Promotores vão recorrer de decisão sobre denúncia contra Lula

Jornal GGN – Os promotores do Ministério Público de São Paulo que fizeram um pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irão recorrer da decisão da juíza Maria Priscilla Oliveira, que entendeu que denúncia tem relação com as investigações da Operação Lava Jato e remeteu os autos para a Vara Federal de Curitiba (PR).

Os promotres Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo entendem que as denúncias contra Lula são de competência estadual, já que a falsidade ideológica pelo qual o ex-presidente é acusado seria o crime meio para efetuar a lavagem de dinheiro.

Enviado por Oráculo

Do Valor

Promotores vão recorrer de decisão de juíza sobre Lula 
 
Os promotores de Justiça estadual responsáveis pelo pedido de prisão preventiva e de abertura de ação penal contra o ex-­presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão recorrer da decisão da juíza Maria Priscilla Oliveira, da 4ª vara criminal de São Paulo. Nesta segunda-­feira, a juíza determinou que os autos sejam remetidos ao Judiciário Federal de Curitiba (PR) por entender que há conexão com as investigações da Operação Lava­Jato.
 
O promotor de Justiça Cássio Conserino confirmou ao Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor, que vai recorrer da decisão por meio de recurso destinado ao Tribunal de Justiça de São Paulo.

 
No entendimento de Conserino e dos promotores José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo, que também assinam a peça de acusação, a lavagem de dinheiro neste caso é de competência estadual, porque a falsidade ideológica pela qual o ex-­presidente é acusado seria o crime meio para realização da lavagem de capitais.
 
Assim que o juiz federal Sergio Moro receber os autos, remetidos a Curitiba por ordem da juíza Maria Priscilla, deverá abrir vista para a manifestação do Ministério Público Federal (MPF). Na hipótese de os procuradores da República entenderem que a competência é federal e essa opinião for partilhada por Moro, o caso ficará com a Lava-­Jato.
 
O Ministério Público estadual de São Paulo apura se o ex­-presidente Lula e sua mulher e filho, Marisa Letícia e Fábio Luis, foram os reais beneficiários de um tríplex reformado pela OAS no edifício Solaris, na praia das Astúrias, no Guarujá (SP). O obra foi assumida pela empreiteira — investigada na Operação Lava­Jato — em 2009, depois que a incorporadora do empreendimento, a Cooperativa Habitacional dos bancários de São Paulo (Bancoop) faliu, em 2009.
 
A investigação conduzida pelos promotores paulistas é desdobramento da ação penal em que dirigentes da Bancoop respondem por milhares de crimes de estelionato na 5ª vara criminal de São Paulo. O processo está em fase de alegações finais.
 
O ex-­presidente da Bancoop e ex­-tesoureiro do PT João Vaccari Neto também é réu neste processo. Ele já foi condenado na Lava ­Jato por corrupção e lavagem envolvendo recursos desviados da Petrobras.
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para os mendigos da fama:

    Para os mendigos da fama: “Ei! Você aí! Me dá o processo aqui, me dá o processo aqui!/ Não vai dar? Não vai dar não? Você vai ver a grande confusão./ Eu vou gritar, gritar até cair. Me dá, me dá, me dá, me dá o processo aqui”  * Letra e música de Engels Wagner;

    1. sob a batuta infame do

      sob a batuta infame do sucedaneo infernal do j.edgar hoover,

      herói de todos eles aí do fbi – fraterniade brasileira de incompetentes…

  2. Isto era previsível. Ao se
    Isto era previsível. Ao se dar por incompetente, a juíza atestou a indigência profissional dos promotores paulistas que assinaram a denúncia. Eles não foram capazes de identificar corretamente o Juízo adequado a que se dirigir. Na verdade eles nem mesmo poderiam se dirigir a um Juízo Federal (isto cabe ao MPF). As trapalhadas do MP/SP estão aumentando… Confundir Hegel com Engels neste contexto foi o menor erro que os promotores cometeram.  Ha, ha, ha…

     

     

  3.  
    DIZEM QUE NÃO HÁ DESGRAÇA

     

    DIZEM QUE NÃO HÁ DESGRAÇA QUE SEMPRE DURE, NEM MAMATA QUE NUNCA ACABE. AGUARDEMOS

    Qual será mesmo o objetivo desses indivíduos? Quê os movimenta? Algo há. E não cheira bem. Que força extranha essa, em?. Capaz de deslocar esses sujeitos de tantas tarefas de combate à corrupção no Estado de São Paulo paradas, dormitando em gavetas tenebrosas, São casos que se acomulam aos montes, desde a chegada dos tucanos e seus choques, ora é de capitalismo, noutra, é de gestão, e, tome-lhe currupção e bandidagem abafadas.

    Não sei como aguentam tanta merda jogadas pra debaixo dos tapetes das autoridades paulistas. Esse pessoal não tem nariz, ofato? Nada? Os trapalhões Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo não deveriam estar a cuidar desses desmandos, roubos, e o diabo? Até a merenda das criancinhas o governo de São Paulo roubou! E porra nenhuma desses salafrários que ora infernizam a vida do presidente Lula, justo o homem que mais criou condições pra esses merdas viverem melhor.

    SerÁ que esses bostas são movidos apenas a ódio(?), inveja (?), dor de corno? Ou, seria apenas a doentia necessidade de aparecer, de causar nas aparições na TV, na mídia,  pra virar celebridade? Uma coisa é certa, vocês estão desmoralizando a instituição na qual armam suas picuinhas, causando prejuizo ao País e os profissionais honestos, que lá trabalham. Daqueles que os sustentam, pagando seus salários e vantagens, é melhor não falar…

    Orlando 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador