Procuradores de Curitiba pedem a Moro pena maior para Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – Os procuradores de Curitiba entregaram a Sergio Moro na segunda (17) um documento solicitando prazo para apresentar recurso à sentença do caso triplex, com o objetivo de aumentar a pena imposta ao ex-presidente Lula. O petista foi condenado a 9 anos e meio por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, além da devolução de parte da propina que a OAS teria pago ao PT, num total de R$ 16 milhões. Além disso, Moro decretou que Lula seja impedido de assumir cargos públicos por pelo menos 7 anos.
 
“O Ministério Público Federal, nos autos acima identificados, comparece, respeitosamente, perante Vossa Excelência, com fulcro no artigo 593, I, do Código de Processo Penal, para interpor recurso de apelação em face da respeitável sentença constante do evento 948, requerendo seu recebimento e a concessão de prazo para o oferecimento das respectivas razões, nos termos do artigo 600, caput, da Lei Adjetiva Processual Penal”, afirmam os procuradores da força-tarefa, em petição a Moro. A informação é do Estadão desta terça (18).
 
A defesa de Lula, por outro lado, apresentou embargos de declaração impetrados na última sexta-feira, apontando que a decisão de Moro tem “omissões, contradições e obscuridades”, além de ter sido uma sentença midiática e “desproporcional”. 
 
Para os advogados de Lula, Moro simplesmente descartou testemunhas que “fustigam ‘o valor probatório’ dado pelo juiz aos depoimentos do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS”, apontou o jornal. O juiz de Curitiba preferiu valorizar, além do depoimento de Pinheiro, falas de Delcídio do Amaral (que teve o acordo de delação questionado por procurador em Brasília, por não ter provado nada do que disse contra Lula) e Pedro Corrêa (cujo acordo foi rejeitado pelo Supremo Tribunal Federal).
 
Outra falha apontada pela defesa de Lula na delação de Léo Pinheiro diz respeito ao papel do ex-executivo Márcio Coutinho de Sá. Ele foi apontado como o operador do caixa de propina da OAS e condenado por Moro a cerca de 9 anos de prisão por isso. Na segunda instância, porém, foi absolvido por falta de provas.
 
A Petrobras, que foi assistente de acusação, entrou com recurso para que os valores devolvidos pelos réus sejam direcionados à estatal.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Procuradores de Curitiba pedem a Moro pena maior para Lula

    Esses bostéticos, precisam Lula para se se manter na mídia , já de olho em 2018. Eles não tem luz própria precisam do Lula para fazer palanque.

  2. Procuradores de Curitiba pedem a Moro pena maior para Lula O Jor

    Eles querem moleza. Precisam do Lula para conseguir votos dos midiotas em 2018 e conseguir mais palestras.

  3. Procuradores de Curitiba pedem a Moro pena maior para Lula O Jor

    Eles querem moleza. Precisam do Lula para conseguir votos dos midiotas em 2018 e conseguir mais palestras.

  4. Será que essa turma não se

    Será que essa turma não se manca? Acha pouco as patacoadas produzidas nessa Operação Lava a Jato?

    Evidente que essa iniciativa nada tem a ver com juricidade. Viciados em holofotes, o que querem é mais holofotes. 

    Não passam de uma cambada de ridículos que instrumentalizam prerrogativas para desfrute de seus imensos egos. 

  5. Revoltadinhos
    Vão crescer e trabalhar, parasitas!
    Acham que estão fazendo trabalho de grupo da Católica?
    Vão honrar o dinheiro que pagamos vocês pra trabalhar, e não ficar dando suas opiniões políticas!!!

  6. Procuradores de Curitiba pedem a Moro pena maior para Lula O Jor

    Esses bostéticos precisam do Lula para se manter na mídia. Precisam do Lula para ganhar os votos dos midiotas em 2018 além de conseguir mais palestras.

  7. Esses procuradores pensam que

    Esses procuradores pensam que uma parte da população é boba. Eles sabem do bom caráter do estadista Lula e de sua inocência. Até agora não conseguiram provar nada. Querer condenar uma pessoa séria com base em convicções de delações e suposições, não convencem. Quando a ONU entregar o seu veredito sobre as perseguições que o presidente Lula vem sofrendo como é que vocês vão ficar perante a opinião mundial?

  8. Procuradores

    Eles deviam estar mais preocupados com a justiça. Perguntar ao Moro porque não condenou a esposa do cabral e do Cunha?Não havia provas?No processo do Lula também não? E por que dois tratamentos diferentes?

  9. Alienados…

    O que chega primeiro?

    Está mais perto uma convulsão social do que chegar o dia do tribunal votar o que eles querem…

    Em que mundo eles estão vivendo?

    Eles não sabem o que é o desemprego…

  10. São umas bestas

    Estes achadores, porque não procuram nada não podem ser chamados de procuradores, deveriam sair de cena discretamente para não passarem mais vergonha. Mesmo com a sentença condenatória absurda, Injusto Moro glosou 80% da acusação que os patetas defecaram em cima dele.

    Além de não ter tido coragem de condenar Lula pelo cuidado com o acervo presidencial, Moro fez um malabarismo para rejeitar 2 dos 3 contratos da OAS com a Petrobrás pinçados pelos achadores debiloides. Isto porque os 2 últimos contratos foram assinados quando Lula não era mais presidente e poderia ter ajudado a OAS sem incorrer em crime de corrupção. Assim mesmo, teve que tacatar o primeiro contrato porque ocorreu depois que a OAS assumiu a contrução e enquanto Lula ainda era presidente. Acho que o Injusto entende que ali tinha um ato de ofício.

  11. Aproveitando o ensejo…

    E a Caixa, vai pedir para si o lucro que o Dalla…, digo, o Grand Guignol (ver wikipedia) auferiu com os apartamentos do “Minha Casa Minha Vida” que comprou?

  12. Alguém sabe me dizer se Lula

    Alguém sabe me dizer se Lula tem dinheiro pra pagar ua multa tão alta? 

    Não consigo ver Lula com tantos milhões disponíveis.

  13. Jogo Com Cartas Marcadas

    Nassif: dê rumo a essas prosas, que parece desencontradas. ouvi dizer que o recurso apresentado pelos defensores de Nove Dedos interrompe a apresentação de qualquer outro da parte contrária. Então, por quê os Gogoboys apresentaram irresignação? Por quê a pressa em mostrar essa pseudo contrariedade ao veredito?

    Ouvi também que essa sentença foi decorativa. Como parte da encenação a que vem se prestando uma banda podre do Judiciário. A hipótese é que Savonarola dos Pinhais não dispunha de nada concreto contra o meliante metalúrgico. Mas o combinado era condená-lo a quer custo. porque, politicamente, seria conveniente ao bando de Don Raton e asseclas. Ampliaria o leque de gatunagem dando tempo para que a quadrilha abandonasse o barco do Informante de Washington com a burra mais cheia ainda.

    Há outra corrente, essa com nascente no Congresso e no Executivo, que espera dar mais espaço para o “Mordomo de Filme de Terror” poder manobrar com os cofres públicos, enquanto o Carrasco de Diamantino, Kojak e a Matriarca dos Addams amaciam o couro de Fachim e dão pirulitos aos demais da Casa. Janot cai fora, a PF, já esfacelada, não mais apita e a nova titular fica na moita. A grande mídia, regiamente recompensada, manipula os noticiários, agradando salafrários, corruptos e sonegadores, coisas que não faltam na dita “sociedade” e nos tres Pilares da Nação.

    E, finalmente, uma terceira. Nesta, o abusado nordestino, dizem, teria a pena revisada e cancelada ainda pelo Verdugo de Curitiba, atraves do recurso interposto. A sentença iria à Corte Mor de Suplicação dos Pampas somente com o ensaiado esperneio do avivado de Pato Branco. Por sua vez o Sapo Barbudo meteria o pau no governo da Presidenta deposta, perdoaria toda corja do Executivo e do Congresso. Aliviaria as pendência dos sonegadores, verdadeiros pais do golpe. No Judiciário, benesses a quantos pedirem. E para ministro da Defesa um conhecido conspirador, saido do seio das Forças Armadas. Caranguejo seria ovacionado e no Senado um pedido para inscrevê-lo no livro dos Herois da Pátria. Savonarola assumiria sua verdadeira nacionalidade e Don Raton voltaria a comandar os negócios telefônicos ainda pendentes, agora que foram declarados prescritos.

    E já vem você, todo preocupado com os “sans culotte”. Esses continuarão sua fabulosa jornada. Faz parte do jogo…

    Você sabe que os do Povo acrescemos, mas não inventamos. Abraço. Fui.

  14. SÃO TÃO ESTÚPIDOS, QUE SÃO

    SÃO TÃO ESTÚPIDOS, QUE SÃO CAPAZES DE ACREDITAR NO QUE FAZEM.

    Esses patetas* adoram fazer selfies. Imagina se fossem jornalistas e não procuradores que não acham porra nenhuma. Primeiro, sempre se posicionariam de costas para o intrevistado afim de aparecer no primeiro plano da foto. O diabo seria num caso de fazer um flagrante de uma carreta desembestada na sua própria direção…se bem que, neste caso, nos livraiamos rapidinho desses idiotas.

    Orlando

     

    * Na verdade.

    Somos nós que pagamos uma fortuna para manter esses inúteis parasitas, e, assistir os merdas destruírem o Brasil,  para entregá-lo a preço de sucata aos gringos.

  15. Mais esclarecimentos sobre esses procuradores

    Perguntar não ofende: esses procuradores só se dedicam a ação contra Lula? Eles têm outras tarefas? Estão trabalhando nelas? Quanto ganham e gastam com esse processo (ou) perseguição) referente a Lula? A imprensa e este espaço poderiam oferecer esses esclarecimentos e outros sobre esses procuradores (outras ações com as suas participações). 

  16. Não gosto de usar o termo
    Não gosto de usar o termo “escória”…. acho-o pesado, meus amigos só me viram usá-lo em raras ocasiões…. Essa será uma delas! Como se não bastasse tudo o que fizeram de sórdido, injusto, farsesco nas acusações a Lula, como se não bastasse o massacre covarde, cruel, ao longo dos últimos quatro anos, como se não bastasse a perda de sua mulher, com relação DIRETA a todo esse horror, esses procuradores, que tinham a OBRIGAÇÃO da dignidade no exercício de suas função pública, de honrarem a instituição do MPF, por pura vaidade, por puro narcisismo, e para parecerem “coerentes”, acham pouco, nove anos de prisão para um homem cuja culpa não puderam provar….. Considero-os sim, escória, como seres humanos, escória, como servidores públicos. Um exemplo de desonestidade intelectual, um exemplo de perversidade, um exemplo de hipocrisia, um exemplo de como se pode de maneira ABJETA, colocar nojos e ódios pessoais na frente da seriedade e da dignidade exigidos dos cargos que ocupam. ESCÓRIA DAS ESCÓRIAS essa gente indigna!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador