Promotor do RS que atacou Marielle, PSOL e minorias é suspenso pelo CNMP

Eugênio Paes Amorim publicou manifestações ofensivas, incentivando o ódio e a intolerância nas redes sociais

Foto: Reprodução
Jornal GGN – O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) suspendeu por 53 dias consecutivos, sem salário, o promotor do Rio Grande do Sul, Eugênio Paes Amorim, por manifestações ofensivas e incentivar ódio e intolerância nas redes sociais.

Nas publicações, feitas no ano passado, o promotor escreveu “Ou o Brasil acaba com a esquerda ou a esquerda acaba com o Brasil!!!”; disse ser “anticomunista”, a hashtag “#chegademimimiminorias”, falou em “ditadura socialista”; críticas e ofensas a Marielle Franco.

Por nove votos contra dois, os conselheiros decidiram punir o promotor com o seu afastamento por 53 dias sem direito a salário. Os conselheiros entenderam que Amorim teve manifestações ofensivas e o corregedor Orlando Rochadel Moreira listou cinco delas: ofensa à imagem e ao partido político PSOL; incitação à proibição da ideologia comunista; ódio a minorias; menozprezo da atribuição constitucional do Ministério Público e comprometeu a imagem imparcial dos membros do Ministério Público Eleitoral.

“A liberdade de expressão não está em jogo aqui. Me preocupa a questão de qual grau de confiança que tem o jurisdicionado num membro do MP que contraria o seu próprio dever elementar: o regime democrático com a defesa das minorias”, afirmou o presidente do CNMP, Antônio Augusto Brandão de Aras.

“O que há de pensar de um juiz que vai julgar uma causa que ele já julgou a causa no seu Facebook, só faltando apenas a concreção dos nomes das partes”, continuou. “Democracia sem minoria não existe, é totalitarismo”, concluiu.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ,,, comprometeu a imagem do ministério público eleitoral… Que imagem, se a imagem do mpe é a do DD. Não que este caboclo dos quintos não mereça uma punição, mas o que ele fez não é nada perante o que o DD fez e faz todo dia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador