Por delação premiada, Lava Jato espera que Andrade Gutierrez implique Lulinha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – É destaque na coluna da jornalista Mônica Bergamo (Folha), nesta terça (10), que procuradores da Operação Lava Jato esperam que a Andrade Gutierrez entregue “detalhes da associação que fez com a Gamecorp, empresa de Fabio Luis Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula”, caso firme um acordo de delação premiada para beneficiar os executivos implicados no esquema de corrupção na Petrobras.

De acordo com a jornalista, “em 2005, a então Telemar, que tinha a construtora entre suas controladoras, fez um aporte de R$ 5 milhões na empresa de Fabio Luis. O Ministério Público chegou a abrir investigação, mas o caso foi arquivado depois da conclusão de que não havia irregularidades na operação.”

Apesar da intenção de obter informações contra Lulinha, a “maioria dos integrantes da força-tarefa da Lava Jato não pretende colocar revelações sobre a Gamecorp como condição para a assinatura de um acordo de delação”, emendou a jornalista.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lava o quê, mesmo?

    É Lava-jato ou lava-pato? Ou seria outra ave, mais bicuda, a que se lava, enquanto o outro, feito um pato, só leva (daí, portannto, pega-pato)?

  2. Andrade Gutierrez

    Andrade Gutierrez é a empreiteira mais próxima de Aécio Neves.

    Agora veremos a postura da Lava-Jato.

    Aécio-Gutierrez-Cemig… tudo a ver.

     

  3. Se quer pautar???

    Olha a declaração desta senhora:

    “Apesar da intenção de obter informações contra Lulinha, a “maioria dos integrantes da força-tarefa da Lava Jato não pretende colocar revelações sobre a Gamecorp como condição para a assinatura de um acordo de delação”, emendou a jornalista.”

     

    E aí: Vaza a jato já deu, já f* demais o país com esta ação totalmente politiqueira..

     

  4. bem,  estive  lendo que  quem

    bem,  estive  lendo que  quem  faz  delaçao premiada  e  tem  uma  condenaçao  mais  branda   nao  pode   fazer   acordos de leniencia  com o   CADE  neste  caso  eu seu  fosse  essas empreiteiras   nao fazia  delaçao   premiada  e insistia  no  acordo de leniencia.  inclusive  é mais  vantajoso  para eles.  Agora   obrigar  uma  empreiteira  a  mentir  para  prejudicar  Lula  e  seu filho  isso é o fim da  picada. 

  5. Solidaridade

    Tenho pena dessa familia que vem sendo perseguida de forma brutal desde 1989,expresso aqui minha solidariedade a todos perseguidos injustamente,por essa imprensa cretina !

  6. O desespero e o cinismo dessa investigação não tem limites

     

     

    Ora, que a Lava Jato vaza mais que os tubos velhos da Sabesp já não é novidade para mais ninguém. Assim, como não é novidade que esses vazamentos corriqueiros e sempre parciais não são alvos de nenhuma atitude para conter essa sangria desatada, seja por parte da direção da PF, da direção do MP ou do Juiz responsável pelo caso.

    Porém, desta feita o “milionésimo” vazamento dessa operação, superou até os limites do cinismo descarado que vinha tendo pois, desta feita, usa uma jornalista para praticamente dizer ao suposto novo delator “olha, o que queremos que seja dito é algo que possamos usar contra o Lula, sem isso não tem delação PREMIADA”. A coisa está tão evidente, a mensagem tão clara e o escárnio com o estado democrático de direito é ao devido processo legal é tão grande, que se dão ao luxo de praticamente exigirem o que querem que seja dito, através de órgãos de imprensa, na certeza de que estão acima da lei e que todos ficarão calados. Inacreditável.

    Para chegarem a esse nível de cinismo e desespero provavelmente é porque não devem mesmo estar encontrado nada tangível contra o Lula, senão a coisa não teria degringolado para esse nível de utilização de um veículo de comunicação para mandar o “recado” ao delator.

  7. A que papel se presta o

    A que papel se presta o Ministério Público! A caça ao Lula, agora via seus familiares, parecer a única e exclusiva razão de existir dessa instituição que ora é manchada e enxovalhada por alguns dos seus membros. Nem se preocupam em disfarçar mais suas ações direcionadas e politiqueiras.

    Perderam TOTALMENTE o respeito. 

  8. Eu ia escrever um comentário,

    Eu ia escrever um comentário, mas não me sinto mais com liberdade suficiente para fazê-lo.

    Vivemos, como disse o ex-Presidente Lula, um quase Estado de Exceção.

    É quase certo que entidades estrangeiras e nacionais associadas a elas estão monitorando blogs e manifestações de todos os tipos da sociedade civil progressista e democrática para, na hora certa, aplicarem medidas de represália, de contenção e repressão, caso uma ordem conservadora se imponha.

    Onde será a nossa Guantánamo ? Em Curitiba ?

    Reportagens do jornalista Bob Fernandes mostraram no início dos anos 2000 como é jogado o jogo nessa área.

    Não se sabe de nenhuma medida do Estado Brasileiro para punir os traidores da pátria.

    O Estado Democrático de Direito está em risco e ninguém toma uma providência.

    A Soberania Nacional é tratada, a todo momento, como se fôssemos um protetorado de uma potência estrangeira. .

    O STF, o guardião da nossa Constituição, tolera e faz vistas grossas ao cumprimento do texto constitucional.

    Até quando ? 

    Quando a ordem reacionária for imposta, através do golpe jurídico-civil, como bem o demonstrou o professor Claúdio Lembo, em substituição ao golpe militar, e forem varridos do mapa os “rebeldes” da ordem atual e os direitos e conquistas trabalhistas das classes trabalhadoras e os direitos e conquistas sociais dos segmentos pobres da população, tudo volta ao “normal”, com a imprensa velhaca anunciando e trombeteando a esperança de um futuro melhor para os donos do poder econômico e seu exército de reserva, a classe média rentista abastada.

    O sonho do povão (outra caracterização do professor Lembo), materializado nos 12 anos dos governos Lula e Dilma, vai explodir como uma flatulência.

    Se as fôrças progressistas e democráticas não se unirem e coordenarem a resistência.

    Vivemos um ponto de mutação: o processo civilizatório avança ou regride no Brasil ?

    Com a palavra as Centrais, Federações e Sindicatos de Trabalhadores, com a palavra os assentamentos e trabalhadores do campo, com a palavra os estudantes, a academia, os professores e a inteligência nacional, com a palavra os artistas e produtores culturais, com a palavra os engenheiros, médicos, economistas, advogados e outras profissões liberais comprometidas com os valores de solidariedade e o desenvolvimento autônomo nacional, com a palavra os micros, pequenos e médios empresários comprometidos com a preservação do mercado interno para os empresários nacionais, com a palavra os movimentos sociais que lutam por teto, terra e trabalho digno, com a palavra os movimentos de mulheres que lutam contra o machismo e o direito de disporem do próprio corpo para o usarem como lhes convier, com a palavra os movimentos de negros e negras, pardos e pardas, brancos e brancas que lutam contra o racismo, com a palavra os grandes empresários que acreditam em preservar o mercado interno para o conteúdo nacional, com a palavra os movimentos que lutam para preservar as terras e a cultura indígenas, com a palavra as igrejas progressistas, com a palavra os militares progressistas que defendem a verdadeira soberania nacional livre da influência estrangeira. Com a palavra, mas não somente a palavra e, principalmente, com a ação.

     

  9. Oi?

    A Telemar não fez nenhum “aporte”.

    Comprou 51% do capital da empresa.

    E, logo em seguida, aumentou-o.

    Ou Lulinha e seu colega pagavam 05 milhões pra manter a proporção (49%) ou ela seria dissolvida.

    Lulinha virou empregado.

  10. É interessante a tática, já

    É interessante a tática, já preparam a “opinião pública” (não esclarecida) através de jornalistas para que comprem a versão do delator. No caso da Andrade Gutierrez vai ser a maior prova de que a Lava Jato não tem nada a ver com justiça, mas com vingança seletiva, isso porque a Andrade Gutierrez sempre foi muito muito ligada a Aécio Neves, mas é claro, não será perguntado nada sobre ele. A justiça funciona assim, meia tonelada de cocaína em um helicópetero de tucanos e afins não é nada, um baseado no bolso de petistas e afins é tráfico de drogas. 

  11. Como entender uma

    Como entender uma instituição(pf) que até 2.002 não era praticamente nada. Salários miseráveis, falta de estrutura, de autonomia, etc. etc….Foi só após os governos do PT (Lula e Dilma) que passaram a ser valorizados em todos os sentidos. Como entender esse ódio, essa vontade de humilhar e destruir um governo que só lhes fez o bem. Inexplicável.   

  12. O pior é que eles vêm da

    O pior é que eles vêm da época da privataria tucana. É muita sujeira neste mar de lama. Protegendo esta sujeira está o PIG, maior interessado em entregar o Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador