PF vê indícios contra Dilma, Lula e Mercadante, mas não os indicia

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Em relatório de 47 páginas, a Polícia Federal do grupo de investigação da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que acredita em indícios contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e o ex-ministro Aloizio Mercadante por obstrução à Justiça, com base na delação do senador cassado Delcídio do Amaral.
 
O documento não é um indiciamento, mas um pedido de denúncia contra Dilma, Lula e Mercadante, pelo delegado Marlon Oliveira Cajado dos Santos, do grupo da Lava Jato no STF. Como nenhum deles detêm foro privilegiado, o delegado pede que o caso seja remetido à Justiça Federal de Brasília. 
 
O caso é o desdobramento da Lava Jato por suposta obstrução e colocava como investigados Lula, Dilma, Mercadante, o próprio ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e ainda os ministros do Superior Tribunal de Justiça, Marcelo Navarro e Francisco Falcão.
 
Por se tratarem de magistrados, o caso foi remetido ao Supremo. Com relação aos ministros, o delegado não aprofundou se há ou não indícios como o fez contra Dilma e Lula, mas recomendou que as investigações sejam mantidas contra Navarro e Falcão, especificamente a nível do STF.
 
A pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o desdobramento foi aberto pelo ex-relator no STF, ministro Teori Zavascki, em agosto do ano passado. Tem como base apenas a delação de Delcídio, que acusou em uma das oitivas os ex-presidentes de terem nomeado o ministro Marcelo Navarro com o objetivo de barrar os avanços da Lava Jato e libertar empreiteiros presos.
 
Sem provas ou mais testemunhas das acusações, Delcídio afirmou que a suposta tentativa de obstrução também contou com o apoio de Cardozo, ocupando à época o Ministério da Justiça, que é o responsável por indicar os nomes dos candidatos informalmente à Presidência da República.
 
Em janeiro deste ano, a Polícia Federal havia pedido a prorrogação do prazo do inquérito. Agora concluído, o documento sequer indicia Lula e Dilma, mas informa que, na visão do delegado Marlon Oliveira Cajado dos Santos, há indícios suficientes para um pedido de denúncia.
 
Entretanto, ressaltou que como os investigados não ocupam cargos de foro privilegiado, seus casos devem ser remetidos à Justiça de Brasília, onde já tramita uma investigação com o mesmo foco: de suposta obstrução, mas na compra de silêncio de Nertor Cerveró, ex-diretor da Petrobras.
 
Conforme divulgou o GGN, em depoimento mais recente à 10ª Vara Federal de Brasília, na última semana, Delcídio reiterou a tese contra Lula, sem provas materiais sem assumir o compromisso com a verdade. Na ocasião, fez uma “confissão” de que foi o responsável por tentar comprar o silêncio de Cerveró e, ainda acabou confirmando a inocência do ex-presidente.
 
Na sexta-feira (17), foi a vez do assessor de Delcídio desmentir a tese do ex-senador. Diogo Ferreira, que também é réu dessa ação, declarou que jamais ouviu qualquer menção de Delcídio sobre atuação de Luiz Inácio Lula da Silva no episódio.
 
Se aceitar o pedido no inquérito da PF, Edson Fachin, que é o atual relator dos processos, encaminhará o caso à Brasília, onde o processo deverá ser anexo ao atual contra Lula, Delcídio e outras seis pessoas.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lula , Dilma e Zé Cardozo

    Lula , Dilma e Zé Cardozo abusaram do republicanismo, e ainda levam fama de obstrução da justiça. O Brasil perderá todo o avanço dos programas do PT, porque esses governantes petistas abriram mão do poder.

    Enquanto isso FHC, Alckimim e o Temer nomeando o Moraes posam de meritocráticos.

    1. O seu comentário em

      O seu comentário em particular aponta com clareza o nível de loucura que tomou o Brasil. E uma loucura tão grande que eu não acredito que a mídia tenha o poder necessário para conseguir continuar a esconder do conhecimento de qualquer membro da população que não seja mentalmente retardado.

      E o mais incrível é ver os conspiradores continuarem a insistir nessas loucuras como se fossem perfeitamente normais, talvez eles enloqueceram e começaram a acreditar nas próprias mentiras?

      1. “seu comentário em particular

        “seu comentário em particular aponta com clareza o nível de loucura que tomou o Brasil”:

        A reputacao internacional do Brasil esta muito, mas MUITO abaixo de zero.  E o Brasil vai ser rebaixado pelas “agencias” pra “junk” em pouquissimo tempo.

        Alias…  o fantastico esporro que Temer levou no Japao foi so um avisinho.  De leve.

        O pior ainda esta por vir.

  2. Com tanto ladrão delatado no

    Com tanto ladrão delatado no governo esta porra desta PF ainda fica enchendo o saco do Lula.

    Está díficil arrumar alguma coisa que valha contra o Lula hein?

    Estão passando atestado de honestidade para ele, bando de inúteis da PF.

    Até quando pegam um helicópetro com meia tonelada de pasta base de cocaina não fazem porra nenhuma.

  3. Lawfere

     A repetição dessas denúncias mostra claramente que é um plano orquestrado entre setores dos agentes públicos da MÍDIA  no sentido de tumultuar, intimidar desinformar o Lula visando claramente  prejudicar o ex-presidente. O mais grave é que isso já passou de todos os limtes aceitáveis, isso jamais aconteceria sem que os responsáveis não fossem hamados a prestação de contas à justiça, o que mostra claramente a democracia já se foi é como disse o Gal. do Exército que nosso país está à deriva, ou seja, um país dominado por facções que não obedecem mais  lei.

  4. República das bananas!

    Palhaçada geral. A opinião pública já percebeu quem são os espertinhios de plantão.

    A lava-jato está a um passo de ser desmoralizada completamente.

    Quem viver, verá.

  5. É por que, agora eles já

    É por que, agora eles já entenderam que ninguên vai vazer nada .Nada além, de no maximo, esperar até a proxima eleição. Resta saber se haverá eleição em 2018. Caso não haja ,resta saber se a reação será tão intensa quanto a que se opós, ao impedimento de Dilma ,nesse caso será sopa no mel.

  6. Indícios

    A PF, o MPF, o PGR,  juízes, membros dos tribunais, a “grande” mídia, partidos e candidatos sem voto, os golpistas, a turma toda, enfim, têm mais do que sérios indícios. Têm absoluta certeza de que, se não  lhe impedirem a candidatura, Lula será eleito presidente. Inexoravelmente. Democracia? Como declarou certo ministro do STF com relação à verdade, é uma quimera…

  7. Tentativa de obstrução à

    Tentativa de obstrução à justiça. Ah só Mouro faz justiça. Fora ele, todos estão blindados pois, o stf, que no mensalão petista bateu records de tempo (o do P$DBesta dorme em berço esplêndido) não significa justiça?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador