Procuradores escolhem a delação que convém à Lava Jato, diz Polícia Federal

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Os procuradores da Lava Jato enfrentam críticas sobre sua possível seletividade até mesmo da Polícia Federal. É o que mostra reportagem publicada pela Folha nesta segunda (17), que trata do “cabo de guerra” em torno dos acordos de delações premiadas.
 
A PF sustenta que o Ministério Público Federal, chefiado por Rodrigo Janot, só fecha colaborações que interessam à narrativa da Lava Jato, rejeitando aquelas que possam surgir com informações que contradizem a narrativa contada até agora.
 
É o caso do marqueteiro Duda Mendonça, responsável pela campanha de Paulo Skaf em 2014. Duda procurou “mais de uma vez” o Ministério Público, em Brasília, “mas as conversas não avançaram.” Na PF, o discurso era de que Duda poderia fragilizar as delações da Odebrecht.
 
A divulgação das delações pelo Supremo Tribunal Federal na semana passada mostrou que Skaf é citado por delatores como receptor de pelo menos R$ 10 milhões para a corrida ao governo de São Paulo. Marcelo Odebrecht teria atuado pessoalmente em nome de seu “amigo”.
 
A Procuradoria Geral da República sustentou, segundo a matéria, que é “legal” rejeitar acordos que não contribuam para a operação, preenchendo as expectativas dos procuradores. Também repudiou o rótulo de seletivo colocado pela PF.
 
Já a Polícia Federal do Distrito Federal rebateu dizendo que seria “prevarização” se negar a ouvir o que um delator tem a entregar às autoridades. A corporação ainda avalia que a delação de Duda Mendonça vai ajudar a contar o outro lado da história narrada até agora.
 
A PGR tenta impedir, no Supremo, que a PF possa celebrar acordos de delação premiada.
 
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Brasil está dominado por

    O Brasil está dominado por bandidos golpistas ditadores infiltrados em todas as instituições vigas mestras de uma democracia. Com esses bandidos dominando o Brasil nenhum regime funciona! Nem ditadura, nem comunismo nem pôrra nenhuma! O Brasil precisa de ajuda externa para tentar começar a retomar a dignidade mínima que um povo necessita para sobreviver dignamente! O Brasil precisa livrar-se do vendilhão filhodaputa fernando henrique cardosos clinton e seus aliados norte americanos! Nem eleições diretas devolvem a credibilidade que vinha paulatinamente sendo retomada desde o golpe de 1964, mas os filhosdaputas deram outro em 2016 jogando todo mundo no lixo novamente! A melhor tentativa de retomada é Dilma Roussef de volta rapida e sumáriamente, com Lula na Casa Civil e a retirada de todos êsses mérdas de cena! Estamos falando de gilmar mendes e seus colegas do stf e demais instancias e setores ligados a eles, fhc clinton e toda a sua gangue demotucana peemedebista, sendo que a maioria é 100% apátrida vendilhão desequilibrado e merece isolamento perpétuo.

  2. Luta pelo Poder

    A Polícia Federal afirma que só são aceitas as delações em conformidade com a narrativa previamente elaborada pelo Ministério Público e aceita pelo Judiciário.

    Mas é ainda pior !

    As delações aceitas precisam conter denúncias contra os alvos do MP. Denúncias verdadeiras ou falsas, não importa. Se denunciar quem interessa ao MP, haverá redução significativa da pena e o ladrão/corrupto pode ficar com a maior parte do dinheiro público roubado.

    Ministério Público e Globo são os operadores do golpe, cujos beneficiários são Bancos e Multinacionais.

     

    1. ” … e o ladrão/corrupto

      ” … e o ladrão/corrupto pode ficar com a maior parte do dinheiro público roubado:”

      Para os neófitos em delação,  é isso mesmo.

      Mas para quem tem mais tempo nessa “praia” (o caso do Youssef), tem um “plus”, um “brinde”: um percentual dos valores eventualmente recuperados.

      Será que a ex-ministra Eliane Calmom tb aprova essa “estratégia”?

  3. É aquele negócio. Se não há

    É aquele negócio. Se não há voto que legitime poder, nem constituição, que foi rasgada, é na base de quem gritar mais alto. E olha que o “grito” da PF é armado. Cuidado almofadinhas do MP. O Eliot Ness vivido por Kevin Costner no filme “Intocáveis” usava rifle e não powerpoint

  4. A gente já sabia…

    através do GGN, de muita coisa sobre muitos… Mas ver a própria PF dizendo, sempre nos  deixa mais e mais desiludidos com tudo e todos. Os “interesses” são muitos ! Dimaisdaconta ! Haja estômago ! Haja coração !

  5. Um exemplo

    As delações contra o Serra sobre recebimento de propinas – fatos já amplamente conhecidos há mais de cinco anos .

    Se as investigações sobre os negócios de sua filha se aprofundarem , certamente virá a tona o negócio da sorveteria Dilletto feito com Paulo Lemann , que à época causou estranhamento no mercado pelo alto valor envolvido. Passados 4 anos do negócio , que injetou R$100 milhões na sorveteria , e que foi noticiado como  “criar marca uma concorrente da Häagen-Dazs” , você já ouviu ou viu por aí algum quiosque , loja , venda no supermercado desse produto ? Pois é . 

    Acerta em cheio o homem mais rico do Brasil , que não mora no Brasil. 

    Tal qual o escritório-lavanderia Mossack-Fonseca – que bateu em cheio na família Marinho –  ou o Helicoptero recheado de pasta de coca da família Perrella , não poderm ser investigados , pois aí você saiu dos políticos mequetrefes e atingiu o andar de cima.

  6. Esse foi um dos erros do PT e da Dilma!…

    Deixar prevalecer a narrativa da tal Força Tarefa apoiada pela Mídia golpista!…Os dirigentes da Petrobras, a época, se eximiram do processo, deixando a batata quente no colo da presidenta e do PT, sem fazer os devidos esclarecimentos sobre a inexistência de desvios e contratos fraudulentos na empresa.

    Essa é uma das razões porque Moro se recusa a atender os pedidos da defesa de Lula, nesse sentido. Porque vai desmoronar a narrativa da Força Tarefa aceita por ele.

  7. lava jato é o lado de dentro da política…

    tira de qualquer delação uma folha de papel, inerte, já sem a alma tucana

    polícia federal é o lado de fora

    e é dela que exigem dedicação integral, trabalhar feito escravos, horas vagas e finais de semana

    desenhando: MPF era para ser transitório e deixou de ser com lava jato

  8. É o que venho dizendo aqui.
    A

    É o que venho dizendo aqui.

    A atuação dessa turma é POLITICA. 

    Portanto é preciso que os politicos se unam para acabar com essa farra das corporações.

     

  9. Finalmente Começou. Só Espero Que Não Seja Tarde Demais!

    “O maior ícone marxista, Noam Chomski, detona o PT e a esquerda latina.”

    Quem sabe agora os fanáticos da seita lulista parem para pensar um pouco no estrago que estão fazendo ao defender o maior farsante de todos os tempos, Estou falando isso desde 2006 e sendo ferozmente e covrademnte ofendido pelos fanáticos militantes lulistas que não aceitam o contraditorio ou vozes dissonantes. Por isso me afastei totalmente da esquerda latina com ranços absolutistas, mas não dos meus ideais de um mundo um pouco mais justo. Algo muito longe desse esbórnia criada pelo PT e pelo Forum de São Paulo e infelizmente com a anuência de muitos que aqui se encontram.

      1. You my friend, is the prime

        You my friend, is the prime example of everything I’ve written above. Thanks for making my point.

         

        Was Hänschen nicht lernt, lernt Hans nimmermehr.

         

        Auf Wiedersehen

    1. resposta

      Idiota, quem etá fazendo estrago são vocês golpistas que entregaram opaís nas mãos desses bandidos que estão destruindo a nação, inclusive com teus direitos trabalhista, se que você trabalha. Nós vamos continuar à defender o PT, o Lula e a Dilma. Eles trbalharam por nós e pelo o Brasil. Você é do tipinho que não entende nada de política – analfabeto político, que acredita em tudo que a mídia canalha te diz para ecreditar. Nós acreditamos sim no Lula e na Dilma, a verdadeira presidente do Brasil. Nós sabemos que essas delações são carta marcadas, tudo orguestrado pela Globo e os estados unidos, que não engoliram o Lula ter elevado o Brasil à patamares até então inimagiváveis. Essa é a verdade!

       

    2. Finalmente Começou. Só Espero Que Não Seja Tarde Demais!

      Eu acho estranho esse repetido (não) argumento de “fanáticos militantes lulistas”, ou “lulopetistas” ou ainda “petralhas”. Ningéum precisa ser filiado ou militante do PT para enxergar as terríveis manobras que contra ele (Lula) se desenvolvem na mídia, como é meu caso.

      Qualificativos, acusações por meras acusações, ódios destilados não convencem. Argumentem com lucides, provem suas acusações para depois voltarem aos espaços em defesa de suas convicções!

      1. Pimba!

        Eleitor do Bolsonaro?!.

        O cara chega se fazendo de esquerdista indignado mas logo larga um “fanáticos da seita lulista”, um “maior farsante de todos os tempos”, uma “esbórnia criada pelo PT” e um “Forum (sic) de São Paulo”! Sei não, mas a mim parece que está mais para eleitor do Bolsonaro, fã do Tramp, escapado do facebook…

    3. Chomsky marxista
      Chomsky não é marxista. Ele é anarquista. E adora criticar a esquerda. Era duro com Hugo Chávez, por exemplo. Apesar disso, é um grande anti-imperialista.

  10. “A PF sustenta que o

    “A PF sustenta que o Ministério Público Federal, chefiado por Rodrigo Janot, só fecha colaborações que interessam à narrativa da Lava Jato, rejeitando aquelas que possam surgir com informações que contradizem a narrativa contada até agora.”

     

    Oxente?!!! Que merda de Polícia Federal é essa? Somente agora que esses abestados descobriram isso?…PQP! Nós pagamos uma furtuna para esse bando de fantasiados de “puliça nazista.” Que diabo fazem, armados até os dentes, rodando mochila pra cima e pra baixo e gastando combustível. Ou isso é apenas encenação de marketing, só para aparecer nos jornais da TV Globo?

    A propósito, já descobriram o dono da carga de (não vou nem falar da mansão triplex dos Marinhos, em área de preservação ambiental), 1/2 t. de pasta base de cocaína? Eh! Aquela apreendida no helicoca do pecuarista, fazendeiro, cartola. E, nas horas vagas, senador Perrela. O Perrela, que talvés, a “puliça federal” desconheça também, que o homi é amigo do peito, e comparsa político do tucano ladrão, Aécio Neves. Vulgo Mineirinho do pó. E, figura carimbada, presente em todas as listas de corruptos que abrange: desde a ladroagem de Furnas, ao cartel das privadas Odebrecht et caterva, até o diabo que os carregue pras profundezas do inferno! Amém.

    Mas, vamos aos finalmentes: depois de tanto tempo no mais absoluto silêncio. Vosmecês da PF, pretendem incinerar a mercadoria, ou, preferem entregar a muamba ao destinatário?

    Orlando

  11. Os agentes da CIA instalados

    Os agentes da CIA instalados em Curitiba travestidos de força-tarefa da lava-jato evitam a todo custo a delação premiada do correntista suíço Eduardo Cunha e sua esposa, a qual não prenderam para manter Cunha sob chantagem. Aliás, quando é que essa turma vai responder pelo crime de prevaricação, por terem blindado os tucanos durante três longos anos para facilitar o golpe que derrubou uma presidenta honesta e colocou no governo federal uma quadrilha? No juízo de Moro não há UM ÚNICO tucano preso, com ou sem foro privilegiado. Ele prendeu o tesoureiro do PT, a cunhada do tesoureiro (que depois foi solta sem que tenha tido qualquer envolvimento), o marqueteiro do PT e sua esposa, todos os citados do PT sem foro privilegiado foram presos. Não prendeu os tesoureiros do PMDB e do PSDB, mesmo sabendo que estavam tão envolvidos ou mais até do que o do PT; não prendeu os marqueteiros do PSDB e do PMDB e do DEM, todos eles envolvidos tais como o do PT; não prendeu os operadores e intermediários dos tucanos e do PMDB – Paulo Preto e etc. Os agentes da CIA de Curitiba nunca apuraram nenhuma denúncia detalhada contra Aécio de Furnas, Serra e Alckmim do Roubanel, entre outros casos. Ora, este tratamento seletivo é ou não é um crime tão grave quanto o recebimento de propina? Que direito tem a justiça e o ministério público de selecionar politicamente e escolher a quem julgar primeiro, e até a quem não julgar, a quem blindar, como eles fizeram durante TRÊS LONGOS anos, tempo suficiente para que a mídia construísse uma narrativa canalha e covarde de que o PT era o culpado único por tudo e que Dilma era a culpada de tudo, e que era preciso derrubar o governo Dilma para salvar o Brasil, etc., etc. Era o que se ouvia nas ruas nos comentários frutos dessa lobotomização coletiva feita pela Globo, Itatiaia, Band e afins, parceiros do golpe de 2016, juntamente com a alta cúpula do judiciário, MPF e PF, além dos honestos parlamentares do “sim, sim, sim” na câmara e no senado. Finalmente, quando é que as delações vão atingir a Globo e afins e o judiciário, que nunca, em tempo algum, foram compostos por anjos? P.S. Essa versão de que somente os políticos são culpados por tudo, vão me desculpar, mas é uma versão de canalhas! Os empresários são os corruptores, o judiciário é cúmplice e cheio de privilégios, a mídia leva sempre uma das maiores boladas nas negociatas e os políticos, sobretudo os da direita e fisiológicos, fazem o serviço sujo dessa turma da Casa Grande. Sempre cortando direitos e conquistas dos de baixo. Canalhas!

  12. Soltando verbo

    Noam Chomsky em ondas curtas:

    “”Como se não bastasse [o modelo daninho de desenvolvimento], houve enorme corrupção. É simplesmente doloroso ver que o Partido dos Trabalhadores no Brasil –que implantou medidas significativas– simplesmente não pôde manter as mãos fora da caixa registradora. Juntaram-se à elite extremamente corrupta, que está roubando o tempo todo, tomou parte [no esquema] e desacreditou-se”.

    1. Adailton,
      Hoje amanheci meio

      Adailton,

      Hoje amanheci meio burro, sabe. Então explica o que tem a ver esse teu comentário com o post.

      Não existe mais o Fora de Pauta?

    2. Sucesso da construção da pós verdade.

      Vê-se que nem os mais eminentes intelectuais estão imunes ao efeito devastador sobre o conhecimento da verdade dos fatos gerado pela atuação em parceria de agentes públicos irresponsáveis associados com o cartel de comunicações implantado no país. Porque é verdade que há gente no partido dos trabalhadores injustamente julgada e condenada por corrupção, como José Dirceu, o caso mais escandaloso, por exemplo. Porém é duvidoso que exista uma única prova de ato delitivo a sustentar essas condenações. No julgamento da AP 470 há a certeza de que sentenças concenatórias encomendadas foram produzidas e exaradas com fundamento da “literatura do Direito” da Ministra  Rosa Weber. Pouca gente sabe disso, porque não sai na Globo-Mossack/Fonseca. Nas sentenças produzidas no tribunal de exceções de Curitiba ainda não há como saber se ha fundamentação a sustentar as condenações prolatadas. Mas já se pode saber que lá se pratica o chamado direito penal do inimigo com evidente finalidade de produção de impactos políticos contra o partido inimigo do partido aliado do judiciário. Excepcionalidade já conhecida,  reconhecida e referendada tanto pelo trf 4 quanto esse tê efe, tudo minúsulo, em respeito ao merecimento dessas cortes pervertidas. Com todo o respeito. O velho Noam viajou longe desta feita.

  13. Uma dúzia de homens,
    Uma dúzia de homens, literalmente, tendo em suas mãos o DESTINO de um país inteiro, e as pessoas celebram, num dos momentos mais intensos na História mundial, de cegueira, de idiotice coletiva….. Como pode resultar algo bom de tamanha concentração de poder? Esses homens decidem quem eles prendem, qual empresa quebrarão, levando-a à beira da falência, que tipo de delação será aceita, ou seja, o sujeito está lá mofando há mais de um ano, recebe uma condenação de 20 anos, chega alguém e fala: “olha, não precisa ser assim…. “aquela” delação que você propôs não interessa, não quer “raciocinar” melhor, “delatar melhor” e em vez de 20 anos, pegar apenas três, e sair com um e meio por bom comportamento….?”

    Não há freios, não há limites, eles fazem o que querem, com quem querem, da forma que querem, muitas vezes, ao arrepio da lei…..

    É a pior das ditaduras, o pior dos mundos, e uma sociedade com sede de sangue e vingança, imbecilizada e narcotizada pela repulsa e pelo ódio, não percebe que não há lucro na prisão de MIL corruptos que seja, se o preço a ser pago é a destruição de todos os direitos e garantias fundamentais, é o fim da liberdade. O país que virá nesse pós-caos, será violento, autoritário, as instituições muito além de “fortalecidas”, detentoras do poder de blindar e salvar ou destruir e massacrar, e isso sempre será SUBJETIVO, a depender das ideologias, “convicções”, empatias de uns poucos homens….

    Equivocam-se como crianças tolas, os que acham que têm o que comemorar….. entramos num estado mental/espiritual/ético miserável, indigente, tornaremo-nos objeto de estudos antropológicos, sociológicos, históricos, de uma nação estúpida, ignara, obscurecida, fanatizada, algo horrendo, a ser evitado a qualquer custo.
    Em nome do ódio! E diz a turba, ensandecida: “Aleluia!…..”

  14. Lula

    A intimação de Lula a comparecer em Curitiba durante a audiência de todas as 87 testemunhas de defesa é uma clara tentativa de se esvaziar as manifestações afavor do ex-presidente.

  15. Como diria meu finado avô: “O

    Como diria meu finado avô: “O MP quer abraçar o Mundo com as pernas”. Ou, no linguajar dos jovens: está se achando. 

    Quer investigar, normatizar. denunciar, julgar(quando antecipa culpas pelos meios de comunicação), legislar, acobertar e, não por último, ser a palmatória do Brasil, quiçá do Mundo e do Universo. É pouco?

    Agora mesmo se ressurgem contra o projeto de Lei que trata do abuso de autoridade sob a mesma surradíssima justificativa de que vai de encontro a Lava a Jato. 

    É, com certeza os constituintes de 1988 criaram um monstro. Um monstro além do mais, pernóstico, auto-centrado, obsessivo, pretensioso e com cauda de pavão.

     

    1. MPF

      Esse MPF ligado a Lava Jato não é um Instituição séria e comprometida com a verdade, com a Justiça. Parece mais com uma organização constituida para atuar em uma única Operação, e de forma parcial, escolhendo a quem acusar, principalmente se for do PT, e, mais ainda, se o acusado for Lula, o grande Presidente desse País, que deu liberdade administrativa e financeira ao MPF e a PF. Nós, cidadãos de bem desse País, não estamos querendo benesses para o Lula, mas, somente JUSTIÇA. Que ele seja investigado com imparcialidade e com todas as garantias das Leis vigentes. É só isso que queremos, para ele e para todos os investigados. Não aceitamos favorecimento para uns(do PSDB, PMDB, DEMO, PPS, e outros) e desfavorecimento para outros(PT, PC do B, e, principalmente, LULA)!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador