Raquel Dodge troca equipe da Lava Jato em Brasília e anuncia novos membros

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Raquel Dodge, que toma posse da Procuradoria Geral da República na próxima segunda (18), no lugar de Rodrigo Janot, anunciou ontem a nova força-tarefa da Lava Jato em Brasília. Segundo informações do Ministério Público Federal, a equipe será coordenada pelo procurador José Alfredo de Paula Silva, que atuou no mensalão e na Zelotes.
 
A equipe também será composta por Luana Vargas, José Ricardo Teixeira e Hebert Mesquista. Este último procurador assina a mais nova denúncia contra Lula na Zelotes. O ex-presidente foi acusado de cobrar propina para editar uma Medida Provisória que teria beneficiado montadoras.
 
 
O procurador regional da República José Alfredo de Paula Silva será o novo coordenador do grupo de trabalho da “lava jato” na Procuradoria-Geral da República. Ele já atuou nas investigações e processos da Ação Penal 470, o processo do mensalão, no Supremo Tribunal Federal, e da zelotes, que apura venda de sentenças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.
 
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11/9) pela procuradora-geral da República nomeada, Raquel Dodge. Ela também chamou os procuradores Hebert Mesquita, Luana Vargas e José Ricardo Teixeira para compor o grupo da “lava jato” em Brasília.
 
Mesquita integra atualmente a força-tarefa da zelotes, e Luana faz parte do grupo que atua dentro da greenfield, que apura desvios de recursos públicos e fraudes na administração de quatro dos maiores fundos de pensão de empresas públicas do país. Já Teixeira possui experiência em ações de combate ao trabalho escravo e à corrupção.
 
Dodge, que toma posse na próxima segunda-feira (18/9), apresentou outros nomes de pessoas que vão compor sua futura gestão à frente do Ministério Público Federal. Para chefe de gabinete, foi indicada a procuradora da República Mara Elisa de Oliveira, lotada em Petrolina (PE), onde exerce a chefia administrativa da unidade.
 
A secretaria de Comunicação Social será ocupada pela servidora do MPF, Dione Tiago, com 22 anos de experiência na área de jornalismo. A Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva será ocupada pelo procurador regional da República André de Carvalho Ramos. Já a Secretária da Função Constitucional terá à frente o subprocurador-geral da República Paulo Gustavo Gonet Branco, que já exerce funções perante o Supremo Tribunal Federal.
 
Segundo a PGR, Dodge levou em conta aspectos como a especialização jurídica, o conhecimento dos problemas do país e a experiência profissional dos indicados e a participação profissional feminina. No dia 22 de setembro, ela já havia divulgado parte da sua equipe. Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mensalão e Zelotes? É , pelo jeito parece que

    só vão ferrar o Lula e o PT em geral mesmo.

    O Temer deve estar feliz da vida. Assim como o mercado financeiro com a black friday dos ativos brasileiros.

  2. Dodge e Janot: tudo a mesma sopa

    Prezados,

    Raquel Dodge será a continuidade de Janot, talvez com um pouco mais de compostura. Ela foi nomeada pelo chefe da quadrilha; por que não protegerá os integrantes dessa quadrilha? Ela já compreendeu a missão e a senha: perseguir e inabilitar o Ex-Presidente Lula, aniquilar o PT e a Esquerda. Inexplicavelmente alguns jornalistas e juristas experientes (não é, Luís Nassi? não é, Eugênio Aragão?) se iludiram com a nova PGR, analisando ações passadas dela.

    Rodrigo Janot bajulou e fingiu proximidade com José Genoíno e com o Ex-Presidente Lula. E qual foi a 1ª ação dele, depois de nomeado PGR? Pedir a prisão de Genoíno. Por que Raquel Dodge, integrante da mesma instituição e com as mesmas ambições e sede de poder e influência, agiria/agirá de forma distinta de Rodrigo Janot, após empoderamento?

    Chega de ilusões com o MPF, com a PF e com o PJ. As três instituições estão irmanadas na trama golpista e tomadas por ORCRIMs.

  3. Precisa dizer mais alguma coisa?

    “Este último procurador assina a mais nova denúncia contra Lula na Zelotes”

    Nasiff não acerta uma……..kkkkkkkkkk

  4. Pelo que entendi a Dodge vai

    Pelo que entendi a Dodge vai manter os holofotes sobre Lula para defender o Temer.

    Simples assim. A gestão de Dilma errou demais nas nomeações e deixou um vácuo de poder imenso.

    Sem falar no STF.

    O MPF virou o pesadelo nacional.

  5. E tem alguns iludidos que

    E tem alguns iludidos que acreditaram que o MPF mudaria alguma coisa para melhor.

    Esta merda tem é que acabar. Transformou-se um polícia política, uma gestapo tupiniquim. Não precisamos disso.

    Serão só mais 1200 desempregados e uma enorme economia para o estado.

  6. Pelo jeito, Dodge cumpre sua tarefa inicial: …

    Pelo jeito, Dodge cumpre sua tarefa inicial: desarticular grupos que investigavam golpistas do PMDB/PSDB?

    Só com essa mudança, até que os novos grupos tomem pé dos autos contra o PMDB/PSDB, os golpistas chegam tranquilo, garantindo seus mandatos golpistas iniciais até o fim, em 2018. Provavelmente até garantindo a deforma da previdência.

    Por outro lado, pelas escolhas da nova PGR, fica claro que o foco da PGR/MPF em Brasília é Lula, Dilma e o PT. Vai se tornar fornecedora de insumos para o massacre de Curitiba?

    Certamente não é nada disso, não é, Doutora Doge? Aguardamos os próximos capítulos….

  7. O fato de ter sido escolhida

    O fato de ter sido escolhida pelo usurpador, sem ter sido a 1ª de lista já era uma pista. Com a divulgação dos nomes, nem precisa usar tico e teco ao mesmo tempo pra ver em quem ela chegar. Extinção desse mosntrengo é tarefa urgente se e quando voltarmos à normalidade. E reforma do judiciário de cabo a rabo. A continuar como está, nenhuma reforma adiantará. 

  8. As forças que denunciam  o

    As forças que denunciam  o golpe vêm, há meses, aguardando a vinda de um messias do judiciário, que restabelecerá o estado de direito. O fato é que não existem condições objetivas que justifiquem tal ilusão. Muito pelo contrário. esta “crença” está alimentando a juristocracia. 

  9. Pelo que disseram

    vários comentaristas parece que a PGR foi completamente catequizada. A nova Dodge não trará nenhuma novidade, o que pode ser visto pela cara dos procuradores escolhidos. A ´O único requisito necessário para a escolha deve ser o limite de idade. Os mais jovens são os mais sensíveis às mudanças, pois na maioria das vezes acreditam que o novo é sempre o melhor. Piamente . kkk

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador