Procurador preso pode implicar Janot e favorecer defesa de Temer, por Andrei Meireles

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Em Observação
não aposte suas fichas no texto abaixo
 
Foto: Fotos Públicas
 
 
Jornal GGN – O jornalista Andrei Meireles publicou no portal Os Divergentes um artigo que sinaliza que a delação da JBS pode estar em risco. Isso porque há questionamentos sobre a participação do ex-procurador Marcelo Miller no termo de cooperação da cúpula do frigorífico, principalmente no que tange as denúncias contra Michel Temer. 
 
Miller era braço direito de Rodrigo Janot e investigou o BNDES com informações sigilosas. Até que decidiu abandonar a carreira no Ministério Público Federal e entrar para um escritório de advocacia que, hoje, defende a JBS na Lava Jato. Por conta da delação da empresa, o procurador Angelo Villela foi preso acusado de repassar informações para Joesley Batista. 
 
Segundo Meireles, Villela vem dizendo que ele não era o único procurador comprado pela JBS, insinuando que Marcelo Miller pode ser atingido no futuro e, consequentemente, a credibilidade da equipe de Janot e a própria delação de Batista. Isso favorece a defesa de Michel Temer, que quer anular a delação.
 
Por Andrei Meireles
 
Procurador preso por mesada da JBS pode ajudar defesa de Michel Temer
 
Em Os Divergentes
 
É grande a preocupação entre importantes procuradores da República com o que pode aparecer em relação a Marcello Miller. Sua reputação e competência profissional sempre foram consideradas impecáveis.
 
Miller teve atuação destacada, por exemplo, na Operação Lava Jato. Em março, ele surpreendeu os colegas ao sair do Ministério Público para ir trabalhar em um escritório de advocacia.
 
Mais do que o fato do tal escritório participar dos termos do acordo de leniência com o grupo JBS, o que causa apreensão foi o papel que Miller até então exercia nas investigações sobre o BNDES, inclusive de empresas dos donos da Friboi.
 
Pela ótica dos investigadores de Brasília, a apuração pelos colegas no Rio de Janeiro seguia lenta. Em algum momento, Marcelo Miller virou a esperança de acelerá-la.
 
Foram encaminhadas para ele várias investigações sobre negócios suspeitos do BNDES, algumas até hoje em sigilo.
 
O receio é de que um curto-circuito em algum fio desencapado possa atingi-lo. Um deles é o procurador da República Ângelo Goulart Villela. Hoje, ele é inquilino de uma cela na Penitenciária da Papuda, preso sob a acusação de receber mesada para repassar informações sigilosas para a JBS.
 
Ângelo tem mandado recados. Ele não seria o único do time da JBS. Teria colegas a entregar em uma delação premiada.
 
Pode ser blefe.
 
Mesmo assim seria mais uma carta nas mãos de quem quer colocar Rodrigo Janot na berlinda para tentar anular a investigação contra Michel Temer.
 
A conferir.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A blindagem de MT já se dá

    A blindagem de MT já se dá por parte da imprensa e dos tucanos graúdos, também inconformados pelas revelações contra Aécio Neves.

    Eu fico com Daiello quando disse, em alto e bom som, que rever aquelas fitas não altera em nada a situação do presidente, por ele ter sido o próprio a se revelar um inapto para o cargo que ocupa, ao confirmar tudo que está na gravação. 

    Temer confirmou ter recebido aquele Jowesley no Jaburu, pela porta dos fundos. Ao dizer que se tratava de um fanfarrão e outras coisas, como disse o Presidente da OAB: “Eu jamais recebria no meu escritório ou em minha casa, em qualquer hora, um homem que em princípio o considero um desqualificado”.

    Seja o que for, se Temer for blindado, não terá sido por outra coisa, senão pela vontade própria da justiça, que nela tem magistrados suficientes para fazer isso, embora, dessa feita, contrariando a Globo, a única que não tá medindo esforços pra destruir esse presidente.

    1. A globo quer destruir Temer

      A globo quer destruir Temer por causa das verbas de publicidade. Apesar das verbas da globo terem aumentado 11% no último ano, as da Record aumentaram 500%..

  2. Há caroços no angu e gatos na tuba

    Os três últimos parágrafos são típicos de como atuam os ‘repórteres’ de Os Divergentes; em português claro: ‘tiramos o nosso  da reta’ ou ‘foi nossa fonte que disse isso’. Agindo assim os jornalistas se eximem de ter publicado uma ‘barriga’ ou informação falsa, que pode ser desmentida depois.

    Tirante esse truque dos ‘macacos velhos’ do jornalismo, o texto dá pistas e levanta suspeitas acerca de ilegalidades e crimes cometidos por procuradores do MPF que atuavam junto à PGR. Além de verossímeis, as suspeitas se mostram possíveis e num percentual muito maior do que a aleatoriedade estatística pressupõe.

    A forma estranha e diferente (se considerado padrão lavateiro curitibano ou brasiliense até então vigente) como se deu o acordo de delação premiada do grupo JBS com a PGR, envolvendo a Globo, formando assim um consórcio movido a interesses econômicos e nada republicanos (apenas especulando com dólar e ações a Globo e a JBS ganharam bilhões em poucos dias), além da migração de dois procuradores que atuavam no MPF, junto ao PGR, para defender empresas por eles investigadas – dentre elas a própria JBS – assim como a participação do DoJ, estabelecendo os termos do acordo, a partir do qual a JBS se torna uma empresa estadunidense, tudo isso levanta seríssimas suspeitas de que não só o PGR, mas outros procuradores a ele ligados estejam a cometer ilegalidades criminosas tão graves como as que eles supostamente investigam. Os crimes de lesa-pátria e lesa-soberania estão evidentes.

    Ao contrário de alguns analistas e jornalistas que se mostraram empolgados com o “profisssionalismo” e “eficiência” do núcleo brasiliense da Fraude a Jato e com atuação da PGR neste acordo com a JBS, sempre vi a trama com extrema desconfiança. Na contramão do que muitos blogs e portais progressistas publicaram a partir do dia 17 de maio, afirmei em comentários que havia vários furos, pontos nebulosos e suspeitos em todo o procedimento/episódio, divulgado com estardalhaço pelo Grupo Globo de Comunicação. Afirmei que Gilmar Mendes esmiuçaria tudo e daria o troco; a reação já começou, como se viu ontem. Já expus os motivos pelos quais presumo GM defender MT e sua camarilha. As suspeitas levantadas nesta matéria vão municiar GM e a defesa do traidor-golpista-usurpador-corrupto profissional, Michel Temer; esse é o lado ruim, pois o governo golpista e todas as quadrilhas que o apóiam conseguirão sobrevida, para desmontar e entregar o Brasil  aos estrangeiros (notadamente aos EUA); o lado bom é a exumação dos cadáveres da Fraude a Jato e do PGR mostra que a burocracia do Estado está eivada de ORCRIMs institucionais, como afirmo há mais de 3 anos.

     

  3. Ainda bem que voce colocou o

    Ainda bem que voce colocou o aviso, Nassif!  O texto “eleva” Janot a uma posicao de importancia que ele ja nao tem nem pessoalmente nem profissionalmente!

  4. De qualquer forma a BADERNA

    De qualquer forma a BADERNA CONTIDA até agora, já está INSTALADA.

    Caso aqueles que distribuem PROPINA para manter a BANDA PODRE do povo nesse modo Stand By não consigam corromper os corruptos como eles e enganar outros ao mesmo tempo, SERÁ UM ESTOURO DE BOIADA SÓ .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador