PGR entrega acusação de corrupção e obstrução de Justiça contra Aécio

aecio_valter_campanato_abr.jpg
 
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
 
Jornal GGN – Rodrigo Janot, procurador-geral da República, ofereceu denúncia contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) no Supremo Tribunal Federal (STF), acusando o tucano de corrupção passiva por obstrução de Justiça. 
 
A acusação é baseada na delação dos empresários da JBS e também foram denunciados Andrea Neves, irmã de Aécio, Frederico Pacheco, primo do senador, e o advogado Mendherson Souza Lima. Os três são acusados de corrupção passiva e foram presos no dia 18 de maio, na Operação Patmos. 

No documento entregue ao STF, Janot aponta o suposto recebimento de R$ 2 milhões em propina da JBS e também diz que Aécio tentou impedir as investigações da Lava Jato. Além disso, o PGR pede a abertura de um novo inquérito para apurar o crime de lavagem de dinheiro. 
 
O senador afastado responde a outros sete inquéritos na Suprema Corte. Cinco deles estão relacionados à delação da Odebrecht e outros dois sobre o esquema em Furnas e da intervenção durante a CPI dos Correios, em 2005. Entretanto, esta é a primeira denúncia oferecida contra Aécio. 
 
Agora, Marco Aurélio Mello, ministro que relata o caso, deve levar o pedido para análise na Primeira Turma do STF. Caso o pedido seja aceito, o senador se torna réu e irá responde a uma ação penal no Supremo. 
 
Entre as provas que sustentam a acusação está a gravação na qual Aécio solicita R$ 2 milhões para Joesley Batista. Andrea Neves teria feito o contato inicial com o empresário e seu primo foi indicado para receber o dinheiro, que foi entregue por Ricardo Saud, diretor de Relações Institucionais da JBS.
 
Os advogados do tucano disseram que receberam “com surpresa” a notícia sobre a denúncia no STF, afirmando também que “diversas diligências de fundamental importância não foram realizadas, como a oitiva do Senador e a perícia nas gravações”. 
 
Já o advogado de Andrea Neves nega a negociação de propina e diz que ela apenas ofereceu um apartamento da família para Joesley, que não se interessou pela compra do imóvel. A defesa diz que o oferecimento da denúncia da PGR dará chance de Andrea provar sua inocência. 
 
Leia o documento entregue pela PGR aqui.
 
Assine
 
Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por favor, corregir grave

    Por favor, corregir grave erro conceitual cometido no comentário anterior. Basta substituir choque de gestão, por choque de congestão.

     

    Orlando

  2. Intuição

    Não sou pitonisa de Delfos, mas tenho minhas intuições. O Janot/Fachin devem evitar voar em aviões pequenos… é minha opinião

  3. Aqui

    na nossa querida Minas Gerais, temos outro problema: como consolar do Fernando Pimentel e o Odair Cunha diante fo inferno astral do seu amiguinho Aécio. Pimentel e Odair Cunha sempre trabalharam para proteger o Aécio, só que agora, pelo menos em tese, a canoa do Aécio virou.

  4. Obstrução continuada da justiça

    E quanto à obstrução da justiça à qual o bandido Mineirinho se dedica 24 horas por dia orientando possíveis delatores/testemunhas, ameaçando outros, escondendo provas, etc. Tudo bem? Pode Arnaldo?

  5. Isso é parte do contra-ataque de Janot/Fachin contra o “acordão”

    Isso é parte do contra-ataque de Janot/Fachin contra o “acordão”

    Chamada 3/6: atualizado com prisão do Dep. ROCHA – “mala de 500 mil”- LOURES

    <<MORO, JANOT e FACHIN dançam no “BAILE” do “ACORDÃO”>>

    Como temos registrado no blog, houve nos últimos dias muitas “piscadelas”, de um lado, e “exibição de músculo”, do outro, entre os diferentes atores do “baile” do acordão dos corruptos.

    E segue a valsa!

    Depois da confirmação, pela fonte de Fernando Morais, de TODAS as nossas especulações, surge mais uma peça: Nassif revela um dos vários “esqueletos no armário” que empurrarão, ao fim e ao cabo, a PGR e o MPF para esse acordão.

    Eis o que foi colocado na mesa de negociação nesta semana.

     

    LEIA MAIS »

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador