PGR poupou Temer de quebra de sigilo em decreto dos Portos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Marcos Corrêa/PR
 
Jornal GGN – A investigação sobre o decreto dos Portos assinado por Michel Temer corre em segredo de Justiça no Supremo Tribunal Federal (STF). Até agora sem vazamentos, a única informação tornada pública foi de que o ministro Luis Roberto Barroso, relator do caso no Supremo, autorizou ainda em dezembro do último ano a quebra de sigilo fiscal e bancário de alguns dos investigados. Mas o mandatário foi poupado.
 
Apesar de ser um dos principais investigados na acusação de receber propina para favorecer empresas do setor portuário, quando publicou decreto que alterou as regras, a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, discordou da Polícia Federal, e entendeu que não era necessário quebrar o sigilo do presidente da República porque, segundo ela, não havia elementos para justificar a medida.
 
Foram os delegados da Polícia Federal responsáveis pela investigação do caso que pediram que os dados bancários e fiscais do mandatário fossem acessados, com o objetivo de verificar possíveis pagamentos ilegais quando o decreto foi publicado, em maio do último ano.
 
Mas a competência para enviar o pedido ao Supremo é da PGR que, por sua vez, não concordou e pediu o acesso aos dados de outros investigados, entre eles, o ex-deputado e ex-assessor de Temer, Rodrigo Rocha Loures, o coronel amigo do mandatário, João Baptista Lima, além das próprias empresas investigadas, como a Argeplan, que pertence ao coronel e a Rodrimar, que na visão dos investigadores, teria influenciado na edição do decreto.
 
Ainda, o pedido da PF foi enfatizado, mais de uma vez, pelos delegados. Dodge havia encaminhado a solicitação de quebra de sigilo de todos os investigados, menos Temer, no dia 12 de dezembro. Barroso autorizou três dias depois. Quatro dias se passaram e a PF pediu o acesso aos dados de Michel Temer. O ministro do Supremo pediu um posicionamento da PGR, que não havia se manifestado desde então.
 
A resposta da procuradora-geral foi enviada somente na última sexta-feira (23). A posição foi coincidente à recente manifestação do diretor-geral da PF nomeado pelo mandatário, Fernando Segovia, que durante entrevista à agência Reuters afirmou que o caso deveria ser arquivado porque não teria sido encontrado indício de crime por Temer na edição do deceto.
 
A manifestação de Segovia gerou uma grande repercussão, sobretudo pelos delegados que conduzem as investigações, que indicam discordar do diretor-geral. Diversos investigadores publicaram mensagens contra as declarações de Segovia, que em justificativa a Barroso, na última segunda-feira (19), afirmou ter sido mal interpretado pelo noticiário.
 
Mas diante da repercussão, o delegado Cleyber Lopes, um dos que conduz a apuração deste caso contra Michel Temer, pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal a prorrogação das investigações por mais 60 dias. Barroso terá que decidir a respeito. Da mesma forma como o fez com a solicitação de quebra de sigilos fiscal e bancário, Barroso demandou uma posição, antes, da Procuradoria-Geral da República, que enfatizou o pedido de prorrogação do prazo do inquérito.
 
Enquanto o despacho de Dodge em relação ao acesso aos dados bancários e fiscais de Temer foi no sentido de que, ainda mais recentemente, em sua opinião, não haveria elementos suficientes para a quebra do sigilo, Dodge também reclamou ao ministro que a Procuradoria seja consultada sobre qualquer andamento do inquérito, como o pedido de um prazo maior.
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Era assim que PT deveria ter

    Era assim que PT deveria ter agido. Com controle absoluto sobre as ações da pf e da pgr. Nenhum governo dar poder total a uma organização para te investigar. Foi esse republicanismo tosco e infantil que acabou com PT.

    A esquerda vai ter que aprender a governar dentro do sistema ou então é melhor pedir para saír. No poder não há espaço para amadores. Ficar reclamando que fulano é parcial, que beltrano é tucano, não vai resolver nada. Tem que entrar para dentro do jogo e jogar conforme as regras ou então cai fora.

    1. BOM MESMO ERA O PAI TOMÁS QUE

      BOM MESMO ERA O PAI TOMÁS QUE SABIA FICAR RECOLHIDO EM SUA CABANA.

      Será mesmo azevedobsb? Se vosmecê for assuntar direitinho, pro pessoal do PT não tem jeito. Sobretudo com o Lula.O cabra apanha por ter feito assim. E, é espancado por não ter feito assado.

      Provavelmente, ainda são os ecos da herança cultural que a casa-grande nos legou. Era dito corriqueiro entre os donos de escravos: você bate, não precisar ter um o motivo. Eles, sempre sabem por que apanham.

      Orlando

       

    2. BOM MESMO ERA O PAI TOMÁS QUE

      BOM MESMO ERA O PAI TOMÁS QUE SABIA FICAR RECOLHIDO EM SUA CABANA.

      Será mesmo azevedobsb? Se vosmecê for assuntar direitinho, pro pessoal do PT não tem jeito. Sobretudo com o Lula.O cabra apanha por ter feito assim. E, é espancado por não ter feito assado.

      Provavelmente, ainda são os ecos da herança cultural que a casa-grande nos legou. Era dito corriqueiro entre os donos de escravos: você bate, não precisar ter um o motivo. Eles, sempre sabem por que apanham.

      Orlando

       

  2. Dodge

    A divisao da Chrysler que faz veiculos grandes , em breve tera de fornecer gavetas compativeis com a quantidade e tamanho dos processos investigatorios que envolvem o presidente golpista !

  3. JAMANTA DESGOVERNADA.

    Oque a Dodge vai lucrar com mais essa lambança a favor dos ladrões do Brasil?

    Essa DODGE atropela a lei e dá espaço livre para a corrupção
    DOS BANDIDOS DO GOVERNO,como se fosse um JAMANTA DESGOVERNADA.
    Ela também vai entrar para o lixo da história do Brasil e como disse a Dra Eliana Calmon, que os 
    bandidos de togas tambem tem que punidos de acordo a lei e não com aposentadoria e corporativismo dos colegas iguais.
    Dona DODGE, a história não vai te perdoar. Ou você age de acordo com a lei ou vai ser enterrada no lixo como todos bandidos
    que está protegendo.

  4. O ridiculo não tem tamanho.

    O ridiculo não tem tamanho. Parece piada do professor Pardal.

    Quer dizer que quem recebe propina graudo deposita na conta bancaria de pessoa fisica e declara no imposto de renda?

    Vão encontrar o que na quebra do sigilo bancario e fiscal?

  5. Monstrum & cia
    dodge
    däj/Enviar
    verb
    1.
    avoid (someone or something) by a sudden quick movement.
    “we ducked inside our doorway to dodge shrapnel that was raining down”
    sinónimos: dart, bolt, dive, lunge, leap, spring
    “she dodged into a crowded restaurant”
    elude, evade, avoid, escape, run away from, lose, shake (off), jink;
    informalgive someone the slip, ditch
    “he could easily dodge the two cops”
    2.
    PHOTOGRAPHY
    expose (one area of a print) less than the rest during processing or enlarging.
    noun
    1.
    a sudden quick movement to avoid someone or something.
    sinónimos: dart, bolt, dive, lunge, leap, spring
    “a dodge to the right”
    Traduzir dodge para
    verb
    1. esquivar
    2. iludir
    noun
    1. evasiva
    2. ardil

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador