PGR envia investigação sobre propina da Globo para o Ministério Público do Rio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução/ESPN Brasil
 
 
Jornal GGN – A procuradora-geral da República Raquel Dodge enviou para o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro a denúncia contra a Globo por pagamento de propina na compra dos direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2026 e 2030, além dos jogos da Libertadores e da Copa Sul-Americana.
 
A representação foi feita por 3 partidos, PT, PDT e PSOL, como parte de um pacote de medidas contra a emissora. As acusações são feitas a partir do depoimento de Alejandro Burzaco em processo contra José Maria Marin e outros cartolas, nos Estados Unidos.
 
Segundo Burzaco, Globo, Televisa e sua empresa, a Torneos e Competencias, pagaram juntas 15 milhões de euros para comprar os direitos de transmissão dos campeonatos.
 
O blog do Perrone informou neste sábado (25) que o pedido aguarda parecer do setor jurídico e distribuição para um procurador, que será responsável por avaliar a representação.
 
“Ao justificarem o pedido de investigação, os partidos lembram que na constituição brasileira não há previsão de crime de corrupção privada, porém afirmam que pela legislação o serviço prestado por emissoras de TV mediante concessão governamental é considerado de interesse público, o que justificaria a ação da procuradoria”, lembrou o blog.
 
Além disso, os partidos destacaram que existe uma lei de incentivo para emissoras que comprar direitos de transmissão de eventos esportivos internacionais. No caso, 70% dos impostos devido pela remessa de quantia ao exterior ficam com as empresas beneficiadas, que se comprometem a investir em produção nacional com participação de produtoras independentes. 
 
As legendas também acionaram o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) contra a Globo, alegando crime contra a ordem econômica, além do Ministério da Ciência, com o objetivo de cassar a concessão da emissora.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ações Imediatas do MP

    Duas providências serão tomadas prioritariamente pelo Ministério Público do Rio:

    (1) transferir do MP/SP o procurador Rodrigo de Grandis, para esquecer o processo numa gaveta qualquer.

    (2) será providenciado crachá para que Cristina Maris Ribeiro da Silva tenha livre acesso às dependências do MP/RJ. Cristina é aquela ex-funcionária da Receita que furtou o processo da Globo .

  2. Palhaçada…

    Éssa palhaçada de mandar pro RJ…é só pra esconder as falcatruas da Rederoubo e ferrar o PT…chegando lá um ZÉ RUÉLLLLLAAA vai engavetar e esquecer até quando o MICHELZINHO VOLTAR  DE HARVARD…simples assim…

  3. ou seja, entregou aos porteiros…

    às atitudes dos

    que dizem trilhar o caminho da autonomia,mas

    pasmem, sem desenvolver a capacidade crítica na função por falta de coragem

    ou seria de liberdade?

  4. bem lembrado, Marcos…

    mas tomara que não

    que não aconteça como lá, terra onde toda tríade se desfaz com o tempo………………………

    e quando cobrados simplesmente se justificam com pergutas, dentre as quais destaco a que segue:

    em nome das cautelares, vamos cumular materialidade com o quê?

  5. Já tivemos Brindeiro o

    Já tivemos Brindeiro o engavetador geral da república, agora temos Dodge a embromadora geral da republica, atacar a Gleisi do PT é facil já com os irmãs Metralinhos é melhor empurrar a batata quente para o MP do RJ, no final tudo se resume ao axioma de Jucá “Um grande acordo com o supremo, com tudo”.

  6. Não foi no rio que sumiu

    Não foi no rio que sumiu aquela dívida da globo da copa de 2002? Então, essa investigação vai pro mesmo caminho. Olha a esperteza da raquel-janot. Manda pro rio investiaçao e ao mesmo tempo lava as mãos e não pode ser acusada de não fazer nada. Sabe que no rio não vai dar nada e a globo agradece mantendo a parceria oferecendo as câmaras e os microfones e a procuradoria oferece o furo. Mais de que um janot repetido, esta raquel não é dodge. Isso é mais um carro quebrado no caminho da nossa acidentada democracia.

  7. Globo, capo di tutti capi

    A turma de Luiz Sveiter está esperando de braços abertos, agradece e comunica, assim como no filme, que “a Lei é para tolos”, digo para todos…

    Assim sendo, a Globo como sempre tem acontecido, sofrerá os rigores da lei.

  8. “Pelo Telefone…”

    Nassif: ouvi dizer que as audiências serão no PROJAC. O seriado começaria às 22 horas, com chamadas no horário nobre, só pra dar tesão. Parece que o não definido é se vai ser inocentada logo de cara ou se deixa para os Tribunais. Dizem ainda que vão togar um dos astro de  primeira grandeze para dirigir os trabalhos. Meu palpite é que para apimentar o angu de caroço o negócio vá até o Çu-Premu. Mas sem sair da Vara Única do Foro de Jacarepagua, um puxadinho que pretendem fazer no complexo. E em cada audiência vai ser um desfile de Desembargadores e Ministros que não acaba mais. Duvida?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador