Procuradoria Geral da República participou da esbórnia dos vazamentos, por Luis Nassif

Na representação, os advogados da Odebrecht relacionaram as reportagens que já haviam sido publicadas, em cima dos vazamentos.

O vazamento da delação da Odebrecht para procuradores venezuelanos, que a Lava Jato supõe ter sido de responsabilidade da Procuradoria Geral da República, foi denunciado na época pela própria companhia.

Segundo matéria em O Globo, de 17/10/2017 (aqui), a Odebrecht entrou com uma representação junto ao STF (Supremo Tribunal Federal) para apurar os responsáveis pelo vazamento da parte sigilosa da delação premiada.

Segundo os advogados da companhia, a responsabilidade por resguardar o sigilo deveria ser da PGR. O vazamento comprometeria as investigações e colocaria em  risco a segurança dos delatores e de suas famílias.

“Diante da constatação de que , por diversas vezes, documentos sigilosos e custodiados unicamente pela D. PGR estão sendo indevidamente compartilhados a terceiros e de que essas condutas, além de ocasionarem substantivos prejuízos aos colaboradores e à noticiante, amoldam-se a elementos típicos caracterizadores de infrações penais, requer-se a adoção das medidas cabíveis para elucidação desses fatos, com a identificação dos responsáveis pelos vazamentos de informações sigilosas, a efetiva punição deles e, ainda, a adoção de todas as medidas necessárias para que situações de tal jaez não se repitam”, argumentaram os advogados Rodrigo Mudrovitsch, Gustavo Teixeira Gonet Branco, Felipe Fernandes de Carvalho e Luíza Rocha Jacobsen.

Na representação, os advogados da Odebrecht relacionaram as reportagens que já haviam sido publicadas, em cima dos vazamentos.

Diz a matéria:

A primeira delas é do dia 3 de julho, no jornal panamenho “La Prensa”. Em 1º de agosto, foi a vez do argentino “La Nación”. Em 2 de agosto, foi publicada uma matéria no GLOBO sobre corrupção no Peru , que depois foi reproduzida pelo jornal “El Comercio”, do país vizinho. Em 13 e 14 de agosto, foi a vez respectivamente do jornal mexicano “Aristegui Noticias” e do espanhol “El País”. Em 16 de agosto, “El Financiero”, outro jornal mexicano, também publicou reportagem com informações sigilosas da delação da Odebrecht. Em 21 de agosto, foi seguido pelo venezuelano “Los Reportes de Lichi”.

 

Luis Nassif

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sistema Judiciário PODRE !
    E o CNJ e o CNMP dando cobertura a todos os crimes.
    Pobre Brasil… milicianos no Executivo; militares entreguistas e o Judiciário é essa putaria…
    Nem com as Orações do Papa o Judiciário tem jeito.

  2. Não canso de contar uma historia por qual passei (e passo) no MPSP a 9 anos atrás (quase 1/3 da vida útil dum promotor)

    Chegou-me a conhecimento um caso de grilagem em SP ..levantei PROVAS insofismáveis ..levei tudo mastigadinho por MPSP ..estava otimista, com um senso de cidadania cumprida que nem sei contar a vocês.

    Quando expus ao PROCURADOR veio a primeira pergunta que acabou comigo:

    – VOCÊ conhece algum JORNALISTA pra dar uma forcinha ?

    e a segunda : Qual o seu real interesse em denunciar este crime ?

    Fato, NÃO CONHEÇO nenhum jornalista ..e dos que mantinha contato não consegui apoio

    E O CASO, me perguntam ? ..esta até hoje sendo tocado em BANHO MARIA (ao menos consegui que não fosse arquivado, tamanha a substancia das PROVAS que apresentei) ..isso, apesar de já ter recorrido a OUVIDORIA e a própria corregedoria do órgão (por suspeitar de que os promotores locais são OMISSOS, lenientes e CONIVENTES com os delitos apresentados)

    em tempo – o meu interesse no caso ? Em tentar ver o bairro onde moro (em SP) se transformar num local mais aprazível, prazeroso pra se viver (doce ilusão ..pois com aqueles VAGABUNDOS que fui obrigado a ter o DESPRAZER de conhecer e de manter contato – no MPSP, especificamente os PROMOTORES – devo esperar deitado, pois até sentado chego a cansar)

  3. Nassif: diga uma, umazinha só, grande safadeza política-isntitucional do Brasil que por trás não esteja a famigerada ProcuradoriaGeral? Parece que ela foi criada com essa missão. E tem cumprido à risca…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador