Por chamar Lula de “chefe de quadrilha”, Villa é acionado na Justiça

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Do Instituto Lula

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entraram nesta terça-feira (15) com queixa-crime contra o historiador Marco Antonio Villa, por conta de afirmações caluniosas proferidas por ele na edição de 20 de julho do Jornal da Cultura 2ª edição, onde é parte do elenco fixo de comentaristas. A ação é referente a apenas um dos recorrentes comentários caluniosos que o professor da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) repete contra o ex-presidente no jornal noturno da TV pública do governo do Estado de São Paulo.

No referido comentário, Villa disse que o ex-presidente “mente, mente”, que é culpado de “tráfico de influência internacional, sim”, além de “réu oculto do mensalão”, “chefe do petrolão”, “chefe da quadrilha” e teria organizado “todo o esquema de corrupção”. O historiador deixou claro ainda que “quem está dizendo sou eu, Marco Antonio Villa”, embora não tenha apresentado sequer uma evidência das graves acusações que fez. Todas essas afirmações do historiador não condizem com a verdade e por isso foi a justiça foi acionada contra o historiador e comentarista político.

No texto protocolado na Justiça Estadual de São Paulo, a defesa de Lula aponta que as acusações de Villa incorrem em calúnia, injúria e difamação. “Essas afirmações foram emitidas sem qualquer elemento que pudesse respaldá-las”, diz a queixa-crime. “Nesse contexto, verifica-se que o querelado [Villa] passou longe de qualquer comentário jornalístico ou do dever de informar, e promoveu descabidos e rasteiros juízos de valor sobre o querelante [Lula] e, ainda, fez afirmações mentirosas sobre sua trajetória política, conduta e identidade”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

70 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sempre critiquei a

    Sempre critiquei a passividade – beirando ao masoquismo – do ex-presidente Lula com relação aos ataques que sofre dos seus inimigos e adversários políticos. 

    Felizmente, de uns tempos para cá houve uma inflexão na postura. Caluniadores e difamadores, tipo esse “istoriador”,  não terão vida mansa.

    Aconselharia ao processado ir desde já se preparando para as inevitáveis penas que virão. Tanto  de cunho financeiro como de restrição de liberdade ou similar.

  2. Excelente a atitude do

    Excelente a atitude do Presidente Lula. No mínimo vai forçar o fanfarrão a gastar um bom dinheiro com advogados, e pensar duas vezes antes de ser leviano.

  3. Ofensas a Lula, a Dilma e ao PT

    Constata-se ser esta a segunda ação na justiça por parte de Lula, pelo menos creio ter visto na imprensa, quando na verdade as pessoas públicas ocupantes de cargos eletivos e seus respectivos partidos, ao serem atacadas com ofensas e agressóes verbais, desprovidas de indispensáveis provas,  ou ainda,  indícios fortes que possam vir a configurar provas definitivas e irrefutáveis, devem buscar tão logo quanto possível e de forma suficientemente, as necessárias reparações por parte de quem as tenha ofendido, seguidas, se for o caso, da respectiva indenização pelos diversos tipos de danos causados.

    Recentemente, o nosso grande Senador Romário, do PSB-RJ, tomou a atitude mais correta diante das mentiras veiculadas por determinada revista, foi à Suiça buscar as informações que acabaram configurar provas evidentes de como foram falsas as acusações que foram assacadas pela revista, daí resultando um vigoroso contra-ataque judicial de Romário onde se busca retratação pública em face das ofensas e a indenização monetária pelos danos causados à imagem do homem público.

    Entendo que os membros do governo federal, a começar pela Presidenta Dilma Roussef, seus partidos poíticos e pessoas como Lulinha, devam se mirar nas medidas adotadas por Romário e partir para buscar retratações e reparações, sem perda de tempo.  

  4. Cadeia para ele

    Que será que dá a estes ca;uniadores baratos a ideia deu que não são bandidos, que podem caluniar alguem que está mil kilometros de altrua em relação a ele, vila, sem consequencias. Está calro que não atinje ao Lula, tão alto esta’. Que não se aceite alternativas, mas cadeia de bandido,  que ele é.

  5. Vai pedir desculpas

    Como os detratores do Mantega, é bem capaz de emitir um pedido de desculpas.  

    Como o ex-ministro, Lula se dará por satisfeito?

  6. Não se preocupe Villa. Do
    Não se preocupe Villa. Do jeito que a nossa justiça é lenta, vc estará com 200 anos qdo for julgado. Porém espero profundamente que o querelante já esteja mumificado nas catacumbas da Polícia Federal.

  7. Para um cara

    Para um cara com a seriedade desse Villa, só resta um comentário:

                          “Soltava grosso por cima, agora está soltando fino por baixo”.

     

     

  8. Realmente as pessoas estão

    Realmente as pessoas estão perdendo o senso e falando qualquer coisa  principalmente nas redes socias e outros veículos da internet. Muita gente importante perpreta e/ou difunde calúnias  – calúnia pelo código penal e acusar alguém intencionalmente de um crime determinado que ela não cometeu –  muitas vezes sem nem saber, sendo irresponsável o suficiente para não ouvir o outro lado. Isso é inaceitável, vindo seja lá de qual preferencia ou filiação partidária seja, governista ou de oposição, e  é preciso que os atingidos por isso busquem a reparação judicial.

    1. E olha que o Lula já disse

      E olha que o Lula já disse muita coisa heim?

      Mas isso foi antes de pedir voto para a Roseana Sarney em comicios , pq naquela epoca o lula chamava para quem quissese ouvir o pai dela de ladrão…rs

      1. Se o Lula não tivesse agido

        Se o Lula não tivesse agido como você disse que ele agiu, não teria governado. O Brasil continuaria a ser a décima sexta potência do mundo, e não a sétima. Mas tucanos estariam todos sonolentos, de papo cheio em seus poleiros de ouro.

  9.  
     
    Me desculpem mas a única

     

     

    Me desculpem mas a única coisa que posso  dizer a respeito desse sujeito é que ele não passou de meedíocre historiador de merda. Enquanto o cidadão que ele tanto inveja, não apenas alcansou o cargo mais importante da República como cumpriu com notável desempenho, tendo seu trabalho reconhecido internacionalmente, e sobretudo, pelos seus conterrâneos. Portanto, resta a esses mequetrefes intectuais de merda morder os próprios cotovelos, para apascentar as frustrações e inveja que corroem seus figados.

     

     

    Orlando

     

  10.  
    … Já passou da hora deste

     

    … Já passou da hora deste escroque “estoriador” de merda ser processado!
    Caluniador vulgar a $oldo IMUNDO!
    Coitados(as) dos(as) alunos(as) deste imbecil!
    O escroque do Marco Antonio Villa imagina que o odiozinho ‘delle’ vale tanto quanto o do Alexandre Garcia &$ o do William Waack, ambos ‘penas amestradas’ a $oldo dos Marín(hos) do FIFALÃO!
    Ah descompreendido!
    Processo ‘nelle’!…

    Parabéns, [eterno] presidente Luiz Inácio Lula da Silva!

     

    ***

    … O covarde canalha Marco Antonio Villa vai alegar ao juiz que [‘elle’] deve ser absolvido porquanto é um reles rola-bosta a $oldo!

    E alegará também ao magistrado que o salário recebido da Universidade Federal de São Carlos não supre-lhe os desejos de consumo!
    Postar no ‘facebook’ que viajou para Miami, Paris &$ coisa &$ tal!…

    Ah sacripanta IMUNDO!…

     

    ***

    … O “docente” indecente Marco Antonio Villa deve ser bolsista… Da Cia!…

    … Ainda sobre o lacaio “estoriador” de aluguel!

    Além do processo criminal, quebra dos sigilos telefônico, fiscal e bancário do elemento inadjetivável!…

  11. ;;;

    Essa Maria Louca não tem papas na língua, parece uma tia frustrada, isso já deveria ter sido feito há mais tempo, essa boca porca não tem limite

  12.  
    … O processo vigarista da

     

    … O processo vigarista da vez a ser processado deveria ser o crápula Alexandre Garcia dos Marín(hos) do FIFALÃO &$ da sonegação bilionária!…

  13.  
    errata desprezível – padrão

     

    errata desprezível – padrão STF/Globo!

    Risos

    … O próximo vigarista da vez a ser processado deveria ser o crápula Alexandre Garcia dos Marín(hos) do FIFALÃO &$ da sonegação bilionária!…

  14. Quem tem ministro leal no stf

    Quem tem ministro leal no stf pode fazer qualquer coisa nesse país. Se for preciso ele solta um canguru pra ajudar um tucano a fugir da gaiola.

  15. Espero que o Lula não faça

    Espero que o Lula não faça como o Mantega. Tem que ir até o fim e pegar o dinheiro da condenação e doar para o bolsa familia, o programa que esse historiador de meia tijela odeia.

  16. Ué mas o Lula nao chamava o

    Ué mas o Lula nao chamava o Sarney de corrupto e o congresso de casa dos 300 picaretas?

    Qual a diferença?

    Pelego é um ser AMORAL mesmo…rs

    1. Então você acha que o Sarney

      Então você acha que o Sarney não é ladrão? Você não concorda que no congresso havia 300 picaretas? Porque se o Sarney é ladrão, não tem problema de chamá-lo assim. Agora o Marco Antônio Villa terá todas as chances de provar que o Lula é ladrão. E se ele não provar, significa que o Lula não é ladrão, e portanto tem toda a “moral” de acusar Sarney e quem mais ele quiser de ladrão.

      É lógica pura. Não precisa amar nem odiar o Lula pra entender.

      1. Eu acho que o sujeito é um

        Eu acho que o sujeito é um grande sem vergonha no sentido LITERAL DO TERMO.

        Pois todo mundo sabe que esses caras são corruptos mas antes eles nao tinham a coragem de processar ninguem.

        Esse homem o Sr Lula que o Chico Oliveira definiu para todos ouviram no roda viva como um homem SEM CARATER tem o despudor depois de toda uma vida chamando politico da oposiçao de ladrao, resolver processar alguem em nome da ( vejam só ) HONRA …rs

        Piada para pelego rir mesmo…

        1. Então me responda:

          Onde falta caráter no Lula? Quais atitudes do Lula demonstram esta falta de caráter? Tem mais, as pessoas têm bom ou mau caráter. Que tipo de caráter falta ao Lula? Bom ou mau caráter? Mau caráter na minha opinão é quem defende uma pessoa caluniadora, vil e mentirosa, pois´é isso que é o Sr. Vila. E quando o Lula chamava Sarney e outros 300 de picaretas, ele tinha razão, pois todos nós sabemos que no congresso tem essa corja.

          Saudações.

    2. Não esperava ver aqui a

      Não esperava ver aqui a defesa apaixonada a um sujeito declaradamente de direita, o tal comentarista da TV. E Lula é o ‘pelego’?

  17. Só que o Lula vai fazer igual

    Só que o Lula vai fazer igual o Mantega. Esse pessoal do PT é muito bonzinho… Por mim pedia 10 milhôes de indenização e o tal Villa que fosse pedir para os Civitas e o PSDB… Veja o Romário, está pedindo 70 milhões da VEJA. Essa turma só sente no bolso, esse negócio de “desculpas” como fez o Mantega é bobagem, os caras ficam depois rindo da cara deles… 

  18. Cuidado!

    Tem juiz considerando este tipo de conduta como humorismo…

    Seguindo a opinião que a maioria acha, este “historiador” pode ser catalogado pela “Justissa” como humorista.

  19.  
    O vigarista miserável

     

    O vigarista miserável confia na Justiça do Brasil!
    Óbvio, é o que explica a “coragem” do meliante a $oldo!

    #################

    ‘Lula vai perder seu tempo’, diz Villa sobre ação

    15 Setembro 2015 | 20:05

    Historiador, alvo de queixa-crime movida pelo ex-presidente, avisa que ‘continuará combatendo o projeto criminoso de poder”

    Por Fausto Macedo e Mateus Coutinho

    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/lula-vai-perder-seu-tempo-diz-villa-sobre-acao/

  20. E se eu fosse o Lula metia um

    E se eu fosse o Lula metia um processo também naquele brutamontes do tal “Revoltados Online”, que fez aquele boneco inflável. Ora, se meu vizinho faz um boneco meu, de roupa de presidiário e com o número 171 no peito, eu não teria todo direito de processá-lo por calúnia e difamação ? Óbvio que sim… O problema é que o Lula sempre apanhou calado e é por isso que todo mundo se aproveita e faz o diabo. Fosse eu metia outro processo e pedia uns 10 milhões de indenização. E o cara que fosse depois bater na porta do PSDB…

    1. Esse boçal do Revoltados

      Esse boçal do Revoltados Online é um criminoso. Não entendo como um elemento deste tipo esteja solto por aí.

      Ops, entendo sim: ele é contra o “Petê”.

  21. Boquirroto, leviano. . .

    Boquirroto, leviano e capacho do Alckmin, não passa de um fracassado, totalmente desconhecido, que quer aparecer caluniando pessoas sem provas. Desculpas públicas, e/ou indenização é muito pouco para um indiv íduo como esse, cadeia deveria ser a pena, não só desse tal de Vila, como de outros que agem dessa maneira.

  22. Erro – Ele é docente da UFSCAR e não da UNESP

    Caros amigos do GGN,

    Boa noite! Sem querer entrar na lista de comentários, gostaria apenas de mencionar que o Sr. Villa é docente da UFSCar e não da UNESP. Isso não contradiz em nada o teor da matéria, mas é um detalhe muito importante para quem trabalha na UNESP … Abraços

    Eugenio

  23. Ta começando a reação em

    Ta começando a reação em todos os níveis. Só acho que deve  processar TODOS eles inclusive jornais, revistas e TV. NÃO  esqueçer também alguns babacas do facebook sobretudo aqueles mais feroses. Medo de que? Reajam!!!!!

  24. Finalmente, estava mais do que na hora de ser processado

    Só não entendo como o Lula e outros que tenham sido caluniados por esse pretenso historiador não o processaram antes.

  25. vai sair dessa numa boa, como sempre…

    o que mais tem em SP é justiça solidária

    provas? tenho várias, inclusive testemunhos, que comprovam que Lula é realmente tudo aquilo que falei, mas estou impedido de apresentá-las

    por quê? porque minha fonte é testemunha

    indeferido o pedido, custas no rabo do ofendido, arquive-se

    novidade na praça da justiça tucana, podem anotar aí

    1. ou muito me engano…

      ou o acusado vai sair dessa como juiz historiador

      há muitos, nobres e estudiosos tucanos, que defendem que trabalho de historiador é assim mesmo

    1. Porra que cara imbecil!!!!!

      Porra que cara imbecil!!!!! Ele é historiador mesmo ou comprou o diploma?! Esse é um dos que não importa se é bom sendo do PT o negócio é malhar, triste uma pessoa assim!!!!!!

  26. Ineficaz, ineficiente, inócua

    A (tardia) iniciativa de Lula, ao mover ações judiciais contra seus contumazes difamadores, caluniadores e injuriadores me parece ineficaz, ineficiente, inócua. 

    A menos que Lula também peça liminarmente outras medidas que possam arremedar um direito de resposta, com proporção e ênfase.

    A guerra (pois não cabe outro nome para o que lhe movem seus  insidiosamente insuflados opositores) se desenvolve diuturnamente, incessantemente, por meio dos jornais, do rádio, das revistas.

    Um mesmo comentário desairoso feito no rádio é repetido inúmeras vezes ao longo de um mesmo dia, e também nos dias seguintes – afinal, a audiência do rádio é rotativa… Mas o resultado de uma ação judicial em face de tal comentário não será imediato nem os efeitos de uma eventual sentença se repetirão tantas vezes, muito menos com a mesma ênfase.

    Os jormais abusam descaradamente de manchetes maliciosas, tendenciosas. Na maioria das vezes, as notícias em si não reafirmam as manchetes – pelo contrário, destoam delas ou até mesmo as desmentem. Como pouca gente lê todo o texto das notícias, o mal está perpetrado. Sem esquecer que os “colunistas” de sempre dizem aquilo que o patrão ou quem paga o patrão não quer dizer pela própria boca…

    Lixos como a Veja e a Época pouco se importam se suas mentiras semanais, divulgadas na sexta-feira, tiverem sido desmentidas poucas horas depois. Seus fiéis assinantes não buscam mesmo outra fonte de informação… Além disso, em quase todos os consultórios médicos do País, nos salões de beleza, em bares e restaurantes, exemplares de edições antigas das ditas revistas continuarão por meses e meses a produzir seu deletério efeito. A notória e infame edição da Veja datada da véspera das eleições de 2014, apregoando que Lula e Dilma “sabiam”, continua à vista e à disposição de clientes que aguardam atendimento em consultórios, e também dos clientes dos salões e bares, etc. 

    Como praxe e por tática, um mentiroso repercute o outro, que repercute o outro, que repercute o outro… Se alguém os pega na mentira, o que fazem? Se forem jornais ou revistas, publicam um “erramos” safado, de pé de página par no meio de um segundo caderno. Se é uma rádio, comentam de passagem o erro e já emendam outra mentira por cima, e vamos que vamos!

    E, claro, por fim, todo esse chorume tóxico vai sedimentar-se e proliferar no Facebook, no Whatsapp… e no infeliz tutano de coxinhas.

    Voltando às ações que Lula (tardiamente) começou a mover: nosso Judiciário faz-me lembrar a anedota de Luís Fernando Veríssimo, na qual um cristão na antiga Roma pede a um dos guardas que o mantêm prisioneiro que o salve de ser lançado aos leões. O guarda cobra um valor e diz que tudo se resolverá. E quando o cristão, aflito, se vê prestes a ser jogado às feras, o guarda lhe diz que um dos leões na arena é cristão; assim, quando as portas da arena se abrirem, basta ao prisioneiro correr para perto desse leão, e não será devorado por ele. O cristão agradece, ao guarda, mas então lhe ocorre perguntar como identificar o tal leão convertido. – “Não tem erro” – diz o guarda. ” – É o leão que tem um crucifixo debaixo da juba.”

    Temo que Lula, ao confiar na Justiça – ou, vá lá, na eficácia do ato de mover ações contra quem o achincalha – tenha menos chances de sucesso que o sujeito da anedota.

     

     

  27. Quem faz parte de uma

    Quem faz parte de uma quadrilha é esse elemento, faz parte da máfia da grande imprensa que atravanca a evolução da sociedade brasileira a décadas.

  28. Comentários de Marco Antônio Villa sobre o ex-presidente Lula

    Jornalista deve ter a liberdade de falar o que quiser de qualquer um, porém deve estar munido das provas do que está falando, para usá-las na justiça, caso sofra uma demanda. O ex-presidente até que demorou para reagir. Vamos ver se a justiça está mudando mesmo, como parece, haja vista a postura de juízes e procuradores do MPF. Estado democrático de direito é responder legalmente pelos seus atos.

     

  29. não se iludam: o judiciário não vai fazer nada

    imagina que o judiciário fará algo para conter os ataques ao Lula.

    sem chance. 

    aliás: quem atirou a bomba no Instituto Lula?

    quem atirou as bombas nos diretórios municipais do PT de São Paulo?

    nada. 

     

  30. ….E O VÍDEO CIRCULA NA INTERNET

    O detalhe, é que o vídeo circula nas redes sociais, o que permite aos internautas ver a todo instante e fazer comentários mais bizarros e assustadores.

  31. Durante anos da minha vida

    Durante anos da minha vida minhas emissóras favoritas de televisão eram a Tv Educativa e a Cultura, e minha rádio, a JB. A gente se sentia bem informada se além desses canais, lesse o Jornal do Brasil. De repente, foi tudo pro espaço, sobrando apenas a Tv Brasil como a que faz  a diferença hoje em dia.

    É uma lástima ver a decadência da TV Cutura, com a apresentador carecendo da opinião de um sujeito com Villa. É o tipo do jornalista sem vergonha, sem escrúpulos, sem-noção. É mais tucano que qualquer parlamentar que esteja discursando no Congresso. Todo e qualquer tema se desenvolve com ele dizendo que odeia o PT e os petista. É tanto ódio, e tanta falta de compostura que decidi, de há muito não assistir nada dessa televisão que envolva política, porque a ladainha é a mesma. 

    Lula faz muito bem tentar se defender desse falastrão, principalmente porque uma coisa é o jornalista ter seu partido político, sentir mito ódio de alguns políticos, e outra, é não se comportar como um jornalista, achando que pode tudo, inclusive ofender moralmente um ex-presidente só porque ele quer. 

  32. Melhor assim

    Tudo bem que na vara de Pinheiros o Lula vai perder, e depois na terceira instância daqui uns dez anos, talvez ele vença, mas todo o mal feito jamais será reparado… Porém o episódio marca uma mudança importante, pois a tática de deixar prá lá, dar uma de superior, falhou miseravelmente. Aqui no nosso país, infelizmente, tem que ser: “bateu levou”. A formação intelectual(?) do nosso povo assim o exige.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador