Réus se contradizem e desmentem tese do MPF de suposto terreno do Instituto Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

“Seria a forma mais estúpida para se pagar uma propina”, disse ex-diretor da empreiteira em São Paulo, Paulo Melo
 

Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula
 
Jornal GGN – Se não trazem provas concretas ou indícios materiais, são pelo menos contraditórios os interrogatórios realizados no processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro Antonio Palocci, Marcelo Odebrecht e outros quatro réus sobre suposto benefício de Lula em contratos de cerca de R$ 75 milhões da Odebrecht junto à Petrobras, que teriam sido investidos em compra de terreno para a sede do Instituto Lula. 
 
Na manhã desta quarta-feira (06), além do próprio ex-presidente da construtora, também foram ouvidos outros réus da investigação. Entre eles, Demerval Gusmão, dono da DAG Construtora, que ao contrário do divulgaram diversos jornais, não confirmou que o terreno era destinado ao Instituto, mas que ouviu de Marcelo que teria essa finalidade.
 
Gusmão, além de ser réu junto com os demais, era amigo de Marcelo Odebrecht. Ele narrou que foi procurado por Paulo Melo, diretor da empreiteira em São Paulo e outro réu, para tratar do terreno. Melo contou que não queria aparecer como a compradora da propriedade sob o risco de inflacionarem o valor real e pedia à DAG que realizasse o trâmite. 
 
Nesta conversa, Paulo Melo explicou que o dono da DAG Construtora sairia favorecido porque se tornaria sócio do empreendimento que a Odebrecht queria construir no local, segundo o executivo. Ou seja, até então, não se falou do Instituto Lula e tampouco arrolou tal conexão.
 
Posteriormente, Gusmão se encontrou com Marcelo Odebrecht. O então presidente da companhia é que teria narrado que pretendia construir no espaço a entidade: “No meio da conversa, Marcelo me pergunta se Paulo Melo havia comentado comigo sobre a compra do terreno para construção do Instituto Lula. Eu disse que ele havia me falado da compra do terreno, não do Instituto Lula”.
 
A partir de então teriam seguido as tratativas, segundo as informações do dono da DAG Construtora, para a compra do terreno, que teria como parte beneficiária o próprio empresário Demerval Gusmão, e que teria como destino final o ex-presidente Lula com a suposta construção de uma nova sede da entidade. Neste cenário, o Instituto decidiria se iria comprar ou alugar o edifício que supostamente seria construído pela Odebrecht.  
 
Em resposta, o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, enfatizou que o réu “afasta o uso de qualquer valor proveniente da Petrobras ou de contabilidade paralela da Odebrecht do cenário da compra do terreno, desmentindo as afirmações de Marcelo Odebrecht e a versão do Ministério Público”.
 
Além disso, completa a defesa, Gusmão “levanta a possibilidade de que valores desta contabilidade paralela tenham sido desviados por executivos da empresa e atribuídos a terceiros”.
 
Apesar do detalhamento das informações, o depoimento de Demervel Gusmão se contradiz ao de outro réu que também foi inquirido pelo juiz Sérgio Moro, nesta segunda-feira (04). O ex-diretor da empreiteira em São Paulo, Paulo Melo negou e desmentiu toda a versão criada por Gusmão e também endossada pelo ex-presidente da Odebrecht.
 
Afirmou que Marcelo Odebrecht nunca lhe disse que a compra serviria ao Instituto Lula e que seria fruto de pagamento de vantagem indevida. E foi além: “Seria a forma mais estúpida para se pagar uma propina”, ironizou, confrontando a versão do MPF. Disse que soube depois que seria construída a sede da instituição, mas que tinha como objetivo para a Odebrecht ter o prestígio: “um portfólio intangível de ter construído a sede do Instituto Lula”. 
 
Anteriormente, Marcelo teria narrado que Paulo Melo era “quem sabia da ilicitude” e que tampouco ele próprio tinha conhecimento “à época”: “Eu acho que Paulo Melo e Paul Altit [ex-presidente da Odebrecht Realizações Imobiliárias] vão ter que esclarecer esses assuntos que eu trouxe agora. Eu fui obrigado agora a trazer informações que eu não sabia à época.”
 
Paulo Melo desconfiou da narrativa de Marcelo Odebrecht e negou que soubesse de irregularidade e que não faria “o menor sentido alguém pagar propina” por meio de um terreno. Afirmou, ainda, que o terreno adiantaria um empréstimo à instituição que ficou acordado que, depois, pagaria por meio de doações obtidas pelo Instituto Lula.
 
 
Assine
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso não importa

    o amigo do traficante, esposo da ladra e vendedor de sentenças por U$ 5 milhões, condenou o Lula com base num pedaço de papel de bunda sem assinatura

     

  2. Ou seja, como sempre, sem pé

    Ou seja, como sempre, sem pé nem cabeça. Aliás, só nas cabecinhas mentecaptas-cretinas de alguns desprocuradores e do desmoronado é que a “estória” pode fazer algum sentido: os caras encontram mais de 51 milhões no cofre-apto do geddel e o Lula é que “levou”? Ora, vão se catar, bando de meia pataca. Houvesse resquícios de corregedorias, quer na injustiça federalizada em mérdia, quer no tal ministreco impublicável, e essa ratazana estaria argumentando suas falsidades-negociais presos em aratacas. Haja saco.

  3. Recebi mensagem de um amigo

    Recebi mensagem de um amigo coxinha dizendo que Palocci denunciou o Lula e confirmou que o terreno foi pago com dinheiro da tal conta italiano.

    Algeúm confirma ou sabe de algo?

  4. Essas delações de MO e executivos da OdB não valem caca de gato

    Prezados,

    Qualquer cidadão com dois neurônios e elafabetizado jurídica e poìticamente sabe que essa delações forjadas (obtidas após coações, chantagens, ameaças e torturas contra Marcelo Odebrecht e outros executivos dessa empresa) não valem o que o gato enterra e que se, e quando, o Estado de Direito Democrático voltara vigorar no Brasil serã toatalemte anuladas.

    A ORCRIM lavajateira está na lama e na fossa; só tem prestígio com os golpistas, com os corruptos que ela colocou no poder, com o PIG/PPV e com as maltas manipuladas e descerebradas, compostas por zumbis que babam ódio nazifascista.

  5. Se é pra vermos as contradições

    há declarações ( tudo bem, supostas declarações) de Palocci: Tá nalguns portais de notícias, tá nalguns blogs pra quem se sentir seguro e não tiver medo de que abalem nossas convicções.

    Quanta inocência, meu Deus! 

    1. tá tudo filmado, Palocci em vídeo

      não ponho o link enquanto não tirarem as crianças da sala ( precoces, elas podem achar pela web, e se forem curiosas )

  6. O BRASILEIRO precisa entender

    O BRASILEIRO precisa entender que fazer politica é muitas vêzes LUTAR por interesses antagônicos  ..que político – por mais idealista que seja –  não põe dinheiro do bolso ..os empresários e banqueiros bancam os deles, e os trabalhadores são por quem ?

    ..vc não pode imaginar ir a uma briga com PORCOS vestindo terno branco e sair limpo do encontro  ..o toma lá da cá NÂO deve ser encarado como sempre sendo algo ilegal ou ilícito ..ele faz parte dos movimentos dinamicos de composição das forças DEMOCRATICAS

    Muitas perguntas precisam ser respondidas neste EMPOLAMENTE dubio trasido por Dom Pallocci

    1. O que da ODEBRECH foi dado ao PT ? o que foi por dentro e o que por fora ? o que e QUANDO foi pro bolso de quem e como ?

    2. AONDE esta provado que houve DANO e prejuízo ao país ? ..direcionamento de obras, facilitações indevidas ? ..tudo pra se caracterizar como recebimento de propina da construtora e não como colaboração pra campanha e políticas públicas

    …sobre a doação a um instituto

    Bom não nos esquercemos que o BRASIL não paga sequer aposentadoria prum ex presidente  ..nem vitalicidade, nada ..o DESGRAÇADO não pode dar palestras, prestar consultoria, ter um negócio, nada nada de forma lícita e declarada ..tem mesmo é que fazer voto de pobreza

    ..pior ainda se a bem das Instituições e da construção dum sentimento de NAÇÃO, pior ainda imaginarmos que aqui todo EX tem que ser avacalhado pra nos imporem a vergonha eterna ..enquanto lá fora, não raro, qq canalha é mitificado

    ABAIXO, só pra lembrar o que já foi noticiado sobre este Instituto de bacanas NUNCA, e que  ninguém ousou falar nada sobre as tais colaborações dadas

    ..em tempo  ..porque só contra LULA as ditas “propinas” sempre ficam em nome do agente corruptor ? (foi assim com OAS, Odebreht e JBS  ..que esquisito, não ? ..pior, tudo a prazo, depois de acabado o mandato) 

    DOAÇÔES feitas ao Instituto cheiroso dos tucanos, o de THC

    leia: FHC pede a empresários ajuda pra ONG (Camargo Correa tb doou  ..o ITAU pagou palestras)

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0711200227.htm

    “…Estiveram presentes ao jantar, entre outros, Lázaro Brandão (Bradesco), Pedro Piva (Klabin), Benjamin Steinbruch (CSN), Emílio Odebrecht (Odebrecht), Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau), Kati Almeida Braga (Icatu), David Feffer (Suzano) e Ricardo Espírito Santo (grupo Espírito Santo)…”

    .

    “..O instituto irá funcionar numa área de 1.600 metros quadrados no sexto andar do Edifício Esplanada, no centro da capital paulista, onde funciona o Automóvel Clube de São Paulo..”

    .

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador