PF não tem provas, mas acha que Odebrecht reformou piscina do Alvorada, sob Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – “Oficialmente”, a Polícia Federal “diz não ter elementos para apontar o local em que a obra foi feita”, mas a Folha de S. Paulo diz ter ouvido de “pessoas informadas sobre as investigações” da Lava Jato que há uma “suspeita” de que a Odebrecht fez uma reforma na piscina do Palácio do Alvarada, sob Lula, sem contrato. É esse o destaque do jornal, neste domingo (13).

Segundo a reportagem, policiais federais encontraram e-mails da Odebrecht falando de uma obra que foi executada supostamente a pedido do então presidente Lula, que aparece sob o apelido “amigo” – em referência à possível amizade com Emílio Odebrecht, pai de Marcelo Odebrecht. As mensagens, de 2008, entre Marcelo e outros executivos, abordam o andamento da reforma e citam a necessidade de uma estratégia de comunicação caso o serviço, que deveria ser mantido sob sigilo, fosse vazado para a imprensa.

Com ajuda da Presidência da República, hoje sob comando de Michel Temer, Folha diz ter tido acesso a “documentos” que confirmam que “uma reforma” foi realizada na piscina do Alvorada naquele mesmo ano, “época das mensagens encontradas pela polícia. Funcionários da Presidência da República e pessoas ligadas à Odebrecht confirmam à reportagem que a empreiteira fez a obra sem contrato.”

“As mensagens que despertaram as suspeitas foram encontradas pela PF nos computadores da Odebrecht. Em 1º de abril de 2008, Marcelo perguntou ao então presidente da construtora do grupo, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, se ‘o trabalho das pedras foi bem concluído'”, porque ele iria se encontrar com o “amigo” e queria saber “qual ficou sendo a solução final”.

“Um mês antes, Marcelo havia recebido e-mail de sua secretária afirmando que um executivo da Vale, Carlos Anisio Figueiredo, morto em 2013, tinha ‘urgência em lhe falar sobre a colocação de granito na piscina em Brasília’ e perguntando se podia encaminhar o assunto a Benedicto Júnior.”

Marcelo teria, então, demonstrado preocupação em manter discrição em torno da obra. “Alinhar para não haver divulgação e qual a estratégia se houver (provável) vazamento na mídia”, escreveu. “Lembre o rolo que foi a reforma do Planalto. Na época, pensei em ser mencionado como doação do pessoal de granito do Brasil para divulgar para visitantes do exterior.”

Na visão da Folha, “se as novas suspeitas forem confirmadas, seria uma evidência de que o ex-presidente recebeu favores também no exercício do mandato, quando os negócios das empreiteiras receberam impulso do governo no Brasil e no exterior.”

O jornal ainda diz que “diferentemente de outras intervenções realizadas no local entre 2008 e 2016, não há informações oficiais sobre a empresa que fez a reforma, nem o custo ou a existência de contrato para os reparos.”

Procurado, Lula não se manifestou sobre a suspeita de que a Odebrecht teria reformado a piscina do Palácio do Alvorada.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A folha perdeu o senso de

    A folha perdeu o senso de ridículo. Deve ser muito difícil para gente que tem vergonha na cara trabalhar naquele lugar e para aquela gente.

  2. OA conclusão da PF vai ser a
    OA conclusão da PF vai ser a de que Lula é o proprietário oculto do palácio Alvorada. Nos finais de semana, Lula chamava seus amigos cachaceiros para tomar banho na piscina. do Alvorada. Como Lula é o verdadeiro proprietário, a Presidência da República não podia fazer uma licitação para a reforma. Daí teve uma ajudinha do ‘amigo”. Isso parece um pesadelo.

  3. Eu sabia.

    O Lula é dono até do Palácio da Alvorada.

    Acho mesmo é que ele é dono do Brasil inteiro. Sendo assim ele podia pegar todos esses pulhas que ficam aporrinhando a vida dele e mandar embora daqui. Um favor que faria para todos nós.

    E de preferência mandar para os EUA do Trump.

  4. Espírito público

    O espírito público do és Presidente é tão grande que até os favores ele pede para os prédios públicos. Acho que perderam o senso do ridículo. Kkkk

  5. Falta vergonha na cara para

    Falta vergonha na cara para muitos dos jornais, pf, mpf, justiça

     

    enquanto escondem helipópteros, 23 milhões na conta pessoal no exterior, imóvel em terreno irregular, fraude fiscal entre outros crimes, incrementam uma baboseira dessas contra o Lula, isso é ATESTADO de idoneidade imbecis, pois com tanta gente miuda, da midia, da justiça, do mpf e seus salarios assombrosos, se lambuzam, Lula, que foi presidente por oito anos,  é acusado de reformas em imóveis?? Tomem vergonha na cara, e vão trabalhar!!!

  6. Pedalinhos, triplex, piscinas

    submarinos russos, encontros secretos com Putin… tudo vale para incriminar e demonizar Luís Inácio Lula da Silva.

    enquanto isso… 23 milhões ligados a Serra simplesmente viraram pó nas redações e ilhas de produções jornalísticas do PIG.

  7. Piscina

    A lava jato logo vai descobrir que o Lula, antes de comprar o triplex do Guarujá, adquiriu o Palácio da Alvorada. É só ir atrás dos herdeiros do construtor, um tal de Juscelino.

  8. folha já era…

    eu sei quando um jornal chega ao fim. É quando toda chamada é admissão de um fracasso

    é quando todo o jornal perde o encanto da novidade

    1. Pois é…

      Obama vai morar numa bela casa de 9 quartos ao deixar a Presidência. Imagina a revolução aqui nesse nosso país se Lula ou Dilma tivessem feito o mesmo!  Embora haja ex-presidente que tem belo apartamento em Paris e, pelo que li, em NYC também, mas os brasileiros acham um charme.  Já imaginou Ivan?  Isso faz parte do filme: ” A implacável perseguição “.

  9. Falar de Lula sempre
    Falar de Lula sempre repercute,por isso “gostam” tanto dele!
    Se cobrasse um real por cada menção ao seu nome estaria
    mais rico ainda e olha q ele saiu da presidência há vários anos!!

    1. Se apenas 001% dos mais de 5

      Se apenas 001% dos mais de 5 milhões de trabalhadores das indústrias naval e petrolíferas, desempregadas após o criminoso “Farsa a Jato”, decidissem partir para um ajuste de contas de forma radical e fecunda contra todos os conspiradores (podre mídia, judiciário criminoso e politiqueiros apátridas) que provocaram este caos, o Brasil teria um destino feliz.

       

  10. As melhores do Facebook

    1) Irajá Menezes: Folha + feriadão = piscina “do Lula”. Que chato que choveu, Otavinho…

    2) Professora Roseli Coelho:  um morador do RJ na década de 80 contou que as gazetas esportivas se mantinham graças ao Zico, e à torcida do Flamengo, é claro. Na segunda era “Zico é dúvida para domingo”, terça, “departamento médico libera Zico para treino”, quarta, “Zico sai antes do fim do treino”, quinta, “Zico volta a treinar”; sexta, “Zico volta a sentir dores”; sábado, “Zico faz novos exames”, e no domingo, “Zico fica no banco?”. É só trocar Zico por Lula e temos a estratégia de Isto é, Folha e similares. Claro que a torcida do Flamengo é a atual coxinhada que compra, acompanha e acredita na mídia-lixo.

  11. Lula e o PT servem para
    Lula e o PT servem para desviar o foco das tramóias dos amigos
    do PIG,vejam o caso do CARF,deram um jeito de incluir o filho do
    Lula,só para sair nas manchetes e agora recentíssimo o caso do
    CHECÃO DO TEMER,aí vem a Istoé com essa manchete sobre
    Lula só para abafar a repercussão do caso e jogar o B.O para Lula!
    Obs: Analisem friamente(tipo o xadrez)SEMPRE ACONTECE ASSIM!

  12. Estou convencido de que

    Estou convencido de que apenas com um banho de sangue conseguiremos retirar o Brasil deste abismo .

    Se apenas 001% dos mais de 5 milhões de trabalhadores das indústrias navais e petrolíferas, desempregadas após o criminoso “Farsa a Jato”, decidissem partir para um ajuste de contas de forma radical e fecunda contra todos os conspiradores (podre mídia, judiciário criminoso e politiqueiros apátridas) que provocaram este caos, o Brasil teria um destino muito mais feliz .

  13. Está virando piada.

    Já está ficando deplorável as tentativas da Lava Jato de incriminar Lula, reforma no triplex que não é dele, depois no sítio, que também não é de Lula e agora reforma no Alvorada. Tenha santa paciência.

  14. Onde será que a piscina está escondida?

    Será que encontrarão a piscina no Triplex, no Sítio ou nos Containers dos ‘cacarecos’ ? Não sei se esse Lula é um fenômeno! Mas que esses GOLPISTAS são muito ridículos, isso eu sei que são mesmo.

    1. Quem sabe?

      Talvez a piscina esteja na Suiça. Nela, quem sabe, estejam protegidos os 23 milhões que Serra recebeu de propina. Se encontrarem essa quantia, o Serra grita:  É DO LULA!   Cambada de golpistas que subestimam nossa inteligência! Fora golpistas! 

  15. A direita fascista está

    tão a vontade que o deboche não para de sair no PIG e o pior que o povo acredita. O que mais me revolta é saber que o Lula tratou esses canalhas fascistas com republicanismo e o Lula sempre foi alertado e ele insistiu no erro. Estou muito revoltado com o Lula. Vamos pagar caro pelo republicanismo do Lula.

  16. É mais simples…

    É apenas um favor a algum delegado, para que seja incluída a palavra “amigo” como referência ao LULA, e assim dar sentido a um outro “amigo”, que foi objeto de um outro delegado que já está sendo processado pelo LULA!

    Estamos vendo que a justiça, apesar de ter muito juiz com valor, tem muita coisa imunda, corrupta e juízes que gostam de julgar usando como base para os autos matéria “encomendada” feita pelos jornalões.

    Como isso nos surpreendesse…

  17. A incrível sintonia e sincronização dos ataques midiaticos.

    Quanto mais água faz o governo, quanto mais evidências se tem contra os amigos do governo ou sobre o próprio presidente, mais as manchetes jornalísticas e as capas de revistas se tornam mais  mentirosas e virulentas, contra Lula e contra o PT.  E não nos esqueçamos de Pimentel, aquele  que ousou pisar  nos territorio de Aecio, e agora esta sob mais uma daquelas acusações sobre os empréstimos do BNDES.  No meio do tiroteio, a antiga acusação contra Dilma sobre o excesso de subsídios ao empresariado, é agora visto como uma necessidade patriótica. Assim o governo peitará a OMC.  Curiosamente não vimos o PATO SKAF, falar nada contra os subsídios, mas continua reclamando do excesso de impostos, e de que a nossas grandes fortunas não podem ser taxadas. Uma figura carimbada que faz par com Sanderberg e Villa é estes economista midiático, que sempre aparece nestas horas, um tal de Velloso, que obviamente  quer o fim da previdência e   taxação sobre o servidores. Esta semana até Cunha participa da festa, afinal,  as manchetes só falam sobre as  testemunha da “defesa”. Curiosamente são  seus atuais desafetos. Chama Temer e Paes, para pressioná-los ( conhecidos de longa data)  e chama Lula e Mantega para satisfazer a mídia. Moro tão duro com os pedidos da defesa de Lula,  aceita todos os pedidos de Cunha e Família. E  é claro, não vai perder esta chance de aparecer na mídia.  Isto me dá uma sensação de  que, se o que se afigura se concretizar, logo Cunha estará livre. Nas semanas que precederam, tivemos as evidências contra Serra, o cheque nominal a Temer,  e a briga surda  que já faz barulho, entre judiciário e senado. Uma  grande jaboticaba como diz o outro. Mas as manchetes falam da piscina do Alvorada, como se sua reforma fosse função e preocupação do presidente. E a revista “isto é esgoto”, avança sobre Dilma e Lula em mais uma das acusações baseadas no diz que me disse. Enquanto isto, Folha e Abril festejam mais um grande financiamento do estado enquanto defendem o arrocho e PEC. A globo nem se fala, além de não pagar impostos, e continuar com a maior fatia do bolo, faz até reportagem sobre terrenos de marinha invadidos ilegalmente para nos escarnecer. Afinal, o triplex de Paraty, ligado a Mossack Fonseca,  sob, não se sabe quantas, medidas judiciais, por apropriação indébita de uma praia, continua sendo preparado para o verão. E enquanto isto senadores como a senadora Louro José, e senador Lee Jones, sorriem escarnecendo a senadora Gleisi Hoffman, quando esta defende os direitos dos cidadãos violados por essa PEC inconstitucional e destrutiva, sob os olhares de Eunício Oliveira, uma “figura ilibada”.  Os vídeos  mostram com que enfado os senadores, escutam alguma coisa relacionada com o povo. E assim avançaremos  para lugar nenhum enquanto juizes de primeira instância, promotores  e policiais federais, querem fazer o que quiserem sem serem responsabilizados ou mesmo criticados afinal querem mais e mais poderes inquestionávels. Dizem que os palhaços gostam de ver o circo pegar fogo, mas o nosso problema é que  estamos presos em baixo da lona.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador