PF decide convocar depoimento de Lula na Zelotes

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Polícia decidiu convocar o ex-presidente Lula a prestar depoimento na Operação Zelotes. Segundo informações do Estadão desta sexta (11), o mandado 6262 define o comparecimento do petista na próxima quinta-feira, dia 17, na sede da PF em Brasília.

O jornal lembrou que Lula assinou as medidas provisórias 471/2009 e 512/2010 que “estão sob suspeita de ter sido compradas por esquema de corrupção que envolve lobistas e montadoras de veículos que se beneficiaram de prorrogação de incentivos fiscais definidas por essas normas”.

O filho mais novo de Lula, Luís Claudio Lula da Silva, já prestou depoimento à PF e deve ser alvo de inquérito próprio na Zelotes, por ter mantido negócios com a consultoria Marcondes & Mautoni, contratada por montadoras para fazer lobby pela aprovação das MPs.

Segundo a investigação, a empresa teria combinado de pagar vantagens indevidas a políticos que aprovaram a MP no governo Lula. Nenhum nome foi revelado desde então, e também não se provou que o repasse de propina se concretizou. Mas a PF decidiu aprofundar a contratação da LFT Marketing Esportivo, de Luís Cláudio, pela M&M, cinco anos após a aprovação da MP 668.

Luís Cláudio disse à PF que recebeu R$ 2,5 milhões da Marcondes & Mautoni por trabalho dentro de sua área de conhecimento.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É sempre na sexta-feira essas

    É sempre na sexta-feira essas palhaçadinhas, para gerar notícia para os jornalões no fim de semana. Mais um dentre muitos ataques que o Lula receberá até 2018. 

    1. É.  Pelo visto, é possível

      É.  Pelo visto, é possível que a previsão do PHA se cumpra: vão prender o Lula antes do Natal.  E a PF, “japonezinho bonzinho” incluído, no especial de fim de ano da globo.

      1. Sexto: TSE
        Sétimo:

        Sexto: TSE

        Sétimo: TCU

        Oitavo: Radiodifusão(Tvs e Rádio), que usam um bem público através de concessão e por isso deveriam ter o dever de respeitar o jogo democrático

        Trata-se da de um conjunto de Instituições controladas por uma elite zelote corrupta e opulenta e, nesse mar de lama,  por incfível que pareça resta, dentre as Instituições que estão respeitando a democracia, apenas as Forças Armadas, bem provável que estejam escaldadas da experiência golpista da qual sairam em 1985. 

        Triste Brasil que, de golpe em golpe, não consegue manter-se de pé.

  2. Que pente fino

    Até agora não acharam nada que desabonasse Lula. Estão mordendo o cotovelo de ódio. Imagino uma policia republicana com o mesmo tratamento para FHC? Vivemos uma triste persiguição a um partido político e seus representantes. Deixando o nazismo no pé de chinelo. E quem ainda tem dignidade neste pais de vergonha e medo. Viveremos tempos negros.

  3. Já escrevi outras vezes:

    Já escrevi outras vezes: tenho muito pouca esperança de que alguma coisa mude ou melhore por vias institucionais. Setores do estado foram aparelhados pelos golpistas e apenas esperavam a hora de agir. Quando se vê que a PF faz uma coisa dessas nesta data, fica muito difícil crer que não é em função da conveniência dos golpistas. Como se pode desaparelhar o estado dentro do quadro atual?

  4. PF global

    Com tantas empresas grandes envolvidas na operação zelotes (RBS, Guerdau, santander, etc), a PF não chamou NENHUM dos donos dessas empresas.

    Deve ser porque corrupção de gente endinheirada não vem ao caso….

    O PIG não apóia a prisão de milionários.

    A PF quer aparecer na TV.

     

  5. E o Lula quis transformar

    E o Lula quis transformar esse pf que estava abandonada e vivendo de favores de estrangeiros em uma policia “republicana”, santa inocencia batman,, em qual estado governado por tucanos existe tal coisa?

  6. Patético MJ

    E o nosso ministro da justiça vai argumentar:

    “Nós não protegemos aliados e nem perseguimos adversários””

    Ministro…oi? Tá aí?  O problema não é esse….é outro…o problema, seu ministro,  é a PF PROTEGER ADVERSÁRIOS  e  PERSEGUIR ALIADOS!!!

    Deu pra entender? O Blog aqui não permite desenhos, se não eu desenhava pro Sr.

  7. Enquanto a mafiosoa família Sirostky e sua rádio a Gaúcha

    Estão divulgando anúncio imitando a voz do Lula, o mesmo  dizento no final que pretende visitar Curitiba já que lá estão todos seus amigos,num programa de esportes ontem á noite por volta das 21:00 horas da noite.

    O Grupo da família Sirostky está envolvida na Zelotes até os cabelos.

    O que importa não é o fato é a versão.

    1. As Forças Armadas brasileiras

      As Forças Armadas brasileiras evoluíram com a sociedade após golpe de 64. São hoje um espaço de inovação e pensamento estratégico. Daí a afinidade e o respeito que têm pelo ministro Aldo Rabelo, que é um homem de cultura refinada, além de ser um grande patriota. Coisa que nenhum desses golpistas é.

      A Polícia Federal e o Ministério Público Federal, pelo menos os setores que lideram processos midiáticos contra o PT, são o que foram os milicos retrógrados do passado. Ignorantes, truculentos e corruptos.

      São o câncer da sociedade atual.

      1. Aldo

            Conheci-o em 1978/1979 quando da campanha de reconstrução da UNE, ele foi eleito secretario geral na Chapa Caminhando ( PCdoB ), tendo como Presidente da entidade, o 1o após a reconstrução, o Ruy César ( UFBA ), e no pleito seguinte, 1980/1981 ele elegeu-se Presidente.

             Aldo tem mesmo uma “cultura refinada”, e sobretudo é um ótimo, sempre foi, articulador – tipo “algodão entre cristais ” – um nacionalista extremado, como é praxe no PCdoB, posição que agrada, e muito, aos atuais militares brasileiros, e conhece o ramo da Defesa, seus estudos já publicados sobre ” As Forças Armadas e Soberania Nacional ” , são bastante interessantes, o Aldo só tem um problema, de “carater” : É Palmeirense fanático.

             P.S.: Apesar e sobretudo, da leniência e “malemolência” do MinJustiça, o qual parece não estar presente ou preocupado com o que pode vir a ocorrer no País – um NADA ou um TUDO – o MinDefesa/GSI-PR + EMCFFAA , estão apreensivos com a atual situação e seus possiveis desdobramentos.

    2. Vou rir demais quando a PF

      Vou rir demais quando a PF voltar aos tempos do FHnistão. Sucateada, sem independência, só operações burocráticas ou pontuais de caça a inimigos dos tucanos e com salários de terceiro mundo. Meu cunhado fez por merecer.

  8. Enquanto isso, a Lava Jato já
    Enquanto isso, a Lava Jato já consumiu dois pontos do PIB.

    Será que vão querer agora paralisar as obras do São Francisco?

  9. PFDB, PSDB…PIG.. GILMAR …CUNHA E SUA GANG

    Sem moleza .. inacreditável. Pra não ter tempo para respirar. 12 anos de PT e tudo .. tudo na mão dos caras! Aí é phoda né Lula? Nada de acreditar na mídia progressiva. Aí é phoda né Lula? Sustentar essa meia-dúzia de famílias que comandam a comunicação no Brasil, injetando grana de publicidade durante anos… putz! Aí é phoda né Lula? Achar que eles tinham um grãozinho de simpatia pelo PT.. Aí é uma muita ingenuidade né Lula? Zelotes é 100% PT.. não resvala nada, por exemplo, na RBS, parceira da Globo!!! Olha o poder desses caras? Todos os escandalos ficam centrados no PT, no Lula e na Dilma. Nada escapa do controle deles!!! Que tentáculos..Que ministro da Justiça!   Bom, o PT é muito ingenuo ou é muito trouxa. Acho que nenhum dos dois … Agora depende 100% da mídia progressiva. Ou seja, os blogs que vão ter que continuar segurando o “exército pigal”. Depende da militância e do povão que tá fudido. Politicamente o PT e a Dilma já estão fora. Ou alguém aqui duvida? Cunha deitando e rolando com sua trupe. Gilmar dando as cartas. PSDB sorrindo e abrindo o jogo.  Depois do que o deposto Picianni falou do Temer, que o cara tricotou no sofá do Palácio … Putz aí é ir pro buteco e encher a cara de tanto desgosto…

  10. Absurdo…

    Isso é diversão da PF para tirar o foco dos verdadeiros fraudadores do Fisco e ao mesmo tempo buscar atingir Lula e o PT!…Enquanto isso haja “Republicanismo” do ministro da Justiça que permite que uma variável controlável faça esse assinte ao País dada a estatura do intimado.

    Pobre Brasil sendo ridicularizado e açodado pelos setores Demos-Tucanos instalados no MPF, PF e Poder Judiciário!…

  11. Lula angariou a antipatia da

    Lula angariou a antipatia da PF naquele lamentável episódio do grampo do Gilmar Mendes. Acovardou-se. Agora está colhendo os frutos.

  12. Como se sabe, a polícia

    Como se sabe, a polícia federal atuou, entusiasticamente, durante a ditadura militar: perseguições, prisões ilegais, tortura, mortes…

    Nos tempos modernos, na democracia, a polícia federal faz a mesma coisa que fez no passado age por motivos ideológicos não mata mais é verdade mas continua trabalhando para a mesma elite de antes.

    Já se sabia que eles iriam abastecer as manchetes dos jornais de oposição à véspera de mais um ato de reunião de golpistas no domingo.

  13. Devemos marcar uma vigília na

    Devemos marcar uma vigília na porta da PF em Brasília antes e durante esse afrontoso depoimento com uma profusão de faixas denunciando os verdadeiros zelotes com destaque para a RBS/Globo. Isto não pode ficar sem resposta.

  14. Ah…

    Para o Brasil não cair no ridiculo, se o ministro da Justiça não anular essa Intimação, O ex-presidente Lula deve ir ao STF, pois não deve satisfação nenhuma a PF de atos privativos da Presidência previstos na CF.

  15. sexta feira

    Que incrível coincidência?? essa “convocação” do Lula sair nesse dia!

    Será que vai dar tempo dele ser defendido nas isentas capas da òia, estadinho e na rolha de domingo?

    Perdeu-se qualquer tipo de compostura republicana no Brasil. Agora a tentativa de golpe é descarada!

    O pior é o povo classe mérdia “bem informado” que luta raivosamente contra seus próprios interesses.

    Pior ainda, o midiota acha que está defendendo o patrimônio do Brasil.

    O que consegue a propaganda! Vende nota de cinquenta por cem e tem “inteligente” que compra.

     

  16. É espantoso o desvio de

    É espantoso o desvio de finalidade na operação zelotes. Pelo visto, as empresas que pagaram gordas propinas para funcionários da receita federal sairão ilesas. É mais fácil chutar a porta do Lula.

    Esse pessoal (pf, mp e judiciário) escolhe quem deve ser incomodado. Tenho dó de quem se deixa enganar com esse papo furado de que “a lei vale para todos”.

     

  17. Ora, o que temos que fazer

    Ora, o que temos que fazer com a PF e com o Ministro da Justiça?

     

    Chamas. Sim e muitas chamas aos seus procedimentos partidários que tem nos afrontado e muito!

     

    E a Dilma, podendo demitir o seu tucano Ministro da Justiça nos pede que a apoiemos!

     

    Ciro Gomes para Ministro da Justiça já!

     

    Demissão sumária de José Eduardo Cardozo!

     

     

  18. Nota sobre notícia de

    Nota sobre notícia de convocação do ex-presidente Lula para depoimento

    O ex-presidente Lula não tem qualquer relação com os fatos investigados. A Medida Provisória em questão foi editada e aprovada pelo Congresso em 2013, quando ele não era mais presidente da República. Mesmo sem ter sido notificado oficialmente para depor, Lula estará, como sempre esteve, à disposição das autoridades para contribuir com o esclarecimento da verdade. 

    Assessoria de imprensa do Instituto Lula

  19. Será que também vão convocar…

    “Graças a acordo entre as lideranças, o Senado aprovou nesta quarta-feira (24) a Medida Provisória 471/2009 , que prorroga incentivo fiscal às montadoras e fabricantes de veículos instalados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O benefício se extinguiria no dia 31 de dezembro de 2010. Durante a votação foram rejeitadas as emendas apresentadas à medida provisória, que agora segue para promulgação do presidente da República.

    O benefício concedido em 1999 foi prorrogado e, a partir de janeiro de 2011 até dezembro de 2015, essas empresas poderão apurar o crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) como ressarcimento das suas contribuições à seguridade social (PIS e Cofins).”

    ==========

    “Ao apresentar seu relatório, César Borges afirmou que a concessão do benefício em 1999 foi resultado de uma luta iniciada há dez anos pelo então senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007). A isenção na época levou a indústria automobilística para a Bahia.”

    ==========

    “Durante o debate sobre a matéria, o senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES JÚNIOR (DEM-BA), lembrou que em 1999 as forças políticas se uniram para levar a montadora Ford para a Bahia. Ele destacou o papel de seu pai, Antonio Carlos Magalhães, na vitória do estado nordestino, que disputava a instalação da fábrica com o Rio Grande do Sul.

    O senador ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB-AM) lembrou também o papel fundamental de Antonio Carlos Magalhães no debate sobre a concessão do benefício na época, quando houve uma “discussão árdua” com a área econômica do governo de Fernando Henrique Cardoso, do qual Virgílio fazia parte.

    – O Brasil só será feliz quando as nossas riquezas forem melhor distribuídas. Que o Brasil um dia realize o sonho de ser desenvolvido em todas as regiões e não se faz isso concentrando investimentos em uma ou duas – disse Virgílio.”

    ==============

    “Já o senador JOSÉ AGRIPINO (DEM-RN) declarou que nenhum estado nem município perderá com a aprovação da MP. E foi mais um a ressaltar a “clarividência” de Antonio Carlos Magalhães na luta pela aprovação do benefício em 1999. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou que a atuação de Antonio Carlos e de outros parlamentares em 1999 foi um “trabalho histórico, um março na história do Nordeste brasileiro”.

    – A Ford se instalou na Bahia e o Ceará pegou a rebarba, porque a Ford passou a produzir Trollers no Ceará, o que garante cerca de 1 mil empregos diretos. Com a aprovação da MP a montadora se propõe a aumentar a produção – ressaltou.”

     

    http://coad.jusbrasil.com.br/noticias/2130879/senado-aprova-mp-471-que-prorroga-incentivo-as-montadoras

  20. Muita vontade de investigar…

    O valor estimado para a Zelotes é de 15 a 19 bilhões e o valor que HÁ MESES ESTÃO INVESTIGANDO DO FILHO DO LULA é simplesmente CERCA DE 7.000 vezes menor que o valor total estimado…

    Se gastarem proporcionalmente o tempo de 4 meses para cada 2,5 milhão levarão mais de 2.300 anos para concluir a ZELOTES…. 

  21. É isso aí . Fazer o que ?
    Se

    É isso aí . Fazer o que ?

    Se  houver uma manifestação em frente ao supremim ou em frente a Rede GRoubo de Conspirações eu irei . Fora isso, fica difícil .

     

  22. Há mais de dois anos fiquei

    Há mais de dois anos fiquei martelando com muitos companheiros dentro do PT que deveríamos bater de frente com a mídia mafiosa . Acharam que eu estava exagerando . Deu nisso aí .

    Em 1977 ajudei a montar uma rádio pirata na Zona Oeste, na época havia uma brutal repressão do Dentel e SSP, mesmo assim fizemos . Agora, desde 2003 não houve um minímo de ousadia dacompanheirada para furar o cerco da máfia midiática .

    Ficou difícil e agora é praticamente impossível furar o bloqueio . 

  23. ” swarm ” ou enxame

       Trata-se de uma estratégia moderna, bem atual, a de atacar um objetivo por todos os lados e angulos, em 360 graus e com constancia, independente do atrito envolvido, pois qualquer ataque desbasta o inimigo, e o somatório destes, mesmo que “inertes” de conteudo, na somatória das equações, inviabilizam qualquer defesa eficaz.

        É o que esta acontecendo em BSB, a nivel politico de esgoto, pantano, chantagem – explicitas, sem o minimo decoro, pois não recordo em qualquer nação ocidental, algum movimento, tão sujo, de forçar um Pai , um ex- presidente, a defender seu filho ; atingir a familia de alguem, buscando ganhos politicos, somente tem parametro na história contemporanea, em ditaduras, como as de Stalin, Mussolini ou Hitler – e nas sessões de tortura das ditaduras latino americanas/ africanas/ asiáticas.

        Procurar debilitar um homem, já idoso, uma das poucas referencias internacionais que o País já teve, independente de que ele tenha cometido erros, utilizando-se de possiveis e remotas ações de seus familiares, não depõe apenas contra a figura de Luis Inacio Lula da Silva, ou ao PT ( que só faz besteira, assim como a Sra. Rousseff ), prejudica o País, desgnifica a Nação, quem faz e participa de uma ação deste quilate, tão vergonhosa, tanto os que as propõe, como os que dela se omitem ( tipo Dilma e seu excelso Ministro da Justiça ), não são legalistas ou republicanos, são ignorantes, cegos de Poder, diminuem a eles e a Nação.

         O atual momento politico brasileiro, conseguiu uma proeza, digna de profundos futuros estudos, a de reunir em um mesmo espaço temporal, os Vychinskis stalinescos de Curitiba, as tramóias vaticanas da época do Bórgias, as traições florentinas de Maquiavel – os floretes, punhais e venenos ( tipo Catarina de Médicis ), não estão, ainda espero, sendo utilizados, atualmente para tais “assassinatos” usa-se a midia, é mais eficaz, atinge maior publico, e nem tem sangue.

          P.S.: Intimação – Já fui intimado  14 vezes ( 11 estaduais + 3 federais ), indiciado em 3 destas, por crimes “contra a economia popular “, “crime contra o sistema financeiro ” – nenhuma deu em nada, nem processo instaurado – MAS, para meu pai, minha mãe, minha mulher , a época, reagiram como a “população geral”, intimação é indiciamento, indiciamento é condenação, ser convocado para uma delegacia, ainda mais “FEDERAL” , mesmo que como testemunha, não em condução coercitiva ( a maioria nem sabe o que é isto ), significa que vc. é criminoso.

    1. É isso aí . Direto ao ponto,

      É isso aí . Direto ao ponto, sem floreio .

      É uma arbitrariedade criminosa . Não quero nem ouvir conversê remelento de que isto é normal .

       

       

      1. Nunca será, ou possa ser normal

              Um ex-presidente, pode ser Lula, FHC, Sarney, foram durante seus anos na “suprema magistratura do País”, simbolos internacionais da Nação, a nossa visão enquanto ao Mundo, dois deles carregados de votos, levados a seus cargos pela Nação, ou até mesmo Sarney ou Itamar, que assumiram a Presidência por motivos outros, mas decorrentes de ditames constitucionais, concernentes com a ordem democratica, não podem, nem devem estar sujeitos a determinações de meros delegadinhos ou procuradores, e não por eles, ou suas biografias, MAS :

                Pela concepção do que significa um Estado Nacional, pois ao intimida-los, acusa-los, não se está atingindo apenas a pessoa ou ao partido/ideologia, a pratica politica anteriomente exercida, mas a todos que, o POVO, que os elegeram; estes delegadinhos, com apoio do MinJustiça ( quem se omite, consente e é parte do processo ), ao superarem o Estado, não estão apenas atingindo pessoas, sequer partidos politicos ou ideologias, procuram destruir um simbolo, macular e posteriormente arrasar uma história, pior ainda, tentar deixar explicito ao povo brasileiro, a Nação, que somos e fomos, completamente burros, ignorantes, “bois de piranha”, e que eles, em suas excelsas virtudes, Torquemadinhas de Periferia, é que devem conduzir a Nação.

  24. conversa afiada

    A propósito da decisão da PF do zé de prender o Lula no Natal, o Instituto do Lula divulgou essa chinelada:

    Nota sobre notícia de convocação do ex-presidente Lula para depoimento

    O ex-presidente Lula não tem qualquer relação com os fatos investigados. A Medida Provisória em questão foi editada e aprovada pelo Congresso em 2013, quando ele não era mais presidente da República. Mesmo sem ter sido notificado oficialmente para depor, Lula estará, como sempre esteve, à disposição das autoridades para contribuir com o esclarecimento da verdade. 

    Assessoria de imprensa do Instituto Lula

  25. CHEGA !!
    Vou sair até da

    CHEGA !!

    Vou sair até da internet . Estou sem condições de acompanhar qualquer notícia .

    Hoje foi demais . Ficar quase uma hora na recepção do dentista tendo que aturar a globo news e vários descerebrados defendendo o golpe ? Foi demais .

    Tentei adiar a consulta, mas infelizmente não havia um “encaixe” para outro dia .

    Tô puto !!  Desculpem o desabafo !

    Boa noite !!

  26. Uma operação que envolve 20

    Uma operação que envolve 20 Bilhões, a globo e grandes anunciantes em pagamentos de propina para se livrar de multas milionárias da RF, nunca teve destaque ou divulgação pela Imprensa até que acharam empresa do filho do Lula que prestou serviço dentro de sua área de atuação à uma empresa envolvida. Justiceiro só é criminoso se não for concursado. É conformismo achar que por atuação de Lula na SATHIAGRAHA, a PF pretende se vingar dele, se fosse para se vingar, se vingariam do Min. Mendes, que usou o grampo da PF de conversas entre o ele e Demóstenes, sem nunca mostrar o audio com conteúdo da conversa, que paralisou o combate à corrupção pela PF mas também cassou e prendeu Demóstenes.  Mais uma vez o controverso Ministro, que por mais de uma vez apareceu em grampos da PF ligando-o à facilidades em Instâncias superiores. Sem nunca chamar atenção da corte suprema, sobre a qual não devem pairar suspeitas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador