PF encontra elo entre Rodrimar, Argeplan e Temer no inquérito dos Portos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Contador da Argeplan que já atuou em campanhas de Temer administrou empresa contratada por 10 anos pela Rodrimar
 

Foto: Beto Barata/PR
 
Jornal GGN – No inquérito dos Portos, que investiga a relação do decreto assinado por Michel Temer com o recebimento de propinas de contratos do Porto de Santos, pela suposta intermediação do coronel amigo do mandatário, João Baptista Lima, uma testemunha foi ouvida na última semana Polícia Federal (PF), indicando o caminho do dinheiro. 
 
Trata-se de Gabriel de Carvalho Jacintho, que no dia 17 de julho narrou a delegados da PF que tinha o papel de abrir empresas “de prateleira”, ou seja, inativas para vender a empresários brasileiros. Jacintho contou que uma delas, a Eliland do Brasil, foi entregue à Argeplan, que tem como dono o coronel Lima.
 
Acontece que a Rodrimar, uma das empresas que atua no Porto de Santos e é investigada por pagamento de propina a Temer em troca de benefícios, como o decreto assinado pelo presidente, teve um contrato que durou 10 anos com a Eliland.
 
De acordo com a testemunha, após abrir estas empresas “de prateleira”, vendia a empresários, a maioria deles brasileiros, para fazerem a empresa funcionar. Mas para os investigadores, tais empresas seriam de fachada, usadas apenas para lavar dinheiro sujo.
 
A Eliland, contou aos delegados, foi vendida a um sócio do coronel Lima, o empresário Carlos Alberto Costa, após atender a um pedido de um escritório de advocacia. Entre os documentos apreendidos pelos investigadores nas buscas e apreensões da Operação Skala, deflagrada em março e que teve como mira os amigos de Temer, a PF encontrou documentos da Rodrimar e do Porto de Santos na casa de Costa.
 
Ao transferir a empresa para o sócio do coronel Lima, Jacintho colocou a empresa de Almir Martins como administradora do negócio. Martins é contador de Costa na Argeplan e já atuou em campanhas eleitorais de Michel Temer.
 
O contador da Argeplan também prestou depoimento aos investigadores em maio deste ano, admitindo que a “Eliland somente possuía contrato com a Rodrimar” e que não se lembrava do objeto da contratação e dos valores envolvidos, mas que ocorreram até 2010.
 
Na última semana, além de Jacintho, outras testemunhas foram ouvidas pelos ivnestigadores, que agora acreditam já terem provas suficientes da ligação entre a empresa do coronel Lima, Argeplan, com a Rodrimar. A apuração, agora, ocorre sobre o sigilo bancário e fiscal dos investigados, entre eles, Michel Temer.
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E MARIELLE VAI TORNANDO-SE EM ESTATÍSTICA

      Onde está o espetáculo das Conduções Coercitivas? O show de Sérgio Moro? Os Powerpoint’s? As Profundas Convicções? O tal Chefe da Quadrilha? Nem flagrante gravado, ao menos, igualam investigados? Temer é o tal ‘Judiciário Paulista’ chamado às pressa para empurrar para debaixo do tapete a responsabilidade que renomados de OAB, USP e deste mesmo Judiciário tiveram no comando do Massacre do Carandiru. Não é mesmo Fleury? 88 anos de Fascismo de Esquerda. Só poderia ter se tornado Presidente da República !! A PF descobriu o que até as pedras já sabem. Não se move um grão de areia no Porto de Santos sem o comando de Temer e Família Covas. Aqueles para quem Politica não era Profissão. Contra o Nepotismo. Contra as Capitanias Hereditárias. Com Espirito Público, que não usariam do Estado em benefício próprio. AntiCapitalistas. Os tais Socialistas fariam Política de outra forma. E outras Pérolas Tupiniquins da Fantasia Esquerdopata. Um dos Maiores Entrepostos Mundiais de Armas e Tráfico de Drogas. Mas não sabem de nada !! Vamos fingindo que o Crime Organizado é uma tal ‘Mula Sem Cabeça’ ou ‘Boitatá’ ou alguma Facção Extraterrestre ou um tal ‘Caverinha Sete Mortes’ nascido em alguma favela de onde nunca saiu e nunca sairá. Morto antes do 30. Ou outra assombração qualquer. Afinal, sabemos que Bruxas não existem, mas… Nossa Justiça, a ba´rbarie em 2018, Temer explicam este Brasil destes 88 anos. E principalmente dos últimos 40 anos, depois da Anistia de 79. Parabéns pelo que vocês criaram.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador