a integridade do material.

Assim que Janot apresentar as denúncias contra Temer ao Supremo Tribunal Federal, o ministro Edson Fachin, relator do caso, deverá enviar um pedido à Câmara para processar o presidente. Temer precisa de apenas 1/3 dos deputados para se livrar de ser transformado em réu. É possível que a Câmara tenha de fazer uma votação para cada denúncia feita por Janot, o que estenderá a crise política para Temer.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mesmo sabendo

    Mesmo sabendo que serei criticado,ou censurado

     

    Temer, Maldita Herança Ptista.

     

    O Brasil não precisa nenhum politico ou partido da atual geração.

     

    Renovação Total de Politicos e Partidos

  2. PF…..

    A pericia é necessária mas não importante. Quando se comprovou a visita do empresário à Casa da Presidência. E confirmado pelo próprio Presidente, este não tinha mais condições de ficar no Cargo. E não tinha mais condição de estar em liberdade. Uma afronta a toda uma Nação, não ter sido preso naquele momento, juntamente com o Senador Aécio Neves. Quando um Estado Soberano se mancomuna de forma comparsa a agentes criminosos, de forma tão descarada, está se submetendo a ser acusado dos mesmos crimes. Esta é a República do Brasil? 

  3. “Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come”

    Nassif: veja que situação pitoresca esta o PaÍs. Se afastado o meliante Presidente corre-se o risco de colocar em seu lugar outro meliante, da Câmara ou do Senado, nesta ordem e sucessivamente. Triste a Naçao que tem seu Legislativo e seu Executivo comandado por bandidos. Sem esquecer de um Judiciário cúmplice e conivente, por boa parte de seus julgadores.

  4. “COM SUPREMO COM TUDO”: GLOBO/ MPF CHANTAGEIAM MINISTROS

    “COM SUPREMO COM TUDO”: GLOBO/ MPF CHANTAGEIAM MINISTROS DO STF – À LUZ DO DIA!

    Por Romulus e Núcleo Duro

    “Em suma – mais um triste episódio para a ‘institucionalidade’ (rá… rá… rááá…) brasileira:

    – Ministra que não tem a menor condição intelectual de estar lá no STF;

    – Ministro – Barroso – que se insurge contra o ‘jeitinho brasileiro’ – em Harvard… – tentando dar um ‘jeitão’ e meter um “jabuti” no acórdão.

    Metendo-o, inclusive, na boca de outros Ministros!

    – Chantagem e dossiês rolando soltos!

    – Inclusive com press-release (!): Dallagnol/ Revista Época/ Folha no Twitter na véspera do julgamento!

    – Em consequência, Ministros dando cavalos de pau…

    – E, até mesmo, um dando cavalo de pau no cavalo de pau anterior (!)

    Sim…

    – As ‘instituições funcionam normalmente’ (!)

    – O problema é justamente esse: o ~nosso~ ‘normal’ brasileiro!”

     

    LEIA MAIS »

  5. Temer, Herança UDNista, ARENISTA, PMDBista, Coalizonista!

    Pra quem pensa que o sistema corrupto de Temer começou a pouco tempo pesquise a história deste elemento desde 1963 quando tornou-se oficial de gabinete de José Carlos de Ataliba Nogueira, seu antigo professor da USP e então Secretário da Educação de Ademar de Barros o famoso UDNista “Rouba mas faz” de SP.

    Pela história e pela ciência Política brasileiras faciomente se conclui que:
    Temer é uma herança do histórico Toma-lá-dá-cá brasileiro UDNista, ARENISTA, PMDBista, Coalizonista! Pouco importa se a cabeça da vez fosse do PT ou do PSDB!

    Fontes:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Temer
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ademar_Pereira_de_Barros

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador