PGR reitera pedido para que inquérito sobre Serra seja enviado à Justiça de São Paulo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Senado

Do MPF

Em memorial enviado nesta segunda-feira (27) aos ministros da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, reforçou a necessidade de que o inquérito que apura o envolvimento do senador José Serra (PSDB/SP) em irregularidades nas obras do Rodoanel Sul seja enviado Justiça Federal, em São Paulo. No documento, a PGR afirma que há novos elementos, obtidos por meio de cooperação internacional, que necessitam ser detalhados e analisados, o que deve ser feito em primeira instância, uma vez que, considerando a restrição do foro por prerrogativa de função, a Suprema Corte não é mais competente para o processamento do caso. É que os fatos investigados referem-se ao período em que José Serra era governador de São Paulo, não tendo relação com o atual mandato. O caso é um dos itens da pauta desta terça-feira (28).

O inquérito apura possível recebimento de vantagens indevidas referentes à construção. Serra é investigado pela prática de corrupção passiva e ativa, crime contra a ordem tributária e fraude em licitação. O inquérito foi instaurado em decorrência de informações prestadas por sete executivos da Construtora Odebrecht, em acordo de colaboração premiada. Inicialmente, além de José Serra também era alvo do inquérito ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, mas as investigações foram desmembradas a pedido da defesa do ministro.

Na peça, a PGR ressalta que as últimas informações solicitadas chegaram ao Brasil em 31 de julho deste ano, por esse motivo ainda não foi possível fazer o cruzamento dos dados e a análise dos elementos colhidos, justamente em razão da remessa dos autos ao ministro relator, com manifestação favorável ao declínio de competência. Destacou ainda a existência de memorandos da área de cooperação internacional, detalhando movimentações financeiras entre pessoas jurídicas (Volcan Services, CDG Energy, Green Capital Ressources e CDG Energy Trading), possivelmente utilizadas para movimentação de valores ilícitos.

Raquel Dodge afirma que as informações recebidas das autoridades suíças abrem espaço para que as investigações prossigam na primeira instância. Destaca ainda que, embora o material recebido não tenha sido objeto de análise, “pela breve consulta e pelos resumos das informações apresentadas, veem-se possíveis delitos mais recentes”, incluindo outras pessoas que não têm foro por prerrogativa de função. No memorial são mencionados – de forma exemplificativa – cinco nomes que apareceram nos documentos recebidos por meio da cooperação internacional. Outro fato mencionado no memorial é a necessidade de análise de todos os pagamentos recebidos pela Odebrecht em decorrência do contrato para a realização das obras.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É ação entre amigos. Alguém

    É ação entre amigos. Alguém acha que a dona dodge iria deixar o deprimidinho do serra na mão? Não. Não se abondona uma amigo à beira da estrada, não é? Em são paulo tá tudo dominado pelos tucanos.

  2. Nada como um dia após o outro

    É jogo jogado sempre! Ficam nesse pig pong e o tempo vai passando, passando e aí o processo, como num passe de mágica, prescreve !!

    Há anos li um comentário que dizia ser o Brasil é um paraíso jurídico, onde, fazendo uso de bons e caros advogados, pode-se recorrer indefinidamente até a prescrição da pena;

    Desnecessário dizer a completa parcialidade da justiça, que pune de forma rápida uns e age como um cágado para outros;

    Bem disse Xico Sá que tucano é tão chique que só é importunado pelo MP da Suiça;

    A luta é contínua e certamente será vitoriosa, apesar de casta que se apoderou do poder;

    Boa semana a todos

  3. Abdução
     

    Mal comparando, Serra, pelo menos nessa foto, parece um ET.

    Se considerarmos a maneira sobrenatural de como ele se safa de seus malfeitos, é de se esperar que dia destes ele seja abduzido, já que não é deste mundo mesmo.

    Que vá e fique por lá!

    'E.T.' 30th Anniversary: The Sequel That Never Was and ...

  4. tanta gente preocupada com a lentidão da justiça…

    e o motivo principal está aí na cara de todos(as), nesse processo que tramita de mão em mão

    excesso de provas condenatórias

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador