Promotor que mandou Cabral para solitária cometeu abuso de autoridade, diz juiz

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O promotor de Justiça André Guilherme de Freitas cometeu abuso de autoridade ao ordenar que Sergio Cabral fosse preso numa solitária após ter sido questionado pelo ex-governador. A informação é do Conjur.
 
Segundo o portal, o juiz da Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio, Rafael Estrela, revogou a ordem no mesmo dia, apontando que cabe apenas ao diretor da penitenciária e à Justiça determinar a transferência de presos para alas de isolamento.
 
O advogado de Cabral deve processar o promotor no Conselho Nacional do Ministério Público por abuso de autoridade.
No Conjur
 
Juiz aponta abuso do MP e cancela ida de Sérgio Cabral para solitária
 
Por entender que houve abuso do Ministério Público ao enviar o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral para uma cela solitária, o juiz titular da Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio, Rafael Estrela, revogou a ordem, determinando que o ex-governador volta a sua cela.
 
A ida para a solitária foi determinada pelo MP na manhã desta terça-feira (24/7), após um desentendimento entre Cabral e o promotor de Justiça André Guilherme de Freitas, que fazia a visita de rotina ao presídio Bangu 8, onde estão presos acusados pelo braço fluminense da operação “lava jato”. Durante a inspeção, Freitas pediu para Cabral e os demais detentos ficarem de frente para a parede em “posição de confere”. Como o emedebista questionou a ordem, o promotor o enviou para uma cela solitária.
 
Mas a ordem foi revogada à tarde pela VEP, que a considerou ilegal. A determinação do promotor está fora de suas atribuições legais, de acordo com a Constituição Federal e a Constituição do Rio. De acordo com a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984), essa atribuição é do diretor do presídio, e é necessário haver comunicação imediata ao juiz da VEP.
 
“Não se pode conceber que as atividades administrativas inerentes ao sistema prisional fiquem à margem de ordens flagrantemente ilegais, em afronta à separação dos poderes e à ordem constitucional do Estado Democrático de Direito”, escreveu o juiz Rafael Estrela na decisão.
 
Estrela também considerou nulo o processo disciplinar instaurado contra Cabral, por ordem verbal do promotor.
 
O advogado do ex-governador, Rodrigo Roca, disse ao jornal O Globo que irá apresentar representação contra André Freitas no Conselho Nacional do Ministério Público por abuso de autoridade.
 
Leia mais aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Abaixar a cabeça e perder a dignidade

    Eu acho muito chocante que presos, quem quer que seja, tenham que abaixar a cabeça no momento em que passa uma “autoridade” dessas. Eu acho que se o Estado quer incultir respeito na cabeça dessas pessoas, que estão à margem da tal sociedade, ele tem obrigação de respeitar a integridade de quem esta sob sua tutela e mostrar respeito também. 

    1. Exatamente!

      E triste constatarmos que muitas dessas ” autoridades ” não têm condições de manter a cabeça erguida dos justos e honestos!!!  Deplorável o acontecido!  Estamos nas trevas! 

  2. Qual a punição que o sujeito

    Qual a punição que o sujeito vai receber?

    Juiz ladrão é aposentado

    Promotor mentiroso e presepeiro aparece na grobo

    O sujeito vai receber “Assim não” e vai ficar por isso mesmo

    Já chega destes safados corruptos, que além de corromperem as finanças públicas, corrompem a Ética e Dignidade Humanas

  3. FALTA DE TATO

    Ele deu sorte porque o interno é o Sergio Cabral, ex-governador do Estado… se ele tentasse tirar uma de macho com um daqueles cascudos, já teria sido enviado para o IML, com mais de 50 “estocadas”… respeita o indivíduo preso… tentar tirar a dignidade dele pode não ser uma boa idéia… demonstrou inépcia e falta de tato…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador