PF vai investigar vazamento de dados bancários de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Polícia Federal deve abrir um inquérito para apurar as razões do vazamento de um relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). A revista Veja publicou, no último final de semana, uma reportagem com dados acerca dos rendimentos do ex-presidente Lula com sua empresa de palestras, a LILS. Os dados apontam que o petista lucrou, entre 2011 e 2014, R$ 27 milhões. 

De acordo com informações do jornalista Kennedy Alencar, o vazamento foi debatido por Lula e a presidente Dilma Rousseff no sábado passado, durante café da manhã em Brasília. “Dilma considerou grave o vazamento de um relatório do Coaf”, órgão ligado ao Ministério da Fazenda, apontou.

O jornalista ainda escreveu, nesta segunda-feira (17), que o governo apurou que o levantamento não foi feito a pedido de investigadores da Lava Jato. Lula não é alvo da Operação que ganhou os holofotes da mídia desbaratando casos de corrupção na Petrobras. Mas, na última semana, o Estadão publicou trecho de um grampo da Polícia Federal no qual o ex-presidente conversava com um dos investigados.

O pedido de quebra do sigilo bancário de Lula teria partido do Ministério Público Federal, mas de uma investigação diferente. “É importante identificar que investigação pediu tais dados a fim de esclarecer se houve justificativa para a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente”, ressalvou. 

Ainda segundo Alencar, “o governo afastou a hipótese de que o vazamento tenha sido feito pela Polícia Federal, pois ela não teria tido conhecimento do relatório.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas e o Ministro

    Mas será que o Ministro da Justiça vai pedir autorização

    a alguem ?

    Será que ele não vai ficar com medo sei lá de quem

  2. Por falar em quebras de

    Por falar em quebras de sigilo bancário e fiscal, seria importante que se buscassem mais detalhes da Operação Fairplay, aquela que investiga “superfaturamento” na Arena Pernambuco da ordem de 42 milhões de reais (corrigidos no JN de 12 ou 13/08 para 72 milhões), digo quanto aos mesmos sigilos dos senhores Paulo Câmara (atual governador de PE), Geraldo Júlio (creio que é o atual Prefeito de Recife) e Fernando Bezerra Coelho (atual Senador por PE), já que eram estes senhores (à época, em 2008, Secretários do Governador Eduardo Campos e membros do Comitê Gestor da Arena Pernambuco, aquela que iria sediar jogos da Copa 2014)…todas estas informações constam da pag. 3 (Política) do jornal O ESTADO DE MINAS de 15/08 p.p….Arena Pernambuco…2008…..Construtora Odebrecht….Governo Eduardo Campos….Paulo Roberto Costa & Alberto Youssef & delaçoes premiadas…Operação Fairplay….e agora, PSB???? 

    1. Hoje em dia, segundo o juiz

      Hoje em dia, segundo o juiz Moro, propina envolve nota fiscal de serviços, pagando PIS, COFINS, CSLL, ISS e IRPJ. Então, confundir faturamento com lucro é o de menos.

    2. Quem escreveu sabe

      Quem escreveu sabe perfeitamente a diferença. E sabe mais. Sabe que muitos dos que irão ler, não sabe. Não é por falta de conhecimento que utilizam destes artifícios, isso é feito intencionalmente.

  3. Eu sem quem foi!

    Quem vazou foi o dono do pó do helicóptero dos Perrella. Por sinal, o mesmo cara que grampeou o Gilmar Mendes. E ajudou o policial “Careca”a se tornar o primeiro, único e definitivo fugitivo da Vaza aos Jatos. Resolvam os mistérios anteriores, que o mistério presente se desfaz…

  4. Está na hora do Governo

    Está na hora do Governo mostrar sua força (se é que tem alguma). Torna-se necessária uma investigação rigorosa por parte da PF, a mando do Ministro Cardozo, sendo verificado de perto pela Presidenta. Esta desculpa inviezada de que foi feita a quebra para verificar se houve alguma irregularidade fiscal nas contas do ex presidente não cola mais. Estamos num estado de arrestamento jurídico-midiático que não respeita nenhuma parte de nossa constituição com a total quebra do estado democrático de direito.

    Lula já demonstrou que não mais aceitará de forma tão tranquila as insinuações, mentiras e calúnias com que é constantemente atacado. Esta última do vazamento do COAF é a gota dágua!!

  5. Quem com ferro fere, com ferro será ferido…

    Uai, é só outro alguém (desconhecido também)  vazar relatórios de movimentação do  IFHC, do Aécio, do Alckmin…ec…

    Se não ligaram pro vazamento dos dados do Lula, também não terão moral prá reclamar dos  seus dados  divulgados…

    só prá sacanear, divulga  da VEja, FSP e Globo  também…..

    ………………..Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
    Como não sou judeu, não me incomodei.
    No dia seguinte, vieram e levaram
    meu outro vizinho que era comunista.
    Como não sou comunista, não me incomodei.
    No terceiro dia vieram
    e levaram meu vizinho católico.
    Como não sou católico, não me incomodei.
    No quarto dia, vieram e me levaram;
    já não havia mais ninguém para reclamar…

    Martin Niemöller – 1933 – Símbolo da resistência aos nazistas.………………..

     

  6. Defendo o Lula até embaixo

    Defendo o Lula até embaixo dágua e acho criminoso vazar conta corrente, conta investimento, o que for, para a sociedade em geral, sem justificativa e apenas para atingir um homem publico. Porém, devemos lembrar que estamos em guerra. Acho bom o Institulo Lula, preparar-se para mostrar o que significa faturar 27 milhões de reais em quatro anos, porque para a maioria absoluta daqueles que votaram, votam e vão votar nele, isto parece uma somatória que seria alcançada com dezenas de séculos ou milênios de trabalho. Só como exemplo, quem ganha R$2000,00 por mês, se guardasse tudo, levaria mais de mil anos pra chegar neste valor.

    Como já disse até o Nassif, o Lula encarna o sonho americano. Arghhh.

    1. Essa leitura é a americana,

      Essa leitura é a americana, do self-made-man. Mito forte no Brasil também, como em todo o mundo capitalista. A diferença é que Lula não é empresário capitalista. Também mantém com essa grana, além de si e sua família, o Instituto Lula, através do qual as palestras e eventos pagos são realizadas. E contribui para o PT.

  7. Autoridade administrativa não pode quebrar sigilo-somente Juiz

    Nesta mesma linha…referente a noticiada quebra de sigilo das contas bancárias da empresa LILS responsável pelas palestras de Lula. Aqui, merece a ressalva que a Policia Federal não tem competência para quebrar sigilo bancário de ninguém, quem faz isso é a Justiça – Juiz, mediante decisão devidamente fundamentada.

    Então??? como é que não há investigação??? O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva tem que imediatamente pedir vista do referido procedimento para ver quais as motivações que foram postas para tal ato.

    Vejam o entendimento do Ministro Celso de Mello.

    “Há um grande consenso nesse sentido”, afirma: “A jurisprudência do STF nega a qualquer autoridade pública, quando no exercício de função administrativa, a possibilidade de decretar quebra de sigilo bancário e ou fiscal”.

    “a quebra de sigilo não pode ser utilizada como instrumento de devassa indiscriminada, sob pena de ofensa à garantia constitucional da intimidade. A quebra de sigilo, para legitimar-se em face do sistema jurídico-constitucional brasileiro, necessita apoiar-se em decisão revestida de fundamentação adequada, que encontra apoio concreto em suporte fático idôneo, sob pena de invalidade do ato estatal que a decreta. A ruptura da esfera de intimidade de qualquer pessoa — quando ausente hipótese configuradora de causa provável — revela-se incompatível com o modelo consagrado na Constituição da República, pois a quebra de sigilo não pode ser manipulada, de modo arbitrário, pelo Poder Público ou por seus agentes”. Não fosse assim, a quebra de sigilo converter-se-ia, ilegitimamente, em instrumento de busca generalizada, que daria, ao Estado – não obstante a ausência de quaisquer indícios concretos o poder de vasculhar registros sigilosos alheios, em ordem a viabilizar, mediante a ilícita utilização do procedimento de devassa indiscriminada (que nem mesmo o Judiciário pode ordenar), o acesso a dado supostamente impregnado de relevo jurídico-probatório, em função dos elementos, informativos que viessem a ser eventualmente descobertos. STF MANDADO DE SEGURANÇA Nº 23.851-8 (DJU 21.06.02, SEÇÃO 1, P. 98) PROCED. : DISTRITO FEDERAL RELATOR: MIN. CELSO DE MELLO

  8. Será? Vai mesmo? 
    O

    Será? Vai mesmo? 

    O resultado, naturalmente, vai sair depois que o Moro inventar um argumento, baseado na Veja, para prender o Lula. E depois de apurar qual vai ser a penalidade para o canhalha que cometeu o ilicito? Quatro dias de afastamento sem desconto dos dias parados?

    A se lembrar que o M inistério Inquérito abriu inquérito para processar os dois policiais federais que denunciaram os grampos na PF de Curitiba. Sabe como é que é, tudo a jato.

    Pro inferno com esse governo covarde e sem comando. O pessoal das manifestações de ontem são tão analfabetos políticos qu ainda não descobriram que a Dilma e seus queridos Mercadante e Cardoso estão do lado deles para destruir o PT e o Lula.

  9. Não vai fazer NADA

    Não espero absolutamente NADA da PF com esse monturo de estrume tucano no ministério da justiça. Enquanto esse ministério estiver ocupado por um quinta coluna inerme como esse, a PF vai se ocupar apenas em perseguir e destruir o PT cometendo todo tipo de abuso de poder e todo crime que se possa imaginar.

     

    1. Policia Federal como um corpo

      Policia Federal como um corpo só não existe mais, Ruy. Existem milicias federais que agem em Minas protegendo os donos dos 450 quilos de cocaína, em São Paulo pra proteger tucano, investigar o Lula e deixar de investigar o ataque a bomba na sede do Instituto Lula e no Paraná para perseguir petistas.

      São mílicias que escolhem a quem exterminar ou proteger moralmente. E nós pagamos, e muito bem, para esses canalhas se transformarem em polícias políticas. Os políciais honestos da verdadeira Polícia Federal deveriam expor esses bandidos que estão acabando com a credibilidade da corporação.

  10. Não vai acontecer nada. No

    Não vai acontecer nada. No máximo fisgarão algum peixe pequeno apenas pra inglês ver e a mídia golpísta jogará o assunto no esquecimento, assim como o atentado ao Instituto Lula. Existe alguma maneira de se criar dentro da PF uma divisão ou coisa parecida contando com membros realmente isentos e profissionais que certamente existem no órgão?

  11. “A Polícia Federal deve abrir

    “A Polícia Federal deve abrir um inquérito para apurar as razões do vazamento de um relatório do Coaf”

    1- Deve abrir não significa que vai abrir.

    2 – Se abrir, não vai punir, claro. Ou vai punir quem ousar ser a favor de punição.

    Simples assim.

    Enquanto ela não tiver comando, vai continuar assim. Ou seja, a depender da Dilma, nunca terá porque na posse ela esqueceu de nomear um Ministro para o Ministério da Justiça.

  12. Os bronze

    Seguramente os bronze vão encontrar pelo em ovo, mas não vão encontrar quem foi que vazou. Também, sob o suposto comando do Zé pusilânime Cardozo não há muito o que esperar. 

  13. Algumas correções ao

    Algumas correções ao texto:

    1) O COAF-Controle de Atividades Financeiras- é um orgão de “inteligência” para assuntos financeiros ligado ao Ministério da Fazenda para atuar no combate a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. 

    2) O COAF não apura faturamentos de empresas ou pessoas físicas; muito menos “lucros” de qualquer espécie, mas sim, movimentações financeiras a partir de um certo valor( no meu tempo de bancário era R$ 10.000,00). 

    3) Mensalmente os bancos e outras instituições financeiras se obrigam a mandar para o COAF a relação de todas essas movimentações e as respectivas justificativas acerca dos valores movimentados. 

    Dado isso, na realidade a empresa de Lula não lucrou R$ 27 milhões, mas movimentou. A diferença é grande. 

  14. Força Tarefa

    Provavelmente, será criada uma força tarefa, com a participação dos eficientíssimos policiais que desvendaram o crime do helicoca, denunciando os responsáveis; descobriram o dono do jato em que morreu Eduardo Campos e denunciaram os responsáveis pelos vazamentos criminosos na operação Vaza, digo, Lava Jato.

  15. investigado?

    “O pedido de quebra do sigilo bancário de Lula teria partido do Ministério Público Federal, mas de uma investigação diferente.”

    O MP está investigando o Lula para que?

    a) para saber se ele é o pai do pseudo filho do fegacê,

    b) por ser o autor do telegrama prometendo a petrobras para a chevron,

    c) para encontrar o local onde ele escondeu a água de sumpaulo,

    d) pelo espancamento dos professores do Paraná,

    e) por perder a copa que não houve,

    f) porter tirado o doce da boca do psd bb aécim,

    g) por ter matado Odete Roitman

  16. Não vai dar em nada
    Mais um inquérito para inglês, digo o Zé Republicano, ver.
    Aliás se segredo de justiça tivesse valor efetivo neste país, em qualquer caso de vazamento, além do responsável pelo vazamento, seriam punidos também os cúmplices como igualmente quem o publicasse.

  17. É sério?

    Nessa altura do campeonato, depois que delegados federais chamaram o Lula de anta, declararam apoio ao Aécio, permitiram vazamentos a rodo na “Vaza a Jato”  e praticaram tiro ao alvo em uma caricatura da presidente, não dá pra levar a sério que façam uma investigação adequada do vazamento dos dados bancários do ex-presidente. Sem contar o fato de que, até hoje, PF, MPF e Judiciário conseguiram realizar uma façanha digna do David Copperfield: desaparecer com um helicóptero carregado com 445 kg de pasta base de cocáina. É sério mesmo que vão investigar? Se eu acreditasse no suposto ministro da Justiça, responderia positivamente a essa pergunta. 

  18. Sai logo daí, Zé!

    Desocupa logo esta cadeira antes que a “comitê tucano” de PF, que você sabe que não é sua, prenda você; e você ache tudo tão “republicano”!

  19. Quando quebraram o sigilo do

    Quando quebraram o sigilo do Francenildo, o caseiro, o mundo veio abaixo, os tucanos arrulharam mais que pombos desvairados. Gritavam a plenos pulmóes: “É crime, é crime!”. As investigações correram soltas e celeres, identificaram os responsáveis em tempo recorde e puniram, rapidamente. 

    Não é demais achar que farão a mesma coisa com a quebra do sigilo do Lula, né mesmo. É só usar a mesma jurisprudência que serviu para o Francenildo.

  20. Não vao investigar nada
    Não

    Não vao investigar nada

    Não vão investigar nada. O PT não vai solicitar investigação nenhuma contra a Veja, o Romário não vai abrir ação nenhuma contra a revista. Nada acontece contra a Veja. Quando a revista Veja colocou um reporter pra tentar invadir o quarto do José Dirceu a justiça de primeira instância julgou ser “crime impossível” e pronto, o PT ficou satisfeito, o JD também e todo mundo (inclusive PT e JD) tratou de esquecer rapidamente o assunto.

  21. Nassif, a maneira em que são

    Nassif, a maneira em que são tratadas as coisas no país é de uma extrema ignorância, a era da imbecilidade, tanto da direita quanto de todos os blogues de esquerdas. As esquerdas se defendem de absurdos que deveriam sera ser massacradas com palavras de justiça:

    – O episódio (não vou lembrar direito) um garoto, foi violado uma conta da CEF e o Ministro Palocci foi DEPOSTO. Hoje, um ex-  presidente é flagrantemente violado em seu sigilo, parece que “irão apurar”. Não sei o que está havendo com este país.

  22. Sapugo

    Sabugo, pra que sabugo? São os nossos gestores, resumindo todos não querem trabalhar para um pais melhor.Com tanta gente inteligente mas cada um querendo para si mesmo. Políticos e povo sabugo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador