Prestes a ser preso, Eike já quis denunciar caixa 2 do PSDB à Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Eike Batista é uma das estrelas da mais nova fase da Lava Jato, a Operação Eficiência, que deveria cumprir mandado de prisão nesta quinta (26), não fosse o fato do empresário estar fora do País. Eike, que prometeu se entregar às autoridades, é acusado de pagar propina ao ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral em contas no exterior, por meio de empresas de fachada.

A grande mídia aproveitou o atual episódio para lembrar que o empresário buscou a Lava Jato há alguns meses para relatar pagamento ao marqueteiro João Santana, que fez as últimas campanhas presidenciais do PT.

Eike disse que após um encontro com o ex-ministro Guido Mantega, que teria solicitado doação eleitoral, decidiu feito um contrato de prestação de serviços com a empresa de Santana para justificar a remessa de dinheiro ao exterior. No caso, o empresário argumentou que Santana, de fato, prestou uma consultoria em relação à política de investimentos na Venezuela. A Lava Jato, porém, acha que o contrato foi fictício.

O que os grandes jornais continuam escondendo é que, no mesmo encontro com os procuradores da Lava Jato, Eike, como prova de sua boa vontade em colaborar com as investigações, tentou entregar uma lista com doações eleitorais que suas empresas fizeram a políticos e partidos de todas as cores, de Cristovam Buarque a Aécio Neves. Algumas doações eram oficiais e registradas pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas outras eram “privadas”, dando a entender que teriam ocorrido via caixa dois.

Em setembro de 2016, o GGN mostrou que três minutos após entregar a lista a um dos procuradores informando seu conteúdo, Eike recebeu o documento de volta. A força-tarefa da Lava Jato não demonstrou nenhum interesse em ouvir nomes relacioados a partidos que não fosse PP, PMDB e PT.

Leia mais: Eike quis entregar repasses ao PSDB e reação da Lava Jato foi devolver a lista

Mesmo diante da proximidade da prisão de Eike Batista – que devo levá-lo a fechar um acordo de delação premiada mais amplo – a grande mídia, ainda assim, não abordou a tentativa de denunciar esquemas com o PSDB e aliados. Preferiu falar da pasta de dente que a nova companhia de Eike desenvolve, além da falta de diploma de ensino superior poder levá-lo a uma cela comum.

Com a colaboração, ainda que parcial, a defesa de Eike imaginou que estaria se antecipando a denúncias e mantendo seu cliente fora do alcance da Lava Jato. Porém, o núcleo que atua no Rio de Janeiro, sob a batuta do juiz Marcelo Bretas, decidiu mostrar que a operação está de volta das férias, e com a corda toda.

Bretas, aliás, figurou ao lado de Sergio Moro (Paraná) e Vallisney Oliveira (Brasília) numa lista que a Ajufe (Associação dos Juízes Federais) pretende entregar para o presidente Michel Temer, que precisa escolher um ministro para substituir Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal. Lauro Jardim informou em O Globo que como a consulta é informal e não campanhas de juízes federais ao Supremo, os favoritos à lista tríplice são os nomes ligados à Lava Jato.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eike foi falar com Deus diretamente, pois os Santos são surdos

    .

    Eike foi aos EUA, na pressa, com cabelo por fazer, pois sabe que aqui, no Brasil os santos são surdos, quem sabe, falando diretamente com deus (EUA) ele consegue barganhar.

    Triste tudo isso e nossas Fofas Armadas em silêncio vergonhoso…

    1. Prezado GregBoa tardePorque

      Prezado Greg

      Boa tarde

      Porque tu não diz, Dilma em silencio vergonhoso!

      Até hoje as s Forças Armadas estão aguardando as ordens presidencial, (conforme artigo 142 da CF-88), para prender a mafia que comanda o Brasil!

      Mas faltou coragem a “guerrileira” 

      PS.: como tu acha que eles se sentem de ver um dos seus, o almirante Othon preso e os traidores da patria entregando o país !!!

      Abração

  2. Parabéns à brava repórter Cíntia Alves.

    A desonestidade e atuação criminosa dos veículos da mídia comercial (PIV/PPV), que constutui uma ORCRIM institucional, só encontra rival na burocracia estatal, de que a prova mais cabal, inconteste, é a ORCRIM da Fraude a Jato.

    Na mesma época em que Cíntia Alves publicou a reportagem, com vídeo do depoimento em que Eike Batista ofereceu uma lista com os nomes de políticos tucanos a quem tinham sido pagas propinas, a equipe do “Porta dos Fundos” produziu um esquete memorável, intitulado “Delação”, resumindo exatamente a atuação não apenas político-partidária, mas criminosa dos procuradores do MPF que integram a Fraude a Jato, ao se recusarem a aolher a colaboração (ali sim Eike Batista colaborava, pois não tinha sido preso, chantageado, ameaçado, coagido e torturado psicologicamente e forçado a delatar quem os investigadores desejavam e na forma que esses integrantes da ORCRIM institucional desejavam).

    Agora a PF, o MPF e os juízes midiáticos da filial carioca da Fraude a Jato querem enquadrar Eike, para delatar quem eles desejam e na forma que desejam. Todo esse circo midiático é para atrair os holofotes, os microfones, as atenções, desfocando as críticas das manobras criminosas que michel temer e seu bando fazem em Brasília, para nomear um novo ministro do STF, após o atentado que matou Teori Zavascki. A nova investida da Fraude a Jato retira do foco também os arranjos parlamentarres que estão sendo costurados, para destruir a Previência Social e a CLT, que virão com força avassaladora, após o recesso parlamentar.

    Não posso deixar de mencionar que esse desdobramento da operação Calicute (siamesa da Fraude a Jato) tem o objetivo maior de tirar as atenções do público das investigações sobre o que ocorreu co o avião em que viajava o ministro Teori Zavascki, que caiu na Baia de Paraty há exatos sete dias. Peço à equipe do GGN e a outros portais e blogs progressistas e independentes que não caiam nessas ciladas e continuem atentos, pois sem a pressão de veículos jornalísticos não alinhados com o  golpe, a construçao de uma versão oficial, afirmando que foi apenas um ‘acidente’, uma ‘mera fatalidade’, ficará muito facilitada. A TV Globo, todo o PIG/PPV, o bando golpista que tomou de assalto o GF, assim como as FFAA e a cúpula golpista do Judiciário têm enorme interesse em jogar uma pá de cal no assunto, selando a versão oficial de que foi um ‘acidente’. O cínico Rodrigo Janot compartilha  os mesmos interesses em abafar o caso; ele apenas finge que está indignado, ao propor à presidente do STF que dê continuidade ao processo de homologação das delações, antes a cargo de Teori Zavascki.

    Como já mostrou Luís Nassif desde maio está sendo aplicada a Teoria/Técnica do Choque do Capitalismo de  Desastre. O ataque e desmonte do Estado e a desagregação do tecido social em frentes múltiplas como acabei de mostrar, fazem parte dessa estratégia. O entreguismo é intensificado  em múltiplas frentes, como estamos a ver com a Base de Alcântara, as reservas do Pré-Sal e os setores mais rentáveis da Petrobrás, o bilionário presente às Teles e agora o que restava da CVRD sob controle da União. A matança nos presídios não ocorre por acaso, pois os agentes do Estado já sabiam que as tragédias poderiam ocorrer e NADA fizeram para evitá-las. Alexandre de Moares sabia muito bem disso, assim como o chefe do bando, michel temer. Essa violência e matança nos presídios angaria apoio a mais repressão, convocação do exército para vigiar presídios… O Estado de Fascista de Exceçao já vigora. A ditadura escancarada está a menos de um passo.

    Os ataques em múltiplas frentes, depois que a Esquerda foi perseguida, tirada do governo  e desmantelada, gera paralisia, perplexidade e desorientação. É por isso que não se vê nenhuma resistência ou manifestação minimamente organizada, capaz de levar às ruas as classes trabalhadoras e excluídas – as que mais perdem com o golpe e desmonte do Estado. Com tudo isso ainda existem “esquerdistas”, “psolistas”, “socialistas”, “comunistas”, “anarquistas” e uma série de outros “istas” que cobram auto-flagelação do PT e do PC do B em praça pública, como se os integrantes desses partidos, à frente dos governos Lula e Dilma, tivessem de se “ajoelhar no milho” e se auto-penitenciar pelos erros que cometeram.  Essa postura autofágica das esquerdas tem apenas um efeito prático: fortalecer a direita golpista e permitir o aprofundamento do golpe e dos retrocessos, como temo visto há quase oito meses.

  3. Num dia a mulher de Lula é
    Num dia a mulher de Lula é internada.
    No outro Moro manda prender Eike para que a imprensa possa transformar Lula em suspeito de associação com aquele empresário.
    É evidente que a jogada foi combinada para evitar cobertura midiática favorável a Lula.
    Espero que a ONU perceba o que esta ocorrendo no Brasil.
    Moro não age mais como juiz e sim como coadjuvante de uma telenovela anti-Lula encenada deliberadamente.

    1. Fábio, pensei o dia todo

      Fábio, pensei o dia todo sobre o que significava  a prosão desse caboclo e eu ia fazer um comentário, mas você o fez por mim. 

      Batata, é exatamente o que você escreveu. Estes caras não dão poto sem nó.

  4. Incompetência

    Que belo serviço de inteligência da Policia Federal , que sai para prender uma pessoa e não sabe que ela está fora do país , sobretudo tratando-se de uma pessoa como do tipo de Eike . 

    Era só falar com o colega do departamento ao lado , aquele que carimba os passaportes e registra a saída para o exterior no sistema . 

  5. Eike fez certo. ´Não adianta

    Eike fez certo. ´Não adianta tentar argumentar com juíz criminoso (Sérgio Moro) em um sistema de justiça para inglês ver como ele deve saber muito bem como é.

    Agora vocês sabem mais um dos motivos para ninguém sério investir atualmente no Brasil: Nenhum empresário gosta de ser preso para servir de palhaço no circo de um juíz vagabundo de terceiro mundo.

  6. Há um vídeo no Youtube que

    Há um vídeo no Youtube que também Moro dispensou o comentário de Youssef citando o nome de Aécio Neves. Foi logo nas primeiras delações do doleiro. Foi depois de algumas dessas indisposições de Moro para ouvir os nomes dos tucanos nas delações de Porchart e Duvivier fizeram outro vídeo no Porta dos fundos, gosando a cara do Juiz.

     

  7. Cada dia mais cada vez menos.

    Por mais que nos pobres mortais tentemos acompanhar esta novela da nossa vida nada privada, evitando Globo e mídias de partidos, as guinadas nos tiram a base do achamos estar entendendo. Porque depois de tentar participar das delações e ser excluído, o Eike BAtista vira foragido, menos de uma semana após a morte do Teori? Em qual patamar devemos coloca lo? Acidental ou não, a morte do ministro deu mais uma enrolada na nossa acidentada vida política. Minha humilde leitura e que as guangues tem tanta inter-relação, que nem eles mesmos sabem a qual chefe devem tomar a benção. A vela de hoje é para um partido, a de amanhã pra um juiz e a próxima a quem o livrar do Moro e sua CIA de cavaleiros da justiça. Por fim, justiça não há, licitude e ética tampouco. Quem não é cacique nesta aldeia, tá tudo orando pra qualquer um que livre seu topete da lava gato. E nós brasileiros que aumentemos nossa dose de crença en dias melhores. Vai demorar, mas um dia a gente poderá sorrir sem ser amarelo…….

  8. Eike um Bandido !

    Eike Batista,um dos ou o maior Bandido Estelionatario  solto neste infeliz Brasil.Formou uma quadrilha Internacinal para Roubar a grandes inversionistas Internacionais , comandao por este Bandido com o Mister” Oil” e sua corja a espoliar com mentiras BILHOES DE DOLARES.A Petrobras e “NINA DE TETA”das estafas Internacionais praticas por este Eike e sua amestrada e proficionais na arte de enganar milhares de invertidores pelo mundo a fora..Onde esta o “Juiz MORO ? a POLICIA FEDERAL?Mister JANOT?GLOBOSTA?Todos subornados por esta maquina infernal de corrupcao criado pelo genio do mal de nome EIKE BATISTA.Cadeia perpetua para este espertalhao canalha.JA!

  9. Mas a operação Lava Jato não

    Mas a operação Lava Jato não era para combater a “corrupição”? Então porque os promotores não aceitaram as denúncias contra o PSDB? Agora não entendi…

    Antes de responderem esclareço que estou ironizando. O problema é que tem muita gente que nunca vai ler uma notícia dessas, porque só assiste o JN, lê a Veja e se informa pelas afiliadas da Globo.

    Resultado: a esmagadora maioria ainda acha é a Lava Jato visa o combate a “corrupição”, que o único culpado é o “petê”, que Sérgio Moro é Deus, que o Brasil vai ser expurgado de todo o mal e que entraremos no Paraíso. Como se diz: nasce um otário a cada dia. No caso do Brasil, são milhões de otários por minuto.

    Abramos os olhos: o mal está feito. Os corações e mentes da plebe já foram conquistados. Não há muito o que fazer, a não ser reestruturar a esquerda, idenficar os inimigos, tratar uma estratégia de logo prazo e ser impiedoso no futuro. Com essa gente não se brinca, não se negocia e não se deve ter misericórdia.

     

    1. Olha, a única coisa que pode

      Olha, a única coisa que pode salvar o Brasil nesse ponto do jogo é uma revolta armada. Mas eu não acredito que o brasileiro – historicamente um bundão e um covarde – seja capaz de pegar em armas para tomar o seu país de volta e portanto o país irá continuar sendo uma nação de escravos.

  10. Conclusão: mais um boi de

    Conclusão: mais um boi de piranha e o Brasil continua nas mãos da maior máfia de bandidos corruptos do planeta. Estamos falando da máfia fhc clinton que reimplantou a ditadura de 1964 agora em 2016, mediante outro golpe de estado com o roubo de 55 milhões de votos democráticos. A colossal gang de bandidos demotucanos peemedebistas dominaram todos os poderes, polícias, imprensa e demais instituições que seriam vigas mestras de uma democracia, implementando total auto-blindagem para darem continuidade ao golpe / ditadura, perseguindo e penalizando seus adversários, entregando o país e consequentemente o futuro de seu povo aos piratas norte americanos e seus aliados europeus.

  11. Eike na prisão.

    Querem apostar comigo? Esta Lavajato á a maior frauda ivestigatória de todos os tempos relizada desdr que o Brasilk foi descoberto. Se não vajamos: Denicias do PSDB não vem ao caso, Relatoria da propia vai para a mão do Gilmar Mendes, que é ddo PSDB, ninguem deste partido será incriminado, ladrão e corripto só tem no PT, como não encontram provas contra lula ele vai ser preso por convicções. O Brasil está como eles querem. Eike Batista é materia requentadas e se ele fugiu com a cidadania alemã será dificil extradita-lo.

  12. Corruptos & Traidores

     

    As perdas de gigantescas riquezas do povo em todo o mundo capitalista por conta da corrupção é velha conhecida do povo, manjada e sem solução. Poderosa alavanca para rapidíssimo enriquecimento das entreguistas e desonestas elites dirigentes. Notadamente, nas chamadas privatizações.

    Graças a praga da corrupção, tornou-se possível o entreguista governo FHC/PSDB realizar inaceitáveis privatizações de setores bilionários, altamente estratégicos, como a entrega da antiga CVRD, pela bagatela de R$ 3,3 bilhões, cerca de metade em moedas podre. Na avaliação de especialistas da época, por conta de suas imensas e diversificadas jazidas de minérios por todo o Brasil, mais as grandes e variadas instalações industriais, prediais, preciosas ferrovias e frota naval, o preço justo seria de mais R$ 1 trilhão.

    Na mesma rota da traição ao Brasil, venderam também, a Embratel, estratégica e gigante empresa estatal de telecomunicações, fazendo de nossa telecomunicação das mais caras, ruins e vulneráveis do mundo. Jamais poderia ficar sob o controle dos gringos e da empresa privada. Idem, na inaceitável venda de grande parte do nosso parque gerador, transmissor e distribuidor de energia elétrica, resultando numa das mais caras, energia elétrica do Planeta.

    Não se discute os mais diversos tipos e naturezas de negociações de compra e venda atendendo interesses privados e públicos. Fazem parte do livre comércio, interno e externo. O que é intolerável e inaceitável, é a venda de bilionários ativos estatais, pertencentes ao Brasil, pertencentes ao nosso sofrido povo, consolidados em siderais riquezas acumuladas em décadas de muito trabalho e sacrifício do trabalhador, sejam rapidamente entregues para as elites daqui e de fora, a preços de bananas, debilitando nossa economia, causando muita falência e desemprego geral.

    A pesar das consequências do trágico passado entreguista FHC/PSDB, o ilegítimo governo golpista, silenciosamente, prossegue vendendo bilionários ativos, açodadamente, sem maiores análises e discussões públicas, em especial com o trabalhador, o legítimo dono dessas gigantescas riquezas. Do lamentável passado, bem sabemos que as privatizações abrem portas para desmantelamento de nossas indústrias, para falências gerais e grande desemprego, bem demonstrado no entreguista governo FHC/PSDB.

    Se a quadrilha de golpista estivesse atrás das siderais fortunas tomadas do povo, jamais teriam dado início as privatizações de bilionários ativos da Petrobras, jamais deixariam de investigar todas as privatizações e vendas de ativos a preços de bananas, principalmente, as inacreditáveis privatizações FHC/PSDB. Por certo que encontrariam coisas que até Deus duvida. Que fariam as roubalheiras de até agora, furtos de pivetes, de ladrões de galinhas. Acredito mesmo, que se contabilizarem todos os prejuízos decorrentes das privatizações FHC/PSDB a valores de hoje, por certo que totalizariam mais de R$ 10 trilhões.

     

  13. PF lavando os ratos do PSDB

    – UMA POLÍCIA FEDERAL  LEAL, SÉRIA, HONESTA, ÉTICA, HONRADA E QUE CUMPRE AS LEIS E AS REGRAS PARA ELA ESTABELECIDAS, PODE DEIXAR UM RÉU JÁ INVESTIGADO, ACUSADO E COM PRISÃO DECRETADA, FUGIR DO PAÍS, SABENDO ANTECIPADAMENTE O DIA DA SUA PRISÃO E PASSANDO PELOS POSTOS DA PRÓPRIA POLÍCIA FEDERAL NOS AEROPORTOS, ILESO, SEM QUE NENHUM AGENTE DESCONFIE QUEM É ELE E PORQUE ESTÁ SAINDO DO PAÍS?

    – PODE UM AGENTE PÚBLICO, CUJA MISSÃO É COMBATER A CORRUPÇÃO, SER PARTIDÁRIO E FAZER CAMPANHA POLÍTICA PARA UM CANDIDATO QUE É CONHECIDO INTERNACIONALMENTE COMO UM DOS MAIS CORRUPTOS DO BRASIL?

    – UMA POLÍCIA FEDERAL SÉRIA, HONESTA, ÉTICA E HONRADA, PODE TER EM SEUS QUADROS UM ELEMENTO QUE FAZ CAMPANHA POLÍTICA CONTRA O PRESIDENTE DO PAÍS, PARA BENEFICIAR UM CANDIDATO SABIDAMENTE CORRUPTO?

    •             Quem está bancando por fora esses tarefeiros da lava-fato para que eles fiquem somente na perseguição do LULA e esqueçam os tucanos que são especialistas EM LESAR A PÁTRIA tornando todos seus familiares milionários?

    •             O que vai acontecer com esses agentes tarefeiros tucanos se LULA for preso e começar uma guerra civil no Brasil?

    •             Onde estão presos os LADRÕES DE MERENDA do governo tucano de São Paulo?

    •             Onde está preso o ladrão do TUCANO do TCE-SP, o tal Robson Marinho?

    •             Onde estão presos os TUCANOS LADRÕES DO ERÁRIO que roubaram o os trens e metro de São Paulo deixando o povo paulista sofrendo sem trens nem metro?

    •             Onde estão presos os CORRUPTOS TUCANOS do famoso ESCÂNDALO DO BANESTADO, do qual o Juiz MORO foi um dos AGENTES DA PF?

    •             Onde estão presos os ladrões TUCANOS de FURNAS, identificados na famosa LISTA DE FURNAS?

    •             Onde estão presos os LADRÕES TUCANOS que saquearam e sucatearam centenas de empresas públicas brasileiras no famoso internacionalmente escândalo da PRIVATARIA TUCANA? Onde estão presos os POLÍTICOS MINEIROS TRAFICANTES de cocaína que usavam dinheiro público para pagar piloto e combustível do helicóptero apreendido com meia tonelada de cocaína pura?

    •             https://vimeo.com/201128525

    •             https://www.facebook.com/photo.php?fbid=370308360010494&set=p.370308360010494&type=3&theater

    1. O Câncer do Brasil.

      Como diria o Paulo Moreira Leite, vamos combinar: o judiciário e todo o poderoso e dispendioso aparato policial que orbita em torno dessa instituição inútil nunca cumpriu a sua finalidade de prestar assistencia jurídica ao cidadão jurisdicionado. Não é preciso ser nenhum genio para saber que 99,99 % da população não tem a menor condição de recorrer aos supostos serviços que o judiciário deveria prestar-lhe. E a parcela infima que tem condição de recorrer ao judiciário enfrenta as filas entre milhares de processos que repousam represados e desprezados nas gavetas das suas repartições burocráticas, em todo o país. A exceção é feita a uma parte ainda mais minúscula dessa minoria privilegiada que está acima de qualquer lei ou regra e, em caso de falha ao cumprimento dessa regra, tem garantia de HCs instantaneos de Ministros do STF sempre de plantão ao seu exclusivo dispor.

      Quando, dessa negligencia e inutilidade, o judiciário resolveu movimentar-se em alianças partidárias para robustecer ainda mais a sua força política, a ocorrencia do desastre institucional brasileiro anunciado foi abreviada.

      A corrupção sistemica do Brasil, que o Procurador Vladimir Aras equivocadamente chama de “…endemica…” (???), 

      https://pensador.uol.com.br/frase/MTgzMDM5Nw/

      era, até hoje, o resultado mais nefasto da atuação negligente e subversiva do judiciário brasileiro que pode ser comparado nessa característica ao jornal O GLOBO que, segundo o finado Roberto Marinho, chegou aonde chegou, não pelo que deu (o que noticiou), mas pelo que não deu (ocultou e abafou)! O judiciário, da mesma forma, adquiriu grande poder político pelo que não investigou e abafou. Assim, temos centenas ou milhares de criminosos com culpa comprovada de atos delitivos, circulando livremente, ocupando os cargos mais altos da administração pública do Estado brasileiro, nas tres esferas de poder de que é constituído.

      Não é por acaso que, na busca por mais poder político, a bandidagem dominante do judiciário estabeleceu aliança justamente com quem? Com a Globo/Mossack-Fonseca! Pos é!

      Assim, de tecido podre, inútil e parasitário, instalado no organismo burocrático brasileiro, o judiciário passou a ser o cancer que está levando o país ao óbito que se avizinha.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador